Não vejo qual o espanto de por exemplo um Fiat Punto passar à frente em frente à Mercedes. Antigamente viam-se muitos Fiat's parados na estrada, mas hoje em dia passa-se exactamente o contrário. Isto só mostra que a Fiat tem evoluido muito ao longo destes anos, ao contrário de outras marcas...
Não!
Isto mostra é que por cá a Fiat não tem nada das vendas que teve noutros tempos, e se circulam menos Fiat na estrada, claro que vão haver menos parados nas bermas. [

]
Isto é só uma meia-brincadeira! [

]
Quanto à Renault, a minha experiência no passado com um Clio (I no caso), também comprado novo foi tão boa que é ponto assente que nunca mais quero um Renault na vida - mesmo gostando imenso dos modelos actuais do Megane (e já do Megane II).
Porquê?
Porque embora o meu carro tenha tido alguns problemas mais singulares, teve outros que eu vi acontecer noutros carros iguais de pessoas com quem privava, acrescentando a isto o facto de esses mesmos carros também conseguirem ter tido os seus problemas singulares (mas diferentes do meu).
Em termos de concessionários, nem o meu nem nenhum conseguiu resolver alguns problemas que me pareciam mais elementares, e a má assistência só se veio acrescentar a um mau produto.
Não será estranho dizer que numa marca com elevados níveis de fiabilidade, a assistência é substancialmente mais fácil, pois é mais manutenção e menos reparação. [

]
Com isto não vou dizer que recomendo a toda a gente que fique longe de um Renault - até porque conheço alguns casos de grande satisfação com a marca, mas é certo de que também não será uma primeira recomendação minha, e sobretudo sentir-me-ia muito idiota se voltasse a comprar um Renault e ele me desse problemas.
Da única vez em que ponderei um Renault (uma megane II nova), estava no stand a falar com o vendedor sobre valores, quando de repente dei por mim a olhar à volta e a ver uma série de coisas com o símbolo Renault...
...pelo que saí do stand, e comprei um Accord usado pelo valor do Renault novo - algo que hoje seguramente repetiria.
Em qualquer marca existem os "limões", e eu fico sem saber se a Renault fabrica uma percentagem maior de "limões" ou se é apenas o factor de elevado número de vendas a dar essa ideia.
No entanto, eu vejo em relatos insuspeitos determinados produtos Renault a falharem em determinados
timings quase cíclicos que me deixam com um monte de pulgas atrás da orelha.
Uma coisa é certa:
- A Renault costuma juntar por aqui uma quantidade pouco normal de relatos de desagrado com situações do arco da velha, em que este consumo de óleo até nem parece dos mais "lunáticos".
Quando se entra em motores partidos e nas justificações para tal, é de encher páginas com o boneco a bater com a cabeça nas paredes.
Em qualquer dos casos, considero que a partilha de experiências é sempre positiva, deixando a cada um a liberdade da sua interpretação do que está escrito.
Para mim é simples: Renault? - Gosto imenso dos produtos, mas comprar um outra vez no mundo real, com dinheiro a sério...
...nem pensar!