O complexo de que lá fora é que é

faz me alguma confusão esta coisa de que "eles" recebem muito mas também pagam dez euros por um chupa chupa. Podem dar as voltas que quiserem mas todos os anos são feitos estudos sobre o tema e o poder de compra nesses paises é mais elevado que o nosso, por isso a caixa de palitos pode custar cem euros mas no fim "eles" conseguem comprar mais e com mais facilidade.
Sempre que vem aqui á baila este tema penso sempre na conversa que tive uma vez com um holandês sobre a compra de carros. A cara dele quando lhe disse que não era nada fora do normal estar 6 anos a pagar um corsa. Parecia que lhe tinha dito que conseguia voar em noites de lua cheia.

Mas a cultura holandesa é uma coisa à parte. Eles são mesmo poupados, não entram em parvoices de extravagancias mesmo que possam (e podem).

Uma mentalidade mais à frente.

Sempre disse: lá fora não é tão bom quanto pintam e cá dentro não é tão mau. Tive oportunidade de constatar isso.

Quanto aos comentários, não sei quem comenta notícias de jornal, mas normalmente só aparece pessoas mal educadas.

Partilho a ideia.

Acrescento que quem sai de PT com o "ordenado mínimo", vai ter uma experiência completamente diferente de quem tinha um salário acima da média.

Epá, vou falar de experiências familiares. Vou dizer o que me disseram, atenção.

Na Suiça recebem um ordenado mínimo de 1300€. Sim, é muito. Mas quanto pagam por uma mini? €7,90! Sim, pagam 7 euros e 90 cêntimos por uma mini. Não sei se é assim em todas as regiões da Suíça, mas há provas que em certas partes é assim. Cá recebemos 490 de salário mínimo (se não estou em erro, já com descontos e essa "coisada" toda) e bebem uma mini e comem um pires de tremoços num café por 1€ ou menos até.

O facto dos bens serem mais caros não significa nada, o ordenado é sempre superior em NÚMERO. Repara no seguinte.

O suiço ganha 1300€, poupa 20% por mês durante 10 meses. O que dá 2600€ (260€ x 10). Com esse dinheiro tira umas boas férias no Algarve durante 15 dias e ainda sobra, e tem muitas outras opções.

O português ganha 500€, poupando o mesmo dá 1000€ (100€ x 10). Com esses 1000€ na Suiça, França ou UK não é propriamente feliz.

Fazendo as contas apenas a %. Obviamente que tirar 20% a 1300€ é mais fácil do que tirar 100€ ao ordenado mínimo português...

O facto dos bens serem mais caros não significa nada, o ordenado é sempre superior em NÚMERO. Repara no seguinte.

O suiço ganha 1300€, poupa 20% por mês durante 10 meses. O que dá 2600€ (260€ x 10). Com esse dinheiro tira umas boas férias no Algarve durante 15 dias e ainda sobra, e tem muitas outras opções.

O português ganha 500€, poupando o mesmo dá 1000€ (100€ x 10). Com esses 1000€ na Suiça, França ou UK não é propriamente feliz.

Fazendo as contas apenas a %. Obviamente que tirar 20% a 1300€ é mais fácil do que tirar 100€ ao ordenado mínimo português...

Tenho sérias dificuldades de imaginar alguém na Suíça a viver com 1,300€, talvez solteiro e bom rapaz, mas uma família, nem que seja 2,600€ é muito complicado.

Quantos mais países vou conhecendo mais acho que Portugal é o melhor país do mundo para se viver.

Estamos numa situação económica difícil, é certo. Excluíndo esse factor e não conheço nenhum outro que tenha de bom para oferecer como nós.

Pondero voltar a ter mais uma experiência "lá fora" por motivos económicos e para ganhar alguma estabilidade profissional. Fora isso não há nada como estar cá! [kiss]

Nesta hipotética situação, o que acho mesmo rídiculo é alguém que ganhe 1.300€ e poupe 20% por mês, utilize essas poupanças para passar umas boas férias no Algarve e quem sabe até comprar um LCD de 1xx"... como se os 2600€ por ano por si só fossem uma grande poupança, ainda iria derreter parte ou totalidade dele em algo que pode ser dispensável. E o problema maior, é que apesar de isto ser hipotético, existe mesmo muita gente que pensa e vive desta forma. Para mim não dava, mas isso sou eu.

Alguém tem ideia de quanto é uma renda de uma casa lá na Suíça? Um colega meu que foi para lá viver, recebe 1700 CHF (cerca de 1350€). 800 CHF paga ele de renda de um apartamento minúsculo... Mais coisas do dia a dia (e olhem que ele não tem luxos, nem carro tem porque o trabalho dele é basicamente a 5 minutos de casa) não chega ao fim do mês. Como se pode ver, podem receber muito mais que nós, mas no fundo sofrem todos do mesmo mal. Se é mais seguro e mais asseado? É. Se de noite é muito mais sossegado e podes sair com a família? É e podes sim. Mas o luxo deles é tal que é raro ver alguém à noite lá! [;)]

EDIT: e para não estar a escrever post novo, dito já a situação dos últimos anos cá de casa. A minha mãe infelizmente tem um problema de visão, e ninguém a aceita em trabalho por causa disso. Tivemos meses em que nos governavamos com 500€ de subsidio de desemprego e dos trabalhos de verão e do € que vou ganhando. No fim do mês, conseguiamos sempre poupar uns 90€! E olhem que tínhamos vida "folgada". Também é certo que a renda da casa não é nada por ai além, mas é uma questão de analisar bem as questões antes de fazer o que quer que seja. Aqui é preferível andar a pé/ter charutos velhos do que ter um carro topo de gama e comida nos pratos NUNCA faltou. Mas é obvio que há daquelas pessoas que preferem ter grandes carrões e comerem ar à refeição.

Última edição:
Alguém tem ideia de quanto é uma renda de uma casa lá na Suíça? Um colega meu que foi para lá viver, recebe 1700 CHF (cerca de 1350€). 800 CHF paga ele de renda de um apartamento minúsculo... Mais coisas do dia a dia (e olhem que ele não tem luxos, nem carro tem porque o trabalho dele é basicamente a 5 minutos de casa) não chega ao fim do mês. Como se pode ver, podem receber muito mais que nós, mas no fundo sofrem todos do mesmo mal. Se é mais seguro e mais asseado? É. Se de noite é muito mais sossegado e podes sair com a família? É e podes sim. Mas o luxo deles é tal que é raro ver alguém à noite lá! [;)]

EDIT: e para não estar a escrever post novo, dito já a situação dos últimos anos cá de casa. A minha mãe infelizmente tem um problema de visão, e ninguém a aceita em trabalho por causa disso. Tivemos meses em que nos governavamos com 500€ de subsidio de desemprego e dos trabalhos de verão e do € que vou ganhando. No fim do mês, conseguiamos sempre poupar uns 90€! E olhem que tínhamos vida "folgada". Também é certo que a renda da casa não é nada por ai além, mas é uma questão de analisar bem as questões antes de fazer o que quer que seja. Aqui é preferível andar a pé/ter charutos velhos do que ter um carro topo de gama e comida nos pratos NUNCA faltou. Mas é obvio que há daquelas pessoas que preferem ter grandes carrões e comerem ar à refeição.

A Suiça não é bom exemplo.

Mas na suiça depende muito do cantão. E 1700chf é mesmo muito pouco na suiça.

Normalmente costumam falar da Suíça como a maior potencia em termos de €€€, mas estão redondamente enganados. Mas neste momento, melhor país para ir tentar a sorte , é sem qualquer duvida os "U.S.A". Mas também há outras coisas que não disse e que passo a dizer... Cá em Portugal, muita gente trabalha... Mas estão como desempregados para receber salário dos trabalhos que fazem sem descontar e receberem o subsidio de desemprego. (quando as próprias agências de trabalho temporário e empresas permitem isto, não há volta a dar!) E sei disso, porque no local onde trabalhei agora durante um mês (foi temporário) estavam lá uns 5 rapazolas a gabarem-se disso. Estavam a receber 500€ do salário de trabalhador, sem descontos, e recebiam outros 500 de subsidio! Assim não dá por mais esforços que se façam. É verdade que se paga o IVA sempre que se compra alguma coisa num café, super mercado... Mas e quando é na mercearia em que não usam a máquina registadora, usam calculadora? Epah, eu posso ter só 18 anos mas já passei muita dificuldade e custa-me ver esta gente a comer a papa toda e o mais esganado é que se trama. O problema, é que com isso, o povo que faz tudo legal, paga impostos, IRS, bla bla bla é que se trama porque tem de pagar o que os outros não pagam!

Um quarto, queres tu dizer!
O meu irmão por um t3 paga 1800 CHF por mês

Na suiça, quem vive na fronteira com um ordenado médio (deve ser +/-4mil chf por mes) vive bem presumo. Apesar de tudo o combustivel é ao mesmo preço, viagens de avião são "baratas" e podem atravessar a fronteira para ir fazer compras.

Normalmente costumam falar da Suíça como a maior potencia em termos de €€€, mas estão redondamente enganados. Mas neste momento, melhor país para ir tentar a sorte , é sem qualquer duvida os "U.S.A". Mas também há outras coisas que não disse e que passo a dizer... Cá em Portugal, muita gente trabalha... Mas estão como desempregados para receber salário dos trabalhos que fazem sem descontar e receberem o subsidio de desemprego. (quando as próprias agências de trabalho temporário e empresas permitem isto, não há volta a dar!) E sei disso, porque no local onde trabalhei agora durante um mês (foi temporário) estavam lá uns 5 rapazolas a gabarem-se disso. Estavam a receber 500€ do salário de trabalhador, sem descontos, e recebiam outros 500 de subsidio! Assim não dá por mais esforços que se façam. É verdade que se paga o IVA sempre que se compra alguma coisa num café, super mercado... Mas e quando é na mercearia em que não usam a máquina registadora, usam calculadora? Epah, eu posso ter só 18 anos mas já passei muita dificuldade e custa-me ver esta gente a comer a papa toda e o mais esganado é que se trama. O problema, é que com isso, o povo que faz tudo legal, paga impostos, IRS, bla bla bla é que se trama porque tem de pagar o que os outros não pagam!

Exacto. Os USA é que está a dar, só que te esqueces de um pequeno pormenor: Para obteres o green card, ou fazes parte da mão de obra qualificada que eles procuram (Enfermeiros, Médicos, Engenheiros, alguns cursos profissionais, etc), ou então muito dificilmente o obtens. Mas muito dificilmente mesmo! Conheço quem gastou rios de dinheiro em advogados para se legalizar nos USA, e no fim o pedido foi negado. Isto claro, não pertencia à mão de obra qualificada.

Os cursos profissionais nos USA englobam todos os que se dão cá em Portugal. Por exemplo, se tivesse continuado com o curso de programação e gestão de sistemas informáticos entrava para lá sem problema. Cheguei a falar disso na aula de A.I, em que quem quer ir para o estrangeiro mais vale tirar C.P.

E atenção, não estou a dizer que não irei para o estrangeiro. Se tiver de ir, vou sem qualquer problema. Mas continuo a preferir o que é "meu" mesmo que tenha todos os defeitos e mais alguns.

Voltar
Superior