O caso de Nelson

na minha "altura" deve ser a expressao mais dita neste topico.

epah eu fazme mais esquesitisse nao e tanto a falta de açao dos professores, eles ensinam, nao educam. proteger alunos nao e a funçao principal deles.

agora alguem tocasse num filho meu. e o deixasse "mal", eu dava cabo do(s) filh* da put* responsavel..but thats me :sh)

Mas "na tua altura" andavas distraído nas aulas de português, não andavas?

[:D]

E sim... a educação de uma criança deveria passar pela escola. O papel principal é dos pais, passando também pela restante família. Mas a escola deveria e deve fazer parte dessa educação, aliás... o ensino e a educação estão interligados.

Um professor, além de o ser, deveria ser um amigo e um conselheiro.

Pena que os últimos esforços (ao longo das últimas décadas) sejam na direcção contrária e tenham remetido o papel de professor para uma dimensão microscópica e desautorizada.

Alguns de vocês perguntam-se porque motivo os pais, outrora receptores de bons valores de educação (e algumas pauladas a condizer) são, actualmente, uns mãos moles com os miúdos. Do que tenho observado, sou levado a pensar que muitos desses casos se podem descrever da seguinte forma: como não gostavam das pauladas nem dos correctivos nem de nada disso, não querem fazer o mesmo aos filhos, portanto vai de os super-proteger.

Face a isto, os putos habituaram-se a ser os mandões e que basta queixar à mamã ou ao papá que eles se encarregam de corrigir o professor/auxiliar.

Já para não falar no facto de que, actualmente, faz-se de tudo para lhes esconder a dura realidade da vida e dos acontecimentos dela. Quer-se passar a ideia de que é tudo muito bonito e muito fácil, e depois, pegando nestes ideais, os miúdos não têm consciência nem capacidade para lidar com o que se lhes aparece pela frente.

Não falo no facto de, com 5 anos, já se apanharem com a porra de um smartphone ou um tablet nas mãos, porque esse assunto está mais que falado.

E com o advento dos mimos em demasia, qualquer asneira é compensada com um brinquedo ou coisa parecida. Habituaram-nos a isso, agora admirem-se que os putos façam disso dado adquirido e ameacem tudo e todos por tudo e por nada. Cada um colhe o que semeou, sempre ouvi dizer.

O caso dos desenhos animados é um excelente exemplo. Nos 90's (e antes, mas apenas falo nos 90's porque nasci em 91), os desenhos animados retratavam acontecimentos tais como eram. Não havia rodeios, portanto eu, ao vê-los, sabia perfeitamente que se disparasse uma pistola matava alguém e que uma faca também mata, além de poder aleijar a sério. Hoje, como não há nada disso, os putos disparam a pistola à experiência e, se matar o outro, dizem que foi um azar.

Claro que não posso descartar a excelente educação que os meus pais me deram, e os valores educativos que me passaram. Os pais são a peça fundamental na educação e formação das crianças. Não se pode simplesmente despejar essa função nos professores e "eles que o aturem, que são bem pagos". Não é uma questão de se ser bem pago ou não, é uma questão de não cumprir com a função fundamental de pais (por alguma razão existe o termo "encarregado de educação", e esse termo por algum motivo nunca é aplicado aos professores, é sempre aos pais).

Falo com conhecimento de causa, porque a minha mãe foi professora durante 39 anos, 24 dos quais na mesma escola. Actualmente encontra-se reformada, mesmo sabendo que a pedrada na reforma iria ser brutal, mas mesmo assim a decisão estava tomada. E não foi por estar farta do trabalho de professora, porque ela gostava de o ser. Foi por estar farta quer dos putos, que hoje em dia estão insuportáveis, quer dos pais deles, por serem ainda piores. Já por algumas vezes a minha mãe ia tendo um esgotamento nervoso por causa disto.

Quanto à parte do gozo de atinge os putos, quando andava na primária e também durante o ciclo, eu cheguei a ser gozado por ninharias (as quais não me lembro). A forma de reagir varia de miúdo para miúdo, mas a minha foi sempre a mesma: pura e simplesmente ignorar e continuar na minha. Fazia milagres. Mas sim, é um facto que os miúdos são bastante maus entre eles, e acham-se sempre os bons e os maiores, portanto fazem de tudo para rebaixar os demais.

Quanto ao caso em particular, adorava ser o pai do Nelson e descobrir os que lhe faziam essas tretas todas. Não me perguntem o que lhes faria porque nem eu sei, apenas conseguiria decidir na altura e só digo que eles não iriam ficar em bom estado. Os pais deles e a polícia que viessem depois falar comigo. Quanto à polícia, ficávamos por aí, mas quanto aos pais, se ainda me viessem com porcarias e eu visse que eram da mesma laia que os filhos, eram capazes de tomar o mesmo remédio.

Fonix. tu nunca viste os desenhos do tom and jerry, de certeza. ou o roadrunner, ou o bugs bunny!

Sempre houve bullying. Apenas agora, FELIZMENTE, se dá mais importancia. E infelizmente sei do que falo. E tenho 35 anos.

Tive a "sorte", de ser um gajo pacato e reservado, e também timido, e ir para o 5º ano e calhar na pior turma da escola. E do 5º ano até ao 8º ano ter de me safar para não ser muito saco de pancada. Não adiantava fazer queixa porque era ouvir várias vezes o "são coisas de canalha".

Fonix. tu nunca viste os desenhos do tom and jerry, de certeza. ou o roadrunner, ou o bugs bunny!

Sempre houve bullying. Apenas agora, FELIZMENTE, se dá mais importancia. E infelizmente sei do que falo. E tenho 35 anos.

Tive a "sorte", de ser um gajo pacato e reservado, e também timido, e ir para o 5º ano e calhar na pior turma da escola. E do 5º ano até ao 8º ano ter de me safar para não ser muito saco de pancada. Não adiantava fazer queixa porque era ouvir várias vezes o "são coisas de canalha".

Não te esqueças de todos os outros factores que se discutiram mais atrás!

[;)]

O "bullying", como agora se chama, sempre existiu. A dimensão é que é completamente diferente, tal como o impacto dela na vida dos jovens. Os meios são diferentes, tanto para o praticar, como para o divulgar!

De resto, sim... ainda hoje vejo esses desenhos animados. [:D]

Mas... a minha filha, por exemplo, tem 11 anos, está no 5º ano... e já viu toda a série de "Uma Casa na Pradaria" e agora os avós ofereceram "Lassie". Maravilha! E adora aquilo, quem diria?

E eu tenho em casa as duas temporadas de "Espaço 1999", coisa que ela adora! E consegue distinguir a qualidade dos argumentos da primeira e a pobreza da segunda temporada! [kiss]

E gosta de ver o National Geographic, o Discovery, etc. Mas pronto, cá em casa ninguém vê SIC, TVI, novelas, reality shows... coisas dessas.

... e adora a "Pink Panther"!

[;)]

O "bullying", como agora se chama, sempre existiu. A dimensão é que é completamente diferente, tal como o impacto dela na vida dos jovens. Os meios são diferentes, tanto para o praticar, como para o divulgar!

Mas... a minha filha, por exemplo, tem 11 anos, está no 5º ano... e já viu toda a série de "Uma Casa na Pradaria" e agora os avós ofereceram "Lassie". Maravilha! E adora aquilo, quem diria?

E eu tenho em casa as duas temporadas de "Espaço 1999", coisa que ela adora! E consegue distinguir a qualidade dos argumentos da primeira e a pobreza da segunda temporada! [kiss]

E gosta de ver o National Geographic, o Discovery, etc. Mas pronto, cá em casa ninguém vê SIC, TVI, novelas, reality shows... coisas dessas.

Não sei se a dimensão será completamente diferente, a divulgação concordo contigo. Mas também provavelmente ainda bem. Dá para apanhar certos energumenos. Mas digo-te: é algo que deixa marcas, para sempre.

Já agora, o meu mais velho, de 5 anos é completamente apanhado pelo Bocas. ;)

O que se passa quanto a estes fenómenos é que se pegam nas mesmas coisas e dá-se-lhes outro nome: hoje em dia é só bulling e hiperactivos.
No meu tempo havia aquilo a que se chamava má educação.
Quando era puto levei algumas (poucas) vezes nas orelhas de outros miúdos que andavam na mesma escola que eu, muitas vezes mais velhos e maiores. Podia levar mais mas os outros também não se ficavam a rir. Moral da história: das poucas vezes que aconteceu, aprendi a defender-me e a marcar uma posição sem nunca ter havido queixas de parte a parte. Estas coisas fazem parte do processo de crescimento e amadurecimento. Acho que uma visão do crescimento dos miudos que ponham de parte estes acontecimentos é utópica e, pior que isso, contra-natura

[;)]

Os filhos não só uma questão de sorte com a genética, "uns bons pais" têm um muito maior probabilidade de fazer "uns bons filhos".

Dizia um user que se fosse com o filho dele fazia... Fiquei a pensar, e se fosse com os meus? Bem, muitas vezes so descobrimos tarde demais, mas se eu soubesse que um dos meus filhos foi humilhado e deixado nu no pátio da escola, quem fez isso iria precisar de ir ao dentista colocar uns dentes novos. Mas eu sou contra a violência e acho que as coisas não se resolvem dessa forma, mas se fosse com os meus filhos, se fosse um ato desse tamanho, era o que fazia. Lamento se ferir susceptibilidades. Num ato desta dimensão sublinho.

Voltar
Superior