Novo 2.0D4D?

0003

New member
Numa revista da concorrência esta semana vem o teste à "nova" Toyota Avensis que traz o novo 2.0D4D de 126cv.
Como não sabia da existencia deste motor li o texto onde referem que este motor é novo e deriva do 2.2D4D.
Mas a maior surpresa para mim reside noutro aspecto:
Não são raras as vezes que li aqui das virtudes de fazer mudanças de oleo de 15 em 15 mil kms nos motores Toyota face aos 30 em 30 de grande parte da concorrência quando, a proposito deste novo 2.0D4D leio o seguinte:
"(...) e, simultaneamente, reduz os custos de utilização, pois os gastos com reparações são inferiores e o intervalo prescrito para intervenções como a troca do óleo do motor (30 mil quilómetros), correia de acessórios (105 mil) e liquido de refrigeração (150 mil) foram alargados. São estas as mais-valias associadas aos modernos D4D, entre os quais figura o 2.0 com 126cv derivado do 2.2 Clean Power de 177cv."
Qual terá sido o motivo de tão errada mudança, quando eram reconhecidas as mais-valias das mudas de 15 em 15 mil kms??

Cumprimentos

eu mudo de 10 em 10 por OPÇÃO!. Alguma coisa contra porque cuida bem do seu automovel e gosta dele ? :)

Já alguma vez por exemplo viram o filtro do ar? As marcas dizem para mudar ao fium de 30/40/50 mil , tenham a curiosidade de ir ver ao fim de apenas 10 mil kms.

As marcas interessa vender carros novos, a mim interessa que o meu carro dure e esteja em forma [8D]

Não tinha conhecimento desse novo motor. Quantos segundos demora dos 0-100 para ter uma ideia.
30 mil kms dependendo da utilização pode não ter grandes vantagens ao substituir o oleo aos 15 mil. Creio que a Toyota (e outras marcas) deviam seguir o exemplo de algumas marcas como a Mercedes, que incluem no CB um sistema de controlo de manutenção que varia os kms dependendo da utilização. No meu caso penso que com uma utilização muito cuidada deve dar para atingir 30000 kms sem revisões e substituições de óleo. No meu caso é por volta dos 25000 (os kms podiam ser mais se fossem feitos em menos tempo, pois também conta). Por outro lado, quando fora da garantia…pode-se fazer a manutenção quando entender…

Cumps.

parece-me interessante a evolução ser a partir do 2.2... afinal é so tirar as camisas do 2.2 e meter umas com diametrro inferior... mas ja vou averiguar isso

200671403311_Digitalizar0006.jpg

ora bem... andei a fazer uma colheita e é o seguinte:

-----------------------------------------------------

motor 2.0 116 cv - corolla (é o mesmo que era usado no avensis)
cilindrada 1995
diametro x curso 82.2 x 94
taxa de compressão 18.6:1

novo 2.0 126cv - avensis
cilindrada 1998
diametro x curso 86 x 86
taxa de compressão 16.8:1
0-100 10.6

2.2 150cv - avensis
cilindrada 2231
diametro x curso 86 x 96

como podem ver o motor deriva mesmo do 2.2
a taxa de compressão é a mesma... o que revela que o bloco é o mesmo, apenas algumas partes mecanicas mudam!

citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

Segundo eles a diferença está no menor curso dos cilindros e no redimensionamento do sistema de common rail de injecção múltipla.

A toyota quando ha aumentos de potencia joga sempre pelo seguro.

Já quando aumentaram a potencia do 1.4 D4D de 75cv para 90cv mudaram quase o motor todo.
E cá em Portugal o pessoal metia os 90cv com uma reprogramação e ficavam todos contentes. Como na maioria dos caros que andam por ai. Se fosse assim as fabricas poupavam milhoes de € e reprogramavam os carros.

citação:Originalmente colocada por GJP

ora bem... andei a fazer uma colheita e é o seguinte:

motor 2.0 116 cv - corolla (é o mesmo que era usado no avensis)
cilindrada 1995
diametro x curso 82.2 x 94
taxa de compressão 18.6:1

novo 2.0 126cv - avensis
cilindrada 1998
diametro x curso 86 x 86
0-100 10.6

2.2 150cv - avensis
cilindrada 2231
diametro x curso 86 x 96

como podem ver o motor deriva mesmo do 2.2
a taxa de compressão é a mesma... o que revela que o bloco é o mesmo, apenas algumas partes mecanicas mudam!

Então porque é que o 2.0 usa correia e o 2.2 usa corrente?

A toyota volta ao seu posicionamento conservador em termos de potências que lhe garante fiabilidade. Talvez as versões mais potentes (177 cv) não estejam a ser um sucesso..

Não. O 2.0 usa correia para mover o AC e outros componentes do motor. Como todos os motores com corrente. E essa correia precisa de ser mudada.

Voltar
Superior