Nº Chassi

L.S

Banido
Boas a todos...
Deparaei-me com este forum e achei ser o adequado para responder á minha dúvida.
É assim eu tenho uma Renault Scenic Symbol 1.9 turbo e sempre me pasou na inspeção só agora por ter um numero de chassi debaixo do pneu suplento(estando em parte iligivel), que nem é o que diz o manual do carro que fica e bem num autocolante colado no chassi da porta do lado direito, com lógica para não inferrujar [;)]
Mas os senhores do centro de inspeções dizem que tem de ser o dois numeros de chassi ligiveis, não tendo logica estado o posto pela renault ligivel e bem:confused:
Eu queria saber se é mal geral e se há normas para estas coisas.

PS:No papel de chumbo do carro diz numero de chassi iligivel e não um dos nº, ou numeros...

Cumps L.S

What??????????

Essa é boa..... eu se quiser posso mandar gravar o número de chassi em todas as peças do carro, mas o que interessa é o que está indicado no local "oficial" da marca...

Já agora, porque é que te tirarm o suplente do sítio? nunca me fizeram tal coisa.

Faz-me lembrar há 3 anos atra´s quando levei o K10 pela ultima vez á inspecção e eles reclamaram com a tinta do caot que estava algo queimada....porquê?
Na altura não sabia, mas hoje sei que não têm nada que dizer pois a maior parte do carro está com a tinta de origem...

Pois estou a ver...
Não poderei ir a outro centro de inspeções ???

jcdbs,tiraram-me o suplente para ver o nº do chassi que está lá marcado, sendo este posto para poderem identificar o carro na linha de produção, penso eu.

HÁ o centro de inpeções é o de Azambuja.

Cumps L.S

Última edição:
Boas a todos...
Deparaei-me com este forum e achei ser o adequado para responder á minha dúvida.
É assim eu tenho uma Renault Scenic Symbol 1.9 turbo e sempre me pasou na inspeção só agora por ter um numero de chassi debaixo do pneu suplento(estando em parte iligivel), que nem é o que diz o manual do carro que fica e bem num autocolante colado no chassi da porta do lado direito, com lógica para não inferrujar [;)]
Mas os senhores do centro de inspeções dizem que tem de ser o dois numeros de chassi ligiveis, não tendo logica estado o posto pela renault ligivel e bem:confused:

PS:No papel de chumbo do carro diz numero de chassi iligivel e não um dos nº, ou numeros...

Cumps L.S
Deixa ver se percebi. Tens um Scénic com um dos números de chassis ilegível, é isso?

Os números de chassis estão em vários locais obrigatórios do veículo, específicos de cada modelo. No caso tens de ter o número na chapa VIN e gravado na parte metálica do carro. Em alguns modelos, aliás mais frequentemente nos modelos mais recentes, o VIN (Vehicle identification number) também vem aposto na base do pára brisas dianteiro e visível pela janela de apresentação a partir do exterior do carro.

Todos os locais onde esteja previsto estar esse número têm de apresentá-lo colocado e onde o mesmo tem obrigatoriamente de estar bem legível, tal como têm de estar legíveis todos os elementos que constam no teu Bilhete e de Identidade.

No caso de acidente que obrigue a remover o local onde se encontre o VIN gravado deverá haver lugar a uma regravação pelas entidades competentes (não pode ser o mecânico a fazê-la)!

Essas "falhas" normalmente acontecem em carros comprados em segunda mão, ou importados, situações em que muitas vezes se torna difícil conhecer a verdadeira história do carro...

Esse chumbo por número de chassis dá, obrigatória e logicamente, lugar a instauração de processo crime, de modo que serás "incomodado" mais tarde ou mais cedo, independentemente de teres o carro na tua posse ou não!

Mas, Pé Leve, pelo que eu percebi da história, o único sítio que vem indicado no manual onde está o Nº de Chassi é ao pé de uma porta... Por isso não deviam implicar com outro local, certo?

Mas, Pé Leve, pelo que eu percebi da história, o único sítio que vem indicado no manual onde está o Nº de Chassi é ao pé de uma porta... Por isso não deviam implicar com outro local, certo?
Não é bem assim.

O VIN tem de vir obrigatoriamente em dois locais (chapa VIN e chassis) e se o manual não o menciona é porque omite essa informação erradamente.

Bem,alem de ter no "vidro" a frente do lado do condutor tenho num sitio um pouco insolito...
nos pes do lugar do pendura...
a alcatifa esta "recortada" e levanta para se ver o numero...

a minha tambem chumbou ;(

a minha tambem chumbou ;(

Boas a todos...

Cumps L.S

é verdade a minha vito no ano passado tambem chumbou com essa
cena de nao estar visivel alguns caracteres, tive a sorte de ir a outro centro
de inspeçao passou, ainda ha gajos porreiros
;)

What??????????

Essa é boa..... eu se quiser posso mandar gravar o número de chassi em todas as peças do carro, mas o que interessa é o que está indicado no local "oficial" da marca...

Já agora, porque é que te tirarm o suplente do sítio? nunca me fizeram tal coisa.

Não, não podes... A regravação do nº de chassis só pode ser feita pelo representante da marca e normalmente a pedido da DGV...

O suplente devem ter tirado precisamente para verem o nº de chassis, que é obrigatório nas IPO (e que sempre fizeram nas IPO a que fui - comparar o nº do livrete com a chapa VIN e com a gravação no chassis - )

Já agora, a título de comentário, gravar o nº no local do pneu suplente é no mínimo estúpido, pois é um local propenso a juntar humidade e logo enferrujar

Voltar
Superior