Não pode?? Que fazer?

MAZDA 6

Banido
Boas,

Eu não sei se para este tipo de questões esta é a melhor secção do fórum, mas caso não seja, peço desde já à moderação que o encaminhe para o sítio correcto.

Ora bem, eu, um jovem de 13 anos (quase 14 xD) e que gosto de andar na minha scooter, tenho sido informado que não o posso fazer na via pública.

Passo a explicar, mais detalhadamente:

Aqui há umas semanas (4 ou 5) fui à padaria que fica relativamente perto da minha casa (700m +-), como já era costume fazer há uns bons meses.
Acontece que por essa hora, um agente da GNR vinha a chegar do serviço e chama-me muito educadamente e diz-me que pelo facto de ser um veículo motorizado sem pedais se bem me lembro e sem matrícula nem seguro, não podia andar na via pública.

Ora, hoje lá ia eu com os meus avós a um café que fica a 500m da minha casa e encontro um homem (aparentemente) civil que me alerta para o mesmo, utilizando exactamente os mesmos conceitos (via pública, etc), mas de uma forma mais arrogante.

Ora o que eu queria saber é se me podem colocar aqui o decreto que assim o diz e se porventura eu posso fazer algo para que a scooter fique legalizada, pois quando o meu pai a comprou (cerca de 3 anos) na loja não lhe falaram em nada.

Vou colocar aqui uma foto de uma scooter do género da minha. Talvez a minha seja menos potente, mas é do mesmo género.

extrem800.jpg

Cumps

Isso para mim é uma trotinete (se for electrica), de acordo com o CE:

Artigo 112.º
Velocípedes
1 - Velocípede é o veículo com duas ou mais rodas accionado pelo esforço do próprio condutor por meio
de pedais ou dispositivos análogos.
2 - Velocípede com motor é o velocípede equipado com motor auxiliar eléctrico com potência máxima
contínua de 0,25 kW, cuja alimentação é reduzida progressivamente com o aumento da velocidade e
interrompida se atingir a velocidade de 25 km/h, ou, antes, se o ciclista deixar de pedalar.
3 - Para efeitos do presente Código, os velocípedes com motor e as trotinetas com motor são equiparados
a velocípedes.​

Qual a potência disso?

Para mim entre no número 3, por isso é um velocipede, ou seja sem necessário titulo de condução ou habilitação.

Artigo 122.º
Títulos de condução
1 - O documento que titula a habilitação para conduzir automóveis, motociclos, triciclos e quadriciclos
designa-se carta de condução.
2 - Designam-se licenças de condução os documentos que titulam a habilitação para conduzir:
a) Motociclos de cilindrada não superior a 50 cm3;
b) Ciclomotores;
c) Outros veículos a motor não referidos no número anterior, com excepção dos velocípedes com
motor.​

Última edição:
Isso para mim é uma trotinete (se for electrica), de acordo com o CE:

Qual a potência disso?

Para mim entre no número 3, por isso é um velocipede, ou seja sem necessário titulo de condução ou habilitação.

Sim, ela basicamente é uma trotinete.

Eu escrevi Scooter porque pensei que alguém pudesse achar que se tratava das célebres trotinetes com um pé na tábua e outro no chão. [;)]

se dá mais de 25km/h e tem mais de 250W, não pode ser considerado velocípede com motor, logo não podes andar com ele na rua

Nem com nenhum tipo de legalização?

O que eu acho mais estranho é: sendo assim, para que se vendem...apesar de saber que só compra quem quer, mas faz pouco sentido...

Bem, estou a ver que não posso mais andar com a minha trotinete na rua [s)] :(

O melhor é tentares ver as specs da trotinete, os Kw e velocidade máxima.

Caso fiques com dúvidas, com esses dados tenta-te informar junto da CM ou junto da entidade que substitui a DGV sobre o que será necessário.

O melhor é tentares ver as specs da trotinete, os Kw e velocidade máxima.

Caso fiques com dúvidas, com esses dados tenta-te informar junto da CM ou junto da entidade que substitui a DGV sobre o que será necessário.

Não me foi entregue nenhum papel com as specs da trotinete...[8b] Mas o motor tinha um papelinho lá colado que dizia 500watts...A v. Max estou a basear-me no GPS..

Quanto ao segundo parágrafo...acho que não vale a pena.

Vão-me dizer o mesmo que o polícia me disse..

Lá se vai a minha paixão, ou então, tenho de começar a levá-la no carro quando for para algum lado assim tipo deserto para poder andar com ela...

Que seca!

Última edição:
Esta trotinete n pode ser equiparada com as Segway?

Se bem acho q os Segway a velocidade maxima dele é 20 km/h logo podem andar na via publica

Acho que não, pois a V. Max é francamente maior.

Vou deixar aqui umas fotos da trotinete.

26022008.jpg

26022008(001).jpg

Peço desculpa pela qualidade, mas foram tiradas com o telemóvel.

Tenta ver no site da marca ou representante.

Pelo o aspecto ela deve ser vendida para se poder circular com ela na rua, sem problemas...

(podes sempre correr o risco de andar com ela e se alguem perguntar, dizer que tem menos de 0.25 kw... (e não te esticares na velocidade))

Borrifava-me no Policia...

E depois fico sem ela...xD [:D]

Vou começar a andar mais devagar em sitios com muitas pessoas e se me perguntarem digo que não sei a potência.

O mal foi que eu como adoro o som deste pequeno grande motor hoje estiquei-me perto do tal homem que alegadamante não era polícia.. [br:)]

E aquilo deve ter dado 40kms/h e ainda por cima ia sem capacete, mas sei que errei e não vai voltar a acontecer.

Por outro lado, acho que quem olhar para a trotinete como foi o caso do polícia, vê logo que dá mais de 25kms/h e que o motor tem mais do que 250w [:cool:]

P.S. Acham interessante a ideia de fazer um DB do brinquedo no Off-Topic? Até ficava original..xD

Voltar
Superior