[Saúde] Multivitamínicos

Conhecem algum suplemento que traga todas ou a maioria destas substâncias abaixo?

Omega 3, Vit D e K, Zinco, Creatina

Suplementos que trazem as mesmas individualizadas conheço, mas era mais prático vir tudo num do que andar a comprar várias caixas.

Obrigado.

Eu acho que apesar de ser menos prático andares a comprar à parte, era o que fazias melhor.

Motivo?

Normalmente sai mais barato
Tens mais liberdade de escolha de marca/qualidade
Controlas as doses à tua medida
Muitos suplementos têm uma hora do dia ideal para serem tomados
Alguns deles "usam" o mesmo caminho, prevalecendo sempre o mais "forte", pelo que há suplementos que não se devem tomar juntos

Deixo apenas um exemplo.. O Zinco é excelente se tomado à noite com Magnésio e vitamina B6. No entanto a melhor altura para tomar Creatina é após o treino.

Eu acho que apesar de ser menos prático andares a comprar à parte, era o que fazias melhor.

Motivo?

Normalmente sai mais barato
Tens mais liberdade de escolha de marca/qualidade
Controlas as doses à tua medida
Muitos suplementos têm uma hora do dia ideal para serem tomados
Alguns deles "usam" o mesmo caminho, prevalecendo sempre o mais "forte", pelo que há suplementos que não se devem tomar juntos

Deixo apenas um exemplo.. O Zinco é excelente se tomado à noite com Magnésio e vitamina B6. No entanto a melhor altura para tomar Creatina é após o treino.

Entendo, mas acabam por ser vários e discordo quanto ao preço, um Daily formula custa 10€, já Omega 3 dos mais baratos custa o mesmo preço! Preferia dar 30€ e vir tudo, do que dar 10€ de cada vez e acabar com um custo superior a 50€ :)

Quando disse mais barato, se calhar expressei-me mal.. Quis dizer mais barato, não no valor total que irias pagar de uma só vez, mas em relação à quantidade.

Normalmente produtos "tudo em 1" pecam por baixas dosagens. Se fores fazer as contas às dosagens em separado, deverá sair mais barato.

É como a história das cápsulas vs pó em bulk. Há muita gente a comprar cápsulas, mas o pó acaba por sair de longe mais barato. A única desvantagem é que se tem de andar a pesar a dosagem (mas também pode já trazer doseador). Se bem que essa vantagem, pode-se tornar numa vantagem. Pessoalmente há suplementos que tomo em quantidades diferentes do que vem nas cápsulas.

Como já foi referido atrás, quando analisarem um multivitaminico (ou outro suplemento), tomem sempre atenção a duas coisas muito importantes.

- O tipo de vitaminas/minerais que usam
- A quantidade de "fillers" que têm

O primeiro é essencial, pois nem todas as vitaminas e minerais são iguais.. É como dizer que um Ferrari é igual a uma outra marca qualquer mais comum. São ambos carros mas.. Nos ingredientes mais baratos, o corpo absorve quantidades irrisórias do composto. Um exemplo disso são por exemplo os óxidos muito usados nos minerais, quando os bons são os citratos, quelatos, etc.

Os fillers são todas as "porcarias" que metem além dos compostos que interessam.. Tudo o que seja para dar cores bonitas, não cheirar mal, ser brilhante, etc etc..

As vitaminas só através da alimentação podem ser suficientes para uma pessoa sedentária desde que tenha uma alimentação extremamente equilibrada..

Mas em certos casos (desportistas por ex), as necessidades são muito superiores e nem sempre é fácil ir buscar tudo à alimentação porque isso começa a implicar doses excessivas de alimentos o que por sua vez vai resultar num excedente calórico e noutros possíveis problemas.

Quem fala em vitaminas, fala em minerais e noutros compostos.

No exemplo das frutas, têm muitas vitaminas, mas doses excessivas de frutose por exemplo, pelo que não se deve abusar.

Última edição:
Faz diferença na quantidade, enquanto o centrum fica-se pela dose recomendada, já o opti-men vai além disso. Centrum não passa de um gigante que se paga bem para obter pouco ou nada.
Se tiveres que optar por um multivitamínico vai para este que é mais completo: https://www.prozis.com/pt/pt/muscle-pharm/armor-v-180-caps?gclid=CKLD1eaL5sMCFWsCwwod-bEAxw

Analisando os vários nutrientes parece-me é doses elevadas para alguém que só pratica desporto (btt!) ao domingo! Durante a semana como trabalho em informatica passo basicamente o dia sentado!

É normal ter percentagens bem superiores a dose diaria recomendada?

obrigado!
Flávio

E aos 92 anos é um idoso sem qualquer problema de saúde? Claro que não quero com isto dizer que as vitaminas iriam fazer com que não tivesse doenças, porque disso não vejo forma de escapar.

Sim é. Apenas toma um pequeno comprimido para controlar a tensão.

Última edição:
As grávidas também tomam suplementos, e são sempre receitados pelos médicos..

Mas prontos existe sempre aqueles que vão buscar exemplos ao passado, que a tris-avó teve X filhos e nunca tomou nada etc

Não só as grávidas, basta teres um problema de estômago/intestino crónico, ou teres algum problema de mal absorção por exemplo e já é aconselhado. Basta também seres um individuo bastante activo desportivamente que também aconselham.

Alias, vejo o mesmo preconceito em relação às proteinas em pó, onde a maioria dos médicos mais velhos dizem mal e no entanto os mais novos, podem mesmo aconselhar o seu uso mediante os casos, além dos nutricionistas claro.

Obviamente que um gajo quer ser saudável até ao fim da vida. Manter autonomia e qualidade de vida para usufruir de uma velhice calma. Mas como o comboio anda, duvido seriamente que o pessoal chegue em condições aos 92 anos do avô do Fype7.
Por muito cuidado que se tenha, por muito desporto que se faça, por muita suplementação correta, há sempre um fator que pode correr mal. A alimentação, o stress diário, o ritmo de vida, a qualidade do ar e dos alimentos não nos vão dar as possibilidades dos nossos avós.
A medicina evoluiu bastante mas não sei se repararam a taxa de incidência de cancro também!
Até na saúde importa o lucro.
Quem acha que se deve suplementar seja multivitaminicos ou algo mais direccionado tudo bem, quem acha que não é livre de fazer as suas escolhas, o end result a prazo é o mesmo.
A única diferença será nas observações: "ahhh coitado...era um senhor tão saudável e cheio de vida!" quando o cronómetro pára...nada a fazer.
É como o outro: "O manel foi ver se havia uma fuga de gás, não tinha lanterna, acendeu um fósforo...afinal sempre havia gás!"

Voltar
Superior