[Saúde] Multivitamínicos

Mas conseguem provar que a vossa alimentação é rica o suficiente e vocês não têm qualquer tipo de carência nutricional? É aqui que está a falha na argumentação, parte-se do principio que será suficiente, mas não se prova. Já dei exemplo do caso do ferro que é o mais conhecido pela sua difícil absorção pelo organismo, mas há certamente outros nutrientes com o mesmo celeuma.
Os dos pontos que referi no que me dizem respeito quer a pouca exposição solar, quer pelo baixo consumo de peixe, são os que eu consigo identificar facilmente, mas nada me garante que tenha carências ou outras carências porque nunca fiz nem me foram prescritas alguma vez bateria de análises sobre valores nutricionais e verdade seja dita isso seria demasiado caro e dificilmente alguma vez será pedida por qualquer clínico, se não há sintomas não se procura é a regra.

Não quero estar aqui numa de pró-suplementação, mas os estudos que aparecem não me convencem francamente, das duas uma: são mal elaborados ou pretendem provar exactamente o ponto de vista pré-concebido do investigador. Nos estudos que designo de mal elaborados facilmente se detecta que a amostra é demasiado pequena, os testes não são feitos com multivitaminicos (tipo Centrum ou afins) mas sim com 2 ou 3 suplementos e daqui generaliza-se para os multivitaminicos.

Última edição:
Mal não fazem..Eu tomo glucosamina+condroitina e vit C .. Mal não me fez nenhum. A Minha sogra toma o Calcitrin e sente-se melhor.. Porque não há-de tomar se ela está melhor? Se é placebo? Quero lá saber, quero é resultados..[;)]

houve tempos que tomava Centrum todos os dias

mas deixei-me disso, além de caros não há provas que façam bem

se calhar até fazem mais mal do que bem

Mas conseguem provar que a vossa alimentação é rica o suficiente e vocês não têm qualquer tipo de carência nutricional? É aqui que está a falha na argumentação, parte-se do principio que será suficiente, mas não se prova.

E como é que provas o contrário? Fazes análises todos os meses? O problema é que o excesso de certas substâncias também é prejudicial ao organismo. Um exemplo muito simples: não faz mal nenhum tomares suplementos de magnésio pois o excedente é eliminado pelo organismo. Mas com certas substâncias, mesmo vitaminas, o consumo de suplementos quando os teus níveis são normais é prejudicial ao organismo.

Mas conseguem provar que a vossa alimentação é rica o suficiente e vocês não têm qualquer tipo de carência nutricional? É aqui que está a falha na argumentação, parte-se do principio que será suficiente, mas não se prova. Já dei exemplo do caso do ferro que é o mais conhecido pela sua difícil absorção pelo organismo, mas há certamente outros nutrientes com o mesmo celeuma.
Os dos pontos que referi no que me dizem respeito quer a pouca exposição solar, quer pelo baixo consumo de peixe, são os que eu consigo identificar facilmente, mas nada me garante que tenha carências ou outras carências porque nunca fiz nem me foram prescritas alguma vez bateria de análises sobre valores nutricionais e verdade seja dita isso seria demasiado caro e dificilmente alguma vez será pedida por qualquer clínico, se não há sintomas não se procura é a regra.

Não quero estar aqui numa de pró-suplementação, mas os estudos que aparecem não me convencem francamente, das duas uma: são mal elaborados ou pretendem provar exactamente o ponto de vista pré-concebido do investigador. Nos estudos que designo de mal elaborados facilmente se detecta que a amostra é demasiado pequena, os testes não são feitos com multivitaminicos (tipo Centrum ou afins) mas sim com 2 ou 3 suplementos e daqui generaliza-se para os multivitaminicos.

O corpo é uma máquina fantástica que quando não está bem, queixa-se. O ferro é um exemplo, há sintomas associados.

Eu quero é que provem que nutrientes faltam ao meu corpo. Eu sinto-me bem e não preciso de provar nada para os evitar.

Recomendam a toma de multivitamínico sem ser em casos concretos (ex: grávidas) para complementar a alimentação? Por exemplo no meu caso consumo pouco peixe, tenho pouca exposição solar, não pretendo de forma alguma substituir a alimentação, mas sim complementar algo que possa estar um pouco mais ausente, levo uma vida um pouco mais sedentária apesar de ir ao gym. Tenho conhecimento do Centrum, Daily Formula, Omnium entre outros, mas qual é o melhor e porquê?
Mesmo com uma alimentação variada e equilibrada como é que um individuo sabe que tem uma ingestão correta e necessária de todos os nutrientes? Sem análises ou exames que o comprovem nunca saberá, por isso se calhar até fará algum sentido complementar a alimentação em vez de gastar dinheiro em exames constantes aos múltiplos nutrientes que poderia testar. Nada garante que o organismo não faça uma absorção fraca ou incorrecta.

Tenho conhecimento de estudos que sugerem que isto não passa de um placebo, mas por outro lado esses estudos parecem limitados na amostra e metodologia usada, deixando desta forma o vazio de conhecimento que pretendiam preencher.

Eu tomo e noto diferença no meu dia-a-dia! Há multivitaminicos relativamente simples(Universal Daily Formula 100 tabs - NutryPower - Suplementos Desportivos) e outros mais complexos(próprios para homens) em que realmente vais notar diferença no teu dia-a-dia:
https://www.prozis.com/pt/pt/gaspari-nutrition/anavite-180-tabs
https://www.prozis.com/pt/pt/controlled-labs/orange-triad-270-tabs-eu
Estes dois últimos valem a pena se tiveres uma vida activa com prática de desporto regular! Como as doses são elevadas e eu tenho uma alimentação equilibrada tomo 2 comprimidos nos dias em que faço desporto e 1 comprimido nos restantes dias. Estou a tomar o Orange triad e um frasco dura-me 6 meses!

Precisamente apenas os dois multivitaminicos que tomo. Gaspari Anavite e Orange Triad.

O porquê? Muito simples. Além de não terem "fillers" em demasia (por isso é que têm um cheiro activo), os compostos são excelentes.

Há muita forma de vitamina e mineral. Nem todas as vitaminas A são iguais, nem todos os magnésio são iguais, etc.. Nos multivitaminicos mais baratos usam-se oxidos em vez de citratos, quelatos, etc. O organismo além de não absorver quase nada dessa forma, ainda pode é ter mais efeitos secundários que os outros. O magnésio em forma de Oxido por exemplo tem uma biodisponibilidade de apenas 4%, enquanto o citrato é de 90%.. Pouca coisa [;)]

E fazendo as contas, saem bem mais baratos que os "baratos". São embalagens maiores e apenas um comprimido tem mais biodisponibilidade que sei lá quantos dos mais "baratos".

Última edição:
Independentemente da opinião pessoal do autor do artigo, basta comparar as composições para ver que os produtos mais "baratos" têm muito mais fillers e de facto a biodisponibilidade é muito inferior [;)]

Se faz bem ou não, não posso provar, mas tomo-os há bastante tempo e não tenho por exemplo uma gripe há anos e não tomo vacina para gripe.

Se faz bem ou não, não posso provar, mas tomo-os há bastante tempo e não tenho por exemplo uma gripe há anos e não tomo vacina para gripe.

Fica a dica.. Uma coisa excelente também para a gripe é Colostro Bovino. Já houveram estudos em que foi mais eficaz que a própria vacina. É pena é que seja algo caro.

Fico-me antes pelo multivitaminico que ronda os 10€ para 100 comprimidos (portanto 100 dias) e tem o necessário para suprir carências nutricionais a todos os niveis. A única parte que vejo que é insuficiente é no magnésio (portanto, os minerais neste não são grande coisa), no entanto tenho uma dieta actualmente algo rica em magnésio.

Tem sido um "cavalo de batalha" recente, a vitamina D, em especial no que toca às doenças de matriz inflamatória.

Num estudo que li (não tenho o link...) refere-se que os níveis de inflamação altos (típicos de diversas doenças de incidência crescente) interferem com a capacidade do corpo produzir a Vit. D a partir da radiação solar. Depois torna-se um mecanismo auto-alimentado, sendo que esta vitamina é anti-inflamatória.

Normalmente tomo Nexgen ou Nexgen Pro da Reflex são de boa qualidade minerais de alta absorção boas doses do complexo B. Só tem um senão, deve ser tomado após uma boa refeição senão um gajo anda a arrotar o sabor o dia todo.

Conhecem algum suplemento que traga todas ou a maioria destas substâncias abaixo?

Omega 3, Vit D e K, Zinco, Creatina

Suplementos que trazem as mesmas individualizadas conheço, mas era mais prático vir tudo num do que andar a comprar várias caixas.

Obrigado.

Última edição:
Voltar
Superior