[Saúde] Multivitamínicos

neapo

New member
Recomendam a toma de multivitamínico sem ser em casos concretos (ex: grávidas) para complementar a alimentação? Por exemplo no meu caso consumo pouco peixe, tenho pouca exposição solar, não pretendo de forma alguma substituir a alimentação, mas sim complementar algo que possa estar um pouco mais ausente, levo uma vida um pouco mais sedentária apesar de ir ao gym. Tenho conhecimento do Centrum, Daily Formula, Omnium entre outros, mas qual é o melhor e porquê?
Mesmo com uma alimentação variada e equilibrada como é que um individuo sabe que tem uma ingestão correta e necessária de todos os nutrientes? Sem análises ou exames que o comprovem nunca saberá, por isso se calhar até fará algum sentido complementar a alimentação em vez de gastar dinheiro em exames constantes aos múltiplos nutrientes que poderia testar. Nada garante que o organismo não faça uma absorção fraca ou incorrecta.

Tenho conhecimento de estudos que sugerem que isto não passa de um placebo, mas por outro lado esses estudos parecem limitados na amostra e metodologia usada, deixando desta forma o vazio de conhecimento que pretendiam preencher.

Não há nenhum estudo que comprove que haja benefício na toma de multivitamínicos.

Hoje em dia há muita gente que não tem alimentação ideal, longe disso até

Multi minerais e vitaminas podem ajudar sim, mas há uns mais importantes do que outros.

Devido ao excesso de alimentos processados há excesso de consumo de sal, os fertelizantes usados nos vegetais contêm muito potassio, mas têm menos magnesium e iodo devido aos solos sobreutilizados na agricultura industrial, por exemplo

Ou reduzida exposição solar pode ser ajudada com vitamina d3. Na russia os halterofilistas tinham mais força no verão, chegaram á conclusão que a diferença era D3, agora suplementam D3 o ano inteiro

Se não tens ideia do que estás a falar não acrescentes má informação

Numa dieta minimamente equilibrada não faz sentido o uso de multivitamínicos, é um facto, constatado pela comunidade científica.

Apenas em casos específicos se deve recorrer a um suplemento, e a ideia do "mal não faz" está errada. Aliás, há diversos estudos que apontam isso mesmo.

The Vitamin Myth: Why We Think We Need Supplements - The Atlantic

"Nutrition experts contend that all we need is what's typically found in a routine diet. Industry representatives, backed by a fascinating history, argue that foods don't contain enough, and we need supplements. Fortunately, many excellent studies have now resolved the issue."

Como este, centenas. De Universidades dos States, da Holanda, Alemanha, Japão, França, Inglaterra, por aí fora.

Mas como há quem pague por água com açúcar , já não digo nada.

“A Ciência não é nada disto!” - Mais Educativa

Se precisam de suplementos é porque o problema está na alimentação, logo devem ir à raiz e melhorar a alimentação.

Numa dieta minimamente equilibrada não faz sentido o uso de multivitamínicos, é um facto, constatado pela comunidade científica.

Apenas em casos específicos se deve recorrer a um suplemento, e a ideia do "mal não faz" está errada. Aliás, há diversos estudos que apontam isso mesmo.

Se tiver anemia por deficiência de ferro, não adianta ter uma alimentação equilibrada, pois a absorção de ferro pelo organismo é bastante dificil, vou precisar de um suplemento por norma acido fólico e vit b12. Tal como o ferro há outras deficiências, caso da vit D pouco se encontra na alimentação.
Em todo caso nada garante que com uma dieta rica o individuo possua todas as suas necessidades nutricionais saciadas, só fazendo análises a todos os parâmetros é que poderá ter essa certeza, pois tal como eu disse, pode comer de tudo, mas se o organismo absorve mal algum nutriente então de nada lhe serve a alimentação variada.

Há multi vitaminicos tão baratos e tão compostos, que mesmo esses estudos todos a serem verdade, se deve tomar nem que seja só pelo "nunca se sabe" [:D][:p]

Não é bem assim, neapo.

Estamos a falar de casos específicos, em particular anemia ferropénica, sendo que apenas uma pequena percentagem(dos casos) se deve a um défice de absorção do mesmo por via alimentar.

Por norma há um problema metabólico (ou outro) associado, que provoca grandes perdas de ferro, e não uma insuficiência alimentar.[;)]

Última edição:
Se tiver anemia por deficiência de ferro, não adianta ter uma alimentação equilibrada, pois a absorção de ferro pelo organismo é bastante dificil, vou precisar de um suplemento por norma acido fólico e vit b12. Tal como o ferro há outras deficiências, caso da vit D pouco se encontra na alimentação.
Em todo caso nada garante que com uma dieta rica o individuo possua todas as suas necessidades nutricionais saciadas, só fazendo análises a todos os parâmetros é que poderá ter essa certeza, pois tal como eu disse, pode comer de tudo, mas se o organismo absorve mal algum nutriente então de nada lhe serve a alimentação variada.
Esses casos são deficiências corporais e devem ter acompanhamento médico. São a excepção, não a regra.

A maioria dos suplementos vende-se sem receita. É tudo venda livre e é um desperdício gastar dinheiro nisso sem um objectivo concreto e palpável.

Há multi vitaminicos tão baratos e tão compostos, que mesmo esses estudos todos a serem verdade, se deve tomar nem que seja só pelo "nunca se sabe" [:D][:p]

Há alguns estudos que relacionam a toma destes produtos com uma ligeira redução na esperança de vida. Lembro-me de um em particular feito com pessoas mais idosas em que foram analisados milhares de utentes de um lar durante 10 anos e os que tomavam multivitaminicos morriam mais cedo (ligeiramente). A conclusão é de que o efeito parece ser o contrário do esperado, isto falando de pessoas relativamente saudáveis.

Recomendam a toma de multivitamínico sem ser em casos concretos (ex: grávidas) para complementar a alimentação? Por exemplo no meu caso consumo pouco peixe, tenho pouca exposição solar, não pretendo de forma alguma substituir a alimentação, mas sim complementar algo que possa estar um pouco mais ausente, levo uma vida um pouco mais sedentária apesar de ir ao gym. Tenho conhecimento do Centrum, Daily Formula, Omnium entre outros, mas qual é o melhor e porquê?
Mesmo com uma alimentação variada e equilibrada como é que um individuo sabe que tem uma ingestão correta e necessária de todos os nutrientes? Sem análises ou exames que o comprovem nunca saberá, por isso se calhar até fará algum sentido complementar a alimentação em vez de gastar dinheiro em exames constantes aos múltiplos nutrientes que poderia testar. Nada garante que o organismo não faça uma absorção fraca ou incorrecta.

Tenho conhecimento de estudos que sugerem que isto não passa de um placebo, mas por outro lado esses estudos parecem limitados na amostra e metodologia usada, deixando desta forma o vazio de conhecimento que pretendiam preencher.

Se tens pouca exposição solar, suplementa vitamina D isolada.

De resto, se comes pouco peixe, aposta num ómega-3.

E mais, o que não falta são empresas interessadas em arranjar estudos que comprovem o benefício para poderem vender o seu produto, mas gastam milhões em investigações e não conseguem comprovar nada, o que significa que é muito provável que não haja mesmo qualquer benefício.

Provavelmente isto deve-se ao facto de que tomar determinada substância "às colheres" não implica que essa seja absorvida. Quando comes uma banana, por exemplo, muitas das substâncias benéficas que absorves no organismo são absorvidas por difusão facilitada, isto é, o magnésio da banana só "entra" no teu corpo porque há transportadores que estão activos no transporte de glicose e frutose (hidratos de carbono) e levam outras substâncias "por arrasto". Quando tomas esses multivitaminicos isso não acontece.

Por alguma razão os vegetarianos que tomam comprimidos para substituir refeições apresentam mesmo assim graves deficiências nutritivas.

Gostaria, por curiosidade, de saber onde os dois primeiros comentários foram buscar fontes tão fiáveis que lhes permitam afirmar com tamanha assertividade que "isso só faz é bem", e "não vás à farmácia que isso é treta, mandar vir deste site". Sim, no caso de ele querer tomar o melhor seria mesmo mandar vir sum site de produtos para os bombados do ginásio em vez de falar com um profissional que teve 5 anos de formação... [:D] A prozis paga-vos para espalhar a palavra? Se pagarem bem digam que eu não me importo de ganhar uns trocos a fazer publicidade também [:D]

(ps: estou a brincar em relação a vocês serem representantes da prozis, mas fico espantado com o sucesso dessa marca que em todo o lado tem gente a falar dela... quando o que eles vendem não passa de suplementos como aqueles publicitados nas televendas que o pessoal tanto critica)

Última edição:
Mesmo com uma alimentação equilibrada é difícil obter todos os nutrientes que necessitamos, nas quantidades que necessitamos, os alimentos já não são os alimentos do tempo dos nossos avós, está tudo minado... desde vegetais, carne, peixe, ovos, marisco, basicamente tudo...

Além da tal alimentação, o mais equilibrada e biológica possível, conselho vivamente a suplementação:

- Omega3 => 2 gramas/dia => 2x => Ultra Omega-3 Vitamins - 180 Softgels | NOW Supplements
- Vitamina D3 => 10000IU/dia => 2x => Vitamin D-3 5,000 IU - 240 Softgels
- Vitamina K2 => 100 mcg => 1x => MK-7 Vitamin K-2 100 mcg - 60 Veg Capsules
- Magnésio => 400mg => 2x => Magnesium Citrate 200 mg - 250 Tablets
- Iodo, Selénio, Zinco, Vit A,B,C,D,E,... => Life Extension, One-Per-Day Tablets, 60 Tablets - iHerb.com
- CoQ10 => Search - ubiquinol - iHerb.com
- Probióticos => Healthy Origins, Probiotic, 30 Billion CFU's, 150 Vcaps - iHerb.com
- 2L de água alcalina(Ph >7) olhem para os rótulos, vão ver que é a generalidade é ácida, depois há uma que tem o Ph 9,5
- Exercício físico QB

Mesmo com uma alimentação equilibrada é difícil obter todos os nutrientes que necessitamos, nas quantidades que necessitamos, os alimentos já não são os alimentos do tempo dos nossos avós, está tudo minado... desde vegetais, carne, peixe, ovos, marisco, basicamente tudo...

Além da tal alimentação, o mais equilibrada e biológica possível, conselho vivamente a suplementação:

- Omega3 => 2 gramas/dia => 2x => Ultra Omega-3 Vitamins - 180 Softgels | NOW Supplements
- Vitamina D3 => 10000IU/dia => 2x => Vitamin D-3 5,000 IU - 240 Softgels
- Vitamina K2 => 100 mcg => 1x => MK-7 Vitamin K-2 100 mcg - 60 Veg Capsules
- Magnésio => 400mg => 2x => Magnesium Citrate 200 mg - 250 Tablets
- Iodo, Selénio, Zinco, Vit A,B,C,D,E,... => Life Extension, One-Per-Day Tablets, 60 Tablets - iHerb.com
- CoQ10 => Search - ubiquinol - iHerb.com
- Probióticos => Healthy Origins, Probiotic, 30 Billion CFU's, 150 Vcaps - iHerb.com
- 2L de água alcalina(Ph >7) olhem para os rótulos, vão ver que é a generalidade é ácida, depois há uma que tem o Ph 9,5
- Exercício físico QB

A suplementação de Ubiquinol, apenas faz sentido em pessoas que tomam estatinas, muito prescritas para tratar dislipidémias (sinvastatina, atorvastatina, etc). De resto, acho um tanto ou quanto inutil.

Quanto ao resto, magnésio também é bastante interessante suplementar, uma vez que existem cada vez mais pessoas deficientes neste mineral. Zinco, idem. Agora, vitamina C? Esta é das vitaminas mais fáceis de obter numa alimentação equilibrada.

A suplementação é interessante, apenas quando tentamos perceber quais os minerais/vitaminas que temos maior carencia. Juntar um comprimido com todas as vitaminas, apenas vai prejudicar a absorção das mesmas.

Voltar
Superior