[Código da Estrada] Multas irregulares da EMEL

Multas irregulares da EMEL

• Impugnei e tive de pagar

Votos: 0 0,0%
  • Ignorei e depois *lixei-me*

Votos: 0 0,0%

• Total de eleitores
    23

chaveiro

New member
Gostaria da vossa opinião em relação a estes locais junto à estação de metro e comboios de Entre-Campos em Lisboa.
Todos os dias lá estão carros estacionados, volta na volta passa a EMEL e multa todos com aqueles papeis amarelos, mas nunca reboca nenhum só mesmo os que estão nos lugares sinalizados por eles que não tem ticket válido, porque será?

Já foi chamada a policia ao local 2 após mais um dia de inúmeras multas e o que disseram foi que só multaria algum veiculo nesses lugares caso estivesse deveras mál estacionado a bloquear o acesso a outros veiculos.

Que serviço é este que a emel presta afinal?

Local 1

09032011260.JPG
09032011261.JPG

Fila numa rua sem saida. O taipal é da emel e tapa um descampado de terra batida onde antigamente estacionavam uns 200 carros.
Multa pelo artigo 50.

Local 2

23032011269.JPG
23032011270.JPG

Aqui trata-se de um descampado em terra batida que ficou após demolição de um predio, atrás temos os predios novos da epul. O aceso a este espaço é feito pelo passeio que tem uma zona de passagem de carros rebaixada. Todos os carros estão com o papel amarelo...
Multa pelo artigo 48 - 4 c.e.

O local deste parque fica no meio do edificio branco da esquerda desta maquete. O edificio ainda não existe. O terreno é da EPUL.

epul2.jpg

Que base legal tem eles para multar nestes locais?
Pagavam estas multas?

Ainda há mais um local na mesma zona, ponho fotos quando tiver.

Infelizmente já fui multada por 3 vezes. Uma por distracção (pela Spark), e duas pela Emel, em dias em que o estacionamento estava tão caótico que pimba! lá teve que ser. Eu ignoro "papelinhos amarelos". Se querem multar, eles que enviem a multa para minha casa. Para facilitar, tenho o cartão de residente deles e tudo, ou seja, têm a minha morada actualizada. Quando enviarem, assumo. Sem isso, nada feito.

No meu caso já me aconteceu colocarem-me o papel Amarelo, isto porque o papel do parquimetro, quando fechei a porta, voou para baixo do banco! Telefonei para a Emel, a explicar o sucedido, o qual a menina , nada simpatica, me disse que teria de pagar obrigatóriamente e que teria de escrever uma carta, para o IMTT a explicar o sucedido, e mais tarde eles decidiriam se devolveriam ou não o dinheiro!! Até agora não paguei, guardei o papel do parquimetro, e seja o que Deus quiser!

PS: convem tambem dizer, que o papel do parquimetro, diz para deixar em local visivel, e nesse aspecto perco a razão!!

Gostaria da vossa opinião em relação a estes locais junto à estação de metro e comboios de Entre-Campos em Lisboa.
Todos os dias lá estão carros estacionados, volta na volta passa a EMEL e multa todos com aqueles papeis amarelos, mas nunca reboca nenhum só mesmo os que estão nos lugares sinalizados por eles que não tem ticket válido, porque será?

Já foi chamada a policia ao local 2 após mais um dia de inúmeras multas e o que disseram foi que só multaria algum veiculo nesses lugares caso estivesse deveras mál estacionado a bloquear o acesso a outros veiculos.

Que serviço é este que a emel presta afinal?

Local 1

09032011260.JPG
09032011261.JPG

Fila numa rua sem saida. O taipal é da emel e tapa um descampado de terra batida onde antigamente estacionavam uns 200 carros.
Multa pelo artigo 50.

Não estou a ver qual é a rua em questão mas, pelas fotos , sendo uma rua sem saída, obrigatoriamente tem trânsito nos dois sentidos . Como tal a aplicação do artigo 50, penso que seja o nº 1, al. a), ou seja , a obrigar os outros condutores a ocuparem a parte da via de rodagem destinado ao sentido contrário, está bem aplicado

Local 2

23032011269.JPG
23032011270.JPG

Aqui trata-se de um descampado em terra batida que ficou após demolição de um predio, atrás temos os predios novos da epul. O aceso a este espaço é feito pelo passeio que tem uma zona de passagem de carros rebaixada. Todos os carros estão com o papel amarelo...
Multa pelo artigo 48 - 4 c.e.

Pelo que descreves esse local está fora da via pública destinada à circulação e ou estacionamento de viaturas , pelo que é ilegal autuar qualquer viatura nessas zonas, logo se for autuado ou bloqueado é contestar .

Que base legal tem eles para multar nestes locais?
Pagavam estas multas?

Ainda há mais um local na mesma zona, ponho fotos quando tiver.

Resumindo na 1ª situação á materia de facto para autuar essas viaturas, na 2ª situação é iligal autuar, infelizmente tanto na EMEL como na Polícia Municipal de Lisboa, nesta última situação por vezes é habitual estas situações de autuações .

Não estou a ver qual é a rua em questão mas, pelas fotos , sendo uma rua sem saída, obrigatoriamente tem trânsito nos dois sentidos . Como tal a aplicação do artigo 50, penso que seja o nº 1, al. a), ou seja , a obrigar os outros condutores a ocuparem a parte da via de rodagem destinado ao sentido contrário, está bem aplicado

A minha interpretação do artigo é essa no entanto a rua não tem traço a delimitar faixas e é possível cruzarem-se dois carros no espaço restante.
Neste caso qual é o critério?...

Última edição:

A minha interpretação do artigo é essa no entanto a rua não ter traço a delimitar faixas e é possível cruzarem-se dois carros no espaço restante.
Neste caso qual é o critério?...

Não precisa de ter traços na via.

eu não pago se não me enviarem para casa nada feito
a mim já uma situação em que estava eu no dentista e entretanto o tempo acabou e estava eu a voltar do dentista quando vejo o fiscal a passar-me uma multa e disse ao gajo que estava no dentista mas o gajo disse que não podia fazer nada e madei o gajo para o *******, o gajo ignorou e depois pedi ao dentista um comprovativo em como estava a fazer um tratamento e acabaram por impugna-la.[:cool:]

No local que ficou vazio após a demolição do prédio, pelos vistos não há sinal nenhum a autorizar o estacionamento e tem dono, de certeza que ninguém pede autorização ao dono para estacionar. Portanto não passa de ocupação abusiva do espaço.

Quanto aos carros que estão junto ao taipal, há outra questão que se levanta. Nessa rua não há outros lugares de estacionamento?

Pelo que se vê nas fotografias há carros estacionados perpendicularmente à rua, numa zona de estacionamento, inclusive com lugares vagos.

No local que ficou vazio após a demolição do prédio, pelos vistos não há sinal nenhum a autorizar o estacionamento e tem dono, de certeza que ninguém pede autorização ao dono para estacionar. Portanto não passa de ocupação abusiva do espaço.

Quanto aos carros que estão junto ao taipal, há outra questão que se levanta. Nessa rua não há outros lugares de estacionamento?

Pelo que se vê nas fotografias há carros estacionados perpendicularmente à rua, numa zona de estacionamento, inclusive com lugares vagos.

O terreno deve ter dono, mas é a emel que multa em terrenos privados? E se for terreno da camara? É diferente?

Os lugares perpendiculares são pagos :) Só estacionam praticamente os residentes.

A questão aqui é saber da legalidade e legitimidade das autoações, uma vez que em nada prejudicam o transito e/ou peões.

É uma invasão de propriedade alheia. A EMEL quanto muito pode denunciar a ocupação abusiva dos terrenos.

Isso não é mais que uma pressão para forçar condutores a utilizar as zonas controladas pela EMEL. Da mesma forma que se tem vindo a dar mais poderes à EMEL para autuar e bloquear, tb como forma de pressão, quem estaciona em cima de passeios, quando isso antes era da competência da policia.

Em suma, uma MAFIA!

Voltar
Superior