Multa dúvida!!

Obrigado xiko, tenho ideia de até ter lido o acordão mas não o guardei.
Salvo erro um dos fundamentos até seria a "pressão do agente" para o pagamento e desconhecimento da consequência desse acto por parte do autuado.

(...)
ele veio pedir ajuda como resolver a situação! quem não o quer ajudar que se cale! há é aqui muita gente com mania de doutor juíz que acusa e julga sempre que alguém coloca uma dúvida!
(...)

Uma coisa é pedir ajuda, outra é vir dizer que a culpa é dos policias, que não matou ninguém e que deviam ter bom senso e ser desculpado.

É so isso que me faz confusão, o descarte automático de responsabilidade por questões de altivez.

No ano de 2000 aconteceu me o mesmo, faltava me cerca de 1 mes para fazer os 2 anos de carta. Recebi em casa a carta de inibição de conduzir de 1 ou e meses não me recordo. Quando fui ao tribunal para ir levantar a carta(pensava eu que o ia fazer) é que me comunicam que como tinha a carta há menos de 2 anos e tinha carácter provisório já n podia ficar com ela. Lá tive de a tirar novamente.

A "sorte" é que como conhecia o dono da escola frequentei as aulas quase todas de código mas as de condução foram só 5 ou a 6 para me habituar novamente ao estilo de de condução para exame. Tirei a nova carta em 1 mes e meio mais ao menos.

Deixo este relato não para assustar o criador do tópico mas para alertar todos os que têm a carta há menos de 3 anos que de um dia para o outro aquilo que tanto desejaram vai se num segundo.

Boas,

Hoje fui multado por ter pisado uma linha continua enquanto ultrapassava um condutor que vinha prai a 20km/h. Eu nem conversa dei aos policias, eles bem tentaram meter-se comigo. Paguei e pus me andar.. quando cheguei a casa reparei que na multa o meu nome estava errado! em vez de dizer por exemplo: Joaquim Almeida Ferreira dizia Joaquim Almuda Ferreira. Há alguma coisa que possa fazer com isto?? Só não quero ficar com inibição de conduzir, ainda por cima tenho carta à pouco mais de um ano!!

Não li o tópico todo, logo posso estar a repetir o que foi dito, mas conhecendo o fórum a maioria está a dar-te na cabeça e uma minoria está a dizer que é tudo hipócrita. [:D]

Tentando ajudar qualquer coisa, efectivamente podes contestar a multa, pois a história de "pagas na hora = declaração de culpa" foi declarada inconstitucional pelo tribunal constitucional.

No entanto, a não ser que tenhas elevadas cunhas ou trafulhice (como apanhares o outro condutor que ia a 20 e pó-lo a dizer no tribunal que estava parado), não te vais safar. Legalmente cometeste um infracção e, legalmente, és dado como presente em função da assinatura.

Também é escusado pegares no erro ortográfico, pois os juízes por norma "perdoam" essas gralhas e a caligrafia pode ser sempre usada como argumento. Eventualmente a podias "fazer um filme" se o teu número de carta estivesse claramente errado, assim como modelo do carro e matrícula, mas esse não é o caso.

Como estás a fazer 1 ano de carta e agora o período de "condicional" é de 3, o mais provável é teres de voltar a tirar.

Agora explica lá a parte a Bold, que conversa é que os polícias quiseram ? Porque é que não explicaste a tua situação, apelando ao bom senso que pudesse existir naquela situação ? É que se querias "esmolas", tinhas de pedir na altura.

O que me disseram foi que se mandasse uma carta em minha defesa, e como eu preciso da carta para me deslocar. podiam suspender a pena, e nao ficar sem a carta provisoria!! Alguem sabe algo sobre isto!!

Tipo os policias começaram a dizer: entao a passar linhas continuas? eu disse que o carro da frente estava parado!! o policia disse que não bue arrogante e eu calei-me!! Logo a seguir pediram o triangulo e o colete e ainda andaram a cheirar as rodas!! Que por acaso eram novas!!

Uma vez que estamos a falar sobre ficar sem carta, esclareçam-me uma situação!

Quando estamos numa estrada nacional, e o carro da frente vai cortar a esquerda, e faz sinalização, mas como na faixa contrária vêm carros, o carro têm de aguardar parado, quem vêm atrás pode "ultrapassar" pela direita, ou seja na berma da estrada?

Eu vejo muita gente a fazer isto, eu próprio também o faço. Como tenho a carta a cerca de 1 ano e meio, não queria ficar sem ela!

tiveste azar com os policias que apanhaste. tu recém encartado, eles recém-agentes provavelmente. os mais velhos costumam ser mais compreensivos, têm mais noção de justiça, agora essa malta nova. já os ouvi mandar os condutores p/ o c*.. sem educação nenhuma.
se eles andaram a cheirar o carro não queriam conversa, queriam era ver se pegavam em mais alguma coisa. se calhar estavam à espera que lhes desses algum €por fora.
não há hipótese. tens de repetir o exame o mais rápido possivel.

Pois, é isso mesmo!! Eu vou escrever essa carta com a ajuda de alguém e espero que me ajude! Senão estou tramado, lá se vai a carta e tão cedo não a tenho!! o que mais me custa é que sem carta, a minha vida vai dar uma volta muito grande... e não acho justo por um simples transpor uma linha continua, sem pôr em risco a integridade física de quem quer que seja, nem a ***** do limite de velocidade passei!!

Se queres ainda ter alguma hipótese de manter a carta, recorre a um bom advogado que tenha experiência nesta matéria.

É o conselho que te dou, e falo com conhecimento de causa. [;)]

Uma vez que estamos a falar sobre ficar sem carta, esclareçam-me uma situação!

Quando estamos numa estrada nacional, e o carro da frente vai cortar a esquerda, e faz sinalização, mas como na faixa contrária vêm carros, o carro têm de aguardar parado, quem vêm atrás pode "ultrapassar" pela direita, ou seja na berma da estrada?

Eu vejo muita gente a fazer isto, eu próprio também o faço. Como tenho a carta a cerca de 1 ano e meio, não queria ficar sem ela!

A ultrapassagem pela direita é uma excepção e aplica-se a esses casos, no entanto, deve ser efectuada "dentro" da via de trânsito.
Utilizando a berma, podes eventualmente ser autuado.

julgo que o uso da berma também previne esse caso, sem certeza

Assim de repente, não estou a ver:

Artigo 17.º
Bermas e passeios
1 - Os veículos só podem utilizar as bermas ou os passeios desde que o acesso aos prédios o exija, salvo
as excepções previstas em regulamento local.
2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de €60 a €300.
Artigo 37.º
Excepções
1 - Deve fazer-se pela direita a ultrapassagem de veículos ou animais cujo condutor, assinalando devidamente
a sua intenção, pretenda mudar de direcção para a esquerda ou, numa via de sentido único,
parar ou estacionar à esquerda, desde que, em qualquer caso, tenha deixado livre a parte mais à direita
da faixa de rodagem.
...
3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de €120 a €600.
E importante:

b) «Berma», superfície da via pública não especialmente destinada ao trânsito de veículos e que ladeia a faixa de rodagem;
...
h) «Faixa de rodagem», parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos;
A manobra só é permitia na faixa de rodagem, como diz o 37º, não sendo a berma assim considerada. [;)]

Mas posso estar a falhar algum artigo relevante.

tenho ideia pisar a Guia(linah continua entre a faixa e a berma) não leva a coima excepto em auto-estrada em que circular por lá é contra-ordenação grave e parar é muito grave(ou algo assim parecido)

tenho ideia pisar a Guia(linah continua entre a faixa e a berma) não leva a coima excepto em auto-estrada em que circular por lá é contra-ordenação grave e parar é muito grave(ou algo assim parecido)

Nesse sentido tens razão, é leve, não tem sanção acessória, ao contrário da separação de vias de trânsito. [;)]

No entanto é autuado e ainda são 60 heróis. [:D]

entao e por exemplo eu q tenho a carta a 2 anos nem isso, aconteceu me o mesmo mas o policia nao me deu papeis para assinar nem papeis para levar cmg mas no final disse q eu podia seguir q o auto chegava a casa, axei estranho n sera possivel n me ter passado multa?

entao e se tiver carta a quase 2 anos? tive ontem uma situaçao igual carro da gnr tava atras duma carrinha e vinha um a 30 a minha frente. mas n me deram nada pa assinar nem pa levar para casa so me pediu os documentos e no final disse q podia seguir q o auto chegava a casa, sera q n me multou?

Se ele não tiver autos com ele, pode acontecer sim. Ele deve ter apontado os teus dados e, quando chegar à esquadra, há de elaborar um auto, que receberás por carta registada.
Existe a possibilidade de ele ter querido "só assustar-te" e não te enviar nada. Mas não contes muito com isso.

Voltar
Superior