Multa da EMEL

De facto, essa situação é muito estranha, mas dessa gente já nada me admira.

Como a última que me aconteceu. A semana passada recebi mais uma prenda de 30€, sempre pelo mesmo motivo. Mas esta prendinha tem o seu quê de engraçado.

Passo a relatar tudo: a 24 de Maio deste ano tinha um papelinho vermelho no vidro denunciando o mau estacionamento do carro (desta vez nem estava, mas enfim). Quando chego à matrícula, vejo que não é a minha; mais precisamente, era igual no 1º número e nas letras (tenho as letras no fim), mas o 2º número era diferente (um 60 em vez de um 39). Mesmo assim, guardei o dito papel, não fosse chegar notificação a casa respeitante a esse processo.

E chegou. Vou ver os dados todos: nº de processo igual, data igual, hora igual, local igual, infracção igual, agente autuante igual, tudo igual, excepto num pormenor: a matrícula. E aqui surge a cereja no topo do bolo: desta vez, já vem a minha matrícula certa. Ou seja, um processo que originalmente abriu para uma matrícula que não a minha, veio endereçado em carta registada com a minha matrícula, isto é, a inicial e que está no papelinho é a **-60-**, a minha e que veio no auto é a **-39-** (os ** representam o 1º número e as letras; como disse, os únicos em comum nas 2 matrículas).

Desta vez, pretendo mesmo reclamar. A questão: ir lá à loja dizer que a matrícula inicial do processo não é a minha é suficiente, ou tenho mesmo de apresentar defesa/impugnação à ANSR?

Se , já veio o auto de contra-ordenação e não um pedido de identificação ,a defesa é sempre para esta entidade.

Bem pessoal desta vez foi eu, arrumei num lugar onde supostamente era para taxis, meti o meu bilhete e tal mas nada serviu e não tinha mesmo conhecimento que era para taxis.
A verdade é que o sinal estava de lado, não existe uma lei que tem de estar visível a x metros ? ou isto é só para assustar ?

edit: o mais estranho é que vou ao site deles para receber em casa a multa, tenho de meter todos os dados incluído valor, matricula... se isto tem um número de processo não tinham logo acesso ? isto é algo duvidoso...

Os sinais devem estar sempre visíveis para os utilizadores das vias.

Artigo 13.º
Colocação
1- Os sinais devem ser colocados de forma a garantir boas condições de legibilidade das mensagens neles contidas e a acautelar a normal circulação e segurança dos utentes das vias.
2- Os sinais verticais são colocados do lado direito ou por cima da via, no sentido do trânsito a que respeitam, e orientados pela forma mais conveniente ao seu pronto reconhecimento pelos utentes.
3- Dentro das localidades, a distância entre a extremidade do sinal mais próxima da faixa de rodagem e a vertical do limite desta não deve ser inferior a 50 cm, salvo casos excepcionais de absoluta impossibilidade.
4- Fora das localidades, os sinais devem estar colocados para além da berma e a uma distância da faixa de rodagem não inferior a 50 cm, medida entre o bordo do sinal mais próximo da referida faixa e a vertical do limite desta.
5- Quando se trate de sinais colocados sobre a via, devem os montantes ou pilares estar convenientemente protegidos, por forma a garantir a segurança dos utentes.
6- A altura dos sinais acima do solo conta-se entre o bordo inferior do sinal e o ponto mais alto do pavimento, devendo, salvo casos excepcionais de absoluta impossibilidade, manter-se uma altura uniforme dos sinais.
7- A altura referida no número anterior deve respeitar os seguintes valores:
a) Fora das localidades – 150 cm;
b) Dentro das localidades ou quando o sinal está colocado em cruzamentos ou entroncamentos, sobre passeios ou vias destinadas a peões – não inferior a 220 cm;
c) Sinais colocados sobre a via – não inferior a 550 cm.
8- Exceptuam-se do disposto no número anterior os sinais de direcção e os sinais complementares, que podem ser colocados à altura mais conveniente, atendendo à sua localização.
9- Cada suporte não pode conter mais de dois sinais e de dois painéis adicionais, com excepção dos sinais de direcção.

Aqui está:

Não se vê quase nada.
Acham que vale a pena avançar?
Obrigado rucsantos

Isso é junto ao Hospital da Estefânia ?

Já vi pelo google maps que é. Que eu me lembre, há mais de 15 anos , sempre existiu aí uma praça de táxis junto à entrada do portão das urgências e esteve sempre bem sinalizado.

Dá uma contra ordenação de 60€ , parque reservado.

Hoje vou para esses lados e se puder dou lá um salto .

Última edição:
De facto, essa situação é muito estranha, mas dessa gente já nada me admira.

Como a última que me aconteceu. A semana passada recebi mais uma prenda de 30€, sempre pelo mesmo motivo. Mas esta prendinha tem o seu quê de engraçado.

Passo a relatar tudo: a 24 de Maio deste ano tinha um papelinho vermelho no vidro denunciando o mau estacionamento do carro (desta vez nem estava, mas enfim). Quando chego à matrícula, vejo que não é a minha; mais precisamente, era igual no 1º número e nas letras (tenho as letras no fim), mas o 2º número era diferente (um 60 em vez de um 39). Mesmo assim, guardei o dito papel, não fosse chegar notificação a casa respeitante a esse processo.

E chegou. Vou ver os dados todos: nº de processo igual, data igual, hora igual, local igual, infracção igual, agente autuante igual, tudo igual, excepto num pormenor: a matrícula. E aqui surge a cereja no topo do bolo: desta vez, já vem a minha matrícula certa. Ou seja, um processo que originalmente abriu para uma matrícula que não a minha, veio endereçado em carta registada com a minha matrícula, isto é, a inicial e que está no papelinho é a **-60-**, a minha e que veio no auto é a **-39-** (os ** representam o 1º número e as letras; como disse, os únicos em comum nas 2 matrículas).

Desta vez, pretendo mesmo reclamar. A questão: ir lá à loja dizer que a matrícula inicial do processo não é a minha é suficiente, ou tenho mesmo de apresentar defesa/impugnação à ANSR?

DiSatos são situações parecidas.
Eu nunca levei o carro a Lisboa, nem se onde fica rua, nem sabia quem era a Emel, nem como funciona, a pelo que já li, funciona muito mal e quem se lixa, como sempre somos nós...

No meu caso, ainda não recebi nenhum auto e contraordenação, por isso em principio irei escrever carta e enviar para a Emela explicar situação. vamos ver que acontece depois..

Isso é junto ao Hospital da Estefânia ?

Já vi pelo google maps que é. Que eu me lembre, há mais de 15 anos , sempre existiu aí uma praça de táxis junto à entrada do portão das urgências e esteve sempre bem sinalizado.

Dá uma contra ordenação de 60€ , parque reservado.

Hoje vou para esses lados e se puder dou lá um salto .
Sempre existiu, acontece é que antes o parque era mais pequeno e agora aumentaram e meteram o sinal dessa forma.
No google maps não dá para ver como está actualmente, se tivesse como lá estava não enviado a reclamação e se calhar nem tinha lá estacionado.

Passei lá à tarde e o parque está sinalizado de acordo com a lei em vigor.
No entanto, o poste de iluminação utilizado para colocar um sinal antigo de informação de hospital , poderá tapar um pouco a percepção do sinal aposto em suporte fixo no passeio que está logo por de detrás , bem como alguma da folhagem dos ramos da árvore junto ao poste.
Contudo , olhando para a frente , é bem visível o fim de praça de táxis com seis lugares adstritos.
Duvido muito que, numa impugnação te deem razão mas, nada como tentar .

Só se torna visível mesmo em cima dele. Mas nada como tentar, tirei uma série de fotos e enviei. Na minha opinião sinal não está totalmente visível, reclamei agora é esperar nem que seja para atrasar o processo.
Não existe o limite de metros do qual tem de estar visível? É que no artigo é um pouco relativo

Só se torna visível mesmo em cima dele. Mas nada como tentar, tirei uma série de fotos e enviei. Na minha opinião sinal não está totalmente visível, reclamei agora é esperar nem que seja para atrasar o processo.
Não existe o limite de metros do qual tem de estar visível? É que no artigo é um pouco relativo

Nada consta sobre isso no Dec.Reg. 22-A/98 .

Olha que um amigo meu teve uma multa no Fundão por não respeitar um sinal de proibido virar à esquerda meio tapado por uns guarda-sóis de uma esplanada. Ele tirou fotos, escreveu um texto (na altura até o ajudei). Passado uns largos meses (salvo erro, mais de um ano), recebeu uma carta a dizer que ele não tinha razão (precisamente porque o DL não é muito detalhado), que o sinal estava legal, pelo que viu a coima ser aumentada em três vezes! Em vez de 25€, pagou mais de 70€. Portanto, se quiseres contestar, força, mas se não tiveres uma base muito sólida, podes ter que pagar um balúrdio!

E qual é o tempo que eles consideram para pagamento voluntário ?

edit: já vi que é de 15 dias úteis.
não estou a perceber uma coisa, tenho 15 dias para reclamar ao menos tempo tenho 15 dias para fazer pagamento com o valor mínimo, quer dizer se não for aprovada a impugnação começa logo a subir o valor?

Última edição:
Gostaríamos ainda de elucidar que a Denúncia n.º .... colocada no veículo, destina-se a informar que existe uma infracção ao Código da Estrada, não devendo ser confundido com a notificação do Auto de Contra-Ordenação.
Para seguimento do processo queira V. Exa. fornecer os elementos necessários ao levantamento do Auto de Contra Ordenação (nome, morada, bilhete de identidade e carta de condução). Também poderá identificar-se e efectuar o pagamento através da Loja EMEL on-line www.lojaemel.com.
Relativamente ao estado das árvores na via pública, informamos que a manutenção é da total responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa.

Parece que não tive sorte

Boas,

hoje fui buscar a minha namorada e como ia demorar 5m não coloquei moeda no parquimetro, ora quando voltei fiquei surpreendido por ter a carta e nem sequer vi o funcionário da EMEL , tudo isto em 5m ?!?! se calhar estaria atrás de alguma árvore escondido mal saí do carro e foi a correr colocar a multinha e desapareceu ...

a multa é de 10€, tenho duas dúvidas:

1) tenho 15 dias para pagar, posso fingir que não vi e esperar a ver se enviam para casa?
(esperando que até possam "esquecer" e prescreva, penso que são 2 anos)

2) por não ter pago, ao enviarem para casa a multa continua a ser os 10€ ou já vem maior?

obrigado.

E como é que eles fazem prova que o tal bilhete estava lá quando o condutor chegou ao carro?

A meu ver, mesmo que chegue a casa a tal multa de €30, é de impugnar pela razão acima indicada

Voltar
Superior