[Código da Estrada] Multa 500 euros

Acho uma piada a estas multas... se o carro está seguro porque é que leva multa por não ter o papel do selo no vidro?

A policia não tem acesso a uma BD dos seguros dos carros? Então que confirme lá! Essa mania dos selos dos vidros parte-me todo, se tenho os documentos no porta luvas e mos vão pedir porque é que tenha que andar com selos nos vidros?!

Piada?
E como é que um carro parado, abandonado, estacionado é fiscalizado?
Faz todo o sentido, menos para quem acha piada.

Piada?
E como é que um carro parado, abandonado, estacionado é fiscalizado?
Faz todo o sentido, menos para quem acha piada.

O meu carro pode estar estacionado no mesmo local, desde que não apresente sinais evidentes de abandono, durante 30 dias.

Durante esses 30 dias o seguro caducou, eu paguei, mas como ainda não o conduzi ou nem sequer estou no país/cidade/o que seja, o selo está desactualizado. Vou ser multado por isso?

Há coisas que até podem fazer sentido, mas multar alguém porque tem o carro parado sem as vinhetas actualizadas é ridiculo porque simplesmente não podem confirmar se aquilo está certo ou não, nem qual o motivo.

Fazendo fé que no momento da fiscalização te passaram um aviso para apresentação de documentos em falta e, tendo o faltoso na sua posse e me dia, desloca-se ao posto designado no aviso e efectua a paresentação dos mesmos. Se os apresentar no prazo dos oito dias seguidos que constam no aviso , é elaborado auto de contra-ordenação no valor de 30€, se deixar passar os oito dias , o valor passa para 60€. Base legal, artigo 85º do C.E.
Os 500€ de que fala só seriam aplicados caso não fosse possuidor de certificado válido à data da fiscalização.Base legal Decreto-Lei 291/2007.

São 30 € por CADA documento em falta, ou não ?

Também acho piada a este tipo de comentários por alguém que não se dá ao trabalho de pesquisar as coisas. Desta forma evitam-se comentários menos precisos.

Em relação ao distico do seguro( vulgo selo) a obrigação de estar aposto no vidro encontra-a aqui :Dec-Lei 291/2007 :

Artigo 30.º
Dístico

1 — Nos veículos cuja utilização esteja sujeita ao
seguro e com estacionamento habitual em Portugal, com
excepção dos motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos
e máquinas industriais deve ser aposto um dístico,
em local bem visível do exterior, que identifique, nomeadamente,
a empresa de seguros, o número da apólice, a
matrícula do veículo e a validade do seguro.

.....................................................

A base de dados a que se refere é a SEGURNET e tem a mesma fiabilidade que as previsões do Gaspar :sh). Lá encontra-se de tudo , desde seguros em vigor que não estão, seguros anulados que estão em vigor noutra companhia, dados nenhuns de carro segurado tendo o condutor o papel do seguro nas mãos, etc .....

Pois mas eu penso como o Scutar. é completa estupidez essa dos selos no para brisas. Só mesmo em portugal.Aqui na Alemanha nao existe essa mania e nao e por isso que a policia deixa de conseguir controlar se o carro tem seguro ou nao[8b]
Mas em Portugal já se sabe, tudo e feito já a pensar numa maneira de sacar mais alguns trocos ao zé povinho[:vm)]

Pois mas eu penso como o Scutar. é completa estupidez essa dos selos no para brisas. Só mesmo em portugal.Aqui na Alemanha nao existe essa mania e nao e por isso que a policia deixa de conseguir controlar se o carro tem seguro ou nao[8b]
Mas em Portugal já se sabe, tudo e feito já a pensar numa maneira de sacar mais alguns trocos ao zé povinho[:vm)]

Mas na Alemanha, segundo um tio meu que é Alemão, as matriculas dos carros estão registadas de acordo com a zona de residência. Se viveres em Berlim a matricula é algo do género BE ou algo do género. Isto torna a fiscalização mais fácil e a base de dados mais pequena.

Mas na Alemanha, segundo um tio meu que é Alemão, as matriculas dos carros estão registadas de acordo com a zona de residência. Se viveres em Berlim a matricula é algo do género BE ou algo do género. Isto torna a fiscalização mais fácil e a base de dados mais pequena.

Lá está teem mais organizacao de forma a melhorar os sistemas e a nao arranjar problemas extras.Se Portugal fosse um país mais organizado evitava-se muitas dores de cabeca[8b] As matriculas aqui nao teem a ver com o local de residencia mas sim com as regioes ou seja com os distritos como se diz em portugal.

Se é estupidez ou não a mim, não me chateia nada ter lá os dísticos. A lei que obriga não é de agora e nem daqui a muitos anos estaremos em pé de igualdade com a Alemanha ou qualquer outro país mais evoluido que o nosso.
Se o tuga se preocupasse em saber um pouco da legislação rodovoária em vigor ,e não apenas estar interessado em pagar uma carta de condução, talvez as contribuições extraordinárias diminuissem. Eu pelo menos assim o faço, deste modo , não contribuo para engordar os cofres do estado.

Já agora, sendo um pouco off-topic:

Recebi uma multinha de velocidade. CO Grave, 120 euros, e pronto...Fui apanhado a 79 km/h num local de 50 km/h, que correspondeu a 74 km/h.

A minha questão é: Como é a primeira multa que levo, a minha carta já tem mais de 3 anos, a sanção acessória será suspensa?
É uma azia descomunal ser multado por uma infracção, quando quem multa também está em infracção (carro estacionado em cima do passeio)...

Já agora, sendo um pouco off-topic:

Recebi uma multinha de velocidade. CO Grave, 120 euros, e pronto...Fui apanhado a 79 km/h num local de 50 km/h, que correspondeu a 74 km/h.

A minha questão é: Como é a primeira multa que levo, a minha carta já tem mais de 3 anos, a sanção acessória será suspensa?
É uma azia descomunal ser multado por uma infracção, quando quem multa também está em infracção (carro estacionado em cima do passeio)...

À partida sendo a primeira C.O. deverás ter pena suspensa por 6 meses. É o usual nestes casos.

Quanto à azia... isso é o prato do dia, mas volta sempre a velha questão: se fosses mais devagar não eras multado e o carro estacionado em cima do passeio não te fazia tanta azia [:D] (sem qualquer moralismo)

À partida sendo a primeira C.O. deverás ter pena suspensa por 6 meses. É o usual nestes casos.

Quanto à azia... isso é o prato do dia, mas volta sempre a velha questão: se fosses mais devagar não eras multado e o carro estacionado em cima do passeio não te fazia tanta azia [:D] (sem qualquer moralismo)

603240_311244535643104_157492398_n.jpg

Aí está ele, a caçar os carros que vão na via atrás das árvores...Radar atrás de uma delas, com saco preto em cima...Foi nesse mesmo dia. Filhos da mãe. A multa vai ser paga mas...Não os consigo entalar com isto???

Foste autuado pela GNR ou pela GNR/DTtrânsito? É que no geral, noto uma grande prepotência dos segundos nestas situações. Arrogância mesmo.

603240_311244535643104_157492398_n.jpg

Aí está ele, a caçar os carros que vão na via atrás das árvores...Radar atrás de uma delas, com saco preto em cima...Foi nesse mesmo dia. Filhos da mãe. A multa vai ser paga mas...Não os consigo entalar com isto???

Em relação à tua pergunta a resposta é não.

Se assim fosse era porreiro, nas IC's e nacionais até no meio do mato os vejo escondidos, com o radar junto à estrada. A justificação será que são a autoridade e que o facto de passares por lá em excesso de velocidade nada tem a ver com o local onde a viatura está estacionada, o que é verdade.

Sei que dói, já me tocou também mas quem errou fui eu, ainda que inadvertidamente.

Voltar
Superior