mudar o oleo!! / onde ?

Se calhar gastaste os 2.5€ a correr para outra oficina, achas que 12,5€ (provavelmente sem IVA) são caros para um servicinho de 10m, deu raia e agora vens pedir ajuda? LOL
E quem é que paga os 10m de elevador usado para mudar o oleo? a "vasilha" obrigatória por lei para manter o oleo usado até ser recolhido? Quem é que paga o seguro obrigatório por lei do empregado que faz o serviço? E a fatiota, boa parte dela também obrigatória?
Ah é verdade, se em casa não tens que cumprir uma unica norma e o gajo do vão de escadas também não, então ninguem tem que cumprir.
Em casa, se mandares o oleo pelo cano abaixo, quanto muito o vizinho vem-te dar uma palestra chata de 15minutinhos (já viste? uma mudança de oleo a durar 25m!! O horror!!). Numa oficina as multas começam nos 4 digitos.
Em casa podes pousar o oleo no chão, o novo e o usado. Na oficina tens que ter reservatório proprio, com bacia por baixo devidamente aprovada.

Depois disto, nem sei porque é que tenho uma cumpridora das suas obrigações...devo ser estupido! ou então fartei-me de ouvir a palestra do vizinho

Tens bom remédio para a proxima. fazes tudo em casa, assumes tu a responsabilidade de tudo, e se correr mal adquires uns anos de experiência e conhecimento no Continente (vem em embalagens, junto aos detergentes) e resolves em menos de nada, tudo antes do teu vizinho chato começar a mandar vir por causa do barulho e do cheiro.

Já orçamentei uma mudança de oleo em que ele insistiu "vá lá, são só 5 minutos" em 20mil€. era o valor do motor que ele me ia obrigar a trocar depois de fazer uma mudança de oleo em 5m. 5m não chega para escorrer o oleo decentemente, não chega para pôr o oleo correctamente (pois, não é só despejar a quantidade que diz no livro), ver o nivel, acertar, etc etc. Nem 10m chegam, e já nem falo em carros que teem resguardo!

edit: por curiosidade, este sr dos "são só 5m" agora é cliente da casa. Ele, a familia, amigos...
Naturalmente tras vantagens. Se ele hoje me aparecer a pedir uma mudança de oleo com urgência, nem sequer lhe falo em valores.

Última edição:
Não é bem assim. No meu, se tivesse colocado o que ele lá diz, e com o filtro que lá está, o nível ficava acima da vareta.

Pedro, se não é bem assim nesse caso, é porque o manual não está correcto. Acho que não há dúvidas aqui. E adianto uma coisa curiosa, que é o facto de alguns manuais não dizerem exactamente a quantidade de óleo que levam, mas sim uma quantidade aproximada (tipo leva 5L aproximadamente, e na realidade leva 5.250L - caso real).

Quanto a essa técnica de ligar o motor 5/10 segundos, ia jurar que já encontrei manuais oficiais a recomendar isso. Agora é óbvio para todos que esses 5/10 segundos são feitos APENAS ao ralenti, não há cá aceleradelas para o óleo sair mais depressa.

Mas isso são manuais oficiais.
Os engenheiros do FAH sabem muito mais que as pessoas que fazem esses manuais. [;)]

Engraçado que o que diz no filtro são daqueles com a porca em cima e esse nem tem! lol [8b]

Nos novos de plástico tb os aperto ao binário certo... O primeiro que tirei do meu carro teve de ser à porrada porque o animal que o meteu lá apertou com chave e estava a ver que tinha de tirar a bomba de óleo...

Podes ler aqui do Haynes e em caso de mais alg dúvida [;)]

"Tighten the filter by hand only - do not use any tools."
in Haynes Ford Fiesta 89-95

Há filtros que tem porca e outros que não tem. Os que não tem, também existe uma chave adequada para encaixar no topo do filtro. É o caso que aparece aí na foto do Filipe.

há coisas do diabo !! eu comprei o filtro e oleo para mudar em casa ou numa oficina, porque ficava mais barato que na norauto,midas,feuvert, etc, e acabei por gastar bem mais, por alguma misteriosa razão aquele garrafão vinha incompleto, tive que comprar mais 1L ( que pelo preço com pouco mais comprava outro garafao de 5L )

há coisas do diabo !! eu comprei o filtro e oleo para mudar em casa ou numa oficina, porque ficava mais barato que na norauto,midas,feuvert, etc, e acabei por gastar bem mais, por alguma misteriosa razão aquele garrafão vinha incompleto, tive que comprar mais 1L ( que pelo preço com pouco mais comprava outro garafao de 5L )

Desculpa a curiosidade, mas como é que chegaste a essa conclusão?

no garrafão dizia 5L , o mecanico meteu todo o garrafão, mas na vareta faltava um pouco para a ultima marca, e no painel, faltavam 2 traços para o maximo, fui a correr e comprei mais 1L meti 60% da embalagem , agora na vareta esta na ultima marca , e no painel estão todos os traços.

no garrafão dizia 5L , o mecanico meteu todo o garrafão, mas na vareta faltava um pouco para a ultima marca, e no painel, faltavam 2 traços para o maximo, fui a correr e comprei mais 1L meti 60% da embalagem , agora na vareta esta na ultima marca , e no painel estão todos os traços.

Ainda tens o garrafão do óleo (o que supostamente vinha incompleto)? Se sim, podes ver quantos litros leva.

Fiz-te uma pergunta em cima no post 36. Podes responder, sff?

O garrafão não estava incompleto... Já mudei o oleo várias vezes a uma Peugeot Expert 2.0 HDi e levava sempre cerca de 5.5 litros de oleo.

hoje tive o dia todo tentar mudar o oleo, ( eu tenho o filtro bosh e oleo shell ) recorrendo algumas oficinas a primeira que entrei pediram 15€ acho um preço obsceno para o trabalho que é, vou a outra pedem 12,50€ eu disse que sim , mas que não tinham tempo hoje que passasse quarta !! mas eu quero mudar hoje !! chatiei-me e disse epah ! vou fazer isto eu , eu não tenho muitas ferramentas, para poder aceder ao bujon tive que montar o carro encima do passeio, tinha um garrafão de agua que cortei para deixar escorrer o oleo, aqui tudo bem, tiro o bujom e o oleo cai, mas quando vou tirar o filtro não consigo tirar com a mão ( há uma ferramenta com uma corrente propria para o tirar ) tive que por outra vez o mesmo oleo , para amanha ter que ir a uma oficina e pagar 15€ que para mim acho um exagero, isso fase em 10 min. Já agora alguem conheçe alguma oficina num raio de 10kms do cacem, onde possa mudar ?
obg.
genial apr:)
'migo, tu és o maior [:)]

Boas,

Fui a uma loja de peças e comprei o filtro do óleo, o filtro do ar e um óleo da Shell 10w40.

Mudamos cá em casa. Mas a última pessoa que mudou o filtro e o óleo apertou o parafuso do bujão e o filtro para nunca mais sair. A muito custo lá conseguimos tira o parafuso. Mas o filtro tava dificil. Usamos uma dessas chaves próprias, mas a chave acabou por partir. Tivemos de enfiar uma chave de fendas no filtro de um lado ao outro e fazer força para conseguir mudar.

Finalmente depois de 1 dia e tal conseguimos mudar. Tá perfeito!

Eu também estou farto de "sapateiros" a trabalharem no meu carro! A mim já me aconteceu isso. Há uns tempos eu mudava o filtro e o óleo e nunca tive problemas com apertos excessivos e nem por isso havia fugas.

Voltar
Superior