Motor rachado?

Eu nao tou a dizer que atitudo do amigo do Andrade foi sensata, anda a "queimar" uma 4ª nao tem qualquer explicacao logica, a minha questao é porque a barreira psicologica das 4000rpm se os diesel tem o red line nas 5000rpm, no caso dos gasoline esse problema poes-se nas 6500rpm na grande maioria, excluindo os honda.

Eu queria saber os porque de essa sensibilidade dos diesel. Sei que fui um pouco extencoe em cima, mas acho que ta la tudo para fazer passar a minha ideia. Basicamente quem tem um caro a gasolina usa todos os regimes de rotacao num diesel nao pq?

Apenas mencionei um exmplo em primeira mao, conheço bem as diferenca de disponibilidade dos diesel / gasolina em alta rotacao, ai que saudades do 305 sr 1.6 duplo carburador.

citação:Originalmente colocada por HDi_1.6

Eu nao tou a dizer que atitudo do amigo do Andrade foi sensata, anda a "queimar" uma 4ª nao tem qualquer explicacao logica, a minha questao é porque a barreira psicologica das 4000rpm se os diesel tem o red line nas 5000rpm, no caso dos gasoline esse problema poes-se nas 6500rpm na grande maioria, excluindo os honda.

Eu queria saber os porque de essa sensibilidade dos diesel. Sei que fui um pouco extencoe em cima, mas acho que ta la tudo para fazer passar a minha ideia. Basicamente quem tem um caro a gasolina usa todos os regimes de rotacao num diesel nao pq?

Apenas mencionei um exmplo em primeira mao, conheço bem as diferenca de disponibilidade dos diesel / gasolina em alta rotacao, ai que saudades do 305 sr 1.6 duplo carburador.

Os "blocos" diesel são tão ou mais fiáveis que os gasolina!
O probelma poêm-se é com a sensibilidade/"fragilidade" de alguns orgãos periféricos ao bloco ou seus integrantes, como injectores, turbos, common-rail, sensores, MAF´s, etc etc etc...

Ele que veja se o barulho/pancada que ouviu não terá sido a protecção inferior do motor solta e a bater na estrada (Golf é mato).

De resto é como o maxOr disse... ter atenção a barulhos esquisitos amanhã. Se não aquecer nem tiver nada estranho, tá bom.

E porque é que não havia de estar? 4 mil rpm num tdi de 105cv? Acho que até o Tata Indica 1.4 diesel brincava com esse regime. 40 km? Mas isso é alguma coisa?

Se ele quer mesmo ver a resistência desse motor, então que faça uns 70 km seguidos às 5.000-5.200 rpm. Ou em 4ª ou em 3ª, agora isso de 4 mil rpm nem é para os Tatas. ;)

citação:Originalmente colocada por HDi_1.6

Ja tive um 106 1.5d e diga-se que fazia muita AE com ele e o ponteiro das rpm ia quase sempre nas 5000 ou la perto, ja nao tenho o carro mas um colega meu que ficou com ele, so me diz maravilhas do motor, gasta pouco nao consome uma gosta de oleo e ja tem 270 mil KM ....

E esta??? Sera o bloco 1.5 atmosferico um super resistente, os motores turbinados nao aguentam andar perto das mesmas 5000?? Alguem sabe explicar?
Depois da barracada do 1.4d a PSA para limpar a sua imagem não poupou esforços e substituiu o maldito 1.4d por esse 1.5 também atmosférico. Trata-se de um motor pensado praticamente apenas para ser fiável, económico e nada mais.
O facto de não ter turbo também ajuda a obter uma fiabilidade acima da média, para alem do próprio motor ser menos esforçado tem menos um componente (que pode ser considerado "frágil") a avariar. O resultado é que o meu mecânico que dá assistência a bastantes Saxo 1.5d diz que o motor é EXCELENTE. Na mão de vendedores que andam sempre a puxar (mas a puxar a sério) fazem mais de 200 mil km sem qualquer problema no motor, para o que sofrem é mesmo muito bom.;)

4000rpm... n dava mais? Fraco!

Tenham juizo mase! Se foxem 5000rpm ainda va k n va... mas mesmo assim...

Qt ao diesel mais sensivel... conta outra!

Cumps

Ora deixa-me cá ver o que sucede num motor rachado. O óleo perde as propriedades lubrificantes e escapa-se, queimando-se ou escorrendo; o mesmo sucede com o líquido refrigerante. Logo, como tem turbo, é o primeiro elemento a sofrer com a perda de propriedades do óleo e mesmo a perda deste. Tudo isto porque ambos os circuitos são invadidos quer com o líquido refrigerante, quer com o óleo. Além disto, estes podem desaparecer. Logo, dá-se pela rachadela com muita facilidade. Se não não se deu, é porque não está rachado. E manda o tipo ter juízo.
Estarei certo pessoal?:)

citação:Originalmente colocada por Andrade

citação:Originalmente colocada por mundano

Se tivesse rachado já tinha dado conta...

O barulho foi o que? Um aviso sonoro? Barulho esquesito do motor mesmo?

Já agora.. quem anda nessas experiencias merecia era que o motor partisse mesmo ao meio.. Os diesel não são o ideal para andar a essas rotações..

Eu também tenho um diesel (DCI). Qual é o regime máximo de rotação permitido, sem estragar o motor? Algumas vezes já fui às 3500/3600 rpm
Andas-lhe a fazer festas[:p]
O meu já foi às 5500rpm numa redução mas o corte é perto das 5000rpm.
Podes puxar por ele até às 4300rpm sem qualquer problema.

citação:Originalmente colocada por Tonux

Ora deixa-me cá ver o que sucede num motor rachado. O óleo perde as propriedades lubrificantes e escapa-se, queimando-se ou escorrendo; o mesmo sucede com o líquido refrigerante. Logo, como tem turbo, é o primeiro elemento a sofrer com a perda de propriedades do óleo e mesmo a perda deste. Tudo isto porque ambos os circuitos são invadidos quer com o líquido refrigerante, quer com o óleo. Além disto, estes podem desaparecer. Logo, dá-se pela rachadela com muita facilidade. Se não não se deu, é porque não está rachado. E manda o tipo ter juízo.
Estarei certo pessoal?:)

Vou-lhe dizer isso mesmo. Assim pode continuar a fazer as experiências [}:)][}:)][}:)]
Carago! Se eu fosse o proprietário daquele carro estava estimadinho.

Um motor não aguentar 40 nas 4000 era o que faltava. Apenas a titulo de curiosidade, qualquer motor mercedes actual têm de aguentar uma hora no regime máximo sobre temperaturas elevadissimas, deu num programa.
Eu quantas vezes já não fiz Porto Algarve sempre acima dos 190/200 e nas 4000 com a minha bmw, coitada se não aguentasse porra.[8)]

citação:Originalmente colocada por speed

Um motor não aguentar 40 nas 4000 era o que faltava. Apenas a titulo de curiosidade, qualquer motor mercedes actual têm de aguentar uma hora no regime máximo sobre temperaturas elevadissimas, deu num programa.
Eu quantas vezes já não fiz Porto Algarve sempre acima dos 190/200 e nas 4000 com a minha bmw, coitada se não aguentasse porra.[8)]

Se calhar os TDI não aguentam[:p]

citação:Originalmente colocada por speed

Se era a essa velocidade não era em 4ª. Como já foi referido em 4ª não entra tanto ar como em 5ª ou 6ª.
E será que ele aguentou sempre nas 4.000rpm certinhas? Ou levou mais em certas alturas?

Tretas à parte se a cabeça tiver uma racha (se estiver estalada) nota-se bem como já aqui foi dito.

Basta ver a vareta do óleo e observar se é óleo ou se é uma espécie de massa agarrada à vareta. Ou óleo na água do circuito de refrigeração.

Há gajos que têm dinheiro para queimar gasóleo, porque não percebo a que conclusão é que se podia chegar. Um motor a gasóleo aguentar 40km a 4000 rpm, não é muito nem é pouco, foi o que lhe passou pela cabeça! Podia ter-se lembrado de ver os morangos com açucar ou de pôr a cabeça na linha do comboio!

De vez em quando tenho que juntar líquido no circuito de refrigeração. Sempre pensei que era normal perder um pouco de líquido.
Ao ler este tópico fiquei preocupado, pois de vez em quando noto alguns pingos de líquido no sítio onde estava o carro, mas não tenho dado importância. O circuito do ar condicionado deixa cair alguns pingos, mas pensando bem esta semana ainda não usei o AC e os pingos lá estavam.
O motor não entra em sobreaquecimento.
O meu carro é um TDI, por coincidência[xx(]

Voltar
Superior