Motor Partido

[:)][:)][:)]

Isto é de loucos, então...das duas uma:
- Num TDI PD quando há óleo queimado, o mesmo desaparece misteriosamente, quiçá é teleportado algures para um ponto no infinito espaço que nos rodeia porque é IMPOSSIVEL passar para o sistema de escape sem o turbo partir;
- Praticamente todos os TDI PD vêm com turbos partidos de origem, pois gastam sempre um pouco de óleo que tem que ir para algum lado após saírem da câmara de combustão, ou seja para o escape, e isto só pode acontecer se o turbo estiver partido.

[:D]

Senhores, faças as vossas apostas.

Agora mais a sério, Cheires, o provável é que o GNR não tenha identificado o filtro de óleo e ele continue lá, procura tu mesmo, ou o teu amigo, com base na foto apresentada anteriormente.
Assim resta a hipótese do tal problema da biela já descrito e o teu amigo que tenha o cuidado de comprar um motor com o problema solucionado.

Cá pra mim, houve uma falha de lubrificação, a biela gripou e partiu, abrindo um buraco por onde saiu o oleo...

Se o filtro de oleo n está lá acho que o teu amigo n deve ter muitos mais amigos, que isso é sabotagem!

O que é certo é que o dono do carro tá fuck da vida e a ver a carteira a ficar mais vazia enquanto se descute o normal aqui no AHO.

Eu acredito que tenha acontecido isso... basta os senhores da GNR e da assistência nao saberem onde se localizava o filtro, por isso não o terem visto!

Os 'senhores da GNR' encontrarem o filtro de oleo!!!, já encontraram o motor foi um dia de sorte.

Agora o mecânico da assistência em viagem esse tem obrigação de conseguir descobrir o filtro de oleo, ou também não era mecânico nem nunca tinha falado com um?

Bem deixando de brincadeiras, de partiu um biela é normal que tenha feito fumo branco, mas é necessário saber o que levou à gripagem da biela, falta de oleo? Sem oleo qualquer motor gripa.

[:)][:)][:)]

Isto é de loucos, então...das duas uma:
- Num TDI PD quando há óleo queimado, o mesmo desaparece misteriosamente, quiçá é teleportado algures para um ponto no infinito espaço que nos rodeia porque é IMPOSSIVEL passar para o sistema de escape sem o turbo partir;
- Praticamente todos os TDI PD vêm com turbos partidos de origem, pois gastam sempre um pouco de óleo que tem que ir para algum lado após saírem da câmara de combustão, ou seja para o escape, e isto só pode acontecer se o turbo estiver partido.

[:D]

Senhores, faças as vossas apostas.

Agora mais a sério, Cheires, o provável é que o GNR não tenha identificado o filtro de óleo e ele continue lá, procura tu mesmo, ou o teu amigo, com base na foto apresentada anteriormente.
Assim resta a hipótese do tal problema da biela já descrito e o teu amigo que tenha o cuidado de comprar um motor com o problema solucionado.

Sim é muito provável que isso possa ter acontecido. Por isso mesmo também não lhe liguei muito.

Vitor Patricio o da assitência nem sequer sei se era mecânico, era dos que dão assistência nas IPs e Auto-estradas. o Sr do reboque apenas engatou o cabo no carro e toca a carregar, nem disse mais nada. Só comentámos o lugar onde estava o radar.

Só vejo aqui algumas certezas:

O filtro de óleo, que é ecológico, é só o elemento filtrante, não está apertado ao motor, está dentro da tampa preta roscada e com um vedante, situada ao lado da direito da vareta na foto. Obviamente que não desapareceu. Com a tampa a cobrir o motor não se vê.

Se há um buraco no carter, pelo menos uma biela partiu e o motivo foi falta de lubrificação.

Com um buraco no carter obviamente o óleo ainda existente no carter teve de vir para o chão, escorrendo da blindagem.

O resto são filmes.

Isto é de loucos,
:confused: será que o senhor não tem a noção da barbaridade que está a dizer?
a unica coisa louca e irreal foi o que escreveu!
já desmontei alguns motores PD e duvido que o senhor tenha trocado mais turbos e cabeças e injectores do que eu...
...mas o senhor é que parece saber.....

então...das duas uma:

da uma duas... duas barbaridades escritas por uma pessoa só....

oleo queimado?!?!? :confused:

sistema de escape?!?!? isso existe? o que é?
que eu saiba é apenas a falange, o flexivel e a linha até ao catalizador e de seguida linha até á panela final?!?!?

isto para si é um sistema?!?!? uiiii mas que sabichão o senhor aparenta ser!

já agora diga lá quantos parafusos há para apertar no escoador e linha de oleo....como o senhor provavelmente dirá ....do sistema de oleo...

se o senhor quiser uma aulas de mecanica PD venha ter comigo! que eu dou-lhas....

Pior é o sistema de meter óleo sintético nesses motores, que os injectores gostam muito!!.... e ter de levar correia tensores e roletes a cada 60.000 km..[:D]
Será que este tinha 170.000 de importação???

:confused: será que o senhor não tem a noção da barbaridade que está a dizer?
a unica coisa louca e irreal foi o que escreveu!
já desmontei alguns motores PD e duvido que o senhor tenha trocado mais turbos e cabeças e injectores do que eu...
...mas o senhor é que parece saber.....

da uma duas... duas barbaridades escritas por uma pessoa só....
Ironia sabe o que é?! [8b]

oleo queimado?!?!? :confused:
Queimado/consumido junto com o combustível.

sistema de escape?!?!? isso existe? o que é?
que eu saiba é apenas a falange, o flexivel e a linha até ao catalizador e de seguida linha até á panela final?!?!?

isto para si é um sistema?!?!? uiiii mas que sabichão o senhor aparenta ser!

já agora diga lá quantos parafusos há para apertar no escoador e linha de oleo....como o senhor provavelmente dirá ....do sistema de oleo...

se o senhor quiser uma aulas de mecanica PD venha ter comigo! que eu dou-lhas....
Amigo, a denominação sistema de escape, foi bem utilizada, tal como existe um sistema de admissão, térmico, lubrificação, etc. etc. etc. que aparentemente você desconhece.

Sistema: "Um sistema (do grego σύστημα), é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado....
Um sistema consiste de componentes, entidades, partes ou elementos - embora também possam ser vistos como sub-sistemas - e as relações entre eles. A integração entre tais componentes pode se dar por fluxo de informações, matéria, energia...
A boa integração dos elementos é chamada sinergia, determinando que as transformações ocorridas em uma das partes influenciará todas as outras. A alta sinergia de um sistema faz com que seja possível a este cumprir sua finalidade com eficiência..."

Fonte: Sistema - Wikipédia, a enciclopédia livre

Deixe lá de desmontar motores PD e dedique-se um pouco mais à pesquisa, estudo, ou aquilo que lhe quiser chamar, parece que precisa.

Quanto ás aulas, bem, sou modesto, por isso digo que não sei quase nada, tenho muito que aprender, no entanto gosto de aprender com quem sabe, por isso vai-me desculpar mas tenho que recusar a oferta.

Já agora, para alguém que gostaria de usar termos tão correctos, usar uma ortografia "à altura" é que era....ficam pequenas correcções: única; óleo; flexível; catalisador; mecânica [;)]

Última edição:
Sim é muito provável que isso possa ter acontecido. Por isso mesmo também não lhe liguei muito.

Vitor Patricio o da assitência nem sequer sei se era mecânico, era dos que dão assistência nas IPs e Auto-estradas. o Sr do reboque apenas engatou o cabo no carro e toca a carregar, nem disse mais nada. Só comentámos o lugar onde estava o radar.

OK, Cheires, quando tiveres mais informações porque é que a biela gripou, teve falta de lubrificação, mas porque é que teve falta de lubrificação? comunica aqui, pode ser util a alguém.
Quanto aos anti-Vag e pró-Vag não tenho tempo para fanatismos e novelas.
Cumprimentos.

Isto ainda vai dar pá porrada!!! E eu estou na 1ª fila! [:)][:)]

Ó meus senhores francamente!
Naaa, "tou na paz" lol por isso porrada, só se for daquela, paz, paz, paz, que também creio que gostasses de ver, mas com publico é sempre complicado lol

Uma resposta educada, sei pouco, mas o pouco que sei também deve ser partilhado, foi o que fiz.
E pronto fico-me por aqui no que diz respeito ao OT.

os tdi tambem partem, e são muito faceis de se partir quando se sabe como parti-los .

o que eu suspeitei, é que o user que abriu o topico não faz a menor ideia do que está a escrever!

partir um motor daqueles e o filtro de oleo salta ao ponto de se perder algueres na estrada é uma coisa irreal!

quem conheçe a mecanica em causa sabe que isso é impossivel.

...e lá estou eu a repetir-me...há pessoas que nem ler sabem....

He pah, desculpa lá mas acho que és um bocado agressivo.. tem calma contigo, estamos aqui para converssar e aprender uns com os outros,ok?[;)].

A parte disto, não sou nenhum expert nesta materia alem de conhecer um pouco de mecanica e na minha maneira de ver axo que há pouca informação para se falar com muita certeza.
No entanto acho um pouco estranho o motor morrer tão pouco tempo depois de ter ido ao mecanico. Quanto ao fumo, há muitas coisas que podem fazer aumentar, claro que para o caso do fumo branco a coisa é diferente e axo que aí o mais provavel seja mesmo o turbo.

Mas como eu disse, nao sou nenhum expert e até posso estar a dizer as coisas mais erradas do mundo sem saber...

audia3tdi - O facto de abrires muitos motores e montares muitos turbos não te dá o direito de chamares igrorantes a todos os que te contrariam, e mais, se pensares bem MUITA GENTE passou anos a fio a estudar para poder desenvolver motores e tecnologias aplicaveis ao mesmo. E o mais irónico é que essas mesmas pessoas continuam a estudar.

Abraços

Última edição:
Tempos atrás pus aqui um tópico acerca de um Toyota Mr2 de 2002 com 30 mil kms que partiu-se os parafusos que seguram as capas das bielas, ou seja os chamados bronzes e a biela partiu o bloco, conclusão, motor novo, e isto num carro fiável e com revisões super cuidadas e condutor muito consciente, por fim foi descoberto que na fábrica tinha sido aplicado um binário de aperto acima do permitido o que facturou o parafuso, ,mas olha durou 30 mil kms, isso de partir bielas, por acontecer a qualquer carro, mas que esses motores tdi 115cv pré ano 2001 têm essa fama lá isso têm e não a posso tirar, mas eu não percebo nada disso.lol

Pior é o sistema de meter óleo sintético nesses motores, que os injectores gostam muito!!.... e ter de levar correia tensores e roletes a cada 60.000 km..[:D]
Será que este tinha 170.000 de importação???

Que eu tenha conhecimento, o carro foi comprado novo, por isso é tuga. [;)]

Sim vou dando mais informações à cerca do que aconteceu.
Quanto ao resto, nem vale a pena entrar em comentários, há gente que não sabe viver em sociedade, nem num fórum na internet. Nem quero imaginar como será conviver com essas pessoas pessoalmente.

Foi como já disse, eu não verifiquei o que desapareceu, ou se realmente desapareceu.
Os GNRs e o Sr. da assistência estavam a espreitar para a parte traseira do motor, na parte do corta fogo e a afirmar isso. Como já disse, não sou mecânico ou sequer um bom conhecedor de mecânica. Conheço e sei identificar um filtro de oleo, mas nesse motor, ainda pra mais com todas as protecções colocadas, não sei onde se situa, até porque estava mais preocupado em dar assistência ao meu amigo.

O filtro do óleo nos TDI's pelo menos no de 115cv está ao lado direito da vareta de óleo, por baixo daquela tampa preta!

Daí compreender em parte o que o user audiatadi sentiu . . . o filtro para ter desaparecido só se alguém tivesse sabotado o carro, porque para ele cair algo de muito errado ali se estava a passar...

Sobre o resto, desejo boa sorte para a resolução do problema :(

Uma causa para a biela se ter partido pode ter sido por má lubrificação, como já disseram. Mas se foi isso, terá sido por falta de óleo ou por falta de um óleo de jeito? Como o carro foi à revisão há pouco tempo, lembrei-me que lhe podem ter metido um óleo de qualidade/viscosidade insuficiente.

Uma causa para a biela se ter partido pode ter sido por má lubrificação, como já disseram. Mas se foi isso, terá sido por falta de óleo ou por falta de um óleo de jeito? Como o carro foi à revisão há pouco tempo, lembrei-me que lhe podem ter metido um óleo de qualidade/viscosidade insuficiente.

Isso não te sei responder, mas é uma hipotese.
O meu amigo disse que quem lhe fez o serviço não foi o mecânico dono da oficina, foi um dos aprendizes, pode estar aí a razão.
Mas daí a provar que o aprendiz fez mal o serviço, ainda vai um grande bocado.
Acho no entanto que o meu amigo não vai entrar por aí, vai é comprar o motor novo, e mete-lo no carro, até porque ele necessita do carro o mais rápido possível.
Digamos que foi um grande azar...

É uma hipótese, principalmenta a falta de óleo.
Uma vez, quando fui a um mecânico para trocar o óleo, eles enganaram-ne na vareta e puseram um bocado antes do mínimo.
No dia seguinte o carro fez uma grande viagem, mas como geralmente temos o hábito de verificar o nível antes de uma grande viagem lá fomos ao mecânico para ele acertar o nível.
Pode ter sido algo do género...
Mas isso é impossível de saber/provar.
O importante agora é arranjar um motor.

Pode ter sido culpa do mecânico, mas diria que é pouco provável.

Algo se passou, e motores que partem aparentemente do nada é mato, ou seja, é estatísticamente baixa mas acabam por se conhecer diversos casos.
Nos DB andou um primera 2.0 que fez um buraco enorme no bloco.

Parece-me que a melhor opção agora será procurar um novo (usado?) motor.

Parece-me no entanto que algo na explicação do problema parece estar errado ou exagerado. Isso dá mais a sensação que o motor explodiu do que partiu...

Boas! Ai PAROU!!!! Um NISSAN nunca mas mesmo NUNCA AVARIA!!!!! [:D][:D][:D] Aqui a prova provada de que tudo avaria!!! Ok TOYOTAS não prontos...

Boas! Ai PAROU!!!! Um NISSAN nunca mas mesmo NUNCA AVARIA!!!!! [:D][:D][:D] Aqui a prova provada de que tudo avaria!!! Ok TOYOTAS não prontos...

Os Nissan depois da aliança com a Renault avariam como os outros ou mais. Os Datsun/Nissan esses sim tinham bom material, agora os actuais em termos de fialbilidade é ao nivel francês, nem bom nem mau.

Voltar
Superior