Motor a "grilar"

Gostei especialmente da parte do MUGIDO!!!
Isso é motor de arranque a ficar preso.
Quanto ao chiar a desligar é mais correia do alternador. Mas isso só identificando bem o animal que anda lá metido.

Motor de arranque a fizar preso, como assim? O bendix não recolhe? O rolamento tá a ficar gripado?

O animal que está lá dentro é o D7F com 60 cavalos. Quanto aos parasitas dos 60 cv é que já é mais a tua especialidade... [;)]

Se é de carburador, tira o tubo que entra no avanço de vácuo, que fica agarrado ao distribuidor. Tira do lado do carburador e verifica se a membrana do avanço não está furada (puxando ar). Por vezes na revisão podem ter avançado o distribuidor para compensar essa falha.
Se estiver bom, manda verificar o ponto. Esse carro vêm com 8 graus e para andar com gasolina 95 deixa de grilar se ficar a 5 - 6 graus.
Se afinares as válvulas (20 admissão 40 escape) primeiro, melhor ainda.
Se o carburador estiver "esganado" também ajuda a grilar. Com uma chave de fenda abre o parafuso que fica no carburador, incilnado para a direira, com uma mola por baixo, até que o motor ja não ganhe mais rotação ao ralenti, fechando depois 1/4 a meia volta.

E não sendo de carburador?

è q o meu é de injecção...

Última edição:
Motor de arranque a fizar preso, como assim? O bendix não recolhe? O rolamento tá a ficar gripado?

O animal que está lá dentro é o D7F com 60 cavalos. Quanto aos parasitas dos 60 cv é que já é mais a tua especialidade... [;)]
o clio I com o mesmo motor de vez em quando faz exactamente a mesma coisa, ja la vai os anos que faz isso e sp a bombar
é um barulho de 2/3 segundos certo?

O meu clio II também grila (isto é que vai aqui um jardim zoológico [:D]), mas é só às vezes quando fica mais ao sol ou está tempo quente, dá-se à chave e faz um barulho estranho, 2 ou 3 acelaradelas e acabou-se o barulho.
Uma vez o mecânico disse-me que tinha afinado uma válvula que fazia "tac-tac", provavelmente voltou a desafinar.

Bom, o meu Clio "chia" mas é só quando se desliga o motor (ouve-se uma chiadeira breve). No arranque, a fazer ponto de embraiagem, por vezes tb acontece. E às vezes ao ligar o motor parece que solta um "mugido".

Ideias?

Boas,

No arranque e a fazer ponto de embraiagem, a "chiadeira" poderá ser a embraiagem a avisar que está prestes a entregar a alma ao criador. Esta "chiadeira" da embraiagem não terá, porém, nada que ver com a "chiadeira" que ouves ao desligar o carro....

Abraço,

NCR

Mas, o q danifica em concreto?

No limite, pode furar alguns êmbolos (pistons/pistões é linguagem de Zé Manel da Esquina):

piston3b.jpg

Não. Simplesmente a detonação pode provocar temperaturas tão elevadas (trata-se de uma explosão descontrolada) que poderão ultrapassar a temperatura de fusão do material de que são feitos os êmbolos.

Ah! Então essa explosão descontrolada provoca o "grilar"?!!! E esse "grilar" é o êmbolo a embater nas paredes onde percorre?!!!

Não. A detonação consiste na ignição de parte da mistura gasosa longe da frente de chama normal da combustão (normal), por um dos motivos (ou combinação de vários) já referidos anteriormente.

Essa ignição espontânea, descontrolada, provoca um aumento enorme da pressão interna e gera ondas de choque com velocidades supersónicas que batem contra as paredes dos cilindros, êmbolos e cabeça e são reflectidas (novamente contra os cilindros, cabeça e êmbolos). O grilar é o som produzido por essas ondas de choque desordenadas.

Este gráfico mostra bem a diferença entre um ciclo de combustão normal (em que a frente de chama queima sequencialmente toda a mistura) e um com detonação elevada:

pp43_detonation_heavy_lg.jpg

E esta imagem reflecte muito bem os esforços acrescidos ao nível de cambota e bielas:

pp18h.jpg

aparentemente o "grilar" que te referes é apenas o ponto do distribuidor que está desajustado ( tal como já foi dito )

demora cerca de 5 minutos a colocar isso no ponto.

nada de grave e qualquer mecanico te faz isso em pouco tempo.

exprimenta com o carro parado, e o motor a trabalhar, dar uma aceleradela a fundo.

vais notar que o "grilar" aparece, caso não então podes ter o avanço automático com problemas.

boa sorte.

Continuo a apostar na afinação das válvulas, acontecia muito no meu corsa e quando ia á revisão o mecanico afinava aquilo e deixava de fazer.
Penso que isso acontece muito nos motores com pouca força

O meu Rover 400, faz auto-detonação se andar com gasolina SC95.
Noto um grilado se, por exemplo, entrar numa subida em 5ª, a baixas rotações (sempre abaixo das 1500rpm), piso o pedal a fundo (ou quase), e enquanto não atinge ali a barreira das 1500+/- vai a grilar ligeiramente. Só noto com o vidro aberto.

Com SC98 / Ultimate, até posso pisar 5ª a fundo às 900rpm que não grila nada! [:D]

O Bravo cá de casa está sempre a cantar, tem as válvulas a bater, segundo o que apurámos, um mecânico colocou a correia de distribuição e ela "soltou-se", parecia uma carro a gasóleo, daí(segundo relatos) as vávulas ficaram maradas e dá um grilar do caraças e o carro tem ligeiras falhas e os gazes do escape saem ao soluços, o meu mecânico disse que é as válvulas a bater e que a solução é mesmo reconstrução do motor, mas disse-me caso não me importasse para andar assim com ele, até dar berro, porque o que ia gastar agora, ou mais tarde será a mesma coisa.

Caso alguém suspeite de algo, que se prenuncie, por favor [;)] .

O Bravo cá de casa está sempre a cantar, tem as válvulas a bater, segundo o que apurámos, um mecânico colocou a correia de distribuição e ela "soltou-se", parecia uma carro a gasóleo, daí(segundo relatos) as vávulas ficaram maradas e dá um grilar do caraças e o carro tem ligeiras falhas e os gazes do escape saem ao soluços, o meu mecânico disse que é as válvulas a bater e que a solução é mesmo reconstrução do motor, mas disse-me caso não me importasse para andar assim com ele, até dar berro, porque o que ia gastar agora, ou mais tarde será a mesma coisa.

Caso alguém suspeite de algo, que se prenuncie, por favor [;)] .

quer dizer, valvulas a bater resolve-se com a afinação, dai a ter de reconstruir o motor...

será que o motor não está um pouco descomandado?

estar fora do ponto cambota/veio excentrico pode levar ao que dizes, e aliado a valvulas a baterem tens o cenário criado para te repararem o motor.

tenta uma segunda opinião a ver se confirmas a primeira.

boa sorte.

Voltar
Superior