Motor a "grilar"

O meu 106 (motor 1.0), anda a "grilar".
Quando em esforço, sobretudo ao iniciar uma subida, e ainda com pouca rotação, o motor "grila".
Já me disseram q poderia ser folga nos pistons(???). Ainda não encontrei niguém q me explicásse o q se passa. Alguém aqui me dá uma ajudinha?

Muchas Gracias adiantadas

Engraçado que tenho o mesmo problema no meu e é cada vez mais insistente!

O meu é um clio 1.2 e quando vou em baixas rotações (que é a minha condução normal) e em súbidas faz esse tal "grilar"...Espero que alguem nos ajude...

Um abraço

Isso aconteceu-me no meu punto... Entre as 1500 e as 2000 rpm fazia um zumbido irritante. Neste caso era o tensor da correia de distribuição que estava colado. Foi trocado e nunca mais fez barulho nenhum [;)]

Não deve ter nada a ver com pistons folgados mas sim com detonação. Há várias coisas que podem estar a provocar a detonação e é melhor isso ser bem visto por um mecânico competente e rapidamente.

Basicamente é ver o estado das velas (e se são as adequadas e esse motor), ponto de ignição (muito avançado?), funcionamento do avanço automático da ignição, verificação da temperatura de funcionamento do motor, limpeza do circuito de arrefecimento e fluido utilizado, verificação da mistura ar/combustível e eventual formação de excesso de carvão na cabeça, etc. mas, tirando as velas, tudo isso deve ser feito com o equipamento apropriado.

Até lá, usa exclusivamente gasolina de 98 octanas a começar já amanhã de manhã (primeira coisa do dia, após a bica matinal).

Vamos lá a ver... isto admitindo que não se está a exagerar nas baixas rotações e a esforçar em demasia o motor nas subidas. É que não são as altas rpm que esforçam! [;)]

O meu 106 (motor 1.0), anda a "grilar".
Quando em esforço, sobretudo ao iniciar uma subida, e ainda com pouca rotação, o motor "grila".
Já me disseram q poderia ser folga nos pistons(???). Ainda não encontrei niguém q me explicásse o q se passa. Alguém aqui me dá uma ajudinha?

Muchas Gracias adiantadas

Referes-te a um barulho metálico quando o motor vai em esforço?

Há grilar e grilar.

Qualquer carro grila, com maior ou menor intensidade, se for colocado muito stress no motor, conduzindo com mudanças altas, poucas rpms e muita carga de acelerador.

Há grilar e grilar.

Qualquer carro grila, com maior ou menor intensidade, se for colocado muito stress no motor, conduzindo com mudanças altas, poucas rpms e muita carga de acelerador.

Eu tento fazer sempre uma condução equilibrada sem grandes extremos, pelo que mesmo sem puxar pelo motor (numa mudança alta e em baixa rotação) ele grila muitas vezes. Parece-me haver alguma desafinação ou desgaste.

Se é de carburador, tira o tubo que entra no avanço de vácuo, que fica agarrado ao distribuidor. Tira do lado do carburador e verifica se a membrana do avanço não está furada (puxando ar). Por vezes na revisão podem ter avançado o distribuidor para compensar essa falha.
Se estiver bom, manda verificar o ponto. Esse carro vêm com 8 graus e para andar com gasolina 95 deixa de grilar se ficar a 5 - 6 graus.
Se afinares as válvulas (20 admissão 40 escape) primeiro, melhor ainda.
Se o carburador estiver "esganado" também ajuda a grilar. Com uma chave de fenda abre o parafuso que fica no carburador, incilnado para a direira, com uma mola por baixo, até que o motor ja não ganhe mais rotação ao ralenti, fechando depois 1/4 a meia volta.

Bom, o meu Clio "chia" mas é só quando se desliga o motor (ouve-se uma chiadeira breve). No arranque, a fazer ponto de embraiagem, por vezes tb acontece. E às vezes ao ligar o motor parece que solta um "mugido".

Ideias?

Bom, o meu Clio "chia" mas é só quando se desliga o motor (ouve-se uma chiadeira breve). No arranque, a fazer ponto de embraiagem, por vezes tb acontece. E às vezes ao ligar o motor parece que solta um "mugido".

Ideias?

Mmmmm... tens prai uma quinta ou um jardim zoológico de certeza!!! [:)] [:)]
Agora a sério. Assim de repente, de quem não percebe muito, diria que poderá estar ligado com a correia de distribuição/tensores... e se assim for isso terá tendência para piorar!

Cumprimentos!

Ideias?

Gostei especialmente da parte do MUGIDO!!!
Isso é motor de arranque a ficar preso.
Quanto ao chiar a desligar é mais correia do alternador. Mas isso só identificando bem o animal que anda lá metido.

Voltar
Superior