[Saúde] Moscas Volantes

Ingolstadt

Banido
Moscas Volantes

O QUE QUER DIZER MOSCAS VOLANTES?

- Vem do latim “ MUSCAE VOLITANTES”. Também chamadas MIODESOPSIAS, que vem do grego MYÕDES (semelhante a moscas) e ÓPSIS (visão).

O QUE SÃO MOSCAS VOLANTES?

- É um defeito (sintoma) ocular que se manifesta na visão, como uns pontos, filamentos ou manchas no campo visual.

O QUE SÃO DE FACTO MOSCAS VOLANTES?

- São opacidades (condensações) do humor vítreo, a gelatina transparente que preenche o globo ocular, e que ao serem atingidos por um feixe de luz, projectam a sua sombra na retina, conforme a movimentação do olhar.

QUAL É A FORMA DAS MOSCAS VOLANTES?

- Podem apresentar diferentes formas, desde pontos, linhas, teias de aranhas, moscas, nuvens, filamentos, círculos…

O QUE PROVOCA O APARECIMENTO DE MOSCAS VOLANTES?

- São causadas por alterações fisiológicas que ocorrem no vítreo, em decorrência da idade ou doenças oculares. O gel vítreo começa a encolher, afasta-se da parede posterior do globo ocular (retina), provocando o aparecimento de descolamento posterior vítreo.

O QUE É O GEL VÍTREO?

- É uma estrutura com aspecto de gelatina que preenche toda a cavidade posterior do globo ocular .
- A sua característica fundamental é a transparência
- O gel vítreo está em contacto com toda a superfície da retina.
- O gel vítreo consiste em 99% de água e 1% de elementos sólidos, como fibras colagénio, ác. Hialurónico e proteoglicanos .

SINAIS E SINTOMAS DAS MOSCAS VOLANTES?

- São projecções de sombra na retina.
- São desconfortáveis e irritantes logo após o seu aparecimento, embora com o decorrer do tempo, ocorra uma adaptação a elas.

AS MOSCAS VOLANTES INTERFEREM COM A VISÃO?

- Depende da sua localização, podendo interferir com a leitura
- Visualizam-se melhor olhando para um fundo liso, como uma parede branca lisa ou céu azul sem nuvens.

COMO SURGEM AS MOSCAS VOLANTES?

- Ocorrem geralmente após os 40 anos de idade, ou mais cedo nos portadores de miopia.
- Com a idade surge uma degenerescência fibrilhar do vítreo, originando uma contracção do vítreo.
-Surgem como pontos escuros tipo “moscas” ou “teias de aranha” quando movimentam o olhar.
- A hipótese mais aceite é que a alteração da estrutura do gel vítreo é resultado das modificações das macromoléculas constituintes.

O DESCOLAMENTO POSTERIOR VÍTREO É MAIS COMUM EM QUE SITUAÇÕES?

- Miopia
- Pós-cirurgia cataratas
- Pós- Yag laser
- Pós inflamação ocular (uveite posterior)
- Pós traumatismo ocular

QUE CONSELHOS?

- Não perseguir as opacidades com o olhar, porque pode levar a tracção vítreoretiniana e originar rasgaduras retina .
- Evitar olhar para superfícies claras e lisas.
- Paciência

AS MOSCAS VOLANTES SÃO GRAVES?

- Podem ser graves, se associadas a rasgaduras da retina, pois estas se não detectadas e tratadas levam a descolamento da retina.

EXISTE TRATAMENTO?

- Não existe tratamento eficaz e seguro para as miodesopsias.
- Se ocorrerem patologias causais, inflamatórias ou vasculares, o tratamento é etiológico.
- Raramente desaparecem fisicamente
. Caso sejam de grandes dimensões e interfiram com a visão pode efectuar-se uo tratamento com Yag-laser.

O QUE É OBRIGATÓRIO NAS MOSCAS VOLANTES?

- Observação do fundo ocular pelo Oftalmologista, nomeadamente da periferia da retina e fotocoagulação com laser caso existam rasgaduras da retina.

O QUE É UM FLASH LUMINOSO?

- Ou Fotopsias!
-Ocorrem quando o gel vítreo degenerado tracciona a retina.
-É um estímulo mecânico exercido directamente sobre a retina.
- Caso ocorra um aparecimento súbito de flash luminoso, deve consultar um Oftalmologista, para despistar a presença ou não de rasgaduras da retina.

QUANDO SE JUSTIFICA UMA NOVA CONSULTA NO OFTALMOLOGISTA?

- Quando aparece uma nova mosca volante.
-Quando surjam flashes luminosos
- Quando ocorrer uma diminuição da visão lateral.

Apareceram-me as primeiras com aproximadamente 24 anos. Eram apenas 1 ou 2 no máximo. Consultei um oftalmologista. Disse que estava tudo bem com a retina. Não havia qualquer descolamento.

Há cerca de 3 anos, começaram a aparecer mais. Voltei a consultar o mesmo oftalmologista. Voltou a dilatar a pupila e verificou, mais uma vez, que estava tudo bem com a retina. Outro sintoma de descolamento seriam flashes, coisa que não vejo.

Actualmente ainda são mais. Muitas mais. É bastante desconfortável, principalmente quando estou a trabalhar e tenho que movimentar os olhos em frente ao ecrã branco.

Tem, mais ou menos, este aspecto:

moscas_volantes2.JPG

Alguém tem?

Já agora, gostaria de consultar novamente um oftalmologista, mas não o mesmo. Recomendam algum?

eu uso lentes e tenho há anos, mas já aprendi a lidar com elas. regra geral noto mais que elas aparecem quando olho para superfícies muito claras e 'me lembro que elas existem'. senão nem noto.

fui ao oftalmologista há cerca de um mês e fiz os exames todos. ele disse que eu estava impecável em tudo, e para ter paciência com as moscas volantes. supostamente acho que se consegue resolver com cirurgia, mas não tenho a certeza.

Bem vindo ao clube. De facto, é extremamente desconfortável. Que me lembre, tenho isto desde miúdo, penso que fruto daquelas brincadeiras que se tem, de ver quem aguenta mais tempo a olhar para o Sol... :sh)

Tenho isso desde miúdo e uso óculos. Sem stresses. Não é por mudares de oftal que o diagnóstico vai melhorar.

Não é para melhorar. É para ter uma segunda opinião, visto que tem piorado rápido demais a meu ver. Se me disserem de novo que não tem gravidade, não é nada incapacitante. Apenas incómodo.

Por volta dos 25 anos apareceu-me isso.
Mas depois desapareceram-me. Lembro-me de um Verão em que olhava ao sol e só via essas coisitas de um lado para o outro. No ínicio assustei-me.
Mas já não as vejo há algum tempo.

Também sofro do mesmo. Na esmagadoria maioria do tempo nem me lembro disso mas basta olhar para superfícies claras e lisas para que se manifestem. Ao príncipio fiquei assustado, pensei que estaria pior do estigmatismo mas todos os oftalmologistas que tenho consultado ao longo do anos me têm tranquilizado.

Nunca associei esse efeito a moscas mas sim a olhar ao microscópio. Parece que estou a observar células ao microscópio. [:D]

Situação fisiológica, com diminuta gravidade! Grande percentagem da população possui moscas volantes.

Atenção especial a flash de luz e cortinas negras, isso sim recorrer de imediato a um serviço de urgência. São situações que devem ser resolvidas no imediato.

Existe cirurgia para resolver o assunto, mas tendo em conta os prós e contras, mais vale estar quietinho. Não havendo nada demais para além das moscas volantes, não se deixe cair em contos do vigário...

Situação fisiológica, com diminuta gravidade! Grande percentagem da população possui moscas volantes.

Atenção especial a flash de luz e cortinas negras, isso sim recorrer de imediato a um serviço de urgência. São situações que devem ser resolvidas no imediato.

Existe cirurgia para resolver o assunto, mas tendo em conta os prós e contras, mais vale estar quietinho. Não havendo nada demais para além das moscas volantes, não se deixe cair em contos do vigário...

Não tinha noção da quantidade de pessoas que têm isto.

Quanto à cirurgia é exactamente isso que me têm dito.

Ando em busca que colegas mosqueteiros porque ando com esta porcaria num olho desde maio.
Fui a um oftalmologista que olhou para o olho e disse para não me preocupar porque era da idade... já?
Anyway, toma lá uns óculos e pronto.

Como o teste que ele me fez não incluiu as tais gotas dilatadoras pergunto, será de procurar outro médico?

Voltar
Superior