Caro amigo luisitobreu
as minhas desculpas pelo post acima...

Posso estar errado ... pois estive a ler com atenção desde o 1º post colocado pelo colega.
faltam alguns elementos de diagnostico para a correcta avaliação do problema ...
Mas não querendo apenas dar palpite
ficam aqui uns tópicos para serem comentados , para tentar saber se ouve algumas destas anomalias anteriormente ...
1º - se termostato está avariado ele fica em posição de aberto ...
Daí resulta : - carro aquece pouco em movimento ou demora excessiva para atingir temperatura optima de funcionamento ...
Pode originar : - em plena carga/esforço
continuado do veiculo uma ruptura na junta da cabeça ou fissura na mesma ...
Devido ao grande diferencial de temperatura interna e liquido refrigerante .
2º - existindo passagem de compressão pela junta de cabeça ou fissura na mesma para o circuito de arrefecimento , o liquido vai sobreaquecer e expandir ...
Daí resulta : deitar fora excesso por tampa/valvula do radiador ou vaso expansão e talvez por alguma ligação mais fragilizada ...
3º - problemas com funcionamento das sondas de temperatura são a leitura incorrecta no quadrate e ou , o não funcionamento da ventoinha do radiador...
Daí resulta : sobreaquecimento por falta de ventilação do radiador
Resultante de : motor em funcionamento prolongado parado ou funcionamento em plena carga com temperaturas ambientes elevadas .
É claro que se tiver duas sondas e com leituras diferentes a mais importante é sempre aquela que faz accionar ventoinha á temperatura estabelecida de segurança para o veiculo ...
Radiadores obstruídos têm pouco poder de dissipação , principalmente quando motor em relantin ... devido ao fraco impulso dado pela bomba de agua .
Problemas nos circuitos de refrigeração devem ser imediatamente reparados .
Normalmente não é dispendioso ...
E podem trazer complicações ao nivel de juntas de cabeça ou fissuras na mesma ...
Nunca vazar liquido refrigerante com motor quente .
Não colocar motor em funcionamento sem liquido refrigerante mesmo por pouco tempo .
Cuidado com baixo nível do liquido ... estou a falar de volume ...
A qualidade é importante ... mas ... não colocar só agua ...
Ao colocar tapa fugas no circuito de arrefecimento de um veiculo
e mante-lo por lá provavelmente vai acabar por tapar aquilo que não quer ...