Milagre das Águas

Um ano passou com fugas de água e com um daqueles produtos para tapar fugas a coisa foi andando.
Uma vez por mês deitava um bocado de água para o vaso de expanção e toca a andar...
Recentemente numa ida ao norte começou a perder água, aquecer....e ventoinhas não funcionavam...reboque!
Trocou-se bomba de água, termostáto, (o radiador tem 2 anos) e agora o carro parece estar bom... EXCEPTO.....

Ao ralentim eventualmente as ventoinhas acabam por disparar, mas quando vou a andar e quando em raros casos é preciso que elas funcionem...elas nuncam ligam!!!

AJUDAS?

isso é a valvula da ventoinha que está marada ... troca-a e rapido

São independentes!

Aquele que dá a informação ao painel, funciona na base da resistência electrica criada pelo aumento de temperatura na saída da cabeça!
O outro é apenas um switch.

Nada de electrónica!

Hoje falei com um mecânico e um electricista. Ambos me disseram o mesmo, que o audi só tem um "sensor" na cabeça do motor, que dá a leitura ao painel e o mesmo aparelho tambem serve para fazer disparar as ventoinhas. :confused: Mas não viram o carro. Tenho que tirar isto a limpo. Eles disseram que quase de certeza que é uma pequena passagem na junta da cabeça, que quando a carro está a andar em esforço as ventoinhas não disparam porque o circuito de água não é bem feito.
O carro tem duas ventoinhas uma eléctrica e a outra presa por uma correia.

Última edição:
Foge de quem te disse que tens problemas de junta de cabeça com esses sintomas ...
Mais depressa poderia ser o termostato ...
vai lá vai ... entras com um probleminha e sais com uma BIG factura ...

Hoje falei com um mecânico e um electricista. Ambos me disseram o mesmo, que o audi só tem um "sensor" na cabeça do motor, que dá a leitura ao painel e o mesmo aparelho tambem serve para fazer disparar as ventoinhas. :confused: Mas não viram o carro. Tenho que tirar isto a limpo. Eles disseram que quase de certeza que é uma pequena passagem na junta da cabeça, que quando a carro está a andar em esforço as ventoinhas não disparam porque o circuito de água não é bem feito.
O carro tem duas ventoinhas uma eléctrica e a outra presa por uma correia.
Já viste o nível de óleo? Porque se tens uma passagem, este pode subir e vê se na tampa do óleo aparece uma pasta tipo mayonaise!

Caro amigo luisitobreu

as minhas desculpas pelo post acima...:(
Posso estar errado ... pois estive a ler com atenção desde o 1º post colocado pelo colega.

faltam alguns elementos de diagnostico para a correcta avaliação do problema ...

Mas não querendo apenas dar palpite
ficam aqui uns tópicos para serem comentados , para tentar saber se ouve algumas destas anomalias anteriormente ...

1º - se termostato está avariado ele fica em posição de aberto ...
Daí resulta : - carro aquece pouco em movimento ou demora excessiva para atingir temperatura optima de funcionamento ...
Pode originar : - em plena carga/esforço continuado do veiculo uma ruptura na junta da cabeça ou fissura na mesma ...
Devido ao grande diferencial de temperatura interna e liquido refrigerante .

2º - existindo passagem de compressão pela junta de cabeça ou fissura na mesma para o circuito de arrefecimento , o liquido vai sobreaquecer e expandir ...
Daí resulta : deitar fora excesso por tampa/valvula do radiador ou vaso expansão e talvez por alguma ligação mais fragilizada ...

3º - problemas com funcionamento das sondas de temperatura são a leitura incorrecta no quadrate e ou , o não funcionamento da ventoinha do radiador...
Daí resulta : sobreaquecimento por falta de ventilação do radiador
Resultante de : motor em funcionamento prolongado parado ou funcionamento em plena carga com temperaturas ambientes elevadas .

É claro que se tiver duas sondas e com leituras diferentes a mais importante é sempre aquela que faz accionar ventoinha á temperatura estabelecida de segurança para o veiculo ...

Radiadores obstruídos têm pouco poder de dissipação , principalmente quando motor em relantin ... devido ao fraco impulso dado pela bomba de agua .

Problemas nos circuitos de refrigeração devem ser imediatamente reparados .
Normalmente não é dispendioso ...
E podem trazer complicações ao nivel de juntas de cabeça ou fissuras na mesma ...

Nunca vazar liquido refrigerante com motor quente .

Não colocar motor em funcionamento sem liquido refrigerante mesmo por pouco tempo .

Cuidado com baixo nível do liquido ... estou a falar de volume ...
A qualidade é importante ... mas ... não colocar só agua ...

Ao colocar tapa fugas no circuito de arrefecimento de um veiculo
e mante-lo por lá provavelmente vai acabar por tapar aquilo que não quer ...

Já viste o nível de óleo? Porque se tens uma passagem, este pode subir e vê se na tampa do óleo aparece uma pasta tipo mayonaise!

Tambem pode aparecer vestigios de liquido refrigerante no oleo ...
Mas essa pasta amarela por vezes é só condensação ...

A passagem se existir pode ser só para uma camera de refrigeração ...

Já me aconteceu num carro ... por ter andado com termostato avariado [8b]
aquecia pouco ... até que um dia em auto estrada a ripar ficou bom ...
foi á temperatura normal dele ... sem arranjo [:D]

o resultado foi a cabeça que abriu fissura ... e nada no oleo ... só não aguentava agua no radiador quando puxava um pouco mais por ele ...

Tambem pode aparecer vestigios de liquido refrigerante no oleo ...
Mas essa pasta amarela por vezes é só condensação ...

A passagem se existir pode ser só para uma camera de refrigeração ...

Já me aconteceu num carro ... por ter andado com termostato avariado [8b]
aquecia pouco ... até que um dia em auto estrada a ripar ficou bom ...
foi á temperatura normal dele ... sem arranjo [:D]

o resultado foi a cabeça que abriu fissura ... e nada no oleo ... só não aguentava agua no radiador quando puxava um pouco mais por ele ...

Obrigado [;)] Estive a ler os teus posts e parece-me que estás certo. Quando o comprei á 3 anos já vinha sem o termostato, o circuito estava sempre aberto, e só agora com os problemas é que coloquei um. A bomba de água e o radiador são novos e vou colocar a válvula de disparo das ventoinhas na saida do radiador só por descarrego de consciência, porque tudo aponta para fissura na cabeça ou passagem na junta.

Eu vou aqui colocando o desenvolvimento do arranjo... Obrigado a todos

Obrigado [;)] Estive a ler os teus posts e parece-me que estás certo. Quando o comprei á 3 anos já vinha sem o termostato, o circuito estava sempre aberto, e só agora com os problemas é que coloquei um. A bomba de água e o radiador são novos e vou colocar a válvula de disparo das ventoinhas na saida do radiador só por descarrego de consciência, porque tudo aponta para fissura na cabeça ou passagem na junta.

Eu vou aqui colocando o desenvolvimento do arranjo... Obrigado a todos

Ok... por isso disse que faltava elementos de diagnostico ou até historial de situações anteriores ...
E postando situações de causa e efeito
o colega chegou a uma conclusão provável de causa , provocada por um efeito ...
neste caso por um defeito no termostato do motor ...

Fica aqui o alerta á navegação ...

Pequenos problemas no circuito de refrigeração devem ser reparados de imediato !!!

E questionar sempre a razão do aparecimento do determinado problema !!!
Por exemplo :
uma sonda NTC que dá leitura de temperatura por imersão em liquido avaria.
Porque ?...
Ora bem... o material não é eterno ... ( muda-se a sonda ) .
Mas se o liquido não tiver os devidos agentes anti corrosão , hoje é só uma sonda ...
Mais tarde ... também outros componentes vão sofrer danos , se não for corrigido o que deu origem ao problema ...

Atenção aos termostatos do motor !!!
Suspeitar sempre de avaria quando o motor não atinge a temperatura normal de funcionamento .
É claro que só depois de quilómetros percorridos atinge normal temperatura de funcionamento .

Termostato quando avaria fica sempre em posição de aberto
E há circulação de liquido de refrigeração entre motor e radiador sem a devida regulação para manter o motor á temperatura ideal .

Pode originar em casos de uso continuado danos em juntas de cabeça ou fissuras das mesmas ... Assim como reparações dispendiosas ...

Caro colega
Espero que resolva seu problema da melhor forma ...
Não esqueça que se realmente houver passagem de compressão para circuito de refrigeração , tem sempre tendência a piorar com o uso do veiculo ... podendo até danificar o radiador novo .

Cumprimentos e dê novidades .

Caro colega ....

Está no seu direito de não concordar que termostato avaria sempre em aberto ...
Pois em parte está certo ...

Mas garanto-lhe que é um facto mecanico que define o principio de funcionamento de um termostato de motor !!!

Vou tentar explicar como isso se processa...

Pois se a avaria de um termostato fosse em fechado ... teria de imediato rotura de junta e cabeça ...
motor estourava por completo apenas por uma avaria de nada ...

Termostato serve para manter a temperatura interna do bloco o mais estável possível
abrindo circulação para o radiador de forma faseada .
utilizando a bomba de agua como circulador entre motor e radiador.

O termostato é composto por uma mola e um bolbo de cera (parafina)
A temperatura do motor faz expandir a cera que por sua vez vence a força da mola e vai assim dilatando e contraindo mediante a calibração da mola , regulando dessa forma a temperatura ...

O segredo está em haver um by-pass (passagem alternativa)
pois a circulação existe sempre , mesmo com termostato fechado ...
Não esqueça que a bomba de agua está permanentemente a fazer circular o liquido !!!
O carro não aquece de imediato ... por esse motivo ...

A partir de certa temperatura , começa o termostato a abrir fechando o by-pass !!!
Dessa forma regula com precisão a temperatura , porque a passagem de liquido se faz só através do termostato ...

Resumindo...
termostato avariado não abre . está fechado ...
Mas a circulação existe e não é regulada ...

Resultado...

Ao relantin carro sobreaquece , porque a passagem do by-pass e poder de circulação da bomba de agua são insuficientes e não há circulação de ar através do radiador...

Em andamento não atinge temperatura ideal porque bomba de agua tem mais poder de circulação em função de girar com mais rotação e existe passagem de ar através do radiador ...
Pois o termostato não abrindo ... não fecha o by-pass ...

Detecta-se avaria no termostato precisamente por não se atingir temperatura óptima de funcionamento do carro em circunstancias normais ...
porque ao relantin é natural aquecer sempre um pouco mais , em pára e arranque numa fila ...

Cumprimentos ao colega Pauliteiro
sua observação foi bem vista...

Caro colega ....

Está no seu direito de não concordar que termostato avaria sempre em aberto ...
Pois em parte está certo ...

Mas garanto-lhe que é um facto mecanico que define o principio de funcionamento de um termostato de motor !!!

Vou tentar explicar como isso se processa...

Pois se a avaria de um termostato fosse em fechado ... teria de imediato rotura de junta e cabeça ...
motor estourava por completo apenas por uma avaria de nada ...

Termostato serve para manter a temperatura interna do bloco o mais estável possível
abrindo circulação para o radiador de forma faseada .
utilizando a bomba de agua como circulador entre motor e radiador.

O termostato é composto por uma mola e um bolbo de cera (parafina)
A temperatura do motor faz expandir a cera que por sua vez vence a força da mola e vai assim dilatando e contraindo mediante a calibração da mola , regulando dessa forma a temperatura ...

O segredo está em haver um by-pass (passagem alternativa)
pois a circulação existe sempre , mesmo com termostato fechado ...
Não esqueça que a bomba de agua está permanentemente a fazer circular o liquido !!!
O carro não aquece de imediato ... por esse motivo ...

A partir de certa temperatura , começa o termostato a abrir fechando o by-pass !!!
Dessa forma regula com precisão a temperatura , porque a passagem de liquido se faz só através do termostato ...

Resumindo...
termostato avariado não abre . está fechado ...
Mas a circulação existe e não é regulada ...

Resultado...

Ao relantin carro sobreaquece , porque a passagem do by-pass e poder de circulação da bomba de agua são insuficientes e não há circulação de ar através do radiador...

Em andamento não atinge temperatura ideal porque bomba de agua tem mais poder de circulação em função de girar com mais rotação e existe passagem de ar através do radiador ...
Pois o termostato não abrindo ... não fecha o by-pass ...

Detecta-se avaria no termostato precisamente por não se atingir temperatura óptima de funcionamento do carro em circunstancias normais ...
porque ao relantin é natural aquecer sempre um pouco mais , em pára e arranque numa fila ...

Cumprimentos ao colega Pauliteiro
sua observação foi bem vista...

bem não posso deixar de comentar este post!
o colega PHCCG é de certeza uma pessoa bastante educada e calma, pois soube aceitar uma opinião contrária (perfeitamente legitima) sem se exaltar e explicou o seu ponto de vista de uma forma clara e sucinta, como muito pouca gente o sabe fazer, adicionando ao post e ao fórum informação bastante interessante.
os meus sinceros parabéns! é disto que precisamos aqui! apr:)

Tenho todo o gosto em poder contribuir com algo de útil para este forum , porque também este forum já tem sido de grande utilidade para mim ....

Por muitas ocasiões consultei este forum para retirar informação e pareceres afim de resolver situações em meus veículos ...

É claro que por vezes , assuntos aqui postados não terão o melhor desenvolvimento que mereciam ...
Assuntos até com grande potencial para tal ...

Mas pessoalmente tenho gostado de ver a pronta disponibilidade dos colegas , quando são colocados pedidos de ajuda para algo ...

Os meus parabéns a todos que o fazem ...
E se alguém não o faz é porque talvez pense que não pode ajudar ...
Não sabemos tudo ... como é óbvio ...

Cumprimentos a toda a navegação ...

Bomba de água e válvula das ventoinhas

Bomba de água e válvula das ventoinhas

Caros colegas,

Antes de mais quero agradecer a todos os que de uma forma ou de outra tentaram contribuir para este post.
Eu começei este post com o nome "milagre das águas" pela fuga que o carro tinha (ocasionalmente...não constante) desde que o comprei á 3 anos e os mecânicos não resolviam (na altura substituiram-me o radiador e nada).
Com o "liquido tapa fugas" que coloquei começou a perder muito menos e fui deixando andar (como escrevi na altura).
Só recentemente o carro teve de ir de reboque porque quando ia de viagem vi o ponteiro da temperatura passar os 100º...parei o carro....abri o capô....e o que vi foi carro a perder água e ventoinhas desligadas !
Voltei na altura a escrever neste post. Foi então colocado termostato(não tinha) e bomba de água.O carro pareceu ficar bom excepto que as ventoinhas não disparavam com o carro em esforço (depois de passar dos 95º que é quando deviam disparar) só disparavam em ralentim aos 95º.
A água depois quando fervia acabava por sair pelo vaso de expanção.

A minha conclusão de tudo isto:

O carro quando o comprei já vinha sem termostato (mas penso que esse facto felizmente nunca estragou junta ou cabeça de motor, posso ter tido sorte). Mas já vinha também com problemas na bomba de água que me parece ter sido a causa das perdas ocasionais de liquido.
Recentemente avariou a válvula que controla a abertura das ventoinhas (tinha um dos três pinos cálcinado)na saida do radiador. Agora com ela substituida (e a bomba de água préviamente) o carro está impecável!!!

[kiss] [kiss] [kiss] apr:)

OK ... Antes assim ....

Agora é só colocar um bom liquido anti congelante para manter o circuito de refrigeração bem protegido especialmente contra a corrosão ...

É pratica comum retirar os termostatos , quando os carros para venda apresentam problemas no circuito de refrigeração como por exemplo bomba de agua presa , radiadores entupidos , junta de cabeça a deixar passar compressão para a refrigeração , etc ...
É uma pratica desonesta ...
Mas ...
Aquando da aquisição á que ter , o cuidado de circular com o veiculo e saber a temperatura de funcionamento óptima após alguns quilómetros ...
Pois tais situações atrás já referidas , podem esconder problemas dispendiosos ...

Retirar o termostato , também serve para no caso de uma viagem , em que seja preciso prosseguir e não poder-mos reparar problema no circuito de refrigeração ...

Basta umas poucas peças de ferramenta e retira-se o miolo do termostato , deixa de aquecer ... logo temos menos compressão no circuito , o que é óptimo quando existe fuga no radiador , ou tubagem ...
Se bomba de agua gripar por completo... aí não há nada a fazer ...

Cumprimentos ao colega que já tem seu problema resolvido ...
Só fico admirado como é que oficinas não detectam logo á primeira o problema ...
Enfim ...

Voltar
Superior