Medicina popular...

PeLeve

Well-known member
Acreditam que o saber do povo resolve, em muitos casos, coisas que a medicina não consegue? Diz-se muita coisa, mas qual será o fundo de verdade?

Aqui fica uma "síntese":

"Síntese de usos medicinais

Alecrim
Auxiliar da memória; para estados depressivos; estimula a circulação sanguínea; ajuda a fazer a digestão das gorduras (folhas); problemas de fígado.

Agrião
Para a tosse e bronquite; contra as anemias por carência de ferro.

Arando (ou uva-do-monte)
Para o colesterol e triglicéridos.

Alfazema
Alivia as dores de cabeça e acalma os nervos (flor); anti-séptico contra o acne (flor); tranquilizante.

Arruda
Lavagem do estômago; fortalecimento da visão; para lavar os olhos cansados (folha); antídoto contra certas mordidelas de cobras.

Borragem
Em dietas sem sal (folha); para o catarro e gripes; tranquilizante; depurativa e refrescante.

Erva-cidreira
Alivia o catarro provocado pela bronquite crónica; as constipações febris e as dores de cabeça (folha).

Erva de São Roberto
Para doenças do estômago.

Carqueja
Facilita a digestão e estimula a secreção da bílis; acção antibiótica; infecção da bexiga; pedra nos rins; para a arteriosclerose: hipertensão arterial; sinusite, bronquite, anginas e tosse.

Funcho
Estimulante do apetite; auxiliar da digestão; desinflamar as pálpebras e melhorar a visão; suavizar o hálito (sementes).

Nota: não usar em doses excessivas

Hipericão
Para atenuar os sintomas da menopausa; queimaduras menores do sol (óleo); para libertar a tensão.

Hortelãs
Prevenções de constipações e gripes; inflamações da garganta; tranquilizante; ajuda a digestão; para as lombrigas

Louro
Para enjoos e irritações nervosas, para abortar; para bronquites; ajuda a fazer a digestão e estimula o apetite (folha).

Nota: todos os loureiros, excepto o loureiro­vulgar,são venenosos

Malva
Actua como laxante não agressivo; combate muitos problemas inflamatórios; usada para emagrecimentos.

Morangueiro-bravo
Para os nervos e contra a diarreia (folha) .
Em decocção, é um adstringente suave (fruto).

Nota:podem provocar reacções alérgicas

Néveda
"dor de barriga das mulheres”; dores “tortas” após o parto; dores do reumatismo.

Oregãos
Combatem a tosse, as dores de cabeça nervosas e a irritabilidade (extremidade florida).

Pilriteiro
Estimula a circulação.

Poejo
Eliminar vermes intestinais; facilita a digestão; tranquilizante para distúrbios menstruais.

Nota: é tóxica quando usada em grande quantidade.

Sabugueiro
Prevenção de gripes (flores); frieiras, mãos e pés frios (pomada de folhas de sabugueiro); desconforto das ressacas (flores).

Salva
Ajuda a digestão, a combater a diarreia (folha); gargarejos para as anginas.

Nota:não deve ser tomado em grandes doses por períodos muito longos

Salsa
Prevenção de perturbações renais; dores de torceduras; mau hálito; picadas de insectos.

Segurelha
Auxiliar da digestão.

Tanchagem
Para tratamento de furúnculos; problemas respiratórios (tosse, bronquite e catarros)

Tomilhos
Tónico digestivo; combate os incómodos das “ressacas”; constipações ou gargantas inflamadas (folha); ferimentos ligeiros; queda de cabelo.

Urtiga
Sangramento do nariz; purificação do organismo; anti-raquítica e anti-anémica.

Zimbro
Para tratamentos de eczemas, dermatoses, psoríase e outras doenças da pele; parasiticida externo (óleo de caule)."

http://www.folclore-online.com/medicina/saude_ervas2.html

Alfazema
Alivia as dores de cabeça e acalma os nervos (flor); anti-séptico contra o acne (flor); tranquilizante.

Excelente...tenho que exprimentar da proxima vez que tiver daquelas dores insuportaveis!;)

Mas alivia as dores de cabeça(flor)...como assim flor?
[8)]

citação:Originalmente colocada por Lippe

Alfazema

Excelente...tenho que exprimentar da proxima vez que tiver daquelas dores insuportaveis!;)

Mas alivia as dores de cabeça(flor)...como assim flor?
[8)]

Usas só a flor da planta.

citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

ai as mezinhas...
Pois, mas as "mézinhas" às vezes têm um fundo de verdade!

O ano passado, por esta altura, vi a minha saúde como que "mal parada", sobretudo com níveis de colesterol a "estoirar" (expressão da minha médica) e com um susto que nunca pensei...

Medicamentos, muito cuidado e as coisas retomaram, em princípio, o caminho certo!...

No entanto o aviso ficou e, claro, como não caminhamos para novos, agora "abusar" só muito raramente... Como levo uma vida de muito "stress" tenho vindo a tomar mais atenção aos sinais e às medidas preventivas e, nesse caminho, não há muito tempo, um colega meu referiu-me que conseguiu baixar quase a metade os valores que tinha de colesterol (o mau...) apenas com chá uva do monte (Arando)! Experimentei e a sensação de mais "leveza" é evidente, mas conclusões correctas só mesmo quando, muito breve, voltar a fazer análises!

Daí ter-me lembrado deste tema e de tentar, com ele, trocar experiências!...

Lembrei-me á pouco que a minha avó me falava muito de "talhar" isto e aquilo, e que ela sabia umas rezinhas para "talhar" determinado problema como por exemplo aftas!Nao envolve nenhum genero de plantas ou coisas do genero(que eu saiba) mas nao deixa de estar dentro da medicina popular! ;)

citação:Originalmente colocada por Lippe

Lembrei-me á pouco que a minha avó me falava muito de "talhar" isto e aquilo, e que ela sabia umas rezinhas para "talhar" determinado problema como por exemplo aftas!Nao envolve nenhum genero de plantas ou coisas do genero(que eu saiba) mas nao deixa de estar dentro da medicina popular! ;)
Claro, embora na perspectiva das rezas! Há muita gente que acredita!

A minha contribuição:

Para quem tiver ´´pedra nos rins`` pode tomar um chá de barbas de milho com pés de cereija, podem não desaparecer por completo mas diminue significamente o seu tamanho.

E para quem tiver varicela, um banho de água morna com algumas colheres de Maizena, alivia bastante a comichão.

Destes dois exemplos já tive provas ;)

É isso mesmo, caro Nekas, que se pretende, conhecimentos pessoais! :)

Até para tentar fugir-se ao mito e ir-se ao encontro do que é verdade!...;)

Eu tinha um livro do Reader's Digest apenas sobre remédios caseiros. Infelizmente já não sei dele há uns anos. Talvez tenha passado lá por casa um hipocondríaco cleptomaníaco [:p]

Mas pessoalmente, acho o mel fantástico para curar resfriados. É tomar uma chávena de alguma coisa quente (leite, chá) adoçada apenas com mel, e regra geral sinto-me bem melhor no dia seguinte.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

É isso mesmo, caro Nekas, que se pretende, conhecimentos pessoais! :)

Até para tentar fugir-se ao mito e ir-se ao encontro do que é verdade!...;)
Já agora´´´cara`` :D:D
E o pode tudo ser natural sem ser quimicos, sempre é bem melhor ;)

Antes de mais, todos vocês tem que acabar com a ideia de que " á e tal, vem das plantinhas mal não faz" pois estão COMPLETAMENTE ENGANADOS!!!

Se esse tipo de "chás" fosse realmente eficaz e sem efeitos secundarios, não se venderia outra coisa nas farmacias.

O problema é que não são eficazes, se o fossem, devido ao seu efeito fármaco, seria exclusivamente vendido em farmacias e mediante receita médica.

O outro problema é que alem de não fazerem o efeito que vocês pretender transmitir que faz, AINDA VOZ PODE FAZER MUITO MAL!!!

As infuzões de plantinhas, contem inumeras substancias toxicas, que em doses não adequadas, e que quase ninguem conhece, PODE MATAR!!!! ou deixar sequelas permanentes.

É verdade que muitos principios activos de medicamentos são BASEADOS em equivalente existentes na natureza, por exemplo o acido salicilico provem da casca do salgueiro, eficaz contra a dor de cabeça, é a base da aspirina ( acido ACETIL-salicilico) mas menos poderoso e mais toxico, o produto de sintese é produzido de uma forma totalmente controlada, purificado, muito mais eficaz, e doseado rigorosamente, bem como exaustivamente testado.

Volto a reiterar a ideia, que em alguns casos, há efeito produzido por esse tipo de ervas, no entanto elas já foram estudadas, os seus pricipios activos foram estudados, e os seus derivados estão presentes nos medicamentos de farmacia, mais sitetisados, de forma totalmente controlada, assegurada, e de muito maior eficacia, SEM ao contrario do que possam pensar, a maioria dos efeitos secundarios existentes no produto "chá".

Querem, baixar a tensão, perder peso, diminuir o colesterol, etc vão a um médico ou a um farmaceutico, são pessoas altamente qualificadas, responçaveis, credenciadas, sabem o que fazem e dizem, não são um qq zé do hervanario pseudo copnhecedor que vos vai tratar com ervas, esse tempo já acabou há mais de 100 anos.

O meu pai tem remedio para doença do figado, rins, ulceras dores nas costas e um montam de doenças...

citação:Originalmente colocada por Foliv

Antes de mais, todos vocês tem que acabar com a ideia de que " á e tal, vem das plantinhas mal não faz" pois estão COMPLETAMENTE ENGANADOS!!!

O que acabas de escrever tem o seu quê de verdade e nem sequer é contestável, no entanto há mais casos de choques anafiláticos e intoxicações medicamentosas (até se podem ler nas contra-indicações ) do que beber litradas de chás, para além de teres um qualquer ataque de barriga de àgua, não confundir com a ascite.

Mais depressa entras tu num banco de urgências após teres tomado uma caixa de Valium's do que eu se tiver tomado uma caixa de Valdispert's.

Mais ainda, a conselho do meu urologista complementar o anti colesterol que me receitou com 0.5l/dia de chá verde, excelente para ajudar a queimar gorduras.

Mas como disse, o que escrevestes tem o seu quê de verdade...(não se ponham para aí a beber infusões de planta de coca a tôrto e a direito, senão!!!:D)

Voltar
Superior