Mecânicos sapateiros....

Baiones

Banido
Porque é que raio um mecânico na casa dos 50 anos, que até já trabalhou bastantes anos como mecânico, e até já deveria ter aprendido alguma coisa, ao fazer uma revisão basica, filtros e oleo, 15.000kms após a anterior diz:

- " Não mudei o filtro de oleo, só o oleo mesmo, é que o filtro ainda não precisava. "

- " O filtro de ar ainda estava bom, soprei-o apenas. "

Para poupar 15 / 20€?

Será que ele acha mesmo que o filtro de oleo ao fim de 15.000kms "está como novo" ? [8)]

Será que vale a pena poupar os 8€ de um filtro de ar, e sopra-lo? [8)]

Chamá-los de sapateiros é uma ofensa a tão nobre profissão... [xx(]

se calhar fazem isso devido a clientes q n percebem nada disso. Se calhar ve se obrigado a fazer essas coisas para alguns clientes ficarem todos contentes porque pouparam 8euros

citação:Originalmente colocada por dysplay21

se calhar fazem isso devido a clientes q n percebem nada disso. Se calhar ve se obrigado a fazer essas coisas para alguns clientes ficarem todos contentes porque pouparam 8euros
A pessoa em questão deixou lá o carro para fazer a revisão. ( ponto final parágrafo )

Não pediu " faça-me a revisão de modo a que fique o mais barato possivel " .

E quando confrontado voltou a afirmar que o material ainda estava bom e que não era necessário mudar...

Haja paciência... [8]

Normalmente até costuma ser ao contrário...eles inventam mil e uma coisas no carro para termos que trocar (pagar).[|)]

ainda são "Old school". Não têm formação constante.
não estão a par das evoluções!
Mas não quer dizer que sejam maus mecânicos.
quando fôr assim, é preferivel falar com a pessoa, e dizer-lhe que quer trocar óleo, filtros novos.
Por ex, eu, costumo sêr eu a trocar os filtros de ar, mas na muda de óleo, exijo sempre a troca do filtro de óleo.
È uma sisma minha!

citação:Originalmente colocada por Speedy

Normalmente até costuma ser ao contrário...eles inventam mil e uma coisas no carro para termos que trocar (pagar).[|)]
Aquele deve ser calão, não devia ter e não se esteve para dar ao trabalho de ir buscar...

As pessoas deveriam ter brio no seu trabalho...

É sempre a despachar...

Depois se o motor berrar a culpa é do cliente... [8]

citação:Originalmente colocada por Baiones

Aquele deve ser calão, não devia ter e não se esteve para dar ao trabalho de ir buscar...

É sempre a despachar...

Correcção, se o carro berrar e for um alfa romeo, a culpa é do carro[}:)]

ar156ob4.gif

citação:Originalmente colocada por Jonny

ainda são "Old school". Não têm formação constante.
não estão a par das evoluções!
Mas não quer dizer que sejam maus mecânicos.
quando fôr assim, é preferivel falar com a pessoa, e dizer-lhe que quer trocar óleo, filtros novos.
Por ex, eu, costumo sêr eu a trocar os filtros de ar, mas na muda de óleo, exijo sempre a troca do filtro de óleo.
È uma sisma minha!
Exactamente por ser "old-school" é que deveria ser "melhor que os outros"...

Nunca se coloca oleo e se deixa o filtro de oleo velho...

O velho já está todo sujo e cheio de impurezas...

citação:Originalmente colocada por C3_soul

É sempre a despachar...

Correcção, se o carro berrar e for um alfa romeo, a culpa é do carro[}:)]

ar156ob4.gif
Claro!!! :D

Mas isso sub-entende-se!! [}:)]

( não era o meu Alfinha, nesse só eu ou a ALFA é que lhe metem as unhas! :) )

Vamos lá ver uma coisa...

Tudo depende do plano de manutenção que o carro esteja a fazer, por isso vou aqui dar o exemplo do meu Passat 1.6TD
Revisões de 20.000 em 20.000km

- Muda de oleo aos 10.000km
Nesta muda de oleo intermédia nem o filtro de oleo (não há efectivamente necessidade), nem o filtro do ar são mudados (a não ser que já esteja muito sujo), apenas se troca o oleo e se dá uma limpeza ao filtro de ar.

- Revisão aos 20.000km
Aí é mudado o oleo e os filtros (oleo e ar)

Por isso o filtro de oleo pode durar muito mais que 15000km, basta para isso ver os intervalos de revisões dos carros novos

citação:Originalmente colocada por nuno_leao

Vamos lá ver uma coisa...

Tudo depende do plano de manutenção que o carro esteja a fazer, por isso vou aqui dar o exemplo do meu Passat 1.6TD
Revisões de 20.000 em 20.000km

- Muda de oleo aos 10.000km
Nesta muda de oleo intermédia nem o filtro de oleo (não há efectivamente necessidade), nem o filtro do ar são mudados (a não ser que já esteja muito sujo), apenas se troca o oleo e se dá uma limpeza ao filtro de ar.

- Revisão aos 20.000km
Aí é mudado o oleo e os filtros (oleo e ar)

Por isso o filtro de oleo pode durar muito mais que 15000km, basta para isso ver os intervalos de revisões dos carros novos
Meter oleo novo num filtro já sujo?

Que bela teoria...

Isso é mesmo para poupar o quê? 10€?

Eu ouço quase todos os mecânicos a dizerem...ah...e tal...se o óleo for o mesmo, o filtro dá para duas mudas...eu não concordo.
a outra muda de óleo foi feita lá, por ele? com o mesmo óleo?
se foi...já terá a resposta ao deixar o filtro do óleo.

Há muita gente que só gasta o essencial para o carro se locomover. Para esses, o que interessa é que o carro continue a andar, não interessa se com filtro velho ou novo.
Esta história é parecida à da poupança em pneus. O carro continua a andar, não interessa se mal ou bem.

Tu a cada muda de óleo desmanchas o motor para teres a certeza de que não há nada que suje o filtro, é [?]

O filtro fica logo sujo ao fim de umas quantas rotações feitas pelo motor...

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Tu a cada muda de óleo desmanchas o motor para teres a certeza de que não há nada que suje o filtro, é [?]

O filtro fica logo sujo ao fim de umas quantas rotações feitas pelo motor...
Acreditas mesmo naquilo que disseste?

Achas mesmo que é a mesma coisa?

Está a comparar a substituição do filtro de oleo, um "consumivel", ao desmanchar do motor?

Tens a noção do ridiculo e falta sentido da comparação?

citação:Originalmente colocada por JGTB

Há muita gente que só gasta o essencial para o carro se locomover. Para esses, o que interessa é que o carro continue a andar, não interessa se com filtro velho ou novo.
Esta história é parecida à da poupança em pneus. O carro continua a andar, não interessa se mal ou bem.
E ha pessoas que como não percebem patavina de mecânica, confiam nos mecânicos para esse efeito... [8)]

Quando deixo o carro no mecânico, vai uma lista de material e os procedimentos a efectuar. Nem mais, nem menos. Se houver algo inesperado, venha o contacto telefónico e decide-se na altura.

Não há margem para invenções. E sim, sempre que mudo o óleo vai de filtro novo. Seja diesel, seja a gasolina.

O meu C4 foi hoje fazer a revisão dos 20000 km, mudaram óleo e os filtros e disseram que aos 30000 km era só mudar o óleo, só aos 40000 é que mudavam os filtros, não fui eu que perguntei foram eles que disseram, penso que se fosse necessário eles diriam, não?

citação:Originalmente colocada por JPMOR

O meu C4 foi hoje fazer a revisão dos 20000 km, mudaram óleo e os filtros e disseram que aos 30000 km era só mudar o óleo, só aos 40000 é que mudavam os filtros, não fui eu que perguntei foram eles que disseram, penso que se fosse necessário eles diriam, não?
Desculpa mas eu não compreendo como é que se deixa oleo novo a circular por dentro de um filtro sujo...

Contamina o oleo novo bem mais depressa...

Se o filtro fosse um consumivel de 100 ou 200€, agora uma coisa que custa cerca de 10...

Para quê correr riscos?

Voltar
Superior