Mazda Mx5

Obrigado pelas opiniões

O RF parece-me ser mais prático e seguro a primeira vista. Era este que ia escolher inicialmente.

Quando pensei na experiência de top down percebi por alguns comentários q a melhor seria no mx5 standard.

Em princípio vou escolher o mx5 standard

Agora para finalizar: RF owners, podem dar a vossa opinião da experiência top down nesse carro? Isto pra mim vai ser o factor decisivo

Sou visitante, mas diria que 4 em cada 5 daqui preferem ST por dar a sensação de descapotável ao contrário do Targa (e por pesar menos e ser mais fiável).

Mas se o carro não dorme em garagem, melhor optar pelo HT.

A que referes na questão de ser mais fiável o ST?

Há quem fale que a capota de tecido é mais fácil de pôr e tirar por ser manual e o RF tem muitas peças que "poderão avariar no futuro".

Mas sem falar de hipotéticos cenários de futuro que ainda ninguém teve, já li inúmeros problemas de capotas ST: sujam-se, desgastam-se, dão trabalho e custam dinheiro com a impermeabilização, inclusive aqui há malta a dizer que roça aqui e ali e incomoda e quase rompe. E eu ainda não vi nenhum relato de um RF avariar o hard top.

Obviously tenho um RF, e sinto que há mto hate ST --» RF e no sentido contrário nem tanto.

E não me venham falar do meio segundo mais rápido que vão usufruir por ser 40kg?! mais leve...

Let the fights continue...[kiss]

(...)
Mas sem falar de hipotéticos cenários de futuro que ainda ninguém teve, já li inúmeros problemas de capotas ST: sujam-se, desgastam-se, dão trabalho e custam dinheiro com a impermeabilização, inclusive aqui há malta a dizer que roça aqui e ali e incomoda e quase rompe. E eu ainda não vi nenhum relato de um RF avariar o hard top.
(...)

Quantos são, quantos são? [:p]

É que vou no 3º MX5 e nunca tive um problema com a capota. Não há como ter, aquilo é do mais simples e robusto que há...[:D]

A que referes na questão de ser mais fiável o ST?

Há quem fale que a capota de tecido é mais fácil de pôr e tirar por ser manual e o RF tem muitas peças que "poderão avariar no futuro".

Obviously tenho um RF, e sinto que há mto hate ST --» RF e no sentido contrário nem tanto.

E não me venham falar do meio segundo mais rápido que vão usufruir por ser 40kg?! mais leve...

Entre o teu RF e o meu ST não existem apenas 40kg ... acredita...

Se tirar o banco do passageiro , jantes de 14 e respectivos prneus e retirar o rádio que tem ainda fica mais leve que todos os outros st e rf.
mas há coisas para além de redução de peso que damos valor não é?
I'm just saying...

Estás a menosprezar algo...eu não estou a dizer que tem a mesma importância para ti que para mim...apenas estou a dizer que não existem 40 kg entre um RF e o meu ST...apenas estou a constatar um facto.

I'm just saying...

Estás a menosprezar algo...eu não estou a dizer que tem a mesma importância para ti que para mim...apenas estou a dizer que não existem 40 kg entre um RF e o meu ST...apenas estou a constatar um facto.
E entre o seu st e um troféu ainda deve existir mais diferença de peso...just saying .
Qts track Days fez que pensasse “ ainda bem q trnho menos 50kg q um rf”, a diferença no dia a dia é praticamente irrisória, basta ver as specs de um e de outro. Se for para reduzir o peso, que seja a sério e não a não incluir extras. É a minha opinião.
se por acaso pesar 120kg e ele pesar 70kg, se calhar até vai mais leve o rf.
Em diferenças tao pequenas , é mais placebo que outta coisa ( condução fora de circuito)

Última edição:
E entre o seu st e um troféu ainda deve existir mais diferença de peso...just saying .
Qts track Days fez que pensasse “ ainda bem q trnho menos 50kg q um rf”, a diferença no dia a dia é praticamente irrisória, basta ver as specs de um e de outro. Se for para reduzir o peso, que seja a sério e não incluir extras. É a minha opinião

Troféu?

Track days?

Já vai por 50? Ainda estás curto.

Irrisório? Mais uma vez... é a tua valorização não a minha. Não sei mas acho que para a Mazda... sobretudo quando pensa num Mx-5 a questão peso não é irrisória...

Eu estou a falar de peso... não de se tu és mais valentão numa pista que eu...nem estou a discutir qual puto de 10 anos que o teu da 200 e o meu 202...esse tipo de discussões são ridículas. Mais...se algo está mais do que visto é que um bom kit de unhas compensam muitos, não é kg, cavalos...

Agora se para ti é importante que ele tenha um i-loop e não importam os kg...respeito...agora não me fales em troféus e track days...porque se bem sabes em outras marcas...os carros feitos pensados nisso.... são feitos pensando em....ah já sei...o menor peso possível.

Mas não é disso que estou a falar...

Ainda bem que a malta dos RF não tem azia dos ST...quando nem um facto conseguem entender e precisam refutar...

Já dei par este peditório...lamento...

Troféu?

Track days?

Já vai por 50? Ainda estás curto.

Irrisório? Mais uma vez... é a tua valorização não a minha. Não sei mas acho que para a Mazda... sobretudo quando pensa num Mx-5 a questão peso não é irrisória...

Eu estou a falar de peso... não de se tu és mais valentão numa pista que eu...nem estou a discutir qual puto de 10 anos que o teu da 200 e o meu 202...esse tipo de discussões são ridículas. Mais...se algo está mais do que visto é que um bom kit de unhas compensam muitos, não é kg, cavalos...

Agora se para ti é importante que ele tenha um i-loop e não importam os kg...respeito...agora não me fales em troféus e track days...porque se bem sabes em outras marcas...os carros feitos pensados nisso.... são feitos pensando em....ah já sei...o menor peso possível.

Mas não é disso que estou a falar...

Ainda bem que a malta dos RF não tem azia dos ST...quando nem um facto conseguem entender e precisam refutar...

Já dei par este peditório...lamento...
Nunca fui a track days nem circuito nem conto ir .
Quanto ao resto nem vou comentar.
apenas te digo que a Mazda faz o mx5 Nd ST e RF.
e também posso adiantar que tinha um ST e troquei pelo RF.
sou caso único? Longe disso, basta ir ao Miata fórum e ver quantos com ST trocam por um RF , posso dizer -te que os relatos disso são muito, muito superiores ao inverso.
quanto ao achar que o st é melhor que o rf ou vice versa e andar a apregoar isso,nem a Mazda me paga nem acho que tenho autoridade moral para criticar quem compra um st ou rf, são escolhas e cada um sabe de si. Nem tao pouco para dizer .” Um é mx5 outro não é” como muito se ouve de quem tem st
sei bem porque troquei um st por um RF, e tenho garagem

Nunca fui a track days nem circuito nem conto ir .
Quanto ao resto nem vou comentar.
apenas te digo que a Mazda faz o mx5 Nd ST e RF.
e também posso adiantar que tinha um ST e troquei pelo RF.
sou caso único? Longe disso, basta ir ao Miata fórum e ver quantos com ST trocam por um RF , posso dizer -te que os relatos disso são muito, muito superiores ao inverso.
quanto ao achar que o st é melhor que o rf ou vice versa e andar a apregoar isso,nem a Mazda me paga nem acho que tenho autoridade moral para criticar quem compra um st ou rf, são escolhas e cada um sabe de si.
sei bem porque troquei um st por um RF, e tenho garagem
Vamos lá ver numa única frase.

Apenas disse que...a diferença entre o meu ST e um RF não são apenas 40 kg.

Não disse que com o ST engatas mais
Não disse que o RF não presta
Não disse que o ST é o mais rápido do Mundo.

Apenas constatei um facto!

A sério? ...

As empresas de camionagem apenas contratam pessoal com 30 kg para nas pesagens de fiscalização não existir problemas com a tara....................................

Enfim.... é destas coisas...

Não tenho saco desculpa.
Se o peso é tao importate, obvio que o peso dos ocupantes é importante e muito.
um. Um carro leve como mx5 com um ocupant de 65kg não se mexe da mesma forma que um com 120kg.
Por isso sim, prefiro ter info entretenimento e pesar um peso normal que estar preocupado c o peso dos extras e ser obeso ( nao sei se é o caso).
mas se vamos falar de peso, tens que falar de tudo , ele n a da sozinho

Última edição:
Ó Pretender, de valor era mesmo partilhares neste topico, as razões que te levaram a trocar o ST pelo RF. Isso é que era interessante para mim por exemplo que js venho desde o NB

Sobre o Miata Forum onde também estou ha anos, aprsar de pouco participar, é curioso que conheço apenas um caso de troca e foi por perda total do ST num acidente.

Última edição:
Ó Pretender, de valor era mesmo partilhares neste topico, as razões que te levaram a trocar o ST pelo RF. Isso é que era interessante para mim por exemplo que js venho desde o NB

Sobre o Miata Forum onde também estou ha anos, aprsar de pouco participar, é curioso que conheço apenas um caso de troca e foi por perda total do ST num acidente.
Sinceramente não me apetece entrar por aí, é uma never ending story.
” qual é o melhor mx5? Na , nb, nc, Nd?”.... tou cansado de ver e ler pessoas a esgrimir Argumentos
tem que procurar melhor no fórum Miata, o que não faltam lá é trocas st por rf, por diversas razões, não porque um é melhor que outro e mesmo que o sentimento seja esse , é apenas para o indivíduo em questão. O que é meu para mim é sempre melhor, é meu e sou eu que usufruo dele

Sinceramente não me apetece entrar por aí, é uma never ending story.
” qual é o melhor mx5? Na , nb, nc, Nd?”.... tou cansado de ver e ler pessoas a esgrimir Argumentos
tem que procurar melhor no fórum Miata, o que não faltam lá é trocas st por rf, por diversas razões, não porque um é melhor que outro e mesmo que o sentimento seja esse , é apenas para o indivíduo em questão. O que é meu para mim é sempre melhor, é meu e sou eu que usufruo dele

Porque trocaste o ST pelo RF? Andas com o topo maioritariamente aberto ou fechado? Qual o feeling de top-down do RF vs ST?

Porque trocaste o ST pelo RF? Andas com o topo maioritariamente aberto ou fechado? Qual o feeling de top-down do RF vs ST?

Quando andas num ST com a capota para baixo vais com a sensação que estás a conduzir um descapotável, olhas por cima do obro e tens uma visão desimpedida...Quando andas num RF com a capota para baixo vais com a sensação que estás a conduzir um carro que tem um tecto de abrir grande mas não um descapotável, tens sempre o aro atrás da tua cabeça e muito (demasiado) visível.
Outro pormenor que não gostei é que o aro faz mais ruído aerodinâmico do vento quando a capota está em baixo.
Eu quando comprei o MX-5 estava a partir do principio que iria andar o máximo possível com a capota para baixo, ao fim ao cabo era esse o meu sonho de ter um descapotável, pelo que dei primazia ao que sentia ao andar com o carro com a capota para baixo.

Tens mesmo que conduzir os 2 porque ninguém pode te dizer o que é melhor, será sempre algo de subjectivo.
Como já tinha referido mais atrás, até podes comprar um MX-5 com a ideia de nunca andar com o tecto para baixo, por apenas interessar as outras características do carro e aí fará mais sentido um RF.

Eu nunca pus a hipótese de comprar um RF, acabei por fazer o test drive a 1 porque era a única versão que aquele stand tinha disponível para tes-drive, como já tinha conduzido um Soft top e não tinha gostado muito do MX-5 [:D] tinha mesmo que conduzir o carro novamente para tirar as teimas se seria carro para mim ou não.

Posso dizer que sou um cliente satisfeito do MX-5, recebi o carro em outubro de 2018 com 414 km, reparei na semana passada que já estou quase a chegar aos 35.000km, se não fosse o confinamento e as motos que entretanto comprei, ainda teria bem mais km. [kiss]

Sim troquei , maioritariamente ando com o tecto aberto.
o rf como que te envolve muito mais nele, como que te abraça através de se targa, abraça -te encaixa -te muito mais no cockpit, sentes mais ligado ao carro e à condução.
as diferenças sensoriais a céu aberto são muitíssimo semelhantes, apenas notas diferença quando olhas para trás e tens o efeito targa, mas como conduzo a olhar em frente e para os lados, raramente para trás , não há grandes diferenças. Vidros para baixo e tecto aberto no rf é quase igual ao st, com a vantagem de menos manutenção, menos necessidade de substituição, menos ruído na cabine e se tirares o wind blocker , ficas ainda com uma maior sensação de cabrio e menos ruído na cabine ( basta pesquisar um pouco para perceber que por muito cuidado que tenhas ,mais cedo ou mais tarde ela vai precisar de substituição, até porque podes ter este problema : https://forum.miata.net/vb/showthread.php?t=683805 entre outros ... claro que já vai aparecer alguém que tem um mx5 c 25 anos e nunca trocou de capota de lona... pesquisa o que é ter uma capota de lona, os prós e os contras .)
Grande inconveniente no RF, limite de 10km/h para abrir e fechar a capota. Com o smartop module consegues alterar esse setting para 50km/h ou assim, fácil de instalar mas caro.
https://smarttop.uk/product/smarttop-roof-top-control-for-mazda-mx-5-rf/

Última edição:
Voltar
Superior