330i
Well-known member
Coilovers são amortecedores e molas.
Sim, eu sei.
Coloquei amortecedores entre aspas exactemente por isso.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Coilovers são amortecedores e molas.
Pode-se sempre meter as barras depois, caso necessário. Só barras melhor que coilovers é bs. Gostaria de ver a fonte. Provavelmente disseram que as barras são o melhor upgrade tendo em conta o preço, não o resultado.Num vídeo que vi algures no site da Flyin' Miata eles dizem que o ideal é ter as duas coisas (coilovers e upgrade das sway bars). A ter só uma destas coisas, segundo eles, a opção deveria ser pelas sway bars. Isto em termos de handling.
Acho que eles percebem umas coisas de Miatas, mas podem estar enganados. []
Sim, eu sei.
Coloquei amortecedores entre aspas exactemente por isso.
Então tens de ler sobre a função das molas na suspensão de um automóvel.
Quase que ponho o dedo mindinho que não vais gostar do resultado...no tal track day de Palmela andava lá um camarada com um RF com coilovers e BE stock. As BE's representam um incremento superior em pista.
Bancos standard (tenho os de pele) para mim, não têm apoio lateral suficiente e os joelhos sofrem.
Eu planeio meter coilovers e manter as estabilizadoras originais. As estabilizadoras corrigem adornamento, mas não o afundamento em travagem/levantamento em aceleração. E este é tão exagerado quanto o adornamento.
O camarada do RF que vai aos trackdays com coilovers e sways originais sou eu.
Tenho coilovers MeisterR Zeta CRD ( escolhidos devido ao curso de suspensão superiores à concorrência e à qualidade/preço). Foi a melhor modificação que fiz ao carro. Consigo ter um conforto superior ao OEM (sim!) e jogando com o damping consigo ter a suspensão bastante rija.
O sweet spot para estrada está no meio termo.
O carro tornou-se telepático e as velicidades de passagem passaram a ser bastante superiores. Dimuniu imenso o tal afundar de frente em travagens e o levantar a frente em aceleração.
Quanto ao bodyroll, reduziu um pouco devido ao spring rate das molas ser superior, mas nada que se pareça com o efeito de umas sways.
Para quem quer apenas eliminar o roll, sways são o caminho a seguir. Já guieu dois 1.5 com sways, tal como o amigo 330i tinha e efectivamente o caro é uma lapa.
330i, como já disse no nosso grupo, tem de dar uma volta no meu com suspensão e eu tenho de dar uma volta no 2.0...acho mesmo que o meu 1.5 vai para venda []
Pessoal com dúvidas acerca do escape. depois de já ter ouvido o Cobalt (gosto muito) adquiri um HKS LEgamax Premium. Custa sensivelmente o triplo, mas o resultado é fantastico. (faço 100km/dia em AE)
Qualquer dúvida apitem!
Como o dinheiro me custa a ganhar e eu adoro técnica, estudei muito sobre dinâmica automóvel. Assim posso pensar pela minha própria cabeça. E os resultados que obtive nos carros que me passaram pelas mãos, confirmaram tudo.Eu não sou um expert em questões técnicas, mas depois de 3 mx5 e de tantas partilhas quer no clube quer num grupo de amigos mais restrito onde somos uns 20 Miateiros, aprendi que as sways são o caminho em linha recta para eliminar 85% do body roll. Os restantes 15% podem estar no conjunto mola/amortecedor, e nas afinações de camber
Foi essa a minha ideia quando disse que não percebia como é que os Ohlins iriam eliminar o body roll []
Pode-se sempre meter as barras depois, caso necessário. Só barras melhor que coilovers é bs. Gostaria de ver a fonte. Provavelmente disseram que as barras são o melhor upgrade tendo em conta o preço, não o resultado.
É porque a taragem não é suficiente para tal.O camarada do RF que vai aos trackdays com coilovers e sways originais sou eu.
Tenho coilovers MeisterR Zeta CRD ( escolhidos devido ao curso de suspensão superiores à concorrência e à qualidade/preço). Foi a melhor modificação que fiz ao carro. Consigo ter um conforto superior ao OEM (sim!) e jogando com o damping consigo ter a suspensão bastante rija.
O sweet spot para estrada está no meio termo.
O carro tornou-se telepático e as velicidades de passagem passaram a ser bastante superiores. Dimuniu imenso o tal afundar de frente em travagens e o levantar a frente em aceleração.
Quanto ao bodyroll, reduziu um pouco devido ao spring rate das molas ser superior, mas nada que se pareça com o efeito de umas sways.
Para quem quer apenas eliminar o roll, sways são o caminho a seguir. Já guieu dois 1.5 com sways, tal como o amigo 330i tinha e efectivamente o caro é uma lapa.
Epa gostava de perceber metade do que vocês percebem de mecânica hehehe Tenho o RF ND2 1.5 e apesar de ter apenas 1100 e pouco km ( andei um pouco nestes dias por motivos profissionais) , já fiz umas brincadeiras e de facto já notei o body roll e também o levantar e baixar em travagem.
Futuramente entre outras modificações e quando explorar mais o carro, gostaria de o meter mais "colado" à estrada, eliminado sobretudo o body roll e também alinhar como deve ser o carro.
Pensei numa primeira fase meter as Eibach Pro , rebaixando um pouco ( também por motivos estéticos) e alinhando a direcção ( ?) estou a pensar bem? Acham que consigo eliminar esse body roll?
Futuramente também pensei em colocar umas barras, mas no curto/ médio espaço de tempo não queria gastar tanto dinheiro nessa alteração .
Mas trocar trocar as sway bars não é pêra doce.
Não sei como o 330i diz que com 2 horas se troca as sway bars. Do que já vi e li, a substituição da barra de trás é pacífico. Agora a da frente, vá lá vai. É uma carga de trabalhos. Mas todos dizem que vale muito a pena o trabalho/tempo/$$$ gasto.
Quanto a geometria devem estar a falar do rebaixamento frequentemente associado a coilovers. Não é nada de grave no MX-5, basta realinhar o carro pois permite afinação de camber e caster, para além da habitual convergência.Sim, a conclusão era baseada tendo em conta o preço. A fonte é o site da Flyin' Miata.
Mas também referem que as barras estabilizadora têm uma vantagem adicional face a amortecedores/coilovers que é o facto de permitirem uma melhor geometria da suspensão.
Estou apenas a relatar o que eles dizem. Mas podes consultar o site deles. Deves conseguir chegar aos vídeos que falam disto (provavelmente serão vídeos relacionados com sway bars; já não me lembro, já faz algum tempo que vi isso)
[][
]
Talvez tenha exagerado, é melhor contar com 4 horas
Como o dinheiro me custa a ganhar e eu adoro técnica, estudei muito sobre dinâmica automóvel. Assim posso pensar pela minha própria cabeça. E os resultados que obtive nos carros que me passaram pelas mãos, confirmaram tudo.
É muito difícil sumariar tudo num post de fórum mas vou tentar:
- O que controla o movimento da carroçaria são as molas. A amplitude dos movimentos é inversamente proporcional à sua taragem.
- Uma barra estabilizadora não passa de uma mola extra que só entra em acção quando as rodas do mesmo eixo são sujeitas a forças diferentes (por exemplo em curva), adicionando a sua taragem à das molas helicoidais presentes em cada roda. São usadas em carros de estrada porque ao entrarem em acção apenas nessas situações, não comprometem o conforto na passagem por irregularidades que afectem as 2 rodas do eixo da mesma forma. Um carro de competição feito de raiz, frequentemente não tem estabilizadoras.
Podemos alterar as molas das rodas, estabilizadoras, ou ambas.
Fazer um upgrade às estabilizadoras, tem as seguintes vantagens relativamente a alterar as das rodas:
- É mais barato que coilovers.
- Permite manter o conforto original quase inalterado em muitas situações.
E as seguintes desvantagens:
- Não permite controlo de movimentos de afundamento/levantamento.
- Ao unir os 2 lados da suspensão, torna-a menos independente. Como consequência, o carro vai perder tracção em curvas em que apenas uma das rodas apanhe irregularidades.
- Aumentar a força exercida sobre os pontos de ancoragem para além daquilo a que foram desenhados pode levantar à ruptura dos mesmos. Há carros que são mais sujeitos a isto, e outros menos.
Resumindo, podemos aumentar a rigidez através de barras, molas helicoidais, ou ambas. Cada opção tem as suas vantagens e desvantagens. Eu pessoalmente prefiro setups com mais mola e menos barra. Há quem prefira o contrário.
Obrigado, esqueci-me de referir que não queria perder confortoEu começaria pelas barras. Sobretudo se usas o carro para o dia-a-dia. Just my 5 cents []