Maternidades

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

E francamente, de Barcelos a Braga (Hospital) são 15 min. de carro. Quantos de vós aí na zona de Lisboa, para aceder a um serviço desta natureza têm que gastar 2 a 3 vezes este tempo?

De portagem a portagem...
Da cidade e aldeias circundantes o tempo é bem superior, demora à vontade 30 a 40 min. no minimo...

Mas eram precisos esses estudos para perceber que o que estava em causa era a redução da despesa ?;)

Acham mesmo que o Ministro da saúde estava preocupado com as condições de segurança das Maternidades?[}:)]

Porque raio é que estes políticos não dizem a verdade?[8)]

A posição assumida pelo ministro da Saúde é praticamente inatacável porque obedece a critérios objectivos de ordem técnica (nacionais e internacionais). No entanto, tem dois "calcanhares de Aquiles":
1- A maternidade de Barcelos tem uma taxa de mortalidade perinatal nula (mas...).
2- (mais importante) Não é razoável apresentar-se Badajoz como alternativa ao encerramento da Maternidade de Elvas. Direi mesmo que é escandaloso! Todas as opções por mais válidas que sejam deverão ser criadas dentro das fronteiras do país onde os cidadãos pagam impostos. Ou então Mário Lino falava verdade e o governo está empenhado mas é em criar uma Ibéria e já não é relevante se, em caso de problema com a assistência médica de Badajoz, a reclamação venha a ter de ser feita no âmbito da Lei do espaço do país vizinho. É assim que o Estado, que funciona com os nossos impostos, acautela os interesses do país e dos seus cidadãos? Não me parece...

A Constituição estabelece que:
1. Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover.
2. O direito à protecção da saúde é realizado:
a) Através de um serviço nacional de saúde</u> universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito; (...)
3. Para assegurar o direito à protecção da saúde, incumbe prioritariamente ao Estado:
(...)
b) Garantir uma racional e eficiente cobertura de todo o país</u> em recursos humanos e unidades de saúde.

Por outro lado há importantes contornos legais que não estão a ser divulgados. A Maternidade de Elvas foi "oferecida" numa parceria com o Estado e o Hospital de Elvas foi edificado no mesmo terreno da maternidade, na presunção de salvaguarda do funcionamento da mesma. Como vai ser?

citação:Originalmente colocada por eu

Mas eram precisos esses estudos para perceber que o que estava em causa era a redução da despesa ?;)

Acham mesmo que o Ministro da saúde estava preocupado com as condições de segurança das Maternidades?[}:)]

Porque raio é que estes políticos não dizem a verdade?[8)]
Mas ele não falhou..., muito</u>.

Até disse, que das 3 razões, a económica era a última. :)

Mas disse... ;)

citação:Originalmente colocada por mccrow

A vida não é como antigamente. tu dantes tinhas um emprego para a vida toda e o custo de vida não era assim tão elevado como agora face ao que recebes. não concordas?
Tb concordo;).

citação:Originalmente colocada por eu

Óbvio que é a despesa que está em causa, agora achas que nós temos mentalidade para aceitar que um ministro nos diga isso abertamente?

'tá bem abelha :D;)

Agora, esses estudos são muito giros, falaciosos até não dizer mais.

O que é que esses "estudos" mostram? Que é nas maternidades dos grandes centros que a mortalidade é mais elevada. Pudera...os casos difíceis vão sempre para as grandes cidades, não ficam nas maternidades do interior, daí que estas venham muito bem colocadas, regra geral.

Que raio de estudos [:p][}:)]

DN, 17-Maio-2006
TRIBUNA LIVRE (cartas)

NO BOM CAMINHO

A decisão de fechar as portas de muitas maternidades portuguesas só me parece uma sequência natural de uma das primeiras declarações do nosso, então, novo primeiro-ministro, aquando da visita oficial a Espanha, a primeira após a sua nomeação. Já naquela altura deixou claro que tinha apenas três prioridades: Espanha, Espanha e... Espanha!
(...) No país vizinho, onde a política nacional é fomentar o desenvolvimento (por exemplo, através de empréstimos a juros baixíssimos para poder tomar conta das nossas empresas e indùstrias, e deixar o lucro em Espanha), acho mesmo que estamos no bom caminho para a criação do novo país único ibérico, dando a grande oportunidade às futuras gerações de nascerem já com a nacionalidade espanhola.
O facto de algumas antigas regiões soberanas quererem agora a sua independência de Castela só mostra que as mesmas não perceberam absolutamente nada sobre a verdadeira razão da criação da União Europeia. Enfim, uma cambada de ignorantes. Sócrates percebe.

Mette Gauguin, Alcabideche

Eu nao li o topico todo.. mas preferem que continuem a morrer crianças so para ter a maternidade a porta de casa?.. isto é ridiculo é o tipo de mentalidade que nos degrada o pais... tristeza

citação:Originalmente colocada por PGT_SW

Eu nao li o topico todo.. mas preferem que continuem a morrer crianças so para ter a maternidade a porta de casa?.. isto é ridiculo é o tipo de mentalidade que nos degrada o pais... tristeza

que estupidez! acorda! não estamos no seculo passado

citação:Originalmente colocada por andmiguel

???

citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

???

mas onde é que estão as crianças a morrer nas maternidades a porta de casa? diz-me la um exemplo...
secalhar é melhor morrerem a caminho da maternidade que fica a 120km...

citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

???

mas onde é que estão as crianças a morrer nas maternidades a porta de casa? diz-me la um exemplo...
secalhar é melhor morrerem a caminho da maternidade que fica a 120km...

Desculpa lá mas não se justificam certas maternidades para o nº de crianças que lá nascem.
Com o que se deixa de gastar nessas mesmas maternidades, pode-se dar melhores condições às outras...

Voltar
Superior