Matemática

Moedas falsas

Moedas falsas

Temos 10 sacos de moedas, 9 têm moedas verdadeiras e 1 tem moedas falsas.

As moedas verdadeiras das falsas não são diferenciáveis a olho nu.

As verdadeiras pesam 10 gramas e as falsas 9,9 gramas.

Como é que com uma balança digital (pesa na ordem das décimas de grama) e apenas uma pesagem, conseguimos saber qual o saco das falsas?

Como é que com uma balança digital (pesa na ordem das décimas de grama) e apenas uma pesagem, conseguimos saber qual o saco das falsas?

pesamos todos os sacos ao mesmo tempo, mas tirando um numero diferente de moedas em cada saco antes de o por na balanca (eg. saco 1 tira-se uma moeda fora, saco 2 tiram-se duas moedas, etc)

Assim, o peso em decimas dar-nos-a o saco com as moedas falsas

Não sei se conta como uma só pesagem, mas se puser la todos os sacos ao mesmo tempo e for tirando um a um...quando a diferença for menor é porque tirámos o saco das falsas...agora, não sei se pode ser considerado como uma só pesagem.
Mas eu penso que ja vi a resolução disto ou de algo parecido ha uns tempos e era capaz de envolver tirar as moedas dos sacos...daqui a nada ja sei. [;)]

EDIT:Pronto, era isso que o corsa 1200 Sport disse que eu n me lembrava...(quando comecei a escrever o post aínda não estavam cá as respostas)

Última edição:
Pesas os sacos todos?

Podes explicar melhor?

eu estava a dizer pesar o peso total de todos os sacos, mas ha um metodo mais simples.

nem é preciso pesar os sacos todos, basta fazer o mesmo procedimento que disse a pouco (numero de moedas retiradas - numero do saco, e pesar todas as moedas retiradas dos sacos (1+2+3...+10=55 moedas)

o peso ira variar entre 550g e 549g. Os decimais dirao qual o saco com as moedas falsas

eu estava a dizer pesar o peso total de todos os sacos, mas ha um metodo mais simples.

nem é preciso pesar os sacos todos, basta fazer o mesmo procedimento que disse a pouco (numero de moedas retiradas - numero do saco, e pesar todas as moedas retiradas dos sacos (1+2+3...+10=55 moedas)

o peso ira variar entre 550g e 549g. Os decimais dirao qual o saco com as moedas falsas

Bingo apr:)

Um autocarro com 7 miudas lá dentro.
Cada miuda tem 7 mochilas.
Dentro de cada mochila, tem 7 gatos grandes.
Cada gato grande tem 7 gatos pequenos.
Todos os gatos tem 4 pernas cada.

Pergunta:

Quantas pernas há dentro do autocarro?

ajudem me la aqui que perdi-me..

derivada da raiz de X

é....

1/ 2raizX

ou (x)´/2raizX

sei que vai dar ao mesmo..mas a minha duvida prende-se pelo facto...

uma raiz de 4x^2-2x+3

sera 1/ 2 raiz de 4x^2-2x+3

ou ( 4x^2-2x+3)`/ 2raiz de 4x..bla bla

ajudem me la aqui que perdi-me..

derivada da raiz de X

é....

1/ 2raizX

ou (x)´/2raizX

sei que vai dar ao mesmo..mas a minha duvida prende-se pelo facto...

uma raiz de 4x^2-2x+3

sera 1/ 2 raiz de 4x^2-2x+3

ou ( 4x^2-2x+3)`/ 2raiz de 4x..bla bla

((4x^2-2x+3)^1\2)'= 1\2 * (4x^2-2x+3)^(-1\2) ou seja e a tua 1ª resposta.

Não, não sou professor de matemática (Deus me livre!). :sh)

Mas se te mandarem fazer um bife com batatas fritas e reclamares que só te deram couves, isso é gostar de ver tudo direitinho? [:D]

:)

Não.... O que se trata aqui é pedir batatas fritas aos palitos e darem-me batatas fritas às rodelas...

Não deixa de ser batata frita. [:D]

Voltar
Superior