Matemática

Acabei de me lembrar de uma, não envolve matemática, mas envolve lógica...

Um anão morava no 14º andar. Quando chove apanha o elevador até ao 14º andar, quando não chove, apenas até ao 7º. Porquê?
é baixinho e só chega ao numero 7 do elevador.. com o guarda-chuva acerta, com o cabo, no número 14 do elevador...

é muuuuito off-topic....

agora uma a valer:
encontrar as raizes de 4^x-x^4

[8b]

Sim, graficamente ou por métodos numéricos encontra-se essa solução.

Mas consegues chegar a uma solução fechada (ou conjunto de soluções fechadas)?

As soluções são mesmo essas...não é um intervalo penso eu de que.

Quanto ao anão, tem a ver com o guarda chuva, axo que ja responderam, eu disse que n tinha a ver com matemática, mas lógica.

Então e o homem dos cigarros, se é forreta, que os fume até ao fim, e que optimize o tempo que gastava a "fazer" novos cigarros...[:)]

A equação é mesmo assim. 3 elevado a x mais 3 elevado a x...

Isso nem sequer é uma equação, Pé Leve.

Para ser uma equação precisa de um sinal de "=" algures.

Uma equação é uma expressão que se pode dizer que é verdadeira ou falsa mediante os valores que se substituem nas variáveis.

"Resolver a equação" significa encontrar os tais valores das variáveis que a tornam a expressão verdadeira.

Sim, mas isso é especulação.

Ninguém disse que o segundo membro era zero. Ninguém disse que o primeiro membro era só aquilo...

Já agora, essa equação não tem solução (diz-se impossível).

Sim, mas isso é especulação.

Ninguém disse que o segundo membro era zero. Ninguém disse que o primeiro membro era só aquilo...

Já agora, essa equação não tem solução (diz-se impossível).

Tudo bem. Mas, em contra partida, e em todo o caso, em qualquer momento da nossa experiência matemática, pode-se vá... "fazer desaparecer" um x daquela forma, sem escrúpulos mas acertadamente.

Dizer que 3^x mais 3^x é igual a 2 . 3^x , está certo. O Pé Leve também não se explicou bem...

Mas oh Clio, és professor de matemática? Gostas de ver tudo direitinho... Hum... Cheira-me a titchér...[:blush:][:D][;)]

Última edição:
Voltar
Superior