Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Entao pronto, aqui vai uma solucao:Eu não interpreto dessa maneira...
Se ele lançar uma vez, o valor esperado é 3,5, como já foi explicado...
Se lançar duas vezes, continua a ser 3,5...
E assim sucessivamente, pelo que para mim, a resposta é 3,5.
Fico a aguardar pela resposta.[]
Atenção que não estamos a calcular a probabilidade de... mas sim o valor esperado.
---------
Referia-me à última questão que foi recolocada, mas vendo a questão original...está lá a condicionante de o valor ser superior...
Vou rever o problema.
Entao pronto, aqui vai uma solucao:
O valor esperado do ultimo lancamento e : 3.5 , certo?
Entao no penultimo lancamento, em que circunstancias quererei eu lancar outra vez o dado ? Se tiver menos de 3.5 (21/6) , isto e, 1,2, ou 3. Se tiver 4, 5 ou 6, fico satisfeito e paro por ai.
Valor esperado desse jogo:
(4+5+6)*1/6 + 21/6 * 3/6 = 51/12 o que da 4.25
Ou seja, sei que se tiver duas oportunidades de lancar, o valor esperado do jogo e 4.25
Se puder jogar uma jogada antes deste "jogo" (de 2 jogadas), entao sei que se tiiver um valor esperado menor que 4.25, entao quero relancar. Se me sair 5 ou 6, fico por ai.
Sendo assim,
(5+6)/6 + 4.25 * 4/6 = 28 /6 = 4.66
Agora outro jogo, menos probabilidades, mais teoria de jogos:
5 piratas tem um tesouro a dividir. Os piratas estao todos hierarquisados, do mais velho ao mais novo.
A partilha do tesouro passa-se da seguinte forma:
o pirata mais velho escolhe como vai dividir o tesouro por cada um dos piratas (inclusive ele), e depois o conjunto dos piratas (incluindo ele) vota. Se for aprovada com 50% ou mais, entao distribui-se como ele decidiu. Se nao for, entao os outros matam-no, e o mais velho dos piratas que restam propoe como dividir o tesouro, e votam todos, e assim sucessivamente, ate haver consenso.
Os piratas sao todos perfeitamente racionais, ou seja nao tomam decisoes emocionais. Sabem que os outros piratas tambem sao perfeitamente racionais.
Como fica o tesouro distribuido entre os piratas ?
Agora outro jogo, menos probabilidades, mais teoria de jogos:
5 piratas tem um tesouro a dividir. Os piratas estao todos hierarquisados, do mais velho ao mais novo.
A partilha do tesouro passa-se da seguinte forma:
o pirata mais velho escolhe como vai dividir o tesouro por cada um dos piratas (inclusive ele), e depois o conjunto dos piratas (incluindo ele) vota. Se for aprovada com 50% ou mais, entao distribui-se como ele decidiu. Se nao for, entao os outros matam-no, e o mais velho dos piratas que restam propoe como dividir o tesouro, e votam todos, e assim sucessivamente, ate haver consenso.
Os piratas sao todos perfeitamente racionais, ou seja nao tomam decisoes emocionais. Sabem que os outros piratas tambem sao perfeitamente racionais.
Como fica o tesouro distribuido entre os piratas ?
Para ja ainda nao ha nenhuma resposta certa...
Em teoria dos jogos convinha explicarem o porque das respostas.. Ao fazer essa explicacao por vezes chegarao por voces a conclusao de se a resposta esta ou nao certa []
Estas muito perto, parabens ! Mas ainda falta 1 passoEsse dos piratas está porreiro.... O primeiro pirata é óbvio que vai sobreviver.
Se os piratas forem além de racionais, muito inteligentes e sem o mínimo dos escrúpulos... diria que o pirata mais velho ficaria com quase tudo.... (vamos supor que em vez de percentagem seriam 100 moedas para tornar o exercício mais simples)
Assim:
-Se fossem apenas 2 piratas o mais velho ficaria com tudo e não daria nada ao mais novo. O mais novo mesmo que votasse contra ficaria empatado.
-Se fossem três piratas o mais velho daria uma moeda ao pirata mais novo e nenhuma ao pirata do meio. O mais novo prefere receber uma moeda do que nenhuma casa o mais velho fosse morto e depois não lhe desse nada.
-Se fossem quatro piratas o mais velho daria duas moedas ao mais novo e outra moeda ao segundo mais novo. Ao terceiro pirata não dava nada... as restantes 97 eram para ele.
-Se forem 5 piratas o mais velho dá três moedas ao mais novo, e duas ao segundo mais novo... e nenhuma ao terceiro nem ao quarto. Assim garante o voto dos outros 2 piratas que é o máximo de moedas que poderiam receber de qualquer maneira. Ele recebe 95.
creio que é isto ou se não é anda lá próximo! []
edit: ou então 1 ao terceiro pirata mais novo e 2 ao segundo mais novo e as restantes 97 para ele(??)
e com 10 piratas??? LOL [][
]
Quasehmm a única maneira que estou a ver é ele dar 1 moeda ao 2º.... ou seja
98 + 0 + 1 + 1 + 0
mas assim ele corria o risco de o 2º tentar uma melhor sorte com a distribuição feita pelo 4º pirata. A não ser que eles saibam que todos os piratas saibam que têm todos a mesma inteligência e saibam que todos os outros são igualmente previsíveis.... aí sim, parece que funcionava o 98 + 0 + 1 + 1 + 0
E agora que falo nisso, de facto o problema diz que eles têm conscência da racionalidade dos outros piratas!! (Sabem que os outros piratas tambem sao perfeitamente racionais)
Então a ordem é esta:
98 + 0 + 1 + 1 + 0
Acertei??? [][
]
hmm a única maneira que estou a ver é ele dar 1 moeda ao 2º.... ou seja
98 + 0 + 1 + 1 + 0
mas assim ele corria o risco de o 2º tentar uma melhor sorte com a distribuição feita pelo 4º pirata. A não ser que eles saibam que todos os piratas saibam que têm todos a mesma inteligência e saibam que todos os outros são igualmente previsíveis.... aí sim, parece que funcionava o 98 + 0 + 1 + 1 + 0
E agora que falo nisso, de facto o problema diz que eles têm conscência da racionalidade dos outros piratas!! (Sabem que os outros piratas tambem sao perfeitamente racionais)
Então a ordem é esta:
98 + 0 + 1 + 1 + 0
Acertei??? [][
]
Resposta a isso em cima.Acho que acertaste. Realmente o raciocino parece ser este.
A unica duvida que tenho é se outras combinações, por exemplo
98 + 1 + 1 + 0 + 0 ou 98 + 0 + 1 + 0 + 1 etc
tambem serão solução...