Martin Luther King

É exactamente o oposto, somos todos diferentes.
Sou mais pelo somos todos diferentes, não vamos atribuir um cargo de enólogo a um bêbado, nem de farmacêutico a um drogado, mas se fizermos o contrário vai tudo funcionar bem.
Não importa o que se diga, a discriminação é grande parte do sucesso da humanidade, permite atingir uma alta eficiência, a pontos da própria discriminação destruir-se a ela própria nas suas formas mais primitivas, discriminar pela raça é basicamente disperdiçar cegamente talento de certos indivíduos, e promover indivíduos com falta dele...
Se olhares bem d'antes discriminava-se homosexuais, pretos, judeus, hoje discrimina-se homofóbicos, racistas, antisemitas...
A discriminação não acabou, apenas evoluiu, e muito, mãos dadas com a humanidade.

Eu e o meu irmão filho do mesmo pai e mesma mãe somos completamente diferentes. Achar que temos as mesmas capacidades ou somos iguais é uma ilusão.

Porque têm cor de pele diferente? Ou só porque são diferentes (ponto)? O vosso QI é directamente proporcional à brancura da vossa pele, é?

sign_whites_only1.jpg

whites-only.jpg

Até sinto vergonha de ser branca ao ver isso, sinceramente. [:D]

Porque têm cor de pele diferente? Ou só porque são diferentes (ponto)? O vosso QI é directamente proporcional à brancura da vossa pele, é?

Não. Porque ele gosta de gelado baunilha eu gosto chocolate. Porque ele gosta temas histórico-sociais eu tenho mais queda para coisas mais técnicas, porque ele é medricas e pouco radical eu mando-me de cabeça para o que quer que seja etc.

Temos exactamente a mesma cor e um físico idêntico.

Choca-me porque é gente que já nasceu muito depois do tempo das colónias, gente que já terá tido uma educação diferente, e que acredita verdadeiramente que é superior àquele povo, não percebendo as diferenças culturais que existem entre os povos, e fundamentalmente não respeita alguém, só porque é de outra cor, mesmo estando no país deles.

Com certeza que só existe uma bancado no que ao racismo diz respeito. Um preto a desprezar um branco pela sua cor de pele com certeza nunca se terá visto...

Lamento que por uma questão de populismo te cerres nessa convicção do branco mau/branco bom. Aliás, dentro dos mesmo género racial encontras uma grande amostra de personalidades que diferem de indivíduo para indivíduo seja ele branco, preto, vermelho, amarelo... daí eu nunca alinhar nesse género de discurso demagógico.

PS: Só me satisfez saber que os maiores cagões e "colonialistas à séc XXI" já tinham sido todos assaltados e andavam todos borrados na rua. Em contrapartida conheci uma amiga de uma amiga que vivia sozinha lá desde 1988 (durante a guerra civil), era altamente respeitada por toda a gente naquela cidade e em todos estes anos nunca teve um único problema.

Julgamentos sumários pela população como um meio de fazer uma espécie de justiça divina pelas próprias mãos numa sociedade desenvolvida (ou vias de) também não me parece de todo um passo em frente para a consolidação dos direitos individuais e de uma sociedade mais equitativa.

Se tiveres um exemplo melhor de sociedade funcional multicultural podes-te chegar à frente.

Podia enumerar aqui uma panóplia de cidades de ficar aqui a tarde toda...

Uma das cidades, a par de algumas cidades americanas, com maior numero de "hate-crimes" no MUNDO, pessoas vitimas de racismo puro e duro, o mesmo que Luther King lutou contra, e tu vens-me dizer que Londres é uma sociedade funcional multi-cultural?

Também é verdade, que muitas dessas lutas sociais são criadas pelas "minorias", não vou ser demagogo e esconder essa realidade, mas Londres não é, nem será agora ou num futuro próximo exemplo de nada enquanto tiver todos esses problemas para resolver.

sign_whites_only1.jpg

Ver anexo 117311

Até sinto vergonha de ser branca ao ver isso, sinceramente. [:D]
Para os anglo-saxónicos tu não és branca, és latina, e sabes bem o que eles pensam dos latinos.
Além disso, és mulher, e se no chamado 1º mundo ainda exista quem descrimine as mulheres, passa pelo 3º e vê o espelho da nossa forma de pensar até ao século passado.
Acredita, quando se trata de discriminar o que não falta é criatividade.

Para os anglo-saxónicos tu não és branca, és latina, e sabes bem o que eles pensam dos latinos.
Além disso, és mulher, e se no chamado 1º mundo ainda exista quem descrimine as mulheres, passa pelo 3º e vê o espelho da nossa forma de pensar até ao século passado.
Acredita, quando se trata de discriminar o que não falta é criatividade.

Temos aqui o exemplo do 3º mundo:

Foto de jornalistas iranianas sentadas no chão torna-se viral > TVI24

Uma perspectiva diferente sobre o racismo
www.debito.org: THE ROGUE'S GALLERY: Photos of places which refuse non-Japanese in Japan

recomendo a leitura deste tópico, registem-se que vale a pena..muito bom esse forum
Racism: Where can a white man go to not find himself privileged? - Quora

O problema do racismo, é que mal saímos do nosso país somos sujeitos ao mesmo tratamento lá fora que por muito tempo demos aos outros cá dentro

Racismo no japão:
O homem branco pode ser educado, rico, com bom emprego...mas para os japoneses isso não é nada de especial..pois eles também o são

Racismo em portugal:
Toda gente diz que os brancos são racistas , mas quando alguém toma conhecimento de um assalto na rua todos sabem à priori qual é a cor da pele da vitima e do assaltante, mas ninguém gosta de falar sobre isto..

Não tenhas, tivemos que passar por ali para chegarmos aqui.
E amanhã seremos melhores que hoje.
Nós ficamos escandalizados com o comportamento de outros povos, mas eles apenas estão a trilhar o mesmo caminho de aperfeiçoamento civilizacional que nós percorremos. Um afastamento das cavernas a caminho das estrelas.

E provavelmente daqui por algumas décadas olharemos para o que somos hoje e acharemos inacreditável como éramos retrógrados.

Martin Luther King, meio século volvido, mas evoluiu muito mais a ciência do que as mentalidades.

Última edição:
Podia enumerar aqui uma panóplia de cidades de ficar aqui a tarde toda...

Uma das cidades, a par de algumas cidades americanas, com maior numero de "hate-crimes" no MUNDO, pessoas vitimas de racismo puro e duro, o mesmo que Luther King lutou contra, e tu vens-me dizer que Londres é uma sociedade funcional multi-cultural?

Também é verdade, que muitas dessas lutas sociais são criadas pelas "minorias", não vou ser demagogo e esconder essa realidade, mas Londres não é, nem será agora ou num futuro próximo exemplo de nada enquanto tiver todos esses problemas para resolver.

Estás completamente enganado e nota-se que não conheces a realidade de londres.

Pedi-te para indicares um exemplo, mas escrever um nome em vez de dizer que não vais ficar aqui a tarde toda também não foste capaz.

Também não estava à espera de melhor.

Também eu tenho um sonho, um sonho antigo e ainda maior. Um sonho que abarca todas as raças e credos, todos os seres humanos e animais e tudo o que nos rodeia... o qual muitos consideram ser um sonho impossível. Mas não deixa de ser um sonho, um sonho que, estou certo, é partilhado por muita gente.
Sonho com o dia que sei nunca irei ver chegar durante a minha vida, mas espero um dia os meus bisnetos ou tetranetos possam assistir.
O dia em que seremos capazes de ver mais além do que aquilo que os nossos olhos enxergam.
O dia em que compreenderemos que as pessoas não se definem pela cor da pele, pelo sexo ou opção religiosa.
O dia em que possamos finalmente entender que não somos nós e os outros, mas nós com os outros; nós e todos os que nos rodeiam, os animais e toda a natureza que devemos respeitar e valorizar.
O dia em que nos tratemos como iguais e possamos dar valor a tudo o que temos neste magnífico planeta.
Um dia que só chegará quando o homem quiser. Só falta querer.

Escondermo-nos atrás desses chavões apenas serve para ficarmos bem com a nossa consciência.

não te posso contradizer, de chavões e seu uso percebes tu.

mas qual é a dúvida que não somos todos iguais? O problema é levarem isso sempre para o exagero. Eu não falei de uns serem pretos ou brancos, ou pobres ou ricos. 5 crianças que nasçam e cresçam na mesma familia com as mesmas condições não evoluem da mesma forma e não serão adultos iguais.

Também eu tenho um sonho, um sonho antigo e ainda maior. Um sonho que abarca todas as raças e credos, todos os seres humanos e animais e tudo o que nos rodeia... o qual muitos consideram ser um sonho impossível. Mas não deixa de ser um sonho, um sonho que, estou certo, é partilhado por muita gente.
Sonho com o dia que sei nunca irei ver chegar durante a minha vida, mas espero um dia os meus bisnetos ou tetranetos possam assistir.
O dia em que seremos capazes de ver mais além do que aquilo que os nossos olhos enxergam.
O dia em que compreenderemos que as pessoas não se definem pela cor da pele, pelo sexo ou opção religiosa.
O dia em que possamos finalmente entender que não somos nós e os outros, mas nós com os outros; nós e todos os que nos rodeiam, os animais e toda a natureza que devemos respeitar e valorizar.
O dia em que nos tratemos como iguais e possamos dar valor a tudo o que temos neste magnífico planeta.
Um dia que só chegará quando o homem quiser. Só falta querer.
"Só falta querer".

apr:)apr:)apr:)

[;)]

Estás completamente enganado e nota-se que não conheces a realidade de londres.

Pedi-te para indicares um exemplo, mas escrever um nome em vez de dizer que não vais ficar aqui a tarde toda também não foste capaz.

Também não estava à espera de melhor.

Não conheço a realidade de Londres?
Mas quê, números oficiais de crimes de ódio são manipulados para fazer da cidade de Londres aquilo que ela não é?
Ou será que tu não conheces a realidade dessa cidade ao ponto de sequer nem saber o que dá na televisão? [8b]

Visto isto na televisão:
http://www.presstv.ir/detail/2013/05/23/304988/hate/

E isto:
Rising anti-Semitism in London and antisemitism in Social Media tracked by police - YouTube

Abre os olhos.

Eu não vou dizer cidade nenhuma, se quiseres saber procura e informa-te melhor, bem precisas. [;)]

Fico muito preocupado ver quem defende os privilégios de 3 décadas da FP, de 600.000 sobre 4.000.000 de cidadãos, a falar do MLK.

Os absurdos tem coisas destas. [:D]

podemos, como temos feito, tentar ajudar todos os povos, mas nunca seremos todos iguais porque simplesmente não o somos.
Mas não somos assim tão diferentes. A genética demonstra que todos os povos fora de África, descendem de um grupo familiar de cerca de 200 pessoas mais, todos os Europeus, Asiáticos, Aborígenes, Polinesios e Nativos Americanos descendem de uma única mulher. Antes da saída de África e logo no inicio da nossa evolução, um qualquer desastre natural, reduziu a diversidade genética de tal forma que, quase nos tornamos, no que classificamos hoje de espécie ameaçada de extinção. Hoje todos os humanos descendem de uns escassos, pouco mais de mil indivíduos.

As diferenças genéticas são diminutas, diferenças exteriores que resultam de pequenas adaptações ao meio. A maior diferença que podemos encontrar não é genética ou adaptativa, mas antes a diferença de igualdade de oportunidades. Um negro Americano com acesso a educação, alcança todo o seu potencial, algo que se torna impossível a um Nativo Americano sem acesso a iguais oportunidades.

E este modelo pode ser extrapolado para qualquer local do globo com qualquer pessoa. Ajudar pessoas num espírito de caridade é importante mas não substitui a liberdade, o acesso à educação, o acesso à saúde, à justiça ou à segurança, em suma, o acesso aos direitos fundamentais que vemos plasmados na nossa Lei Fundamental. E sem isso nunca poderemos alcançar a igualdade e ser tudo o que podemos ser, graças às nossas pequenas diferenças [;)].

Voltar
Superior