O tal chico-espertismo à tuga. Nunca vi tal acontecer, mas provavelmente resultaria na situação como tu descreveste ou um 31 do caneco, onde alguém ia levar pelos queixos (mais este último). Que grande gesto de falta de educação. Num restaurante normal fazem o mesmo? E porque não denominar alguém pra achar e guardar uma mesa, tal como práticamente toda a gente faz? Ou são VIPs?
Nós na nossa vida fazemos escolhas. Eu se visse um centro comercial cheio e tivesse a escolha de ir pra outro sítio, ia pra outro sítio. Odeio centros comerciais cheios. E filas também. E esperar também. Mas quando tenho que me confrontar com a situação obrigatoriamente, tento lidar com a situação o mais pacificamente e pacientemente possível e usando bom senso.
Quando sou obrigado a comer na restauração do centro comercial,mesmo este estando cheio, cingo-me a seguir as regras de bom senso e senso comum (já me aconteceu 2 ou 3 vezes, ou por haver concertos no cc ou por estar com alguém no cc que queria mesmo comer lá). As regras de senso comum, quando estamos em grupo e queremos comer num cc, é de um elemento guardar uma mesa, enquanto os outros vão buscar os seus pedidos. As regras de bom senso é perguntar se uma mesa/cadeira está livre, se não, esperar a nossa vez ou procurar por outra. Simples. E sim já tive que tar de pé com um tabuleiro na mão à espera de mesa, por obrigação, não por escolha...Mas acabei por achar uma. Também já levei barras a perguntar se uma cadeira ou mesa estava livre. O que fiz? Fui à procura até achar uma livre. Chama-se ser bem educado.
Agora que já tou precavido por uma possivel atitude destas poder vir acontecer no futuro, e como sigo a máxima de tratar como me tratam, se me visse numa situação idêntica não batia em ninguém, nem fugia, mas era menino pra virar o tabuleiro do esperto ao contrário. Depois a bola passava pras mãos dele...Má educação com má educação se paga...
Quanto à hipotese aqui posta sobre pessoas que ocupam uma mesa ou mesas durante horas...Nunca vi tal acontecer, mas se um cc tá cheio e já comeu, é seguir com a sua vida e dar o lugar a outro. Há outros lugares no CC para apenas sentar...
No caso de haver gente egoísta, tanto dum lado da perspectiva como doutro,
é chamar um dos seguranças do CC, acho que é pra isso que eles servem.[

]