"Marcar a mesa"

Não vejo qual o mal. Qualquer que seja o caso a mesa acabará por ser ocupada. O que costumo fazer é buscar eu comida, sentar-me e aguardar que o resto faça o mesmo. Quem diz eu diz outra pessoa qualquer que estiver comigo.

Chato chato é quando realmente se fica à conversa depois da refeição quando o espaço fica cheio.
Concordo.
Pior são aqueles que ficam à conversa a ocupar mesas sem necessidade.

Num restaurante normal as pessoas também não vão logo para a mesa à espera que o empregado lhes traga a refeição? Qual é a diferença? Vai dar ao mesmo. Só que nos CC não há empregado de mesa, por isso alguém vai ter que ir buscar o comer.

Nem foi há muito tempo...

Colombo hora de jantar. Estava eu e 3 amigos a jantar no H3 e nisto vamos à procura de mesa. Estava tudo cheio. Era sábado à noite. Nisto reparamos numa mesa com 4 lugares com um gajo a mexer no Tlm.

Aproximamo-nos e perguntamos se já acabou a refeição e se não se importava de nos dar o lugar que não havia mais nenhum...

- Epah estou à espera de pessoal que foi buscar a comida.

Vira-se um dos meus amigos:

- Então olha...acabamos de chegar !... e sentou-se...óbviamente que fomos atrás dele contudo um de nós ficou em pé e pousou o tabuleiro para ir buscar uma cadeira.

O gajo ficou tão parvo com a atitude que largou um ..da-se e levantou-se.

[:)]

Ainda o vimos a falar com o pessoal com quem estava como que explicar o que lhe tinha acontecido.

Em certos locais existem avisos que dizem que se deve primeiro ir bucar a comida e só depois ocupar a mesa...sebem me lembro nos armazéns do Chiado é assim.

Isso sim !

Foi civismo ! apr:)

Não é sei se é pior isso ou ficarem simplesmente na mesa a fazer "sala" ou com o seu netbook a fingirem que estudam, ou os mais velhos a ler o jornal... Ou simplesmente ocupar uma mesa para beber um simples café e ficar eternidades à conversa com tanta esplanada ao ar livre que existe por aí.

Por isso é que raramente como em CC's.

Por tudo e mais alguma coisa que já tenham referido em cima, quando nas raras vezes que tenho de almoçar num CC (jantar é acontecimento quase impossível), faço questão de chegar às 11:50, assim garanto que tenho lugar e sem qualquer confusão. E CC's para mim ao f.d.s só em casos muito excepcionais.

Não é sei se é pior isso ou ficarem simplesmente na mesa a fazer "sala" ou com o seu netbook a fingirem que estudam, ou os mais velhos a ler o jornal... Ou simplesmente ocupar uma mesa para beber um simples café e ficar eternidades à conversa com tanta esplanada ao ar livre que existe por aí.

Por isso é que raramente como em CC's.

Uma pessoa é livre de fazer o que bem entender nesses espaços. "Abancar" sem consumir nada, condeno. Agora se consome, está ali numa boa, e não está uma enchente, mais uma vez, não vejo o mal. Paguei, tenho todo o direito de estar ali o tempo que quiser não?

Uma pessoa é livre de fazer o que bem entender nesses espaços. "Abancar" sem consumir nada, condeno. Agora se consome, está ali numa boa, e não está uma enchente, mais uma vez, não vejo o mal. Paguei, tenho todo o direito de estar ali o tempo que quiser não?

E outros têm o direito de ficar com o tabuleiro na mão à espera que pessoas desocupadas fiquem ali a gozar com a cara dos outros?

Aquilo é para comer e ir embora.

Para isso ficam em casa e já podem ter a conversa que quiserem o tempo que quiserem.

Ou então vão em horas que não sejam propícias haver muita gente à procura de mesa.

Civismo, educação... Essas coisas básicas [;)]

A questão não está no tempo que ficas lá a consumir...

A questão está em ficares a marcar mesa enquanto te vão buscar a comida ou bebida...e estão outros já servidos à procura de mesa enquanto está tu ali a encher chouriços...

Achas isso normal e demonstrativo de boa educação e civismo ?

Não vejo qual o mal. Qualquer que seja o caso a mesa acabará por ser ocupada. O que costumo fazer é buscar eu comida, sentar-me e aguardar que o resto faça o mesmo. Quem diz eu diz outra pessoa qualquer que estiver comigo.

Chato chato é quando realmente se fica à conversa depois da refeição quando o espaço fica cheio.

Basta pensares um pouco. Imagina que tens uma fila com 15 clientes e 10 lugares.

Se cada um for buscar o comer, pagara e sentar-se, provavelmente quando chegar a vez do 11º comprar a comida, estará o 1º a levantar-se.

Haverá sempre alturas de "engarrafamento" mas serão escassos.

Agora imagina que tens os mesmos 15 clientes e os mesmos 10 lugares mas a partir do 6º da fila todos se lembraram de deixar a malinha a marcar lugar. Os 5 primeiros vão ficar com o tabuleiros na mão em pé enquanto os espertos esperam na fila com a mesa ocupada.

Torna-se um ciclo vicioso: marcam as mesas porque pensam que não vão ter lugar, não têm lugar porque marcam mesas...

(1)A questão não está no tempo que ficas lá a consumir...

A questão está em ficares a marcar mesa enquanto te vão buscar a comida ou bebida...e estão outros já servidos à procura de mesa enquanto está tu ali a encher chouriços...

Achas isso normal e demonstrativo de boa educação e civismo ?

(1) alguém pegou nesse aspecto, eu dei a minha opinião.[;)]

Quanto à essência deste tópico, eu não vejo mal ao mundo. Pode ser chato especialmente quando o centro está a abarrotar, mas não creio que se deva ver só a questão por esse prisma. Imagina que esse alguém faz parte de um grupo ainda com bastante gente, que é difícil arranjar mesa, vê aquela mesmo e opta por "marcá-la"... Neste caso, acabou por pensar a longo prazo e resolveu agir.

Pois e os que pagaram também e estão de pé a olhar para ti a leres o jornal não têm direito de se sentar?

Não há lei nenhuma que te obrigue a sair mas eu não era capaz...

Chama-se civismo e respeito pelos outros.

(1) alguém pegou nesse aspecto, eu dei a minha opinião.[;)]

Quanto à essência deste tópico, eu não vejo mal ao mundo. Pode ser chato especialmente quando o centro está a abarrotar, mas não creio que se deva ver só a questão por esse prisma. Imagina que esse alguém faz parte de um grupo ainda com bastante gente, que é difícil arranjar mesa, vê aquela mesmo e opta por "marcá-la"... Neste caso, acabou por pensar a longo prazo e resolveu agir.

Ok...para haver civismo é porque também existe o contrário e já percebi de que lado estás [;)]

Ok...para haver civismo é porque também existe o contrário e já percebi de que lado estás [;)]

Eu não estou de nenhum lado. Posso pensar desta maneira mas não é porque sim e tão pouco porque fui criado assim. Nesta questão que estamos a falar, Infelizmente há pessoas que não merecem que se tenha consideração e civismo para com elas. Sinceramente, cansa-me que tenha de ser sempre eu a ter em consideração tudo sem um simples "obrigado" em troca.[;)]

Colombo hora de jantar. Estava eu e 3 amigos a jantar no H3 e nisto vamos à procura de mesa. Estava tudo cheio. Era sábado à noite. Nisto reparamos numa mesa com 4 lugares com um gajo a mexer no Tlm.

Aproximamo-nos e perguntamos se já acabou a refeição e se não se importava de nos dar o lugar que não havia mais nenhum...

- Então olha...acabamos de chegar !... e sentou-se...óbviamente que fomos atrás dele contudo um de nós ficou em pé e pousou o tabuleiro para ir buscar uma cadeira.

Ainda o vimos a falar com o pessoal com quem estava como que explicar o que lhe tinha acontecido.

Em certos locais existem avisos que dizem que se deve primeiro ir bucar a comida e só depois ocupar a mesa...sebem me lembro nos armazéns do Chiado é assim.

És um campeão!

Deves ter apanhado um tótó tapadinho para te deixar fazer isso e provavelmente sabias ao que ias.

Comigo e com a maioria das pessoas, não te sentavas de certeza.

Tristeza... é um acto de civismo tal que mesmo sem saberem se se tratava de uma pessoa eventualmente de mobilidade reduzida que iria para a mesa decidiram 'abancar' apr:)

Se fosse comigo só não se sentavam como ainda perguntava se tinha mel para virem todos para o meu lado

Gostei! [:)]
Uma boa lição para esse tipo de gente, armados em chicos-espertos...

És um campeão!

Deves ter apanhado um tótó tapadinho para te deixar fazer isso e provavelmente sabias ao que ias.

Comigo e com a maioria das pessoas, não te sentavas de certeza.
Tá aí.........[:)]

Então e explica-me lá como é que tu ias evitar que três gajos se sentassem??[:D]

Provávelmente ias ter a mesma reacção do zé que lá tava sentado,que deve ter ficado estúpido com a moral do colega do ruisoad.

Faz-me uma confusão como,principalmente ao fim de semana,com tanto restaurante bom cá fora,o povo se amontoa todo nos shoppings pa fazer refeições............juro que não percebo...........

Voltar
Superior