Maquina secar roupa

Aproveito para perguntar uma coisa.

Estou na Noruega agora e aqui maquinas de secar é comum, eu nunca tive nenhuma por isso tenho algumas duvidas.

A maquina é simples, só têm o tempo e um botão de maquina cheia ou a meio.
Debaixo da porta tem um filtro que tenho que limpar sempre que uso a maquina.

A minha pergunta é, posso meter todo o tipo de roupa lá dentro? Lã, casacos, tenis?
Como o filtro fica sempre muito sujo significa que as roupas devem ter um desgaste maior, ou seja vão estragar mais rápido, estou certo?

Aproveito para perguntar uma coisa.

Estou na Noruega agora e aqui maquinas de secar é comum, eu nunca tive nenhuma por isso tenho algumas duvidas.

A maquina é simples, só têm o tempo e um botão de maquina cheia ou a meio.
Debaixo da porta tem um filtro que tenho que limpar sempre que uso a maquina.

A minha pergunta é, posso meter todo o tipo de roupa lá dentro? Lã, casacos, tenis?
Como o filtro fica sempre muito sujo significa que as roupas devem ter um desgaste maior, ou seja vão estragar mais rápido, estou certo?

Normalmente vem na etiqueta da roupa se pode ir ou não à maquina de secar, porque as vezes não é so o desgaste é também o risco de encolher.

Também andei nesse tema no mês passado. Depois de muito pesquisar e fazer contas, acabei por comprar essa:

ELECTROSACAVM :: SIEMENS MAQ. SECAR WT46W590EE

Tem sido usada com muita frequência e superou em muito minhas espectativas. Pena é o preço...

Se pretendes um bom value for money, vê essas duas:

ELECTROSACAVM :: HOTPOINT-ARISTON SECADOR DE ROUPA TCD8746H1
ELECTROSACAVM :: INDESIT MAQ. SECAR IDCE 8454 A ECO (EU)

Eu optei por uma com o menor consumo possível para eliminar de vez a necessidade de ter um estendal, uma vez que no meu apartamento não tenho nenhum sítio apropriado e que não incomode.

Aproveitar para desenterrar o tópico,

preciso de uma máquina de secar roupa. Como o espaço é pouco, estava a equacionar a aquisição de uma máquina de lavar e secar (2 em 1), mas caso avarie uma das funções fico sem as duas descartei essa hipótese.

Depois ponderei a hipótese de comprar uma máquina com ventilação porque tenho um espaço com saída de vapores no entanto não tem electricidade.

A hipótese em cima da mesa é uma máquina de condensação. Não tenho limite de orçamento, no entanto a ideia é comprar um bom value for money. Assim sendo encontrei esta pérola:

http://www.redcoon.pt/B268213-Indesit-IDCE-G45-B_Máquina-de-Secar-Condensação

O que acham? Estou receptivo a alternativas caso me recomendem outra máquina em vez desta, investiguei e pareceu-me um negócio porreiro.

Já agora, já alguém precisou de assistência da Redcoon? Se sim, funciona bem?

A questão do consumo apenas é importante tendo conta o uso.

A minha classe B custou cerca de 280€, para uma classe A com bomba de calor por 740€, são 460€ a mais.

A minha penso que gasta cerca de 4,5kw em cada ciclo, ou seja, cerca de 4,5 * 0,17€ = 0,77€. Como tenho tarifário bi-horário a metade do preço à noite, pago cerca de 0,39€ por cada ciclo de secagem.

A máquina classe A, mesmo a gastar metade, o que significaria uma poupança de 0,19€ por ciclo. Face à diferença do preço de compra, só se tornaria rentável, após cerca de 2400 ciclos (460€/0,19€).

Mesmo falando num prazo de 10 anos (período de vida útil estimado de um electrodoméstico deste género), precisaria de fazer cerca de 5 ciclos por semana, para compensar (que não faço, nem perto).

Para cada caso, é só fazer as contas...

nunca usei, mas deves ter perdas de calor brutais, e a maquina de secar tem duas coisas boas, a 1º é obvio..secar a roupa e a 2º é deixa-la super macia[kiss], toalhas, lençóis e afins e facilitar em muito passar a ferro.

A questão do consumo apenas é importante tendo conta o uso.

A minha classe B custou cerca de 280€, para uma classe A com bomba de calor por 740€, são 460€ a mais.

A minha penso que gasta cerca de 4,5kw em cada ciclo, ou seja, cerca de 4,5 * 0,17€ = 0,77€. Como tenho tarifário bi-horário a metade do preço à noite, pago cerca de 0,39€ por cada ciclo de secagem.

A máquina classe A, mesmo a gastar metade, o que significaria uma poupança de 0,19€ por ciclo. Face à diferença do preço de compra, só se tornaria rentável, após cerca de 2400 ciclos (460€/0,19€).

Mesmo falando num prazo de 10 anos (período de vida útil estimado de um electrodoméstico deste género), precisaria de fazer cerca de 5 ciclos por semana, para compensar (que não faço, nem perto).

Para cada caso, é só fazer as contas...

Estás a esquecer-te de uns pontos:
- IVA:
Para 4,5kWh de consumo por ciclo, o custo será de 0,52€ em vazio e 0,99€ fora do vazio, para uma A+ fica em 0,21€ em vazio e 0,40€ fora. Isso se tiveres tarifa bi-horária, que por exemplo para mim não compensa.
No meu caso particular, a diferença é de cerca de 10€ mensais.

Tarifas Baixa Tensão Normal até 20,7kVA

- Features:
A diferença de uma máquina de 280€ e uma de 740€ não é só o consumo... as mais caras trazem sensores de calor e humidade, que combinados com os programas automáticos permitem-te poupar ainda mais e não estragar a roupa. A que comprei tem um cesto para tecidos delicados, lãs e calçados, que para minha maria era indispensável. Há mais uma data de coisas que para algumas pessoas pode fazer diferença.

Estás a esquecer-te de uns pontos:
- IVA:
Para 4,5kWh de consumo por ciclo, o custo será de 0,52€ em vazio e 0,99€ fora do vazio, para uma A+ fica em 0,21€ em vazio e 0,40€ fora. Isso se tiveres tarifa bi-horária, que por exemplo para mim não compensa.
No meu caso particular, a diferença é de cerca de 10€ mensais.

Tarifas Baixa Tensão Normal até 20,7kVA

- Features:
A diferença de uma máquina de 280€ e uma de 740€ não é só o consumo... as mais caras trazem sensores de calor e humidade, que combinados com os programas automáticos permitem-te poupar ainda mais e não estragar a roupa. A que comprei tem um cesto para tecidos delicados, lãs e calçados, que para minha maria era indispensável. Há mais uma data de coisas que para algumas pessoas pode fazer diferença.

Como chegaste a essas contas? O consumo não é de 4,5kwh, mas sim de 4,5kw por ciclo (média).

Sendo que em vazio o kw custa 0,0946€, temos 4,5 * 0.0946€ = 0,43€/ciclo (que vai ao encontro das minhas contas por "alto" que deram 0,39€).

Quanto à poupança que falas, ela é real, mas traduz-se sempre em kw de consumo de energia, que é isso que importa. Muitas classe B também têm sensores de calor, humidade e também peso da roupa para optimizar o ciclo, mas o que faz a grande diferença é as classe A usarem bomba de calor, e daí conseguirem consumos próximos de metade de uma classe B.

A poupança mensal que referes, cada um saberá o que é melhor para si. No meu caso, que usarei a máquina no máximo 6 meses por ano, para amortizar 460€ teria de esperar 8 anos, com as tuas contas. Mas pelo uso que dou à máquina a minha estimativa seria de perto de 20 anos para amortizar a máquina, e nessa altura já espero estar noutra casa e com outra máquina...

edit: vi agora que era o IVA...[8b]

Mesmo assim, a questão genérica das contas mantém-se pois o IVA aplica-se a todos os valores.

Última edição:
Acho que tenho problemas.
Coloco a roupa a secar num programa de duas horas e meia, como o fiz hoje. Acontece que a máquina parou após cinco horas e com a roupa ainda humida.
Qual será o problema?

Tenho uma Balay de condensação que tem por esta altura uns treze anos e meio... teve uma reparação menor há coisa de uns dois ou três anos e de resto sempre fiável e sobretudo eficaz a secar.

Começou agora a parar cerca de um minuto após a ligar... sem acender nenhuma luz de aviso, nem nada que explique o que se passa...

Alguém palpita o que seja?

Amanhã irei ligar a um técnico que me costuma ver estas coisas.

O técnico levou-a hoje e diz estar desconfiado que é o módulo de controlo, pelo que a reparação será inviável...

Estive a pesquisar e entre uma de condensação ou bomba calor aparentemente as bomba calor são melhores pois são mais poupadas (A++).

Mas o técnico diz que são mais propensas a avarias e demoram mais a secar a roupa. Aconselhou a comprar de condensação de gaveta tal e qual a que tenho actualmente.

Alguém quer opinar?

Eu tenho uma de bomba de calor à cerca de um ano.

Somos 4 em casa e no passado inverno trabalhou bastante e neste Outono tb já começou a trabalhar.

Até agora tem cumprido com as expetativas mas tb não tenho uma referência.

Eu tenho uma de bomba de calor à cerca de um ano.

Somos 4 em casa e no passado inverno trabalhou bastante e neste Outono tb já começou a trabalhar.

Até agora tem cumprido com as expetativas mas tb não tenho uma referência.

E no teu caso por exemplo um jogo de lençois demora quanto tempo a ficar seco?

Aprox 60 min, se forem de flanela.

Se forem de algodão, 40 min é suficiente.

Bom, não é muito diferente do tempo que a minha fazia...

Ainda assim, estou inclinado a escolher uma bosch sem bomba de calor, por cerca de +-400€.

Acho que não uso assim tanto para compensar uma de bomba de calor.

Tenho uma indesit com bomba de calor e comparativamente a última sem bomba de calor da mesma marca acho está muito melhor pois seca a roupa rapidamente, é eficaz no consumo e não desperdiça energia pois praticamente não manda calor para o exterior e consegue poupar em tempo a engomar pois a maioria da roupa sai tão bem que é só dobrar e arrumar.

Bom, não é muito diferente do tempo que a minha fazia...

Ainda assim, estou inclinado a escolher uma bosch sem bomba de calor, por cerca de +-400€.

Acho que não uso assim tanto para compensar uma de bomba de calor.

Por 400€ já compras com bomba de calor porque vais comprar uma sem bomba ?

Voltar
Superior