citação:
Originalmente colocada por Lino Marques
DCI: isto está prevista mas inf€lizment€...
Agora, eu também sou utilizador frequente da EN 1 entre Leiria e Alenquer e posso dizer o seguinte: realmente a pior zona é mesmo entre Leiria e a saída da Batalha. Depois, é sempre a aviar, excepto ao chegar à zona da Venda das Raparigas, em que há mais de 2 kms de duplo traço contínuo [8] mas isso faz-se bem. Esse troço é bastante bom, com boas rectas para andar e/ou ultrapassar e foram recentemente (ainda bem que de vez em quando há eleições!!! [8][8][8]) alvo de boas obras de repavimentação, encontrando-se agora em óptimo estado!
Um conselho que eu dou a quem goste de um bom troço de EN com todo o tipo de curvas, misturado com algumas rectas, bom piso e pouco trânsito, é fazer o troço antes de Aveiras até Alenquer pela antiga EN 1, mas com uma ressalva:
tenham MUITO cuidado ao chegar à localidade de ESPINHEIRA (existe uma placa) pois a BT costuma estar aí a controlar a velocidade com que entramos na localidade (que no sítio onde está a placa não tem nada a não ser mato de um lado e de outro! [8]) e depois estão à nossa espera mais à frente numa brutal recta com piso perfeito e estrada larguíssima para nos cravarem e fazerem-nos andar com o coração nas mãos durante 5 anos, isto se forem a mais de 70 Km/h!
De resto, é um troço que dá um enorme prazer de condução e onde ainda se pode curtir o percurso, pois tem relativamente pouco trânsito, já que a maioria dos camiões seguem em direcção a Aveiras pela IC 2 para entrarem na A1!