Mal Pagos no Norte

citação:Originalmente colocada por PDCouto

Sim, mas em tudo o resto as diferenças são residuais.

Nota: Também acho a histório de que se trabalha mais no Norte do que em Lisboa cada vez mais uma treta, e tenho familiares com empresas em ambos os locais.

cada vez mais?! Mas alguma vez foi verdade?

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

citação:Originalmente colocada por pmcoliveira

Mas tu chamas treta ao que escrevi e depois não consegues demonstrá-lo. Concordas com as minhas afirmações.

Estou tramado contigo. Realmente tens uma atitude que não abona muito a teu favor.

Ok! Admito que reagi a quente ao teu primeiro comentário, mas de forma alguma concordo com 100% com o que escreves-te, mas eu vivo essa realidade, desenvolvo trabalho, produzo e facturo mais que homologos meus da delegação Sul e isso não se traduz em beneficios para mim, pelo contrário, apesar de eu conseguir atingir os objectivos que me foram propostos, mas os meus homologos não a casa mãe considera que Portugal não cumpriu os objectivos e EU é que saio prejudicado, duplamente prejudicado, quer no vencimento, quer nos prémios.

Por isso quando vêm à baila este tipo de notícias e comentários, revolto-me

Já ouvi falar de casos dentro da mesma empresa e com a mesma função que pagam menos para o trabalho no Porto do que em Lisboa, isto mesmo sem ter ainda qualquer noção sobre a competência das pessoas.

citação:Originalmente colocada por antoniop

Já ouvi falar de casos dentro da mesma empresa e com a mesma função que pagam menos para o trabalho no Porto do que em Lisboa, isto mesmo sem ter ainda qualquer noção sobre a competência das pessoas.
Eu dou-te um exemplo que não tem nada a ver comigo, mas de um amigo meu.

Trabalha numa empresa que faz implementações SAP.

Conseguem facturar na zona de Lisboa mais 30 a 35% do que facturam no Norte. E fazem muitos mais negócios. A razão é simples, há mais gente a pagar.

citação:Originalmente colocada por antoniop

Eu dou-te um exemplo que não tem nada a ver comigo, mas de um amigo meu.

Trabalha numa empresa que faz implementações SAP.

Conseguem facturar na zona de Lisboa mais 30 a 35% do que facturam no Norte. E fazem muitos mais negócios. A razão é simples, há mais gente a pagar.
Concordo contigo, mas estou a falar de salários, não de facturação. Em princípio, deveriam pagar o mesmo salário e, caso a facturação o exigisse, ter mais pessoas.

Conheço um casal novo, que na regiao de viseu comprou uma casa T3 novinha com parqueamento e arrecadação, estores electricos e + umas mariquices por 15000 contos.
Onde em Lisboa se compra uma casa por esse preço e tamanho?
A diferença de ordenado compensa a diferença de prestação... na grande maioria dos casos.
Sem falar no stress do transito em Lisboa...

antoniop mas há casos que se entende.

Vou tentar explicar um caso concreto: Outsourcing de serviços informaticos

90% dos clientes (delegações fisicas) estão em Lisboa:

Ou seja se contratares alguem do Porto tens de lhe pagar Ordenado + Alojamento (normalmente hotel) e despesas (jantar).

Por exemplo eu sou do Porto e na empresa que estava era 750 brutos + alojamento (lisboa) + jantar pago.

Se fosses de lisboa 1000 limpos

citação:Originalmente colocada por Superfast

antoniop mas há casos que se entende.

Vou tentar explicar um caso concreto: Outsourcing de serviços informaticos

90% dos clientes (delegações fisicas) estão em Lisboa:

Ou seja se contratares alguem do Porto tens de lhe pagar Ordenado + Alojamento (normalmente hotel) e despesas (jantar).

Por exemplo eu sou do Porto e na empresa que estava era 750 brutos + alojamento (lisboa) + jantar pago.

Se fosses de lisboa 1000 limpos
Percebo o teu ponto de vista, mas eu falo em postos de trabalho em empresas (ou com instalações) no Norte e a serem desempenhados na região Norte (sem prejuízo de algumas deslocações ao Sul) e que não implicam estadias.

citação:Originalmente colocada por Gugul

Conheço um casal novo, que na regiao de viseu comprou uma casa T3 novinha com parqueamento e arrecadação, estores electricos e + umas mariquices por 15000 contos.
Onde em Lisboa se compra uma casa por esse preço e tamanho?
A diferença de ordenado compensa a diferença de prestação... na grande maioria dos casos.
Sem falar no stress do transito em Lisboa...

Desculpa lá mas não entendi...
...porque é que não vai para Viseu!

Eu dou o exemplo do meu caso.

Moro aproximadamente a 40km do Porto, local onde trabalho, construi a minha casa T4 e gastei (pedi emprestado) 125000€ (sensivelmente à 3 anos) nessa altura uma colega minha comprou um apartamento T3 por 120000€ a 15km do Porto, qual é que acha que compensa e isso justificaria uma diferença de vencimento só porque ela vive num meio considerado como tendo maior custo de vida?

Desculpe lá mas não concordo, trabalho as mesmas 8 horas que qualquer outra pessoa apenas tenho de me levantar mais cedo que ela e eventualmente apanhar mais algum trânsito e com isso ainda sou prejudicado.

Trabalho igual, salário igual.

Trabalhei com um grupo que detem delegações de Norte a Sul do pais e fiquei chocado quando soube das diferenças de vencimentos entre pessoas com a mesma função mas em diferentes pontos do pais.

No Norte pagavam quase o mesmo a um funcionario qualificado que em Lisboa a um auxiliar.

E as vendas no Norte eram superiores ás do Sul.

Penso que tem tambem a ver com algumas mentalidades ainda enraizadas nas pessoas.

citação:Originalmente colocada por Phoenix

Presumo que a maior concentração de Ferraris do pais é no norte.

Terá alguma relação com o baixos rendimentos que pagam ?
Eu não vejo os empregados a comprar Ferraris. Só alguns empresários. [8D]

Sabes para quantos Ferraris daria os lucros da Banca ? Lucros esses, que em parte vão para fora do País ? Não que isso me incomode, mas é para termos pontos de vista conjugáveis.

Os lucros extraordinários da Galp... 800 milhões de euros...

O problema é que essas empresas têm a sede em Lisboa. E depois as grandes firmas de serviços têm a sua sede em Lisboa. A banca, seguros e outras financeiras, idem.

E para não falar da grande instituição que é o Estado que despacha maioritariamente em Lisboa.

Razão tinha o Pedro Santana Lopes em querer descentralizar o País. O problema dele é que não sabia como... :D :D

Apesar de ser nortenho, acho que puseste o dedo na ferida. Há muitos empregadores assim (tenho um desse género), mas também não convém generalizar.

Sabes para quantos Ferraris daria os lucros da Banca ? Lucros esses, que em parte vão para fora do País ? Não que isso me incomode, mas é para termos pontos de vista conjugáveis.

O problema é que essas empresas têm a sede em Lisboa. E depois as grandes firmas de serviços têm a sua sede em Lisboa. A banca, seguros e outras financeiras, idem.

E para não falar da grande instituição que é o Estado que despacha maioritariamente em Lisboa.

Razão tinha o Pedro Santana Lopes em querer descentralizar o País. O problema dele é que não sabia como... :D :D

Não é bem assim!

BCP - Porto
BPN - Porto
BPI - Porto
Sonae - Porto
Viauto - Porto :D

Estes são só alguns grupos que me lembro que tem sede no Porto.

E tens aí pelo menos 2 que são gigantes economicos nacionais.

citação:Originalmente colocada por Alpiger

Não é bem assim!

BCP - Porto
BPN - Porto
BPI - Porto
Sonae - Porto
Viauto - Porto :D

Estes são só alguns grupos que me lembro que tem sede no Porto.

E tens aí pelo menos 2 que são gigantes economicos nacionais.

Sonae acho que está na Holanda... não tenho a certeza <s>e BCP não sei se está mesmo no Porto. Tenho ideia que não, falo obviamente do Grupo BCP (sede)</s>
Queres comparar isso com o resto dos grupos e multinacionais presentes em Lisboa? Achas mesmo que se pode comparar?

EDIT: o BCP tem sede social no Porto, mas a esmagadora maioria dos quadros está em Lisboa

Nenhuma, todos sabemos que é no norte que se fazem os Ferraris, por isso é natural haver mais, mais até que, por exemplo, em Itália.

SONAE (SGPS; Indústria e outros) - Sede social: Lugar do Espido, Via Norte, Maia

Millennium BCP - Sede social: Praça D. João I, 28, freguesia de Santo Ildefonso - Porto

citação:Originalmente colocada por Alpiger

Trabalhei com um grupo que detem delegações de Norte a Sul do pais e fiquei chocado quando soube das diferenças de vencimentos entre pessoas com a mesma função mas em diferentes pontos do pais.

No Norte pagavam quase o mesmo a um funcionario qualificado que em Lisboa a um auxiliar.

E as vendas no Norte eram superiores ás do Sul.

Penso que tem tambem a ver com algumas mentalidades ainda enraizadas nas pessoas.
Talvez a mentalidade do "o porto ganhou outra vez, não há aumentos por mais um ano, boa" exactamente como se fazia/faz com o benfica.

É a chamada memoria do peixe dentro do aquário: olha uma pedra (dá volta), olha uma pedra, olha uma pedra, olha uma pedra...

Sempre feliz.

citação:Originalmente colocada por Nthor
Nenhuma, todos sabemos que é no norte que se fazem os Ferraris, por isso é natural haver mais, mais até que, por exemplo, em Itália.

Das 2, 3. Ou não conheces o Norte de Portugal, ou não conheces Itália, ou então não sabes o que é um Ferrari. :) :D :D

Voltar
Superior