MAF do Passat 1.9 TDI 130cv

margalhau

New member
Já algum tempo andava a notar falta de força no Passat cá de casa, mas agora piorou e o carro não passa dos 120 km/h mesmo com o pedal a fundo. Além disso é evidente a falta de força que o carro sente a desenvolver. Está muito lento.

Em principio será problema da MAF correcto?

Alguém me sabe especificar qual a maf que este carro utiliza? Ela fica localizada por debaixo do farol esquerdo correcto?

Encontrei um vendedor ingles na Ebay que vende MAF's novas para TDI's a menos de 40 euros e precisava de identificar o modelo que equipa o Passat TDI de 130cv.

Alguém me pode dar uma ajuda?

Esqueci de referir que se parar e desligar o motor, ao voltar a colocar a trabalhar o carro fica a desenvolver razoavelmente bem, mas depois passado algum tempo volta a perder força ficando com os sintomas descritos em cima.

Esqueci de referir que se parar e desligar o motor, ao voltar a colocar a trabalhar o carro fica a desenvolver razoavelmente bem, mas depois passado algum tempo volta a perder força ficando com os sintomas descritos em cima.

Então nesse caso aponto mais para a geometria do turbo presa (carvão ou empeno do prato da geometria).

O problema já foi identificado e resolvido.

O turbo estava carbonizado. Foi desmontado e descarbonizado. Pelo que disseram, é um problema habitual dos TDI.

Também foi substituido o MAF. Disseram que apesar de funcionar já manifestava alguns indícios de desgaste.

Por fim, também foi substituído o filtro.

A despesa ficou em cerca de 300 euros e foi feita num agente autorizado Bosch.

O carro nem parece o mesmo, desenvolve muito melhor.

Obrigado pelo feedback.

Já agora, quantos kms tem o carro ?

Que tipo de trajectos (e a que ritmos) circula habitualmente ?

Obrigado pelo feedback.

Já agora, quantos kms tem o carro ?

Que tipo de trajectos (e a que ritmos) circula habitualmente ?

O carro tem actualmente 205 mil km's, mas começou a evidenciar falta de força a partir dos 180 mil km's.

Tem as revisões todas feitas na marca e faz trajectos maioritariamente em AE. É o meu pai que anda quase sempre com ele e tem normalmente uma condução calma.

O problema já foi identificado e resolvido.

O turbo estava carbonizado. Foi desmontado e descarbonizado. Pelo que disseram, é um problema habitual dos TDI.

Também foi substituido o MAF. Disseram que apesar de funcionar já manifestava alguns indícios de desgaste.

Por fim, também foi substituído o filtro.

A despesa ficou em cerca de 300 euros e foi feita num agente autorizado Bosch.

O carro nem parece o mesmo, desenvolve muito melhor.

Os sintomas apontavam para isso mesmo.

E não é um sintoma dos TDI, mas sim um sintoma de qualquer motor turbo diesel que tenha um turbo de geometria variável, pois esta tem a tendencia a acumular carvão nas alhetas.

A condução calma do teu pai "ajuda" a que este fenómeno se manifeste mais frequentemente.

Quanto à MAF, ainda era possível dar-lhe um último fôlego antes de a substitiur, mas assim está pronto para mais uma rodada de km.

O valor da reparação foi justo.

Os sintomas apontavam para isso mesmo.

E não é um sintoma dos TDI, mas sim um sintoma de qualquer motor turbo diesel que tenha um turbo de geometria variável.

A condução calma do teu pai "ajuda" a que este fenómeno se manifeste mais frequentemente.

Quanto à MAF, ainda era possível dar-lhe um último fôlego antes de a substitiur, mas assim está pronto para mais uma rodada de km.

O valor da reparação foi justo.

Tinhas razão sobre aquilo que deveria ser o problema Bruno. [;)]

De facto não achei nada cara a reparação. O mais dispendioso foi a mão de obra da desmontagem do turbo.

De qualquer forma não me parece muito aceitável que um turbo necessite desse tipo de manutenção ao fim de 200 mil km's (e estou a ser optimista), havendo Turbo Diesel que chegam a fazer 400 mil km's sem qualquer intervenção num turbo (nomeadamente as sucatas francesas que eu conheço tão bem), assim como não me parece nada aceitável que um MAF passe a ser encarado como um componente de desgaste.

O meu BX Gti tem mais 300 mil km's e ao fim destes anos todos ainda rola bem com o MAF de origem.

Mas pronto, o que é Alemão é que é bom e tudo é desculpável nestes automóveis... [:D]

Infelizmente os carros da actualidade são cada vez mais descartáveis.

...

De qualquer forma não me parece muito aceitável que um turbo necessite desse tipo de manutenção ao fim de 200 mil km's (e estou a ser optimista), havendo Turbo Diesel que chegam a fazer 400 mil km's sem qualquer intervenção num turbo (nomeadamente as sucatas francesas que eu conheço tão bem), assim como não me parece nada aceitável que um MAF passe a ser encarado como um componente de desgaste.

O meu BX Gti tem mais 300 mil km's e ao fim destes anos todos ainda rola bem com o MAF de origem.

Mas pronto, o que é Alemão é que é bom e tudo é desculpável nestes automóveis... [:D]

Infelizmente os carros da actualidade são cada vez mais descartáveis.
E a suspensão do bx, também tem 300.000 kms sem ser mexida ? [;)]

Obviamente que não, mas também não conheço nenhum automóvel em que os componentes da suspensão durem 300 mil km's... [:p]
Olha que tens carros com mais de 200.000 kms sem mexer na suspensão.

Acho que em qualquer carro quando se atinge determinadas quilometragens e idades deve ser considerado normal começarem a existir problemas, sejam uma maf ou noutra coisa qualquer.

Olha que tens carros com mais de 200.000 kms sem mexer na suspensão.

Acho que em qualquer carro quando se atinge determinadas quilometragens e idades deve ser considerado normal começarem a existir problemas, sejam uma maf ou noutra coisa qualquer.

Sim, pois tens, se andares sempre em cima de uma mesa de bilhar.... [:D]

Qto ao turbo e sua manutenção, pelo menos no caso que eu conheço bem, o CT12B da Hitachi, é recomendado fazer verificação de folgas do rolamento e do estado das alhetas da compressora a cada 200.000 kms, e no caso de alguma anomalia deve-se colocaro o kit de reparação.

No caso concreto os VNT's por serem de geometria variavel têm tendencia a criar carvão o que faz com que geometria fique presa, pelo que a VW deve ter no plano de manutenção a verificação e limpeza do turbo, penso eu....

Sim, pois tens, se andares sempre em cima de uma mesa de bilhar.... [:D]

Tudo depende do tipo de trajecto habitual, da qualidade dos componentes, do cuidado do condutor, etc.

Ainda há pouco tempo andei num mercedes com mais de 200.000 kms com suspensão de origem e não se notava qualquer anomalia, mesmo circulando a 180 km/h.

Não quer dizer naturalmente que estivesse a 100% de eficácia, mas pelo menos num estado declaradamente mau não estava de certeza.

Voltar
Superior