[Crime] Maddie-Qual a verdade?

Maddie-Qual a verdade?

• - Sim

Votos: 45 6,1%
  • - Não

Votos: 572 77,0%
  • - Não tenho opinião formada

Votos: 126 17,0%

• Total de eleitores
    743
Falam na coragem do Gonçalo Amaral ?

Qual coragem ? coragem teria sido resistir a pressões (se tiver havido ?) e defrontar o que fosse preciso para que a justiça fosse feita e se chegasse a uma conclusão.

Agora andar a fazer insinuações ? isto é algum acto de bravura ?

Objectivamente vejo um caso em que não se conseguiu descobrir o que realmente se passou e em que a opinião pública como de costume vai navegando ao sabor do vento dos orgãos de comunicação.

Claro que este tipo de noticia é um filão em termos de audiência e então especula-se, especula-se, especula-se, os pais da criança já foram julgados e condenados em praça pública umas duas vezes e também já foram declarados inocentes, enfim ..... :(

Certamente que tudo o que foi dito e escrito deve estar baseado na investigação policial e em provas forenses.

Mas estou certo que não disse tudo o que sabe.

Espero agora para ver a reconstituição "Made by McCan", para ver quais os indicios e provas que eles irão apresentar em sua defesa.

A resposta não se fez esperar...

Madeleine McCann: Kate brands Portuguese detective a 'disgrace'

Kate McCann has branded the Portuguese detective behind the decision to make her a suspect in her daughter Madeleine's disappearance "a disgrace".

By Caroline Gammell

Last Updated: 8:56PM BST 05 Sep 2008

Goncalo Amaral believed Mrs McCann and her husband Gerry could have been involved in the case of the missing three-year-old and even wrote a book entitled The Truth About the Lie.
Speaking in an interview for the first time since they were formally cleared of any link to their daughter's disappearance, Mrs McCann criticised Mr Amaral's behaviour.

Asked about what she thought of 48-year-old Mr Amaral - who was sacked from the case last October - and his decision to publish a book about his experience, she replied: "It's a disgrace."

There has been little secret about the animosity between the McCanns and the Portuguese police over the investigation into Madeleine, but the couple has refrained from criticising them openly.

Since they were cleared of all involvement in July this year and given access to the police files in August, the couple's private investigators have continued to follow up potential leads.

Madeleine vanished from her family's holiday apartment in Praia da Luz, Algarve on May 3 last year and has not been seen since.
Mr and Mrs McCann, from Rothley in Leicestershire, were made suspects a year ago, but were finally cleared two months ago after the Portuguese police decided to close the investigation.

The couple, both 40, agreed to speak to Portuguese newspaper Expresso to try and keep their daughter's profile high in the Algarve.
They were filmed answering questions about what they thought had happened to their eldest child.

Mr McCann said: "I will be honest. We have got no idea whether Madeleine is alive or not. What we are certain of is that there is absolutely no evidence."
Asked if they feared being accused over their daughter's disappearance, he said: "If you believe what was written in the papers, then of course we feared it.
"The situation for us was very frightening, of course it was."
Asked if that was the reason they returned to the UK, Mrs McCann said: "They could still have arrested us, couldn't they? They could have stopped us from going home."
Clarence Mitchell, the couple's official spokesman, said: "Kate and Gerry have chosen to speak out because they still firmly believe that there may well be important information that somebody knows in Portugal.
"Everything Kate and Gerry are doing now is geared towards assisting their own investigation into finding Madeleine."

Qual coragem ? coragem teria sido resistir a pressões (se tiver havido ?) e defrontar o que fosse preciso para que a justiça fosse feita e se chegasse a uma conclusão.

Objectivamente vejo um caso em que não se conseguiu descobrir o que realmente se passou e em que a opinião pública como de costume vai navegando ao sabor do vento dos orgãos de comunicação.

Claro que este tipo de noticia é um filão em termos de audiência e então especula-se, especula-se, especula-se, os pais da criança já foram julgados e condenados em praça pública umas duas vezes e também já foram declarados inocentes, enfim ..... :(

A questão é que parece não ter havido pressões...mas sim um convite a sair com um unica resposta...Queres Sair ? ou SIM ou SIM ? Escolhe...

Talvez por aqui se explique esta situação de ele estar a tentar provar algo...

É certo que a especulação altera o rumo da opinião publica...mas afinal nós só conhecemos os caso porque os media existem...temos de dar sempre o beneficio da duvida e uma boa percentagem de desconto em cada frase dita por um jornalista.

Especula-se, fala-se, inventa-se, mas nada foi demonstrado ou provado sobre o que realmente aconteceu.

Este tipo da PJ teve a sua oportunidade para mostrar trabalho, não o fez ! agora escreve livros e lança suspeitas ....... [8b]
Se leres o livro, podes verificar tu mesmo as várias "jogadas" que foram feitas para desviar do rumo a investigação deste caso.

Pressões político-administrativas com despedimentos e recolocações de inspectores responsáveis por investigações politicamente inconvenientes não são utopia.

Sim, utilizei o plural.

V7

Tenho-te em excelente consideração, mas permite-me a pergunta:

Já alguma vez estiveste na situação de estares a ser "empurrado" para uma situação de injustiça, de ataque pessoal de colocarem em causa o teu bom nome ou de lançarem duvidas sobre a tua vida profissional ou pessoal, e não teres mais nenhuma forma de te defenderes além daquela que passa por denunciares - mesmo que de forma aparentemente dúbia, como este caso do Gonçalo Amaral - quem contra ti está a urdir essa acção ?

Achas que na sua experiência este ex inspector da PJ e Ex-coordenador do caso McCann, é suficientemente parvo para não estar defendido e poder demonstrar que o que alega tem um fundamento de verdade !?

Olha que vivendo estas experiências na primeiro pessoa, por certo percebes o que quero dizer.

[;)]

O livro do Gonçalo Amaral ? huuummm.

Esse tipo não me parece nada de confiança, porque é que havemos de acreditar no seu livro ?

Acho dificil que alguém tenha algum tipo de interesse em ocultar um caso destes, caso a teoria do acidente responsabilidade dos pais fosse verdadeira.

Isto já cheira mal...

Uns indivíduos vieram para cá de férias, aconteceu o que aconteceu, foi o espectáculo que foi, brincaram com as autoridades portuguesas inclusivamente o PM esteve ao barulho protegendo um casal que nada diz a Portugal a não ser uma oportunidade de fazer o que estavam a pensar fazer, enfim.... uma palhaçada, a pobre da criança é que ficou a perder e não deixaram as autoridades investigar nos parâmetros normais, estranho, muito estranho...

O pai da miuda tem influencias muito fortes no RU, seria uma vergonha para muita gente descobrir este caso, como é com muitos casos de crime das altas patentes.

É um facto que o Gonaçlo Amaral não é de confiança e tem o seu percurso profissional manchado por episódios "menos claros".

Contudo, há uma coisa que me faz confusão. O Clarence Mitchell disse, assim que o livro do Gonçalo Amaral saiu, que iria processá-lo.
Certo é que o livro foi editado há uns meses e ainda não houve nenhum processo em tribunal.

Esse tipo não me parece nada de confiança, porque é que havemos de acreditar no seu livro ?

Acho dificil que alguém tenha algum tipo de interesse em ocultar um caso destes, caso a teoria do acidente responsabilidade dos pais fosse verdadeira.

Já vi que o facto de haver cheiro a cadaver no armário do quarto, atrás do sofá e na mala do renault não conta para nada, o que conta é o "aspecto" do sr. Amaral.

A campanha efectuada pelos McCann está a dar frutos...até entre os portugueses...
:(

Caso fosse provado que a miuda morreu acidentalmente e que o corpo foi deliberadamente escondido, ocultando assim o acidente, como imaginas que ficariam todos aqueles que todo este tempo foram enganados pelos Mcann?
Imagina o embarasso que seria para Gordon Brown, o embaixador britanico em Portugal, o Papa e todas os VIP's britanicos que deram a cara e o dinheiro pela causa?

Como ficaria o governo britanico perante o seu povo, quando este soubesse que apoiou e exerceu pressão diplomatica para ocultar uns pais criminosos?

Isto é tudo muito complexo e mais complexo fica quando tem fortes implicações politicas e diplomaticas.

é a tal ambiguidade da situação.

Também podemos dizer "Acho dificil que alguém tenha algum tipo de interesse em se expor na televisão, caso a teoria do acidente responsabilidade dos pais fosse falsa"

desculpa lá o aproveitamento das tuas palavras....

Quando tens 2 primeiros ministros a admitirem que trocaram umas notas sobre o caso dá para perceber de onde vêm os tais interesses políticos. Ficou claro desde o início que eles não eram uns ingleses vulgares, não fosse ela filha de alguém bastante influente na política inglesa. Aliás basta ver de onde veio o assessor de imprensa. [;)]

Não estou a discutir a inocência deles, mas não houve dúvidas que existiram bastantes pressões políticas para chegar à tese de rapto e ignorar a acusação de homicídio, bem como favorecimentos. Tu quando apanhas um voo para Londres não passas na alfândega do aeroporto?

E acredita que, a ser verdade o que o gonçalo amaral descreve, não é comportamento inédito com a PJ, já se passou o mesmo noutros casos.
"Pisaste os calos a um político? Toma lá a reforma antecipada" ou "agora vais passar para o departamento Y, mas toma cuidado que este é o último aviso".

Última edição:
Eu não sei o que se passou e portanto também tenho que por a possibilidade de o tipo da PJ ter fundamentos para as suas afirmações.

Mas faz-me confusão que alguém que esteja disposto a escrever um livro e esteja muito bem fundamentado, não tenha matéria para poder em tribunal condenar alguém.

É que o risco de ele estar enganado é muito grave.

Eu acredito que as pessoas são inocentes até prova em contrário.

Também acho dificil depois dos factos, ainda haja alguém a acreditar em certos argumentos.
Se calhar se a PJ tivesse investigado a igreja, a esta hora o caso estava mais que resolvido.

Eu não sei o que se passou e portanto também tenho que por a possibilidade de o tipo da PJ ter fundamentos para as suas afirmações.

Mas faz-me confusão que alguém que esteja disposto a escrever um livro e esteja muito bem fundamentado, não tenha matéria para poder em tribunal condenar alguém.

É que o risco de ele estar enganado é muito grave.

Eu acredito que as pessoas são inocentes até prova em contrário.

Se calhar o problema é:

Não deixarem que o fulano prove, que elas não são inocentes.

O meu cepticismo em relação a estas suspeitas tem também a ver com a natural têndencia generalizada para criar teses de conspiração.

Ou seja como se tem visto em várias áreas da sociedade, politica etc., recorrentemente criam-se estórias mirabolantes e levantam-se suspeitas sobre os mais diversos temas.

É a nossa queda para o fatalismo, para as estórias de faca e alguidar e eu não compactuo com essa forma de estar.

O meu cepticismo em relação a estas suspeitas tem também a ver com a natural têndencia generalizada para criar teses de conspiração.

Ou seja como se tem visto em várias áreas da sociedade, politica etc., recorrentemente criam-se estórias mirabolantes e levantam-se suspeitas sobre os mais diversos temas.

É a nossa queda para o fatalismo, para as estórias de faca e alguidar e eu não compactuo com essa forma de estar.

Tal como a estória do Freeport,Casa Pia, Apito dourado etc.. temos sempre tendência e queda para as inventar......

Mas se analisares bem as coisas, o mediatismo, os meios, os acessores contratados, as influências e figuras politicas que surgiram, ultrapassaram e muito mesmo os mais mediáticos casos de rapto, que até segundo os analistas destas situações de crise, num caso de rapto, quanto mais "low profile" se mantiver a questão, melhores são as possiblidades de sucesso.

E aqui houve o claro intuito de ter sempre muito ruido, muita imprensa, tudo sempre a puxar para o exagero, o oposto do recomendável.

Voltar
Superior