luz do oleo demora a apagar

boas
epa,quanto ao oleo, ele ja levou duas mudanças, a primeira um 10w40 semi sintetico (ja nao me lembro da marca), e agora está com um 5w40 da motul, e nao fez qualquer diferença, ao final de uma semana o problema voltou.
tenho mesmo medo que seja a bomba de oleo.
em todo o caso, ve la se aquilo que disse acerca de deixar a parte electrica ligada durante um bocadinho antes de ligar o motor nao faz com que a luz do oleo deixe de atrofiar
comigo funciona,se bem que nao faz muito sentido

Bom dia
BlueJimny
fiz essa experiência hoje de manhâ e o resultado foi o mesmo
só estou a achar esquisito é que antes de mudar o óleo isso só acontecia quando o punha a trabalhar pela primeira vez no dia porque depois estivesse 1 ou 2 horas ou até mais parado a luz apagava logo ao arranque.
Ontem falei com o mecânico e quinta-feira vou lá para medir a pressão da bomba de óleo
só espero que o stand que me vendeu o carro já soubesse do problema e tenha posto um aditivo no óleo para o tornar mais espesso
Isto sou eu a especular
**faztudo**

eu fiz isso quando ele me começou a dar sinais, mas era outra coisa, velas a precisar de substituiçao e o filtro de combustiver a desfazer-se e a causar problemas eem 2 injectores, mas isso ja foi resolvido.
agora fica so a luz do oleo

só estou a achar esquisito é que antes de mudar o óleo isso só acontecia quando o punha a trabalhar pela primeira vez no dia porque depois estivesse 1 ou 2 horas ou até mais parado a luz apagava logo ao arranque.

**faztudo**

a mim acontece-me sempre que ligo o carro de um dia para o outro.
se andar e desligar...epa, 3,4 horas ele apaga logo a luz, mas a partir dai a luz começa a demorar mais a apagar,é como se o oleo volta-se ao carter mt devagar
assim de repente, já so estou a ver a bomba ter uma fuga qualquer, o oleo ficar no filtro á mesma, mas o oleo que está nas tubagens e afins voltar ao carter pela bomba. isto seria suficiente para causar a tal falha de pressao do oleo (ou uns momentos em que ha falha no oleo a chegar ao motor), mas será suposto poder entrar ar no circuito de modo a que esse espaço nas tubagens fique vazio?

A luz avisa, não regula.

De qualquer forma se ele fica uns bons segundos a ouvir-se os martelos nas válvulas a "seco", então está definitivamente com pouca pressão.

Para já abria o cárter para ver o estado da sonda de óleo. Pode estar obstruída com "lama" de óleo devido aos 10w40 a fazerem 30mil kms (segundo recomendação da marca :sh))

A luz avisa, não regula.

De qualquer forma se ele fica uns bons segundos a ouvir-se os martelos nas válvulas a "seco", então está definitivamente com pouca pressão.

Para já abria o cárter para ver o estado da sonda de óleo. Pode estar obstruída com "lama" de óleo devido aos 10w40 a fazerem 30mil kms (segundo recomendação da marca :sh))

Bom dia
a todos
acho que não nos resta outra alternativa, vamos ter de abrir o cárter.
obrigado
**faztudo**

Bom dia
a todos
acho que não nos resta outra alternativa, vamos ter de abrir o cárter.
obrigado
**faztudo**

pois é, la vou ter de ir gastar um balurdio no mecanico.
so espero na ter de mudar bomba de oleo e afins, senao la vou ter de andar á procura de outra bomba diferente que sirva e que nao dê o mesmo problema

Bom dia
só me está a custar é se vai abrir o cárter e troca-se capas de biela e possivelmente a bomba
e continuamos na mesma.
espero que não!!!!
**faztudo**

Isso é responsabilidade do mecânico, não é vossa.

Ele é que tem de descobrir o que é e o que se troca, além de dizer quanto fica arranjar tudo.

Cumprimentos.

o sensor de pressao serve para regular o funcionamento da bomba,ou apenas para indicar?
é que arranques a frio conseguem ser muito maus, arranhar mesmo,e barulhentos durante os primeiros segundos,até a luz apagar
pois é, la vou ter de ir gastar um balurdio no mecanico.
so espero na ter de mudar bomba de oleo e afins, senao la vou ter de andar á procura de outra bomba diferente que sirva e que nao dê o mesmo problema
A luz avisa, não regula. O normal é a luz apagar ao fim de 1-2seg. após uma paragem prolongada.
Pode ser é pressoestáto de pressão (que quando atinge os 0,6bar dá sinal para apagar a luz).
Vai ao mecânico e ele que faça a medição da pressão do óleo. Deves encontrar os seguintes valores: # Ao ralenti com o motor a quente (circuito de refrigeração a ~90ºC - Ponteiro da temp. da água a meio) - pressão superior a 0,8bar;
# Ás 2000rpm
com o motor a quente- pressão superior a 2bar;
# Ao ralenti a frio (~20ºc) -
pressão superior a 1bar;

A luz avisa, não regula. O normal é a luz apagar ao fim de 1-2seg. após uma paragem prolongada.
Pode ser é pressoestáto de pressão (que quando atinge os 0,6bar dá sinal para apagar a luz).
Vai ao mecânico e ele que faça a medição da pressão do óleo. Deves encontrar os seguintes valores: # Ao ralenti com o motor a quente (circuito de refrigeração a ~90ºC - Ponteiro da temp. da água a meio) - pressão superior a 0,8bar;
# Ás 2000rpm
com o motor a quente- pressão superior a 2bar;
# Ao ralenti a frio (~20ºc) -
pressão superior a 1bar;

bom dia
draper
o mecânico falou que pode medir a pressão mas que pode não dar esses valores se houver folga nas capas de biela e ficarmos a pensar que é da bomba e o
problema é a folga nas capas de biela.
já agora se poderes confirma se é a assim
obrigado
**faztudo**

bom dia
draper
o mecânico falou que pode medir a pressão mas que pode não dar esses valores se houver folga nas capas de biela e ficarmos a pensar que é da bomba e o
problema é a folga nas capas de biela.
já agora se poderes confirma se é a assim
obrigado
**faztudo**
Confirmo.
Ele está a falar bem: o 1.5dCi é muito problemático a nível das capas das bielas e cambota. Se fôr esse o caso, tens motor para poucos kms...:(
No entanto medir a pressão de óleo vai-te confirmar se a nível de pressão de óleo está tudo ok. Se não der os valores é que se tem de ver o que é.

Confirmo.
Ele está a falar bem: o 1.5dCi é muito problemático a nível das capas das bielas e cambota. Se fôr esse o caso, tens motor para poucos kms...:(
No entanto medir a pressão de óleo vai-te confirmar se a nível de pressão de óleo está tudo ok. Se não der os valores é que se tem de ver o que é.

a proposito das bielas e cambota, e tambem da bomba de oleo...é possivel substituir as peças pelas de uma versao deste motor que tenha dado menos problemas (85cv ou 105cv) de modo a nao ter de o voltar a fazer tao cedo?
tenho ideia que as capas da bielas do de 65cv sao lisas, e que a partir de certa altura passaram a ter um veio para que o desgaste das mesmas fosse uniforme, bem como para nao andarem soltas.
é possivel substituir por peças de uma versao diferente sem ter de andar a mudar arvore ou bielas?
se nao...alguem tem um jimny a gasolina que esteja interessado em trocar por um a gasoleo?:P

Confirmo.
boa tarde
draper
agora assustaste-me com essa de motor para poucos kms, se mudar as capas de biela já tenho motor para muitos kms!
aconselhas a que primeiro de tudo medir a pressão da bomba?( com as pressões que recomendas )
obrigado
**faztudo**

Voltar
Superior