LEDs - consumo

Baiones

Banido
Alguêm me sabe indicar o consumo, tensão e corrente, dos varios tamanhos de LEDs de luz branca?

Por incrivel que pareça n estou a conseguir encontrar nada na net...

Não ajudou muito.. Mas obrigado na mesma... ;)

Preciso de calcular o valor da resistência a colocar em serie conforme o valor da fonte de alimentação...

Por exemplo, se a tensão a aplicares for de +/- 12v, deves ter num LED uma resistência de 1K

I= 12mV ( Intensidade nominal de um led +/- )

citação:Originalmente colocada por Carlos1979

Por exemplo, se a tensão a aplicares for de +/- 12v, deves ter num LED uma resistência de 1K

I= 12mV ( Intensidade nominal de um led +/- )
I= 12mV ?!?

I é corrente, mV é unidade de tensão..

Normalmente acendem acima dos 3V e os mais comuns aguentam uns 150mA no melhor dos casos.
(diametro de 5mm)

Estes são os que costumo comprar.

A intensidade de corrente de um led, é geralmente sempre a mesma independentemente da cor. Pode variar um pouco com o fabricante.

Apenas os led’s brancos e azuis, em vez de operarem aos 1,5 ou 1,6 Volt, são mais tardios a responder.

Quanto a valores, já foi dito anteriormente. ;)

Não esquecer que por vezes é melhor uma resistência por led, que uma para todos (quando ligados me paralelo). Pois em paralelo as correntes são todas a somar, e é preciso uma resistência de menor valor, e de maior potência (segundo a lei de ohm R=U/I quanto maior é o I, menor será o R). Cuidado só com estes pormenores ;)

Já agora, 3 Volt é a tensão ideal para o led, acima disso, alguns já não gostam.

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

A intensidade de corrente de um led, é geralmente sempre a mesma independentemente da cor. Pode variar um pouco com o fabricante.

Apenas os led’s brancos e azuis, em vez de operarem aos 1,5 ou 1,6 Volt, são mais tardios a responder.

Não esquecer que por vezes é melhor uma resistência por led, que uma para todos (quando ligados me paralelo). Pois em paralelo as correntes são todas a somar, e é preciso uma resistência de menor valor, e de maior potência (segundo a lei de ohm R=U/I quanto maior é o I, menor será o R). Cuidado só com estes pormenores ;)

Já agora, 3 Volt é a tensão ideal para o led, acima disso, alguns já não gostam.
E a corrente do LED não varia com o diametro deste?

Um de 10mm puxa tanto como um de 2,5 ou 5?

citação:Originalmente colocada por Carlos1979

Exactamente.

Agora o que está a dar é LED's de Alto Brilho.
Dão um power de luz, e tem uma coisa boa : Mais luz, mas sem aquecimento !
Exacto.

- Alto rendimento

- Baixo consumo

- Aplicações autonomas - ( possibilidade de bateria com carregamento solar barato )

- Baixa irradiação térmica ( da para colocar em sitios pequenos e fechados sem garnde problema

- Versatilidade ( é pequeno o suficiente para mal se notar )

É mesmo o que quero!

Obrigado pela vossa ajuda!! [:X]

citação:Originalmente colocada por Baiones

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

E a corrente do LED não varia com o diametro deste?

Um de 10mm puxa tanto como um de 2,5 ou 5?

Sim um Led de 10 mm consome tanto como um de 3 ou 5 mm, inclusivamente quadrados, ou de alto brilho. ;)

O que muda é a cápsula do led, porque o "miolo" é igual em todos. ;)

citação:Originalmente colocada por Baiones

Exacto.

- Alto rendimento

- Baixo consumo

- Aplicações autonomas - ( possibilidade de bateria com carregamento solar barato )

- Baixa irradiação térmica ( da para colocar em sitios pequenos e fechados sem garnde problema

- Versatilidade ( é pequeno o suficiente para mal se notar )

É mesmo o que quero!

Obrigado pela vossa ajuda!! [:X]

E a durabilidade deles é espantosa. Em condições normais, simplesmente não fundem. A não ser com uma sobretensão, ou algo do género.

As quedas também não os afectam. Há! Alguns são sensíveis ao calor.

Voltar
Superior