Nº 2 da revista AutohojeTT&Aventura
Quando comprei a revista, fiquei curioso em ler o teste ao serie. Apanhei algumas gralhas e enviei um mail ao escriba. Até hoje, nenhuma resposta. Não sei se na Nº3 existe alguma correcção, ainda não comprei. Pode ser que vocês, que são malta importante, faça chegar a verdade à redacção. Aqui fica o mail enviado em 17 de Agosto:
"Caro Alexandre Batista,
Tomo a iniciativa de o contactar e solicito-lhe de forma amigável e na qualidade de um amador entusiasta de carros ingleses clássicos, que me permita corrigi-lo em relação a alguns dados que constam do seu artigo sobre o Land Rover SIIA no Nº 2 da nova revista AutohojeTT&Aventura. Apreciei a coragem e interesse em testar um clássico como um série, mas impõem-se as correcções, em defesa do rigor histórico e informativo.
O primeiro lapso diz respeito à cilindrada anunciada para o motor diesel. O motor na verdade tem uma cilindrada de 2.286 cm3 e não de 2.225 cm3 como referido. O segundo em relação à potência anunciada de 45 CV, o que também não corresponde à realidade, pois na verdade o motor tem 62 CV. O terceiro a referência a cubos automáticos nas rodas dianteiras, o que dada a idade do modelo, não seria possível. Os cubos eram e são um extra, mas são totalmente manuais, aliás na fotografia que publicam são claramente visíveis as duas posições possíveis, 4x2 e 4x4. Se a posição seleccionada for a 4x4, então o diferencial dianteiro estará sempre a rodar e nesse caso poderá ser engrenada a posição 4x4 na caixa de velocidades ou as redutoras. Se a posição seleccionada nos cubos for a 4x2, e se for desejado engrenar a tracção integral, será mesmo necessário sair do veículo e seleccionar a posição 4x4 em ambos os cubos.
A título informativo, todos os modelos SII Diesel vinham equipados com um motor com 2.052 cm3 e 52 CV sendo a transição para a série IIA coincidente com a introdução de um novo motor, o já referido motor com 2.286 cm3 e 62 CV, muito mais solícito em andamento e muito mais equilibrado no seu funcionamento, pois mais moderno e potente (foi na altura uma novidade!).
Resta-nos pois concluir que das duas uma: ou a placa de identificação do série está correcta e trata-se mesmo de um SIIA, se o motor for o original com 2.286 cm3, e então existe mesmo um lapso no livrete e será certamente um modelo posterior a 1961, ou então, a fazer fé no ano que consta no livrete, o motor não é o original e a placa de identificação também não será a original, ou terá um erro de identificação.
Estou em crer que o modelo em causa será um SIIA, estando a placa correcta e sendo também o motor o original e nesse caso o livrete terá um erro, o que também não deixa de ser estranho. Admitir o inverso seria no entanto terrível, pois estaríamos na presença de um Land Rover não original, isto é, um SII que tem montado um motor do SIIA e ainda por cima com uma placa de identificação não original, retirada de um outro veículo. Neste caso, o valor comercial do Land Rover seria drasticamente anulado e quereria dizer que alguém vendeu gato por lebre ao nosso amigo Nuno Ferreira.
Como última nota, deixo apenas o comentário que a base do compartimento de carga na chapa aluminizada que consta na fotografia é tudo menos original, o que não abona muito em relação à originalidade do Land Rover, pois na minha modesta opinião nem combina com o restante…
Fico ao inteiro dispor para quaisquer esclarecimentos adicionais e aproveito para felicitar a equipa desta nova revista. Fico na expectativa de voltarem a testar outros modelos clássicos 4x4.
Receba os meus melhores cumprimentos.
Saudações LandRovistas."