Lancia dedra

r1de

New member
Boas, antes de mais queria dizer que sou newbie aqui no forum e como tal sempre que cometer algum crime digam-me para não ter problemas de maior.
Tenho em mãos um problema com o meu carro, lancia dedra 1.6 a gasolina de 90 cavalitos e menos de 110kkm's. o carro era do pai que o deixou de conduzir devido a um acidente e o emprestou a varias pessoas. acontece que quando eu tirei a carta logicamente agarrei no carro, mas ultimamente ele tem vindo a perder força em subidas tendo mesmo que reduzir em algumas para ele lá ir. fui ao mecanico e falou-me de uma revisao geral a mudar tudo por 600€. agora a pergunta é, se realmente compensa investir este valor num carro que bebe mais que eu numa semana em 100kms ou aguentar até este morrer e ir para um novo.
obrigado e aguardo algum feedback. cumps!

Muda de mecânico.

Para começar, muda o filtro de ar, as velas, o filtro de gasolina, bem como o óleo e o respectivo filtro.

Creio que por menos de 200 € fazes a festa numa oficina que não te queira assaltar a carteira ou numa do tipo Norauto e afins. [;)]

Então antes de mais bem-vindo. Para não cometeres crime nenhum, vê este tópico : http://forum.autohoje.com/regras-penalizacoes-e-funcionamento-geral-do-forum/24388-regras-de-funcionamento-do-forum-autohoje-online-actualizado-08-09-11-a.html

Quanto ao carro é simples : se gostas dele e não tens muito dinheiro para investir num outro, é revisão para cima desse ! Foi um excelente automóvel no seu tempo [;)]

Não sei o estado em que está, mas em princípio não serão necessários 600€ para fazer uma boa revisão... nem metade disso.

Mudar todos os filtros e óleo não deve ficar mais de 100€. Este valor pode subir um pouco se o óleo que meteres for todo xpto mas em principio não passará disto.

Antes de mandarem pedras ao mecanico convem perguntar o que é que ele quis dizer com o mudar tudo, por aquele preço deve ter incluido la pelo meio a correia de distribuição, pastilhas de travão etc, se o carro estiver mesmo em mau estado pode precisar de trocar muita coisa.

exacto, foi falado em mudar correias, bomba de água e os restantes materiais já falados. os 600€ sao com mao de obra e a parte dos filtros, óleos e velas ficam por 100€ se não estou em erro..
em relação a gostar do carro gosto, mas não deixa de beber muito e ser dificil arranjar peças para ele caso haja algum problema futuro.

Edit: obrigado pelas boas vindas e pelo feedback

não percebo muito de preços e mecânica, mas perguntei a pessoas conhecidas que são motoristas de profissão e acham que o preço é razoável para aquilo que é, embora, digam que talvez 500€ seria o mais justo. o preço está assim tão descabido? qual acham ser o preço normal para a revisão geral com correias, bomba de agua, tensores, filtros óleos, uma junta que está a babar e acho que é tudo, e se compensa investir neste ou começar a juntar dinheiro para uma aquisição. Tendo em conta que a vontade que manda é a do pai que eu ainda não trabalho e não tenho a capacidade financeira para me meter em grandes negócios.:sh)

Ok, o carro bebe muito, mas quanto é o muito? Quantos Kms fazes por semana ou mês? Sendo que tens o carro disponivel e pago, investir 600 € não é nada do outro mundo. É uma questão de veres se o carro serve o teu propósito.

É preciso percebermos o que está a motivar esse perder de força nas subidas que falas e se isso está ou não diagnosticado pelo mecânico e incluído ou não no orçamento dele?

Bom carro esse, foi o meu 1º carro, vendi-o com 130mil kms, o meu também gastava muito tipo 10l em cidade, mas eram raras as vezes que andava devagar e chegou até a levar bolas de naftalina no combustivel [:D]
Bom motor, dos unicos problemas que deu foi ter rompido um tudo de ar que não o deixava aguentar o relanti [:cool:]

Mesmo mudando a junta do motor (que nao sei se é) o preço é exagerado, para isso diria 350-400€ no maximo ja com mao-de-obra, IVA e umas minis [:D]

Esse carro, fazes isso na Norauto por exemplo, nao é drama nenhum mexer nesse motor, pelo que deves poupar uns bons cobres. Tenta procurar preços, vai a outras oficinas, a Norauto, Precision, Bosch Car Service, Midas... corre as capelinhas todas, e logo ves. Pede ao mecanico para te dizer tudo que o que ele esta a pensar mudar para fazerem-te um orçamento como deve de ser.

de facto não sou a pessoa que mais km's faz, estamos em tempos difíceis o que me leva de facto a ponderar ficar com o carro. a minha unica duvida é se o investimento é seguro e se os 600€ são justos pelo trabalho. Em resposta ao user gtabarth o diagnostico não está incluído no orçamento..:confused:. como o meu pai tratou mal do carro em cerca de dez anos nunca fez uma revisão e então foi-me sugerido uma por aqueles valores.. :sh)

de facto não sou a pessoa que mais km's faz, estamos em tempos difíceis o que me leva de facto a ponderar ficar com o carro. a minha unica duvida é se o investimento é seguro e se os 600€ são justos pelo trabalho. Em resposta ao user gtabarth o diagnostico não está incluído no orçamento..:confused:. como o meu pai tratou mal do carro em cerca de dez anos nunca fez uma revisão e então foi-me sugerido uma por aqueles valores.. :sh)

Isso é tudo muito vago. Deves fazer um diagnóstico e pedir um orçamento para colocar tudo como deve ser. Logo avalias se o valor justifica o investimento.

os diagnósticos, regra geral têm custo certo? ( pode ser pergunta idiota, mas não sei, já que sou novo nestas andanças..) cumprimentos

O teu pai nunca fez uma revisão? Pelo menos mudou o óleo certo?

Quanto ao diagnóstico os electrónicos pagam-se (e muitas vezes não são poucos), no teu caso depende do tempo que o mecânico passou no carro, ir a uma oficina e verem algo simples que informam do problema minutos depois, não se paga, mas um mecânico passar 2/3h de volta do carro sim aí já cobram.

revisão não :sh).. óleo sim, já foi mudado, mas pelo que tenho ideia já faz tempo de ele ser trocado também.. daí ter-me sido recomendada a tal revisão, onde me foi dito para ter cuidado com as peças que supostamente são postas, já que é frequente porem peças do 1.4 neste 1.6. continua o preço a passar por elevado? (hoje em dia para se confiar em alguém profissional é um martírio [8b] )

acredito que existam casos desses, mas como sou leigo no assunto assumo e temo que facilmente seja enganado. será que uma peça de um 1.4 no 1.6 que não sejam iguais trará problemas de maior no carro? :sh). de qualquer das maneiras, preciso mesmo de ir tratar/esclarecer este assunto, hoje a subir a A5 no sentido para Cascais tive de lhe por a 3ª que ele já estava de boca tapada [8b]:sh)

Se nunca foi feita uma revisão ao carro, de facto o mais previdente é fazer uma.

Mas isso não significa que o carro volte a ganhar a força que dizes que perdeu. É que as revisões trocam peças ditas "de desgaste", ou seja, coisas mesmo feitas para serem gastas e trocadas (óleos, filtros, velas, correias, pastilhas de travão, etc...). Para ter a certeza que o carro fica bom é preciso perceber o que é que está a causar a perda de força.

Voltar
Superior