Lâmpadas Fluorescentes[dúvida]

sempreabrir

Well-known member
Tenho uma dúvida relativamente a estas lâmpadas:é mais económico desligar e ligar várias vezes ou uma vez ligada deixa-la ligada.(se fôr por um periodo de 3/4 horas).
Como estas lâmpadas têm arrancador julgava que ao ligar necessitassem de uma maior quantidade de energia,portanto para um periodo de 3/4 horas fosse mais economico deixa-las ligadas.

Saludos

Editado pela última vez por um moderador:
Isto é uma lâmpada incandescente:

images

As incandescentes não arrancam!

No caso das fluorescentes e fluorescentes compactas modernas, o arranque consome a energia que elas utilizam durante 5 segundos de funcionamento nominal. Isto deve-se ao facto de os balastros já serem electrónicos e dispensarem as correntes anteriormente necessárias para a ionização dos ferromagnéticos responsáveis pelos consumos de arranque!

Portanto: sempre que não for necessária a iluminação deve estar desligada!

Última edição:

No caso das fluorescentes e fluorescentes compactas modernas, o arranque consome a energia que elas utilizam durante 5 segundos de funcionamento nominal. Isto deve-se ao facto de os balastros já serem electrónicos e dispensarem as correntes anteriormente necessárias para a ionização dos ferromagnéticos responsáveis pelos consumos de arranque!

Estou esclarecido.[;)]

Saludos

23 segundos

segundo os caçadores de mitos!![:p]
agora nao sei ate que ponto é verdade ou nao

Sempre ouvi dizer que as lâmpadas fluorescentes/economizadoras só se tornam economicamente rentáveis se estiverem ligadas 3/4 horas por dia. Mas isto porque o seu preço é mais elevado do que das incandescentes.

Não sei quanto consome uma fluorescente a arrancar, mas o real problema é que arranques frequentes fazem diminuir drasticamente o tempo de vida este tipo de lâmpadas. Pelo que não são aconselhadas para iluminar sítios como por exemplo escadas de prédios.

Sei que já existem lâmpadas fluorescentes preparadas para trabalhar em situações de arranques frequentes... mas nunca as vi à venda.

Sempre ouvi dizer que as lâmpadas fluorescentes/economizadoras só se tornam economicamente rentáveis se estiverem ligadas 3/4 horas por dia. Mas isto porque o seu preço é mais elevado do que das incandescentes.

Não sei quanto consome uma fluorescente a arrancar, mas o real problema é que arranques frequentes fazem diminuir drasticamente o tempo de vida este tipo de lâmpadas. Pelo que não são aconselhadas para iluminar sítios como por exemplo escadas de prédios.

Sei que já existem lâmpadas fluorescentes preparadas para trabalhar em situações de arranques frequentes... mas nunca as vi à venda.

Antecipaste-te [;)]

Nada disso...

Os componentes integrantes das lâmpadas mais recentes estão devidamente compensados por forma a não introduzirem perturbações na rede eléctrica. Estas perturbações poderiam ter a forma de correntes harmónicas induzidas na rede doméstica e não sob a forma de potência indutiva e/ou reactiva. Esses problemas de potências só se colocam em grandes instalações eléctricas (por exemplo fábricas) onde existam grandes consumidores de energia eléctrica (por exemplo motores). Nas habitações domésticas esses factores são completamente desprazáveis! Já agora aproveito para publicitar, mais uma vez, o meu fórum onde podem aceder para tirar quaisquer dúvidas ao que a energia diz respeito:
Fiquem bem!

Post moderado por violação das regras.

Nada disso...

Os componentes integrantes das lâmpadas mais recentes estão devidamente compensados por forma a não introduzirem perturbações na rede eléctrica. Estas perturbações poderiam ter a forma de correntes harmónicas induzidas na rede doméstica e não sob a forma de potência indutiva e/ou reactiva. Esses problemas de potências só se colocam em grandes instalações eléctricas (por exemplo fábricas) onde existam grandes consumidores de energia eléctrica (por exemplo motores). Nas habitações domésticas esses factores são completamente desprazáveis! Já agora aproveito para publicitar, mais uma vez, o meu fórum onde podem aceder para tirar quaisquer dúvidas ao que a energia diz respeito:

Fiquem bem!

Cahib, era esta a explicação que eu ia dar. Só não tinha conhecimento dessa compensação que as próprias lâmpadas já trazem.

Entre outras implicações, os harmónicos provocam a distorção na sinosóide da tensão e correntes muito elevadas nos neutros. Isto tem provocado elevadas perdas económicas no mundo empresarial..

Mas em todo caso, também aconselho uma vista de olhos no fórum do SemChumbo (ou será HBaptista?) [;)]

mas há muito balastro que n é elecrónico

No caso das fuorescentes compactas todos os balastros são electrónicos! Nas armaduras mais recentes para as fluorescentes tubulares (por exemplo TL) os balastros também já são em grande parte electrónicos!

Aliás, cada vez a tendência é para deixar de fabricar os balastros ferromagnéticos e dar primazia aos electrónicos. A maior parte das luminárias produzidas hoje em dia que comportam lâmpadas fluorescentes têm sempre a opção de serem produzidas com balastro indutivo ou electrónico [;)]

Voltar
Superior