Laguna 2.0 DCI

Gostei do remate do artigo [:D]

Permite-me discordar, os diesel sempre tiveram baixas horriveis. O avanço (um dos...)destes motores vai precisamente neste sentido - melhorar as baixas.
Lembro-me de um primo meu, com um Vectra TD antigo, também não arrancava em subidas [8b]

Se o motor não estiver com problemas, sim, será uma boa solução.

os motores diesel sempre foram bons pelas baixas e pelos arranques em força. não percebo o que disseste.

Permite-me discordar, os Diesel sempre tiveram baixas, médias e altas horríveis. Por isso precisam de 4l ou equivalente para ter a performance de um Otto de 2l [:p]

As baixas são fracas porque o turbo ainda não entrou. A reprogramação aumenta a pressão do turbo...que não serve de nada enquanto ele não estiver a funcionar.

Dois tiros ao lado... [;)]

A vantagem dos diesel relativamente aos motores a gasolina é mesmo em baixas, onde em situações equivalentes tem um binário disponível muito maior.
Quanto ao fenómeno "baixas fracas" que cada vez mais afecta os motores actuais, não está relacionado só com o turbo, mas com um compromisso de vários componentes - pressão do turbo e respectivo controlo da geometria, controlo de injecção de combustível, controlo da egr, etc... Este compromisso está relacionado com as normas de poluição e com o os baixos consumos anunciados que estes motores têm que apresentar. Uma reprogramação da ECU pode até nem mexer na pressão do turbo e alterar apenas os valores de injecção de combustível. Basta isto para teres um aumento de combustão, logo maior nível de gases de escape... maior rotação do turbo e consequente maior pressão (isto é só um exemplo simples para se perceber que uma repro não altera só valores do turbo, uma repro por norma mexe-se em muitos mais parâmetros).

Cumps.

Permite-me discordar, os Diesel sempre tiveram baixas, médias e altas horríveis. Por isso precisam de 4l ou equivalente para ter a performance de um Otto de 2l [:p]
[:D][:D]...Isso remete para mais uma "guerra" dieselXotto, não é isso que se discute aqui. Só queremos ajudar o rapaz do Laguna DCI [;)]

os motores diesel sempre foram bons pelas baixas e pelos arranques em força. não percebo o que disseste.

...é porque eu falo chinês...

A vantagem dos diesel relativamente aos motores a gasolina é mesmo em baixas, onde em situações equivalentes tem um binário disponível muito maior.
Quanto ao fenómeno "baixas fracas" que cada vez mais afecta os motores actuais, não está relacionado só com o turbo, mas com um compromisso de vários componentes - pressão do turbo e respectivo controlo da geometria, controlo de injecção de combustível, controlo da egr, etc... Este compromisso está relacionado com as normas de poluição e com o os baixos consumos anunciados que estes motores têm que apresentar. Uma reprogramação da ECU pode até nem mexer na pressão do turbo e alterar apenas os valores de injecção de combustível. Basta isto para teres um aumento de combustão, logo maior nível de gases de escape... maior rotação do turbo e consequente maior pressão (isto é só um exemplo simples para se perceber que uma repro não altera só valores do turbo, uma repro por norma mexe-se em muitos mais parâmetros).

Cumps.

Aqui está um post com classe. apr:)

de certeza que eram mecânicos? não seria o homem do talho ou o carteiro?

O meu 1.3 90cv não tem FAP e é só o pior que conheço [:p].

Os novos blocos diesel têm realmente baixas fraquinhas, mesmo o 1.6HDi é menos agradavel de conduzir no meio da cidade que o 1.2manco a gasolina. Claro que acima das 1.500rpm é melhor, mas naquelas situações em que fica a muito baixas rotações "engasga" muito mais.

Os diesel antigos arrancavam melhor e tinham muita força, mas tambem tinham mais cc(para a mesma potencia) e caixa curtinhas.

Há uns tempos atrás andei num 1.5Crdi 83cv 3 cil, quando passei para o meu 1.3 90cv no GP deixei o carro ir abaixo, esqueci-me que não era a mesma coisa[:D].
Já do 1.6HDi não sinto tanta diferença.

Última edição:

Cumps.
Primeiro define "situações equivalentes" e depois volto a esse assunto.

Mas quanto ao turbo se o mesmo está dimensionado para entrar a uma dada rotação (e isto tem a ver só e apenas com o caudal de gases a essa rotação) não é com reprogramação nenhuma que ele vai entrar mais cedo. Só se injectassem muito mais combustível como se faz nos carros de corrida, o que resulta em consumos e emissões altíssimos, neste caso montes de fumo e mesmo assim no caso de um Diesel a diferença vai ser pouca porque não há praticamente combustão no escape.

G

Permite-me discordar, os diesel sempre tiveram baixas horriveis. O avanço (um dos...)destes motores vai precisamente neste sentido - melhorar as baixas.
Lembro-me de um primo meu, com um Vectra TD antigo, também não arrancava em subidas [8b]

.

Estas a gozar certo? Os diesel sempre foram muito bons em baixas e consequentemente péssimos em altas!

Hoje em dia o que acontece (e eu tenho 3 tipos diferentes de diesel em casa) e que cada vez mais são melhores a médios e altos regimes e depois terríveis em baixas...

Estas a gozar certo? Os diesel sempre foram muito bons em baixas e consequentemente péssimos em altas!

Hoje em dia o que acontece (e eu tenho 3 tipos diferentes de diesel em casa) e que cada vez mais são melhores a médios e altos regimes e depois terríveis em baixas...
Tambem me parece que é mais isto.

Os diesel dantes mesmo não sendo rápidos, tinha bastante força a baixas.

Bem vindo ao tempo em que ter bons resultados nos testes de consumo de combustivel e emissoes contam muito na venda de automóveis!!! tenho um punto 1.3 mjet 90 que sofre do mesmo mal...possivelmente pior!

Nao preciso de travão de mao, porque o carro segura-se com o Hill holder, mas as rotações têm que se mandar para cima das 3000rpms e dosear o acelerador e embraiagem como um ÁS do volante...até tenho medo de emprestar o meu carro com medo que as pessoas façam poucas vergonhas e ou fiquem nervosas.

Um conselho...aprende a conduzir o laguna (eu tive que aprender a conduzir o meu...e mesmo assim ainda tremo quando vejo subidas...então com o carro pesado fico logo nervoso, (será que vale a pena as marcas passarem por estas vergonhas para terem menos um bocadinho de consumo e emissoes?? lol), porque isso é falta de hábito. nao sei como funciona o tarvao de mao elétrico...mas se nao der para usar normalmente é muito estranho....ou pelo menos o carro tem que ter hill holder.`

PS: tudo o que eu disse pode ser mentira se achares que o carro tem problemas....

Isso não vai lá com uma reprogramação? O carro já está nas tuas mãos, ninguém vai medir o co2 novamente.

Humm, serei eu o único a achar q essa falta de força e consumo elevado não será apenas feitio do motor ou azelhice do condutor? Não me parece nada normal, mas espero estar errado.

Mas isso não torna a condução muito simpatica..
Sinceramente, não estou a ver porquê...

Eu quando saio da garagem por uma rampa muito inclinada, tenho que arrancar rápido e manter o motor acima das 2000 rpms e não me parece que seja uma condução antipática [;)]

Sinceramente, não estou a ver porquê...

Eu quando saio da garagem por uma rampa muito inclinada, tenho que arrancar rápido e manter o motor acima das 2000 rpms e não me parece que seja uma condução antipática [;)]

Referia-me a andar assim "sempre".
Quanto a rampas de garagem, uma vez não dei o balanço suficiente, já nem tinha o pé na embraiagem simplesmente o carro começou a morrer e foi mesmo abaixo...

Coisa que num Getz 1.1 nunca aconteceria..:sh)

Há uma coisa que a reprogramação nunca resolverá (até piorará)...

...esse motor é um autêntico bêbado, é mesmo defeito-feitio.

Uma pena, pois é um motor com muitas (outras) qualidades.

Voltar
Superior