Kit de distribuição

Mazzeo

New member
Boas!

Está a chegar a altura de trocar a distribuição do carro e estou com uma dúvida, quais são exactamente os componentes a trocar?
kit de distribuição (correia e tensor) + bomba d'água + o que?

o motor é um 1.9jtd de 115cv.

Não conheço esse motor, mas além disso que dizes liquido de refrigeração talvez alguma polie e a correia do alternador se ja não estiver grande coisa

Tenho esse mesmo motor, mas num Alfa 147.

Tenho a factura algures. Vou ver se a encontro e depois coloco o que foi trocado na altura.

Será que o mecânico não sabe o que trocar? Estranho.... Mas a bomba de água convém aproveitar para mudar uma vez que há mecânicos que não a trocam. A mim perguntam se quero trocar.

epá, não especulem...

é bastante simples:

Antes de qualquer coisa tinha pedido um orçamento à Lancia para uma revisão e em separado a mudança da distribuição. Do que recebi, na parte das peças para a distribuição vinha isso:

Kit distribuição – 162.34

Correia – 32.04
Tensor – 39.54
Tensor – 36.09
Tampa distribuição – 5.62
Bomba agua – 58.49

Total peças: 334.12

Todo os valores são sem iva.

Minha dúvida era quanto ao que está a azul.

Por acaso acho estranho 2 tensores..se calhar queriam dizer rolamento mas o sistema por erro assume tensor. Digo eu, é uma questão de lhes perguntar.

Olha eu vou amanhã deixar o meu carro no mecânico para fazer precisamente essa mudança e também a correia de fora, além de ter de levar uma polie da cambota como extra pois aquela está a desvulcanizar.

Terça ao final do dia já te posso dizer o tombo, que não deve ser pouco :sh).

Bomba de água mudar sempre, sempre, sempre. Sem discussão.

Por acaso acho estranho 2 tensores..se calhar queriam dizer rolamento mas o sistema por erro assume tensor. Digo eu, é uma questão de lhes perguntar.

Olha eu vou amanhã deixar o meu carro no mecânico para fazer precisamente essa mudança e também a correia de fora, além de ter de levar uma polie da cambota como extra pois aquela está a desvulcanizar.

Terça ao final do dia já te posso dizer o tombo, que não deve ser pouco :sh).

Bomba de água mudar sempre, sempre, sempre. Sem discussão.

Exacto! Eu aprendi isso da pior maneira, deve-se sempre mudar bomba de água com a correia de distribuição.

Isso da bomba d'água nem meto em causa...

Aquilo não deve ser erro de sistema, já que o orçamento foi-me enviado por e-mail como texto.

A correia de acessórios e respectivo tensor também não deve ficar por mais de uns 20€ e a mão de obra é a mesma... vou trocar logo tudo.

É como te digo Mazzeo, eu vou mudar tudo o que toca a correias, tensores e rolamentos além da bomba de água e da polie da cambota (que pode não ser necessário no teu caso pois são logo mais uns 100 e tal euros).

A nível de material tive oportunidade de optar por original ou concorrência mas como tenho muita confiança no meu mecânico vou optar pela concorrência até porque ele diz que sabe perfeitamente o que é usado pela marca neste motor eheh. Também deve mudar anticongelante e rever o sistema de refrigeração pois ele quando muito solicitado tem tendência a aquecer um pouco e ele disse que pelo menos o radiador do motor e do AC têm de ser muito bem lavados pois estão quase tapados, o que não ajuda nada mas só desmontado o material é que se vê se a bomba de água estará a 100%, etc. pois dúvido muito que o anterior dono a tenha trocado. Quero tudo verificado e trocado o que não está bom.

Já agora, como referência, o meu motor é o de 110cv e tem 157mil kms.

Abraço.

epá, não especulem...

é bastante simples:

Antes de qualquer coisa tinha pedido um orçamento à Lancia para uma revisão e em separado a mudança da distribuição. Do que recebi, na parte das peças para a distribuição vinha isso:

Minha dúvida era quanto ao que está a azul.

Penso que seja a correia de acessórios e os respectivos rolamentos.

Embora não seja obrigatório, na mudança da correia de distribuição aproveita-se para mudar também as correias de acessórios, aproveitando que está muita coisa desmontada e normalmente coincide com quilometragens elevadas.

Eu na minha A4 também vou amanhã mudar isso tudo, porque já que se está a mexer, que fique tudo feito.

Só um "pequeno" aparte: tu consegues comprar todo esse material cá fora substancialmente mais barato.

Porque motivo se deve mudar? Eu não percebo nada de mecânica, é uma pergunta para compreender a ligação[;)]

JoãoPedroF não percebes, e eu pouco percebo ainda.[;)] A bomba de água trabalha juntamente com a distribuição, e se não mudares a bomba de água, com o tempo\km's começa a se desfazer por dentro, como costumam dizer, mais tarde pode-te arrebentar com a correia de distribuição, que é o mais provável que aconteça.

Porque motivo se deve mudar? Eu não percebo nada de mecânica, é uma pergunta para compreender a ligação[;)]

O motivo é simples: custo da mão-de-obra.

Uma bomba d'água custa a volta de 30€ mas para trocá-la é preciso desmontar a distribuição e na maioria das vezes a correia de acessórios também. É a mesma MO que se tem ao trocar a distribuição.
Trocar uma bomba d'água isoladamente custa uns 150€, em conjunto com a distribuição são mais 30€...

O motivo é simples: custo da mão-de-obra.

Uma bomba d'água custa a volta de 30€ mas para trocá-la é preciso desmontar a distribuição e na maioria das vezes a correia de acessórios também. É a mesma MO que se tem ao trocar a distribuição.
Trocar uma bomba d'água isoladamente custa uns 150€, em conjunto com a distribuição são mais 30€...

A minha custou quase 50€. :rolleyes: Preferível pagar esses 150€ ou mais um pouco na revisão, do que a correia arrebentar, e ter que pagar mais que o dobro dessa importância.

Voltar
Superior