Junta da colaça

Já fiz muitos trabalhos de mecanica e aprendi duas coisas:

- sabe-se e mexe-se;
- não se sabe e mexe-se mas há que estar preparado para o pior.[:D]

A troca da junta da colaça tem muitas manhas.
Teoricamente qualquer trabalho é desapertar e apertar parafusos.
O problema é quando nos aparecem situações à frente que não contamos e ou não sabemos dar a volta ou tentamos dar a volta e fazemos asneira.

Claro, é evidente! Eu não fiz muitos, mas o que faço...só faço depois de ter lido 3-4x mais info do que aquela de que necessitaria para fazer o trabalho.

Se demoro muito mais do que um mecânico profissional? É evidente. Se, no meu caso, a aprendizagem compensa e a poupança também (porque até agora correu relativamente bem? Sem dúvida. :)

Mas, claro, trocar uma junta da cabeça não é exactamente fazer uma mudança de óleo (e mesmo isso há quem consiga fazer mal). Daí eu dizer que é preciso ter realmente gosto, ler muuuuuito acerca do assunto, não deixar nenhuma ponta solta e, porque não, ter alguém disponível para resolver aquele detalhe em que encalhámos ou dar-nos uma luz.

Fazer só porque não se quer gastar o dinheiro a pagar a um profissional é, neste caso, é um disparate. Não vai ficar bem.

Claro, é evidente! Eu não fiz muitos, mas o que faço...só faço depois de ter lido 3-4x mais info do que aquela de que necessitaria para fazer o trabalho.

Se demoro muito mais do que um mecânico profissional? É evidente. Se, no meu caso, a aprendizagem compensa e a poupança também (porque até agora correu relativamente bem? Sem dúvida. :)

Mas, claro, trocar uma junta da cabeça não é exactamente fazer uma mudança de óleo (e mesmo isso há quem consiga fazer mal). Daí eu dizer que é preciso ter realmente gosto, ler muuuuuito acerca do assunto, não deixar nenhuma ponta solta e, porque não, ter alguém disponível para resolver aquele detalhe em que encalhámos ou dar-nos uma luz.

Fazer só porque não se quer gastar o dinheiro a pagar a um profissional é, neste caso, é um disparate. Não vai ficar bem.

Boas malta.

Eu realmente o que tenho feito tenho aprendido e tem corrido bem :D Claro que pergunto mt, vejo mts videos, tento sempre evitar o erro.
Vou ver os diferentes passos que falam.

Ao retirar o termostato, é necessário fazer algo em especial? (temporariamente claro)

Cumps

Na minha conta já tenho as seguintes intervenções:

- Troca da correia de distribuição e bomba de água
- Troca de amortecedores
- Troca de embraiagem e bomba secundária (na verdade era esta que estava a verter, mas não sabia o estado do resto antes de retirar, por isso, substitui também o prato e o disco que estavam impecáveis)
- Troca de pastilhas
- Troca de discos (do meu irmão neste fim de semana)
- Troca de filtros
- Mudanças de óleo

A próxima intervenção vai ser também a troca da junta da cabeça, com a troca da distribuição (já que vai ter de sair, troca já, apesar de ainda estar dentro do prazo).

Não sou mecânico. Mas se fosse a prestar atenção a comentários do tipo "É que se fores tu a fazê-lo nem vai ficar melhor nem pior, não fica sequer." nunca fazia nada na vida.

Tenho o manual de oficina que ajuda muito. Preparo-me com bastante antecedência. Claro que no momento há imprevistos que se vão resolvendo conforme aparecem. Já tive de pedir ajuda em casos pontuais... Tem esse recurso de reserva.

Se achas que consegues, reune a informação toda, planeia e faz...

Viva,

eu também sou a favor de a pessoa se puder e conseguir ir fazendo e aprendendo.

Neste caso especifico acho um pouco precipitado o diagnóstico. Não digo que não esteja queimada ou antes até podre devido à idade do carro, mas contudo isso merece um diagnóstico mais profundo.

Boa sorte com o carro.

Edit: essa água do escape é praticamente impossível ser da junta. A sério.

Última edição:
Ola pessoal.

Ontem lá coloquei mãos à obra. Toca a tirar o tubo junto ao radiador e a água completamente com ferrugem mas sem óleo :D
Tirei o termostato e coloquei-o numa panela com água a ferver para ver se abria. Não abriu!!! Tirei-o temporariamente

Deixei o carro aquecer novamente aos 92º e a ventoinha não dispara :S

Sugestões?

Ola pessoal.

Ontem lá coloquei mãos à obra. Toca a tirar o tubo junto ao radiador e a água completamente com ferrugem mas sem óleo :D
Tirei o termostato e coloquei-o numa panela com água a ferver para ver se abria. Não abriu!!! Tirei-o temporariamente

Deixei o carro aquecer novamente aos 92º e a ventoinha não dispara :S

Sugestões?

1 - ver os fusiveis;
2 - ver a ficha da ventoinha se está ligada;
3 - colocar o motor da ventoinha a trabalhar directamente á bateria a ver se o motor não pifou;
4 - no caso de estar tudo bem nos últimos 3 pontos, ver a válvula termostatica da ventoinha.
Nos meus carros situava-se no radiador.

Como coloco diretamente a trabalhar a ventoiha?
A ficha esta direita.

Obrigado :D

1 - ver os fusiveis;
2 - ver a ficha da ventoinha se está ligada;
3 - colocar o motor da ventoinha a trabalhar directamente á bateria a ver se o motor não pifou;
4 - no caso de estar tudo bem nos últimos 3 pontos, ver a válvula termostatica da ventoinha.
Nos meus carros situava-se no radiador.

Voltar
Superior