Japão Caça Baleias

E isto é só o que nós sabemos...fará o que não sabemos.[8b]

A raça humana é mesmo do pior. Prevejo que a 4ª guerra mundial seja feita com paus e pedras.[:cool:]

Não sou contra a pesca da baleia para comerem, se lá gostam disso, mas ao menos que seja tendo em conta a renovação da espécie e não levando à sua extinção.

Aplico o mesmo critério à pesca do bacalhau.

Ópa pesquem à vontade mas há que não ser PARVOS não tornem os animais extintos!!!

E depois? Qual é o problema?

O Homem sempre foi e sempre há-de ser um predador. Foi essa característica de predador que nos permitiu evoluir enquanto espécie. Nesse aspecto fazemos o que qualquer outro predador faz quando tem a oportunidade disso: mata a presa.

Obviamente que ninguém pode defender o extermínio de outras espécies. Mas se não forem espécies ameaçadas e se existir um objectivo para isso (seja a alimentação ou outra razão qualquer) não vejo onde é que está o problema.

Faz sentido - reduzamos a nossa existência ao animalesco. Vamos começar a matarmo-nos uns aos outros pelo território, pela caça, pelas fêmeas. Esqueçamos que a nossa superior inteligência também nos confere uma obrigação moral e ética.

Faz sentido - reduzamos a nossa existência ao animalesco. Vamos começar a matarmo-nos uns aos outros pelo território, pela caça, pelas fêmeas. Esqueçamos que a nossa superior inteligência também nos confere uma obrigação moral e ética.

A nossa superior inteligência é justamente o que nos distingue dos animais. Daí não nos matarmos uns aos outros indiscriminadamente (pelo menos em teoria...). Mas não deixamos de ser uma espécie animal com instintos de sobrevivência, agressão ou reprodução.

Os nossos instintos apenas estão contidos por um conjunto de regras morais ou éticas para com os da nossa espécie ou para com as nossas presas. Que não são de forma nenhuma incompatíveis com o acto de caçar.

Ninguém defendeu que se caçem outras espécies até à extinção. Mas não vejo onde é que está a diferença entre caçar meia dúzia de baleias ou uns búfalos do Cabo ou as focas do Canadá ou uma montaria ao javali. São acções enquadradas na cultura dos povos que as praticam e por mim quero é que sejam é muito felizes.

Quanto ao burro e ganancioso eu não enfio a carapuça, mas isso são opiniões.

Quanto ao matar por necessidade, qualquer predador na natureza mata se tiver a oportunidade disso. Por exemplo, um gato caça por desporto. Mesmo que esteja bem alimentado um gato doméstico no campo vai caçar pardais, ratos ou outras presas apenas por prazer. Está-lhe nos genes.

Não estás a comparar a tua inteligência à de um gato? [:D]

A nossa superior inteligência é justamente o que nos distingue dos animais. Daí não nos matarmos uns aos outros indiscriminadamente (pelo menos em teoria...). Mas não deixamos de ser uma espécie animal com instintos de sobrevivência, agressão ou reprodução.

Os nossos instintos apenas estão contidos por um conjunto de regras morais ou éticas para com os da nossa espécie ou para com as nossas presas. Que não são de forma nenhuma incompatíveis com o acto de caçar.

Ninguém defendeu que se caçem outras espécies até à extinção. Mas não vejo onde é que está a diferença entre caçar meia dúzia de baleias ou uns búfalos do Cabo ou as focas do Canadá ou uma montaria ao javali. São acções enquadradas na cultura dos povos que as praticam e por mim quero é que sejam é muito felizes.

Por vezes a cultura é sinal de primitivismo e idiotice, como muitas tradições que já foram abolidas.
Hoje consideramos absurdo um cenário com arenas cheias de gladiadores ou a caça às bruxas na idade média.
Daqui a muitos anos, os nossos descendentes irão achar absurdo aquilo que se faz ao planeta neste momento, animais incluídos...

Por vezes a cultura é sinal de primitivismo e idiotice, como muitas tradições que já foram abolidas.
Hoje consideramos absurdo um cenário com arenas cheias de gladiadores ou a caça às bruxas na idade média.
Daqui a muitos anos, os nossos descendentes irão achar absurdo aquilo que se faz ao planeta neste momento, animais incluídos...

Cultura NUNCA é sinónimo de primitivismo ou de idiotice. Tem que ser respeitada sempre e por todos. Eu não me considero superior a qualquer outro ser humano e portanto tenho que respeitar tanto a sua cultura, hábitos e tradições como tenho o dever exigir que o outro respeite a minha cultura. Mesmo que eu não concorde com os valores ou práticas de outras culturas é o meu dever respeitá-los. Não se podem julgar factos do passado à luz dos valores actuais uma vez que nós próprios somos um produto dessas sociedades, culturas ou práticas.

A visão de um ser ocidental, branco, que vai ensinar a liberdade, democracia e os valores anglo-saxónicos aos "selvagens" africanos e asiáticos é, para mim, apenas fascismo cultural. Foi essa mesma atitude que levou ao massacre dos povos indígenas americanos, arborígenes australianos e que transformou povos inteiros com culturas próprias em miseráveis a viverem nos subúrbios de uma qualquer metrópole dita civilizada.

Não diria tanto, mas apreensão do barco e cadeia com os responsáveis seria um tipo de medida bastante dissuasor!

expliquei-me mal ... ir ao fundo é uma maneira de dizer, isso seria gravissimo por problemas ecológicos e ambientais, era sim o barco ser apreendido e a tripulação (ir ao fundo[:cool:] ) ser detida[;)]

E depois? Qual é o problema?

O Homem sempre foi e sempre há-de ser um predador. Foi essa característica de predador que nos permitiu evoluir enquanto espécie. Nesse aspecto fazemos o que qualquer outro predador faz quando tem a oportunidade disso: mata a presa.

Obviamente que ninguém pode defender o extermínio de outras espécies. Mas se não forem espécies ameaçadas e se existir um objectivo para isso (seja a alimentação ou outra razão qualquer) não vejo onde é que está o problema.

Que somos predadores é uma verdade e eu tb sou pois como carne.

Mas o sermos predadores e omnivoros mas tambem somos (ou deveriamos ser) criaturas inteligentes que soubesse-mos respeitar os outros animais, pelo menos aqueles que são mais inteligentes e tão em perigo de extinção, não caçar por desporto, ou nos divertirmos a torturar ou a matar animais.

tzun428l.jpg

Cultura NUNCA é sinónimo de primitivismo ou de idiotice. Tem que ser respeitada sempre e por todos. Eu não me considero superior a qualquer outro ser humano e portanto tenho que respeitar tanto a sua cultura, hábitos e tradições como tenho o dever exigir que o outro respeite a minha cultura. Mesmo que eu não concorde com os valores ou práticas de outras culturas é o meu dever respeitá-los. Não se podem julgar factos do passado à luz dos valores actuais uma vez que nós próprios somos um produto dessas sociedades, culturas ou práticas.

A visão de um ser ocidental, branco, que vai ensinar a liberdade, democracia e os valores anglo-saxónicos aos "selvagens" africanos e asiáticos é, para mim, apenas fascismo cultural. Foi essa mesma atitude que levou ao massacre dos povos indígenas americanos, arborígenes australianos e que transformou povos inteiros com culturas próprias em miseráveis a viverem nos subúrbios de uma qualquer metrópole dita civilizada.

Há culturas (ou às vezes rituais) que NUNCA, mas NUNCA vou respeitar, como por exemplo, a mutilação genital feminina.
Ou não me digas que tens respeito por isso. Se calhar até lhes fazias uma vénia...

Na Nigéria, por decisão dos tribunais, mulheres que cometem adultério são enterradas até à cabeça e posteriormente apedrejadas até à morte.

Ainda bem que respeitas isso.

Tenho seguido com alguma regularidade esta situação desde há uns meses e já há muito tempo que os japoneses querem voltar a caçar baleias indiscriminadamente. Felizmente, há pessoal maluco que arrisca a vida e tenta impedir estas realidades tristes e vergonhosas e consegue-no efectivamente, nem que seja por algum tempo. Mas o Japão tem estes hábitos e não é fácil demovê-los. E estão sempre a postos para lançar o arpão. Tanto que parece que têm encomendados ou vão encomendar novos navios-fábrica, duas a três vezes maiores que os actuais a um estaleiro.

Fazem-se esforços conjuntos com empresas e tenta-se a negociação com os governos. A última, com a Canon que costuma envolver-se em questões ambientais, não foi bem sucedida. E o motivo é ridículo: não contestam a caça porque é para pesquisa científica.
É muito cinísmo tentar camuflar uma caça inútil de "pesquisa científica". E acreditar nisso, então...
Em todo o mundo se faz pesquisa científica sem matar os animais, ou quando é necessário, mata-se UM indivíduo, não 1000!

Tenhamos em consideração que este povo mata quase tudo o que mexe. Tubarões, golfinhos, baleias... os golfinhos eram mortos à paulada!
Pelo que percebi, é uma tradição que já teve justificação alimentar mas que actualmente só não acabou ainda devido a interesses económicos de empresas ligadas a esta indústria. E será por aí que tem de acabar. No caso da carne de baleia (não sei se acontece o mesmo às outras), apenas uma pequena parte é consumida por humanos, a restante é armazenada ou transformada em comida para cão, imagine-se. Muitos japoneses opõem-se à caça à baleia, tal como cá há muita gente contra o raio das touradas, por exemplo. Quando esta prática for conotada com algo negativo e reprovável, no mínimo, haverá um afastamento dessa imagem por parte de quem a sustenta. E aí, os seres marinhos poderão ficar mais descansados.

Última edição:
Não se aplica neste caso, porque como disse no post anterior, o consumo da carne de baleia não justifica a sua caça, portanto acaba por ser uma caça porque sim, com interesses por detrás. Mas relativamente às tradições e culturas dos povos, há umas boas e outras más. As boas fazem sentido manter-se, as más, convém fazer juz ao intelecto e corrigi-las. Imaginemos se fosse "tradição" ou uma "marca cultural" matar o filho primogénito, por exemplo. É um exemplo forte, eu sei. Mas imaginemos. Hoje continuaríamos a matar o primeiro filho "porque sim"? Porque alguém fez e ainda ninguém quebrou a prática?

Há três maneiras de encarar estas questões:
Com insensibilidade
Com noção que é errado mas sem contestar "porque é tradição"
Com contestação e até repugnância por algumas práticas

Eu gosto que um povo tenha as suas tradições e a sua cultura vincada, mas tenho cérebro e coração e portanto incluo-me no último grupo. Não gosto de seguir maus exemplos e cimentar os erros. É simplesmente idiota ou cruel.

Porque não criar novas tradições que façam sentido, pelo bem-estar de todos, animais incluídos? Já se mudaram muitas práticas cruéis no mundo, inclusive algumas delas trouxeram vantagens económicas às populações, como se não bastasse o simples facto de aprender a conviver.

"The greatness of a nation and its moral progress can be judged by the way in which its animals are treated." Mahatma Gandhi

Fazem-se esforços conjuntos com empresas e tenta-se a negociação com os governos. A última, com a Canon que costuma envolver-se em questões ambientais, não foi bem sucedida. E o motivo é ridículo: não contestam a caça porque é para pesquisa científica.
É muito cinísmo tentar camuflar uma caça inútil de "pesquisa científica". E acreditar nisso, então...

Em todo o mundo se faz pesquisa científica sem matar os animais, ou quando é necessário, mata-se UM indivíduo, não 1000!
Imenso [:vm)] era muito giro alguém ter que matar 1000 japoneses para pesquisa cientifica...

Ao fim ao cabo não podemos comparar a baleia ao homem.

A baleia não passa de um animal mais que existe a superficie da terra, e a semelhança de outros que tambem são sacrificados para o homem se alimentar.

Se devemos evitar a sua extinção? Plenamente de acordo, mas não podemos impedir os japoneses de comer a carne de baleia se eles gostam e faz parte da sua cultura ansestral, assim como não podemos impedir que os chineses comam carne de cão, que tambem é um mamifero e até tem intelegência e é conhecido no ocidente como o "melhor amigo do homem"

Ao fim ao cabo não podemos comparar a baleia ao homem.

A baleia não passa de um animal mais que existe a superficie da terra, e a semelhança de outros que tambem são sacrificados para o homem se alimentar.

Se devemos evitar a sua extinção? Plenamente de acordo, mas não podemos impedir os japoneses de comer a carne de baleia se eles gostam e faz parte da sua cultura ansestral, assim como não podemos impedir que os chineses comam carne de cão, que tambem é um mamifero e até tem intelegência e é conhecido no ocidente como o "melhor amigo do homem"

As baleias estão em vias de extinção certo? Que eu saiba os cães não. Sendo que isto não desculpa em nada. Porque para além de estar em extinção, eu, pelo pouco que percebo de biologia, penso que são importantes para o ecossistema dos oceanos não?

Voltar
Superior