[Sociedade] Já não existe compaixão e civismo ?

PS: Acho um certa piada que quando se fala de defender os animais há sempre a linha dos "fofinhos" e "não fofinhos"...
Com isto concordo a 110%.

Se bem que, para ser justo, embora sejam todos animais há diferentes níveis de "senciência". Penso que uma cobra não pensa e não "sofre" como um cão (isto é, sente a dor na mesma, mas o cérebro não processa esta dor como sofrimento consciente da forma que o cérebro dos mamíferos o faz).

Sim eu sei , por isso mesmo referi que não ia fazer de advogado do diabo , bem sei que o animal deviar ir preso , e sim de bicicleta ja apanhei varios sustos com cães ao que prontamente mandei umas alhadas aos donos .
Sei que há cães que provocam acidentes por desleixo dos donos é a triste realidade , enfim achei triste a situação e compreendo um pouco dos dois lados , mas eu parava apenas isso .

Eu entendi o teu lado e o meu apontamento não foi contrário ao que disseste mas mais no sentido de não nos esquecermos que a situação é gerada pela negligência do dono - pode ter sido uma distração, um descuido ou outra coisa qualquer mas teve este desfecho triste.

Eu como dono de um cão não estou a espera do civismo dos outros, previno-me melhor que sei e posso para não ter desgostos destes e um cão estando solto na via pública é meio caminho andado para isto.

Se fosse o condutor tinha parado e tinha dado uma palavra de consolo ao dono mesmo não sendo responsável pelo acidente (que pelo que descreves é o que é a realidade, a menos que tenha comprovadamente sido propositado o atropelamento), ausência de responsabilidade não significa ausência de civismo pelo que não custava ter parado...

Relativamente ao último parágrafo, é absurdo e completamente desumano o que escreves... Não auxiliavas o cão para não sujar o carro??? [8b] [8b] Devo dizer-te que já interrompi o meu dia de trabalho, num Banco, para auxiliar uma cadela pastora alemã que tinha sido atropelada e deixada na berma da estrada pela besta que o atropelou. Nada houve a fazer, apenas dar-lhe um fim digno e acabar com o sofrimento. A responsabilidade era muita, afinal eu era prospectora num Banco, mas o dever cívico falou mais alto, e a solução foi alegar problemas pessoais e inadiáveis para resolver estas questão, mas jamais poderia deixar aquele animal a agonizar na valeta de uma estrada. Se sujei o carro? Não, fui buscar um lençol a casa e pus a cadela por cima deste, e mesmo que sujasse, eu quero lá saber, o que é uma nódoa de sangue ao pé da vida de um animal ou de um animal em sofrimento???[8b]

O que vou dizer é apenas a minha opinião. Isso que fez é o mais certo, não tenho duvidas disso. Não sei se esse cão tinha dono ou não, mas o maior problema de socorrer animais nessas circunstancias é por e simplesmente o custo que isso acarreta. É muito caro tentar salvar um cão/gato de rua e arcar com as despesas do vet, esse é um dos motivos porque muita gente não toma a atitude de socorrer os animais, ninguem quer essa responsabilidade e despesa. Eu numa circunstancia dessas apenas podia pegar no animal e levalo para um sitio longe dos carros. Felizmente nunca atropelei nada de nada. Só por exemplo uma gata aqui de casa, há pouco mais de um mês, morreu no vet, foi operada e tudo mas não resistiu, a factura foi 500€. Ia gastar isso com um animal que nunca vi ? Tenho muita pena mas não ...

O que vou dizer é apenas a minha opinião. Isso que fez é o mais certo, não tenho duvidas disso. Não sei se esse cão tinha dono ou não, mas o maior problema de socorrer animais nessas circunstancias é por e simplesmente o custo que isso acarreta. É muito caro tentar salvar um cão/gato de rua e arcar com as despesas do vet, esse é um dos motivos porque muita gente não toma a atitude de socorrer os animais, ninguem quer essa responsabilidade e despesa. Eu numa circunstancia dessas apenas podia pegar no animal e levalo para um sitio longe dos carros. Felizmente nunca atropelei nada de nada. Só por exemplo uma gata aqui de casa, há pouco mais de um mês, morreu no vet, foi operada e tudo mas não resistiu, a factura foi 500€. Ia gastar isso com um animal que nunca vi ? Tenho muita pena mas não ...

Há veterinários que sendo animais abandonados não cobram nada ou cobram um valor simbólico, depende é se vais a um Veterinário com gosto por animais ou a um veterinário com gosto pelo dinheiro do dono...

Há conta disto sei que já houve pessoas a irem ao veterinário com esta conversa do "encontrei abandonado", esqueceram-se é o que o animal tinha chip...

Há veterinários que sendo animais abandonados não cobram nada ou cobram um valor simbólico, depende é se vais a um Veterinário com gosto por animais ou a um veterinário com gosto pelo dinheiro do dono...

Há conta disto sei que já houve pessoas a irem ao veterinário com esta conversa do "encontrei abandonado", esqueceram-se é o que o animal tinha chip...

Não sabia que havia vets a fazer isso, afinal ninguem vive do ar. Mas e no final do tratamento ? Eu posso não querer/ poder ficar com o animal. São sempre situações complicadas.

Com isto concordo a 110%.

Se bem que, para ser justo, embora sejam todos animais há diferentes níveis de "senciência". Penso que uma cobra não pensa e não "sofre" como um cão (isto é, sente a dor na mesma, mas o cérebro não processa esta dor como sofrimento consciente da forma que o cérebro dos mamíferos o faz).

Isso quer dizer que a vida é valorizada em função da dor sentida?

Pela minha experiência, não existe (ou que as tem é a excepção à regra) e que me lembre sempre foi assim.

Não me lembro da vida animal em Portugal alguma vez ter tido grande valor. Já na altura dos meus avós era normalíssimo uma pessoa ter cães e gatos "por ter", que comiam os restos, andavam sempre soltos e se desaparecessem ninguém queria saber. E veterinários? Isso são modernices. Já tenho carta há algum tempo e sempre vi montes de animais mortos pelas estradas nacionais fora.

Aliás, até mesmo no capítulo da vida humana, toda a gente sabe falar mal dos chineses desumanos mas às vezes pergunto-me se, ao ver uma pessoa a morrer no meio da rua, muita gente não andava sempre.

Conheço muito português, que se o primeiro a passar por um acidente, não é capaz de parar para fazer uma coisa tão básica, como marcar 3 dígitos e pedir ajuda.

Muito sinceramente o digo, sou mais sensível com animais do que com pessoas.

Isto por uma razão muito simples, os animais raramente têm quem os ajude, não falam, não podem dizer o que estão a sentir, o sofrimento que estão a passar. Olho para alguns e vêm-me as lágrimas aos olhos. Vejo um olhar profundo, triste, de dor, agonia, sofrimento. [s)]

Já tive a infelicidade de atropelar um cão e infelizmente morreu com o impacto. Foi um dia triste na minha vida, não pude fazer nada para o evitar, aliás nem gosto de falar nisso.

Quem anda na estrada está sujeito, mas acho que o mínimo é prestar auxílio ou tentar minimizar a dor do animal nem que se tenha que o abater. [s)]

Isso quer dizer que a vida é valorizada em função da dor sentida?
Não, eu disse que podemos valorizar a vida em função do grau de senciência. Toda a vida tem valor, mas uma planta não tem o valor de um animal, nem uma formiga tem o valor de um cão, ou pelo menos é assim que eu vejo. Nem, naturalmente, nenhum outro animal que se conheça tem o valor de um humano (tudo o resto sendo igual, porque também há casos excepcionais de pessoas que nem merecem ser chamadas tal coisa e valem menos que cães).

A dor está também relacionada, mas penso que esse factor terá mais influência na empatia que sentimos pelo animal que é algo ainda mais subjectivo. Uma coisa é ver um cão atropelado a contorcer-se todo e a ganir cheio de dores, outra coisa é ver uma alforreca ali na praia a morrer ao sol mas que nem cérebro tem e nem sente nada por isso não lhe custa.

Última edição:
Coitado do cão. O dono podia andar com ele preso. Conheço a zona, não é muito movimentada mas qualquer descuido é a morte do artista. Esse homem do SLS é um pobre diabo, tem dinheiro e bom gosto automóvel. Como homem e ser humano vale zero. Quem não acode um animal é alguém sem compaixão pelo próximo, é uma pessoa fria. Pergunto-me como é que as pessoas conseguem continuar a sua vida sabendo que mataram um cachorro...

Infeliz.:sh)

É claro que se eu atropelar um cão, vou-me sentir mal, etc etc, aliás vou-me sentir horrivelmente mal. Mas, naturalmente que presto todo o auxilio possível e levo-o ao vetirinário de urgência, ou o vetirinario vem buscá-lo.

Com uma pessoa aconteceria o mesmo, mas é claro que aqui não sei como iria reagir com o " após "...

Com uma pessoa aconteceria o mesmo, mas é claro que aqui não sei como iria reagir com o " após "...
Adoro animais e já atropelei um. Na altura fiquei podre mas sabendo que não tive culpa acabou por passar. Aliás tem que passar porque quando se passa muito tempo na estrada animais mortos tornam-se vista comum e uma pessoa começa a ganhar algum "calo" a essa visão.

.... Meti-me à frente dela e depois de muita discussão mais acesa, a sra não fez mais que a obrigação que foi pagar todas as despesas do Hospital e ambulância..

E chamar a polícia, não?:confused:[8b][8b]
Atropelar um peão e abandonar a vítima não me parece algo....legal...não sei....

Voltar
Superior