Isto é surreal!

E é isto o pão nosso de cada dia! stands de beira de estrada com alguns carros importados e meia dúzia de carros de amigos a vender só por amizade e por favor (como o outro user disse "nome pomposo para veiculo de retoma sem garantia" [:vm)])

Se toda a gente que trabalha em vendas tem de dar a cara pelo produto que comercializa, porque que os vendedores de automóveis usados tem de ser diferentes? é só porque SÓ trabalham p'ra ajudar os amigos a vender?

É por isso que os estereótipos se perpetuam, porque há sempre uns quantos que provam a regra!! e são mais do que a excepção à mesma, é mesmo por isso que não saímos da cepa torta e somos a anedota da Europa!

Caso o vendedor e respectivo irmão não saibam, é ilegal vender um carro num stand sem garantia. Mesmo que o comprador aceite e assine uma contrato a dizer que abdica da garantia, isso continua a ser ilegal, e passa a valer o contrato definido por defeito na lei, e que dá uma garantia de 2 anos, mesmo para bens usados.

Mas nem foi isso que aconteceu, o que aconteceu é que tentaram enganar o comprador fazendo-o crer que estava a fazer um contrato com um stand quando na realidade estava a fazer contrato com um particular. Ou seja, em termos de segurança de negócio não tem nada a ver. É muito diferente comprar um carro a uma empresa ou a um particular em termos de garantias, responsabilidades, etc

E se ele soubesse que estava a fazer negócio com um particular já nem sequer era preciso falar em garantias, porque nesse caso nem existem.

Acho que fazer um cliente andar 200 kms para o enganar não é nada bom... e vocês ainda vêm para aqui defender-se como se isso fosse normal.
Eu também ficaria muito irritado como ficou o cliente que perdeu tempo e dinheiro e viu que estava a ser enganado, e era capaz de vir aqui colocar o mesmo tópico.
Talvez seja normal nesse ramo este tipo de negociatas, eu próprio já me aconteceu isso sem me aperceber na altura, mas não devia ser. Ter uma casa aberta é ter responsabilidades e garantias para com os clientes.
Mas também agora só compro carros a particulares, já que num stand de usados vai dar ao mesmo...

Eu acho muito engraçada e ao mesmo tempo inocente essa desculpa do facto do carro ser de um amigo e estarem a vende-lo apenas para lhe fazer o favor.
Acho que é logo de desconfiar e que só cai quem quer.

A pouco comprei uma viatura usada e por incrível que pareça foi uma desculpa dada em alguns dos stands de usados que visitei. Será que anda tudo a fazer favores a amigos e ninguém quer ganhar dinheiro?

PS. Mas onde fica este stand em particular?

Última edição:
Eu acho muito engraçada e ao mesmo tempo inocente essa desculpa do facto do carro ser de um amigo e estarem a vende-lo apenas para lhe fazer o favor.
Acho que é logo de desconfiar e que só cai quem quer.

A pouco comprei uma viatura usada e por incrível que pareça foi uma desculpa dada em alguns dos stands de usados que visitei. Será que anda tudo a fazer favores a amigos e ninguém quer ganhar dinheiro?

PS. Mas onde fica este stand em particular?

Este stand fica na Marinha Grande, a caminho de São Pedro Muel [;)]

a trapalhada é obviamente toda do stand, serve de fachada para o negócio, há dinheiro a voar livre de impostos para uma conta e para a outra.... etc, o user do post inicial não pode saber quem é o verdadeiro vendedor... o verdadeiro vendedor não pode saber que já alguém no meio a mamar uma mota... e depois ainda há a lata de vir para aqui defender o indefensável, como se isto fosse uma maneira normal de uma empresa fazer negócios. Depois admirem-se de toda a gente desconfiar do mercado de usados e destes stands manhosos... custa tanto ser sério e profissional.... ui ui

a trapalhada é obviamente toda do stand, serve de fachada para o negócio, há dinheiro a voar livre de impostos para uma conta e para a outra.... etc, o user do post inicial não pode saber quem é o verdadeiro vendedor... o verdadeiro vendedor não pode saber que já alguém no meio a mamar uma mota... e depois ainda há a lata de vir para aqui defender o indefensável, como se isto fosse uma maneira normal de uma empresa fazer negócios. Depois admirem-se de toda a gente desconfiar do mercado de usados e destes stands manhosos... custa tanto ser sério e profissional.... ui ui

Por isto temos uns países europeus exemplares e outros mais pobres, com mais problemas estruturais com mais corrupção. A partir do momento em que se considera aceitável a venda de um bem à parte de algo tão simples como passar uma factura e dar uma garantia, no momento em que se querem fazer pagamentos de modo duvidoso e se aceita a compra e venda de um automóvel sem garantia estão abertos os precedentes para um país no estado em que está, e não é só Portugal.

Isto já é como dizia aquela deputada brasileira sobre a corrupção e o clientelismo no Brasil ‘isto está no ADN’…

Mesmo ontem fui ver um carro a um stand, na qual já fui 4 vezes, como não me fiz de parvo à frente dos vendedores desde inicio, já mudam de discurso quando lá chegam, tipo: "Epah este carro é para um puto qualquer", nisto concordam naquilo que digo, o carro não está em condições.

Ainda hoje um colega meu me contou que comprou um smart importado num stand e lhe deram matriculas falsas enquanto as definitivas não vinham.. Eu ri-me na cara dele porque achei incrivel que ele tivesse aceite essa situação.

é engraçada esta moda de "vender um carro de um amigo atravez do stand" é um nome pomposo para vender uma retoma sem pagar impostos e sem dar garantia [;)]

Stands de vão-de-escada como esses deviam estar fechados [8b]

Isso não têm nada haver, estes casos acontecem. Tu se tiveres um amigo com um stand e tiveres um carro para vender não o colocavas á venda lá se tivesses oportunidade ?

Eu proprio tenho um carro meu á venda num stand, têm algo de mal se isso for referido ao cliente final ?

Quando um tipo acha que ja ouviu e viu tudo, ha sempre algo ainda mais profundo.

Este pais de facto é um antro de "chicos espertos". E vai ser este adn que nos vai acabar por matar a todos.

Conclusão :
Devo ser um dos poucos "otários" que descontam milhares de euros por anos em impostos e ainda teimam em fazer tudo "by the book"

La esta, sou optimista e acredito que ha racionalidade e civilização, mas na realidade vivo mesmo no meio da selva e pantano que este pais se tornou.

Ainda hoje um colega meu me contou que comprou um smart importado num stand e lhe deram matriculas falsas enquanto as definitivas não vinham.. Eu ri-me na cara dele porque achei incrivel que ele tivesse aceite essa situação.

O quê??!?!?!?!?!?!?![8b][8b][8b][8b]

Isto é inacreditável... Como é possível?!!

Não me digas que é um stand no concelho de Cascais que tem montes de Smart's importados?!

Quando um tipo acha que ja ouviu e viu tudo, ha sempre algo ainda mais profundo.

Este pais de facto é um antro de "chicos espertos". E vai ser este adn que nos vai acabar por matar a todos.

Conclusão :
Devo ser um dos poucos "otários" que descontam milhares de euros por anos em impostos e ainda teimam em fazer tudo "by the book"

La esta, sou optimista e acredito que ha racionalidade e civilização, mas na realidade vivo mesmo no meio da selva e pantano que este pais se tornou.

Se cada um fizer a sua parte, esse ADN vai evoluíndo. Esperança.
Matrículas falsas... se o carro fosse apreendido, queria ver quem era o culpado. Ainda era capaz de ser a Policia.

Isso não têm nada haver, estes casos acontecem. Tu se tiveres um amigo com um stand e tiveres um carro para vender não o colocavas á venda lá se tivesses oportunidade ?

Eu proprio tenho um carro meu á venda num stand, têm algo de mal se isso for referido ao cliente final ?

Se tu tiveres uma empresa de qualquer coisa e tiveres lá material sem estar declarado e não tiveres factura está ilegal. E se aparecer uma inspecção pagas multa.

Portanto, o facto de um stand ter lá um artigo do qual não tem factura, contrato ou outra coisa qualquer legal, está a correr riscos.
Agora, será que os stands estão imunes a inspecções? Será que a ASAE só
anda a ver os ciganos da feira e os produtos tradicionais?
Ou será que os stands arriscam assim tanto para fazer favores aos amigos?
Não sei, sei é que não é legal de maneira nenhuma uma empresa ter um artigo à venda para o qual não tem entrada nem registos.

E eu nem estou de acordo com a actual lei sobre as garantias para bens usados.
Acho que a partir de uma certa idade, por exemplo 10 anos, devia haver a hipótese de não haver garantias. E se calhar por causa de leis tão restritivas é que depois leva a muitas ilegalidades. Mas ao menos assumam o que estão a fazer e expliquem bem ao comprador antes do negócio, não é esconder.

Se tu tiveres uma empresa de qualquer coisa e tiveres lá material sem estar declarado e não tiveres factura está ilegal. E se aparecer uma inspecção pagas multa.

Portanto, o facto de um stand ter lá um artigo do qual não tem factura, contrato ou outra coisa qualquer legal, está a correr riscos.
Agora, será que os stands estão imunes a inspecções? Será que a ASAE só
anda a ver os ciganos da feira e os produtos tradicionais?
Ou será que os stands arriscam assim tanto para fazer favores aos amigos?
Não sei, sei é que não é legal de maneira nenhuma uma empresa ter um artigo à venda para o qual não tem entrada nem registos.

E eu nem estou de acordo com a actual lei sobre as garantias para bens usados.
Acho que a partir de uma certa idade, por exemplo 10 anos, devia haver a hipótese de não haver garantias. E se calhar por causa de leis tão restritivas é que depois leva a muitas ilegalidades. Mas ao menos assumam o que estão a fazer e expliquem bem ao comprador antes do negócio, não é esconder.

Eu estou a defender isso desde o inicio da conversa. De qualquer maneira, antes de ele vender, ele compra-me o carro e vende ao cliente final de maneira ao negocio ser apenas entre eles...até lá, está em meu nome....e eu percebo porquê...eles não têm de investir dinheiro sem terem certo a entrar.

Voltar
Superior