Incêndios --- Culpas????

citação:Originalmente colocada por ASAS

Uma VERGONHA são as tuas palavras![8][8][8][8]

Então no ano passado morreram 8 bombeiros a combater fogos e tu dizes uma estupidez dessas?!

Os maiores culpados, são, claramente, os proprietarios!
Não limpam os terrenos e depois pensam que os bombeiros fazem milagres!
Ou então estão a espera que os bombeiros deixem os outros fogos que estão a apagar para virem apagar nos terrenos dele!

Plantam eucaliptos por causa dos subsidios, mas não querem saber do

Mas quem és tu para falar de educação?!
Se soubesses o que isso é não tinhas escrito o que escreves-te acerca dos bombeiros!

P.S: Não sou bombeiro; sou socorrista (voluntário) da CVP!

Então são esses os seus argumentos que tinha feito tanto pela floresta??
Sâo esses os seus argumentos para as suas ridiculas certezas e sapiencias? [}:)][}:)]

Veja a figura que faz[xx(]

Pois, não fez nada nem sabe nada. E não venha para aqui defender os INOPERANTES dos bombeiros, e sei PERFEITAMENTE do que falo e não é um tipo como você que NÃO PERCEBE NADA do assunto. NADA MAS NADA, NADA, MESMO NADA[}:)]

Se a sua inteligencia suprema quiser aprender alguma coisa, estou disposto a mostrar-lhe IN LOCO uma susbtancial área ardida, e a falar com quem lá mora. E até a mostrar-lhe uma plantação de eucaliptos, para aprender a saber do que fala.[8]

Eu também sou Bombeiro e fiquei parvo ao ler o que alguns têm vindo a postar neste tópico..:([8]
Uma coisa é uma corporação de Bombeiros que em certa situação não tenha actuado de forma eficaz, outra coisa é generalizar e criar o estereótipo falso dos bombeiros..
Os bombeiros têm formação (pelo menos a grande maioria) e apenas um número limitado é que é remunerado..e depois há os Gips (ou qualquer parecida) que são remunerados e só funcionam no verão..
Eu sou Bombeiro e não percebo nada de fogo - também nunca estive a combater o fogo - porque estou noutra área ( emergência pré-hospitalar) mas contacto muito de perto com a realidade dos bombeiros e imagem que fazem deles não é de todo a real..[|)]
Eles são humanos , não são maquinas..

citação:Originalmente colocada por AutoFan

Uma VERGONHA são as tuas palavras![8][8][8][8]

Então no ano passado morreram 8 bombeiros a combater fogos e tu dizes uma estupidez dessas?!

Os maiores culpados, são, claramente, os proprietarios!
Não limpam os terrenos e depois pensam que os bombeiros fazem milagres!
Ou então estão a espera que os bombeiros deixem os outros fogos que estão a apagar para virem apagar nos terrenos dele!

Plantam eucaliptos por causa dos subsidios, mas não querem saber do

Mas quem és tu para falar de educação?!
Se soubesses o que isso é não tinhas escrito o que escreves-te acerca dos bombeiros!

P.S: Não sou bombeiro; sou socorrista (voluntário) da CVP!

Então são esses os seus argumentos que tinha feito tanto pela floresta??
Sâo esses os seus argumentos para as suas ridiculas certezas e sapiencias? [}:)][}:)]

Veja a figura que faz[xx(]

Pois, não fez nada nem sabe nada. E não venha para aqui defender os INOPERANTES dos bombeiros, e sei PERFEITAMENTE do que falo e não é um tipo como você que NÃO PERCEBE NADA do assunto. NADA MAS NADA, NADA, MESMO NADA[}:)]

Se a sua inteligencia suprema quiser aprender alguma coisa, estou disposto a mostrar-lhe IN LOCO uma susbtancial área ardida, e a falar com quem lá mora. E até a mostrar-lhe uma plantação de eucaliptos, para aprender a saber do que fala.[8]

Xiiii!!!
És o maior da tua aldeia, não?!
Tu é que sabes tudo!
Lá por teres terrenos já pensas que és mais que os outros?!
Se queres bombeiros só para ti contracta-os o paga-lhes!!!

Esta gente...... tem uns terrenos e um Mercedes e já pensam que o mundo gira a sua volta!!![8][8][8][8][8]

Xiiii!!!
És o maior da tua aldeia, não?!
Tu é que sabes tudo!
Lá por teres terrenos já pensas que és mais que os outros?!
Se queres bombeiros só para ti contracta-os o paga-lhes!!!

Esta gente...... tem uns terrenos e um Mercedes e já pensam que o mundo gira a sua volta!!![8][8][8][8][8]

Mas vc sabe por mero o acaso o que tenho ou deixo de ter? ou é relevante?
E "gentalha" é vc.

O que é relevante são os factos: e os factos são que você mandou meia duzia de argumentos, que são argumentos de quem não percebe nada do assunto. Ou seja, parvoices sem nexo.

Esse é que é um facto.E contra isso vcoe não disse nada. Obvio, contra factos não ha argumentos.[:p]

Ninguem sabe tudo, e precisamente por isso é que critiquei o que disse. Quanto não sabemos nada do assunto, devemos ficar calados.[8D]

E já que gosta tantos dos bombeiros, porque não se alista??
E não fale do que não sabe.
Com essa argumentação e mania que sabe, devia dar um bombeiro perfeito! [}:)][}:)]

[}:)]
citação:Originalmente colocada por sgarcsa

Eu também sou Bombeiro e fiquei parvo ao ler o que alguns têm vindo a postar neste tópico..:([8]
Uma coisa é uma corporação de Bombeiros que em certa situação não tenha actuado de forma eficaz, outra coisa é generalizar e criar o estereótipo falso dos bombeiros..
Os bombeiros têm formação (pelo menos a grande maioria) e apenas um número limitado é que é remunerado..e depois há os Gips (ou qualquer parecida) que são remunerados e só funcionam no verão..
Eu sou Bombeiro e não percebo nada de fogo - também nunca estive a combater o fogo - porque estou noutra área ( emergência pré-hospitalar) mas contacto muito de perto com a realidade dos bombeiros e imagem que fazem deles não é de todo a real..[|)]
Eles são humanos , não são maquinas..

E se vc os visse a actuar, não ficava parvo. Ficava COMPLETAMENTE ESTUPIDO!

Defende os bombeiros porque é bombeiro. Mas que é uma vergonha a sua actuação, é.

Vcs que me criticam, digam lá quantos de vcs já viram o que é seu arder. Digam!!! QUANTOS??

Acredito que quem passa na pele pelas situações sente tudo de forma diferente,e neste caso não me posso pronunciar pois nunca passei pelo mesmo.Agora não se pode amplificar a actuação de uma corporação de Bombeiros e torná-la generalista..[|)]
Sei que há bombeiros com pouca formação,mas a maioria faz aquilo por gosto e dedicação à causa..os voluntarios ganham cerca de 13€ (mais coisa menos coisa ) por 24h de trabalho..se pensarmos que ainda temos de comer e beber com este dinheiro..
Há muitos e bons bombeiros em Portugal que não merecem a conotação que lhes está a dar..[|)]

Acredito que quem passa na pele pelas situações sente tudo de forma diferente,e neste caso não me posso pronunciar pois nunca passei pelo mesmo.Agora não se pode amplificar a actuação de uma corporação de Bombeiros e torná-la generalista..[|)]
Sei que há bombeiros com pouca formação,mas a maioria faz aquilo por gosto e dedicação à causa..os voluntarios ganham cerca de 13€ (mais coisa menos coisa ) por 24h de trabalho..se pensarmos que ainda temos de comer e beber com este dinheiro..
Há muitos e bons bombeiros em Portugal que não merecem a conotação que lhes está a dar..[|)]

Caro

Acredito que haja competentes, como os há em todas as profissões.

Mas posso exemplificar-lhe o que me aconteceu o ano passado. Houve um incendio que consumiu varias dezenas de hectares. Não vou entrar em pormenores, porque nao conhecem o local.
Mas o moral da historia é que tudo ardeu enquanto foi combatido pelos bombeiros (mais uma vez). Por felicidade, naquele local existe uma mancha de eucaliptos plantados por uma empresa conhecida.

Conclusao: ardeu tudo até á estrema. A razão disso? foi combatido por profissionais da referida empresa.
A ultima vez que os bombeiros la combateram um incendio, ardeu tudo.

E volto a dizer que vcs nao sabem do que falam porque nunca viram arder o que é vosso sem puderem fazer nada.
Apenas ver os bombeiros a nao fazer nada e com vontade... de fazer tudo. [xx(]

Caríssimos

Não foi com o propósito que este tópico esta a seguir, que me lembrei de o colocar no "ar". A minha intenção era saber a vossa opinião acerca do assunto e debater sem politiquices, o que está mal e o que deveria ser feito. Já não basta a indignação de ver a nossa floresta a arder sem que nada de eficaz se faça de ano para ano, ainda vejo aqui, o tópico que criei desviar-se para um caminho oposto ao que desejava.

Todos temos o direito de pensar e ter as nossas ideias e opiniões.
Pecamos sim é na critica e nos desvios e ataques que praticamos com quem tem ideias contrarias as nossas em vez de atacar a origem dessa polémica. Enfim é o pais que somos.

2006814112342_ac533b475e164c268e02d58fcd8c390c.jpg

[xx(][xx(][xx(][xx(]

citação:Originalmente colocada por Killerace

O Gêres continua a arder.:(
É com estas coisas que eu fico f*dido. O Parque Natural, altamente vigiado, bem conservado na sua maioria e mesmo assim aquilo arde que nem um fósforo.

Mas já nem digo nada. É como na Galiza, tanta coisa com os Espanhóis que era um exemplo para todos e agora parece que alguém botou castigo.
E em termos de limpeza de matas, eles não são melhores do que nós.

E vamos lá a ver, como é que se mantém limpa, milhares e milhares de hectares de mata? :(

O ministro da Administração Interna, António Costa, admitiu este domingo que o elevado número de alertas de incêndio registados na última semana demonstra que a «prevenção não produziu os efeitos desejados».

Qual é a novidade ????

O ministro da Administração Interna atribuiu também ao «estado da floresta» a actual situação: «A floresta não está como devia estar. Há muita degradação e combustível acumulado».

«É preciso inverter a estrutura do território para reduzir o número de ignições», defendeu, lembrando que só na sexta-feira, o SNBPC confrontou-se com 679 alertas de incêndio.

Qual é a novidade ????

Com uma média de 500 ignições por dia, o ministro considerou que o SNBPC teve uma boa capacidade de resposta, sublinhando o «esforço extraordinário» das equipas de combate aos incêndios, que conseguiram que «nunca houvesse mais de 27 incêndios por dia para circunscrever».

«Vivemos nos últimos nove dias um número de ignição próximas das 500», afirmou o ministro, no final de uma reunião com responsáveis do SNBPC, que ao final do dia de sábado reduziu o nível de alerta de laranja para amarelo.

Comparando com os últimos anos, António Costa sublinhou que «a média de ignições foi claramente superior, mas os danos claramente inferiores», apesar de só na próxima semana serem divulgados dados concretos sobre a área ardida nos últimos dias.

Já não existe muito para arder!! Qual a novidade ???

Para o ministro, a actual situação demonstra uma «clara melhoria da capacidade de resposta dos meios», uma vez que até ao dia 31 de Julho tinham ardido 13 mil hectares e, nos outros anos, a média rondava os 70 mil hectares.

Ao longo destes dias mobilizaram-se 65 mil homens, cerca de 16 mil viaturas, 68 pelotões das forças armadas, realizadas mais de 1.100 horas de voo e mais de 9.500 acções de patrulhamento.

António Costa lembrou ainda que deste o início do ano foram feitas 23 detenções, das quais resultaram cinco prisões preventivas e outras medidas de coação mais leves.

O ministro congratulou-se com o facto dos incêndios não terem provocado vítimas mortais: «Ao longo de nove dias não houve vidas humanas a lamentar, nem feridos graves. Apenas cinco habitações danificadas e uma unidade empresarial».

Um bombeiro morreu e dois ficaram feridos este domingo no despiste na auto-estrada Porto-Amarante, quando se dirigiam o combate a um incêndio na serra da Aboboreira, no limite dos concelhos de Baião e Marco de Canavezes.

Fogo. Este tipo é bastante culto !!!

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

citação:Originalmente colocada por Killerace

O Gêres continua a arder.:(
É com estas coisas que eu fico f*dido. O Parque Natural, altamente vigiado, bem conservado na sua maioria e mesmo assim aquilo arde que nem um fósforo.

Mas já nem digo nada. É como na Galiza, tanta coisa com os Espanhóis que era um exemplo para todos e agora parece que alguém botou castigo.
E em termos de limpeza de matas, eles não são melhores do que nós.

E vamos lá a ver, como é que se mantém limpa, milhares e milhares de hectares de mata? :(

Da mesma forma que no Canadá. Todos os anos fazem fogos controlados. Queimam a vegetação rasteira(+/- 5 cm altura). Não deixam que essa vegetação atinja um tamanho consideravel. Vi isto num documentário. Este método é tão eficaz que nem necessitam de bombeiros.

quando o governo disser aos gaijos onde aluga os meios aereos que quer eles voem 10 horas ou 1000 ganham o mesmo e quando disserem que terrenos queimados só se vai puder contruir passados ai 10 ou 15 anos,ai vamos chegar e no fim do ano passamos ai de 200 fogos para 40 por ano

citação:Originalmente colocada por bruno_dias

quando o governo disser aos gaijos onde aluga os meios aereos que quer eles voem 10 horas ou 1000 ganham o mesmo e quando disserem que terrenos queimados só se vai puder contruir passados ai 10 ou 15 anos,ai vamos chegar e no fim do ano passamos ai de 200 fogos para 40 por ano
qual é a lógica d que tu estás a referir...

é normal que, quanto mais se trabalhe, mais se ganhe....na minha opinião, problema não é falta de meios aéreos...até porque este ano, teoricamente temos mais meios aéreos...

O problema tal como já se disse está na prevenção...pois, como é tiico dos portugueses, só se lembram da limpeza e protecção (através da prevenção) da floresta após esta estar em chamas....

citação:Originalmente colocada por AutoFan

Sei que há bombeiros com pouca formação,mas a maioria faz aquilo por gosto e dedicação à causa..os voluntarios ganham cerca de 13#8364; (mais coisa menos coisa ) por 24h de trabalho..se pensarmos que ainda temos de comer e beber com este dinheiro..

Caro

Acredito que haja competentes, como os há em todas as profissões.

Mas posso exemplificar-lhe o que me aconteceu o ano passado. Houve um incendio que consumiu varias dezenas de hectares. Não vou entrar em pormenores, porque nao conhecem o local.
Mas o moral da historia é que tudo ardeu enquanto foi combatido pelos bombeiros (mais uma vez). Por felicidade, naquele local existe uma mancha de eucaliptos plantados por uma empresa conhecida.

Conclusao: ardeu tudo até á estrema. A razão disso? foi combatido por profissionais da referida empresa.
A ultima vez que os bombeiros la combateram um incendio, ardeu tudo.

E volto a dizer que vcs nao sabem do que falam porque nunca viram arder o que é vosso sem puderem fazer nada.
Apenas ver os bombeiros a nao fazer nada e com vontade... de fazer tudo. [xx(]

Faz como os outros; contrata profissionais!!
Assim deixas os bombeiros em paz!
Se não servem para ti, já serviram e continuam a servir para muita gente!

Mais um que não quer saber da limpeza dos terrenos e depois pensa que os bombeiros fazem milagres!!![8][8][8]

citação:Originalmente colocada por nmbsousa

Da mesma forma que no Canadá. Todos os anos fazem fogos controlados. Queimam a vegetação rasteira(+/- 5 cm altura). Não deixam que essa vegetação atinja um tamanho consideravel. Vi isto num documentário. Este método é tão eficaz que nem necessitam de bombeiros.
Ouvi dizer que esse método não seria muito aconselhável para o nosso tipo de mata. :)

Faz como os outros; contrata profissionais!!
Assim deixas os bombeiros em paz!
Se não servem para ti, já serviram e continuam a servir para muita gente!

Mais um que não quer saber da limpeza dos terrenos e depois pensa que os bombeiros fazem milagres!!![8][8][8]

Eu já disse atrás que o que é meu está limpo,cuidado,com faixas de protecção diferentes das especies dominantes, com caminhos pelas propriedades, tem alguns poços e um furo que podem ajudar em caso de incendio, é frequentemente lavrado, teve um projecto que foi aprovado Ministerio do Ambiente e pela Camara. É adubado todos os anos e passado com maquina com lagartas.
As arvores mortas são replantadas. As especies aí existentes são por esta ordem: Eucalipto, Pinheiro, Cerejeiras e Sobreiros.
E é a maior mancha de floresta que existe neste concelho.

E tambem já mencionei o facto de um vizinho que tem 11 ou 12 propriedades pegadas ao meu, ardeu-lhe tudo o ano passado até á estrema do meu terreno, por falta de limpeza.

Argumente agora, como argumentou com a sua sapiencia saloia sobre os Eucaliptos para fazer figura de parvo outravez.

[8][}:)][}:)]

Vi aqui muita malta a criticar os Bombeiros....eu quero acreditar
que se eles não fazem mais é porque não podem...penso eu de que...

Agora os marretas do governo sim, esse deviam ser postos lá na fogueira, não dão poderes para condenar que dá fogo...quem dá fogo
é logo dado como louco e fica tudo bem...(é louco mais não puxou fogo
à casa dele...)os proprietarios que não limpa, e os inuteis dos verdes que não deixam limpar e todos os anos e merd@ é a mesma, sempre mais mata ardida que o ano anterior. Porra, ha-de haver um ano que não há mais nada para arder !

A crítica que observei aqui, pelo menos aquela que mereceu alguma atenção, não foi uma crítica maliciosa.

É o desabafo de alguém que vê as coisas a acontecerem, de ano para ano e sem que alguém pondere um pouco sobre os meios e o modo como o combate ao fogo é feito.

Não vejo a colocar em causa a generosidade e o esforço dos Bombeiros. Mas a questão não está aí.

Com o dinheiro que se gasta, poderíamos tem melhor equipamento (já repararam que o equipamento comprado para esta época, a maioria ainda não foi entregue, mas algum já foi pago...) e profissionais mais qualificados.

Claro que este é um assunto sensível, mas como tudo na vida, o nosso nível de exigência tem de se orientar do esforço para a eficiência.

Voltar
Superior