IMI - dúvidas

Será que alguém pode ajudar quanto à seguinte questão... no que respeita à isenção do IMI!!!!

Um familiar (reformado), enquadra-se na questão de ISENÇÃO DE IMI e pelo que se vê, supostamente devia operar-se automaticamente...

Certo é, que essa questão de operar-se automaticamente nunca aconteceu e como tal, estará a pagar IMI desde há uns anos, quando não o deveria pagar, visto preencher os requisitos.

O rendimento bruto total do agregado familiar seja igual ou inferior 15 295 €; e
• O valor patrimonial tributário (VPT) global da totalidade dos prédios rústicos e
urbanos pertencentes ao agregado familiar seja igual ou inferior a 66 500 €.

Como posso pedir esta isenção?
Não necessita pedir. A isenção é automática, sendo todos os anos reconhecida
pela AT com base nos elementos de que dispõe.

in: https://info.portaldasfinancas.gov....oprietarios_de_predios_direitos_e_deveres.pdf

Venho aqui só para "destilar" um pouco do meu ódio:

Fiz um pedido de "revisão do IMI" e no simulador era suposto representar alguma poupança anual, tipos umas dezenas de euros...

Acabo de ir ao Portal das Finanças e constato que a poupança, face a 2019, é de umas dezenas... de cêntimos!!! :(

Venho aqui só para "destilar" um pouco do meu ódio:

Fiz um pedido de "revisão do IMI" e no simulador era suposto representar alguma poupança anual, tipos umas dezenas de euros...

Acabo de ir ao Portal das Finanças e constato que a poupança, face a 2019, é de umas dezenas... de cêntimos!!! :(
Não fizeste simulação antes?

A deco tem um simulador

Todos os anos o IMI vinha divido em 3 prestações. Agora só vem em 2:confused:

Isto é normal acontecer sem que haja qualquer alteração no património?

EDIT: Estava armado em preguiçoso mas já dei com o "gato". A taxa desceu 0.01% e baixou do escalão (500€) para ser dividido em 3 prestações para apenas 2 (100-500€).

Última edição:
Não fizeste simulação antes?

A deco tem um simulador

Obrigado pela dica, mas relê o que escrevi! Eu fiz a simulação antes! Daí estar à espera da redução no valor a pagar, exatamente por causa da vetustez!!!

Adiante! A minha casa é um palácio! Eu é que não sabia!

Carrega fisco!!!

Obrigado pela dica, mas relê o que escrevi! Eu fiz a simulação antes! Daí estar à espera da redução no valor a pagar, exatamente por causa da vetustez!!!

Adiante! A minha casa é um palácio! Eu é que não sabia!

Carrega fisco!!!

agora eles armadilharam as coisas de tal maneira que nem pedindo a revisão da vetustez poderá compensar

acho que introduziram um novo índice de avaliação, ou algo assim

ou seja, parece que só compensa pedir revisão se tivermos a casa virada para uma ETAR ou lixeira ou cemitério

Olá pessoal.

Aproveito para esclarecer umas dúvidas relativamente ao IMI pois não sei se devo pedir reavaliação ou não do IMI.

Na caderneta predial tenho estes valores:

134.140,00 (Vt*) = 615,00 (Vc) x 138,4989 (A) x 1,00 (Ca) x 1,27 (Cl) x 1,240 (Cq) x 1,00 (Cv)

Tenho tb a seguinte informação: Valor patrimonial actual (CIMI): €139.223,24 Determinado no ano: 2020

Tenho algumas dúvidas.
1 - Metendo os valores no excel, o valor da conta dá 134.136,00 e não os 134.140,00. Não sei de onde vem a diferença.
2 - Metendo os valores no simulador das finanças, o CL aumentou para 1.3, o Cv passou para 0,85 e dá-me um Vt de 141.890,00 para os seguintes valores:

[TABLE="class: table table-striped table-bordered, width: 785"]
[TR="bgcolor: #F9F9F9"]
[TD]Tipo de Prédio[/TD]
[TD]Prédio Edificado - Propriedade total sem partes independentes[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Afetação[/TD]
[TD]Habitação[/TD]
[/TR]
[TD]Coeficiente de afetação[/TD]
[TD]1,00[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Coeficiente de localização[/TD]
[TD]1,30[/TD]
[/TR]
[TD]Valor base dos prédios edificados[/TD]
[TD]€ 615,00[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Idade do prédio[/TD]
[TD]12[/TD]
[/TR]
[TD]Coeficiente de vetustez[/TD]
[TD]0,85[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Coeficiente de qualidade e conforto[/TD]
[TD]1,290[/TD]
[/TR]
[TD]Área bruta privativa[/TD]
[TD]129,38 m2[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Área bruta dependente[/TD]
[TD]40,58 m2[/TD]
[/TR]
[TD]Área de implantação do edifício no terreno[/TD]
[TD]1.129,00 m2[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Área total do terreno[/TD]
[TD]2.107,00 m2[/TD]
[/TR]
[TD]Área bruta de construção ajustada [Abc = (Aa + Ab) x Caj][/TD]
[TD]137,40 m2[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Valor Patrimonial Tributário[/TD]
[TD]€ 141.890,00[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
Mas se eu colocar isto na fórmula 615x137,4x1x1,3x1,29x0,85=€120.452 sendo que este valor já seria vantajoso pedir a reavaliação.

Alguém consegue explicar-me onde as minhas contas estão a falhar?

Para a primeira pergunta, eles arredondam para cima o Vt*
* Valor arredondado, nos termos do nº2 do Art.º 38º do CIMI. -> Deve dizer isso lá em baixo na caderneta predial.

2 - O valor patrimonial tributário dos prédios urbanos apurado é arredondado para a dezena de euros imediatamente superior.

Última edição:
Para a segunda parte não entendo as contas que o simulador fez! Mas se os coeficientes são esses agora, eu colocaria isso na formula que está na caderneta predial, usando o valor da área que já lá consta ou seja concretizando:

121.420,00 (Vt*) = 615,00 (Vc) x 138,4989 (A) x 1,00 (Ca) x 1,30 (Cl) x 1,290 (Cq) x 0,85 (Cv)

já paguei agora o meu

se há coisa que dói é isto e o IUC, e os impostos ao comprar uma casa

chulos de merd*

nada é nosso

Voltar
Superior