Ideia

isto a meu ver é uma ideia para funcionar se tivermos em conta algumas regras base:

1- reduzido numero de KM mensais
2- ter um backup (i.e. um carro principal para viagens grandes)
3- noção que temos um chasso que pode morrer a qualquer momento
4- noções básicas para a manutenção básica (velas, oleos... etc)
5- ao comprar optar pelos modelos que normalmente são mais fiáveis (honda, toyota, ford... por exemplo)

e digo isto pois o principal objectivo de ter um carro de <1000€ é a de poupar algum €€€ mensalmente numa segunda viatura.

eu aqui em casa tenho uma Astra SW de 2008 que usamos como carro de familia, mas como temos necessidade de um segundo carro optei por ter um carro (que caso tivesse de o comprar) não custaria mais de 1000€!!!

esta carro (Fiesta 1989) faz cerca de 350 a 400km mensais em trajectos curtos, tenho como custos +/- 40€ de gasolina + 12€ de seguro mensal quanto ao IUC são +/- 20€ anuais... para aquilo que o carro foi pensado está a cumprir muito bem, reduzir os custos da 2ª viatura cá de casa!

comparativamente ao que tinha anteriormente reduzi os custos mensais em cerca de 50%!!!

claro que temos um jogo constante na mãos e podemos ter um azar e perder o que se poupa rapidamente... tudo depende se estamos dispostos a assumir esse risco...

para mim até agora está a compensar...

isto a meu ver é uma ideia para funcionar se tivermos em conta algumas regras base:

1- reduzido numero de KM mensais
2- ter um backup (i.e. um carro principal para viagens grandes)
3- noção que temos um chasso que pode morrer a qualquer momento
4- noções básicas para a manutenção básica (velas, oleos... etc)
5- ao comprar optar pelos modelos que normalmente são mais fiáveis (honda, toyota, ford... por exemplo)

e digo isto pois o principal objectivo de ter um carro de <1000€ é a de poupar algum €€€ mensalmente numa segunda viatura.

eu aqui em casa tenho uma Astra SW de 2008 que usamos como carro de familia, mas como temos necessidade de um segundo carro optei por ter um carro (que caso tivesse de o comprar) não custaria mais de 1000€!!!

esta carro (Fiesta 1989) faz cerca de 350 a 400km mensais em trajectos curtos, tenho como custos +/- 40€ de gasolina + 12€ de seguro mensal quanto ao IUC são +/- 20€ anuais... para aquilo que o carro foi pensado está a cumprir muito bem, reduzir os custos da 2ª viatura cá de casa!

comparativamente ao que tinha anteriormente reduzi os custos mensais em cerca de 50%!!!

claro que temos um jogo constante na mãos e podemos ter um azar e perder o que se poupa rapidamente... tudo depende se estamos dispostos a assumir esse risco...

para mim até agora está a compensar...

Não me digas que tu é que tens aquele fiesta (carro de familia) que já deu umas poucas de voltas ao Conta-Kms ?

O meu primeiro carro foi comprado novo, depois de ter circulado por todos os stands de usados da minha cidade e mais alguns, e de ter ficado com um medo de morte de apanhar um cancro, tal eram as histórias que me contavam em cada um deles.
Sabes o que aprendi? Que apesar de regiamente tratado, a marca se está a c***r para ti e para a garantia (os arranjos, que em sequer se podiam considerar definitivos desses problemas iriam, custar-me quase 50% do valor que paguei pelo carro) e que, afinal, o dinheiro que se poupa na compra de um usado daria para fazer muitos arranjos.

Adivinha só o que fiz quando decidi que estava na hora de arranjar uma montada melhor: comprei um usado de uma daquelas marcas italianas que, na altura, o pessoal achava que não conseguem sequer sair do stand sem ter de chamar o reboque e, até hoje, poucas foram as despesas relacionadas extra manutenção normal (2 tubos de plástico e 1 termostato).

Tiveste portanto uma má experiência com um carro novo. E agora se tiveres uma má com um usado? Vai ser azar ou deixas de comprar carro de uma forma ou de outra?

Por uns 2000€ ou até pouco menos já compras um carro que, mesmo sendo uma lata, te vai durar muito mais do que um ano!

Por exemplo um Saxo 1.1 ou algo do género!
Tenho um de 2001 que era da minha avó e já está comigo há 2 anos e anda sempre sem problemas, ainda agora foi ao algarve e veio sempre entre os 130-140 km/h e nem se queixou. E ainda fez média de 6,4 l/100km! (foi uma surpresa para mim, pensava que a estas velocidades fosse gastar muito mais!)

Tal como eu disse várias vezes arranjar um carro barato e decente exige tempo e trabalho ou então como no teu caso aproveitar o de um familiar que sabemos estar em estado aceitável.
Mas sabes, nem toda a gente tem uma avó que nos vende um saxo.

Carro novo (caríssimo) + revisões na marca (caríssimas) + juros (se for comprado a crédito) que não são meigos + desvalorização = muito dinheiro! Não preciso de ir muito longe, com o dinheiro que o meu pai pagou pelo carro dele (PVP) eu pagava o meu 306 10 vezes + seguros e impostos durante o tempo que eu o tenho (2 anos) + manutenção durante esse mesmo tempo!

Os carros novos não estão carissimos. Eu diria, que nunca estiveram tão acessiveis desde que me lembro. As revisões na marca são de facto caras, mas Às vezes não tanto como as pessoas gostam de acreditar. Ainda outro dia numa promoção podia fazer a revisão básica à minha AR por creio 159,90.
Tu próprio disseste que usas pouco o carro, logo volto a repetir-me, ter um carro barato que não herdámos e tivémos que andar à procura não é nem pode ser para toda a gente.

Eu fiz as contas à desvalorização do carro e tu fizeste ao custo mensal (mas não incluiste a desvalorização). O que são abordagens diferentes, e já tinha ouvido esse tipo de perspectiva que passaste agora.

A mim, parece-me que os primeiros anos, de uma forma geral, são os menos preocupantes em questões de avarias, pelo que a garantia é sempre benvinda, mas vem o "bónus" de ter que se fazer toda a manutenção na marca. O que, logo à partida, é um gasto brutal de dinheiro a mais nestes 5 ou 7 anos, p.e. Estou, logicamente, a aplicar ao meu caso, que tenho um mecânico amigo que é um mestre e que me tem feito poupar muitos € nos últimos anos.

É do senso comum geral, que os negócios de usados, têm o potencial para ser os melhores financeiramente e é que é tanto melhor, quanto menor for a desvalorização com o passar dos anos. É claro que costuma ser fácil encontrar o que se quer, em bom estado, com poucos Kms, por um preço abaixo da média, etc. É, como dizes, preciso paciência (muita mesmo) e conhecimento.

A minha fórmula é simples: apesar de poder adquirir novo, prefiro encontrar um carro até 4 anos que me preencha todos os requisitos. Se assim acontecer, poupo dinheiro e quando o vender não irei perder muito, ou pelo menos, não perder tanto como se tivesse comprado novo.

No fim, não há soluções perfeitas, porque não conhecemos, à priori, o desfecho das mesmas com o passar dos anos. É uma lotaria, como alguém já disse, mas devemos e podemos tentar minimizar essa mesma lotaria.

Por acaso fiz as contas À desvalorização, creio que a única coisa que não meti foi o valor do IUC porque não fui à procura.

Eu nem compro carros novos, aliás acho que só nos últimos 3 anos é que essa hipótese pelas condições do mercado, começa a ser interessante.
No entanto, e volto a dizer, a opção de cada um depende de muitos factores e não me convencem que essa solução do carro de 1000 eurios porque não desvaloriza é fantástica!
Sabem porquê?
Porque vivi com carros desses durante muitos anos, por isso sei bem com o que se tem que contar.
Quem tenha dinheiro em caixa para comprar um carro novo ou recente, esta é a altura para o fazer. O mercado está do melhor do que me lembro de ver.
É também já tempo de as pessoas valorizarem o uso do carro. Os carros tÊm que ter um custo associado. Tal como numa máquina ferramente, o carro têm que se pagar a ele próprio com trabalho.

Eu não digo que não pode ser uma boa hipótese, mas ao ler os primeiros posts aqui parece que andamos todos a dormir. E que essa é a solução é fenomenal!
Dá trabalho e custa tempo procurar chassos decentes, além de que os melhores se encontram por "passa palavra". Cada caso é um caso.

Quanto ao carro novo, podes fazer o exercicio de outra forma, podes comprar um Twingo por exemplo, cuja versão base com AC custa sensivelmente 11000. Como a Renault está a dar 5 anos de garantia, pelo menos estavas descansado em relação a muitas avarias. Assumindo seguro, manutenção, imposto o custo de utilização seria de 150/mÊs?
Se por exemplo fores para um kia com 7 anos de garantia ainda melhor dormes.

Mas cada caso é um caso, inclusive se queremos pedir crédito ou se queremos/necessitamos empatar muito dinheiro num carro.

Não querendo ser picuinhas (já temos cá um com esse nome[:D]), não vejo onde está a desvalorização.

Mas concordo na generalidade com o que dizes, os carros novos começam a ficar mais apeteciveis, o problema é o dinheiro disponivel e o acesso ao crédito que está pior, em contra-ciclo.

Não querendo ser picuinhas (já temos cá um com esse nome[:D]), não vejo onde está a desvalorização.

Mas concordo na generalidade com o que dizes, os carros novos começam a ficar mais apeteciveis, o problema é o dinheiro disponivel e o acesso ao crédito que está pior, em contra-ciclo.

Serve de exercicio para quando alguém quiser pensar nos custos.
A única coisa que não vou meter é assumir, que é aliás uma premissa, que a pessoa tenha dinheiro para pagar a pronto.
Assumindo que o carro que falei fica por 12000, e que ao fim dos 5 anos desvaloriza 50%, tens um custo de 6000 a dividir pelos 12 meses de cada um dos anos.
O IUC nos 5 anos deverá andar já por cima à volta dos 500 euros.
O seguro deverá ficar por 500 euros por ano, com danos próprio também por cima.
A manutenção, tendo em conta o plano de manutenção desse motor, e mais uma vez uma das premissas é fazer poucos kms logo só fazes mudas por tempo, eu diria que 1500 euros chegavam para os 5 anos já a pensar que mudavas pelo menos dois pneus que para o tamanho do carro em questão é baratissimo.
E isto tudo dá 175 por mÊs! E muitos destes valores, especialmente o IUC e o seguro têm valores altos. Tem que se juntar a isto o combustivel, mas isso qualquer carro gasta.

O que é que me falta?

Nem preciso de ir ver, acredito no que dizes. Pensava é que devia ser obrigatório as seguradoras, segurarem todos os carros, independente da idade, até porque, se legalmente podem circular, terão que ter seguro.

Agora a pergunta fica: será que isto é legal? Será que a Deco sabe disto? Que isto não é transversal a todas as seguradoras, parece-me mais que óbvio. Já aqui se levantou a questão do seguro contra todos.......gostava de saber as particularidades das segurados em relação a isto.

Tenho um amigo na tranquilidade e assim que puder, vou falar-lhe nisto.

Como já referido, as companhias de seguros não são obrigadas.

Atendendo que o tipo de contrato, celebrado com as companhias de seguros é um contrato de adesão.

Isto é, esta impõe as cláusulas, sendo que ao segurado, cabe aceitar e celebrar contrato ou ír "bater" a outra porta. [;)]

Os carros novos não estão carissimos. Eu diria, que nunca estiveram tão acessiveis desde que me lembro. As revisões na marca são de facto caras, mas Às vezes não tanto como as pessoas gostam de acreditar. Ainda outro dia numa promoção podia fazer a revisão básica à minha AR por creio 159,90.
Tu próprio disseste que usas pouco o carro, logo volto a repetir-me, ter um carro barato que não herdámos e tivémos que andar à procura não é nem pode ser para toda a gente.

Uso pouco o Cinquecento, o 306 faz 60 km por dia. Pelo preço dessa revisão em promoção eu pago uma revisão aos dois carros e ainda sobra. É dinheiro. Procurar, procura-se sempre... mesmo nos novos se procura o melhor negócio, o melhor desconto. A diferença entre comprar um novo e um usado pode ser um ano de ordenado para muita gente. Estamos em contexto de crise, de desemprego galopante, de subida de impostos e combustíveis e qualquer carro que custe acima dos 10 000 é muito caro para a maior parte das pessoas. A malta é que não se convence disso e anda a torrar dinheiro em electrodomésticos. Se as pessoas todas fizessem um calculo ao quanto já estoiraram em carros, a surpresa ia ser muito grande.

Uso pouco o Cinquecento, o 306 faz 60 km por dia. Pelo preço dessa revisão em promoção eu pago uma revisão aos dois carros e ainda sobra. É dinheiro. Procurar, procura-se sempre... mesmo nos novos se procura o melhor negócio, o melhor desconto. A diferença entre comprar um novo e um usado pode ser um ano de ordenado para muita gente. Estamos em contexto de crise, de desemprego galopante, de subida de impostos e combustíveis e qualquer carro que custe acima dos 10 000 é muito caro para a maior parte das pessoas. A malta é que não se convence disso e anda a torrar dinheiro em electrodomésticos. Se as pessoas todas fizessem um calculo ao quanto já estoiraram em carros, a surpresa ia ser muito grande.

E podes juntar a isso, a maior parte da populacao nao tem capital disponivel para comprar com dinheiro na mao.... [;)]
Um casal com 2 filhos que tenham um rendimento conjunto de 1000 a 1200 euros e que tenha a despesa de uma casa as costas, dificilmente consegue meter dinheiro de parte e mesmo que se socorra ao credito depois nao tem possibilidades para o pagar [;)] Logo um carrito abaixo dos 1000 ou mesmo 2000 euros é sempre a primeira prioridade....

Serve de exercicio para quando alguém quiser pensar nos custos.
A única coisa que não vou meter é assumir, que é aliás uma premissa, que a pessoa tenha dinheiro para pagar a pronto.
Assumindo que o carro que falei fica por 12000, e que ao fim dos 5 anos desvaloriza 50%, tens um custo de 6000 a dividir pelos 12 meses de cada um dos anos.
O IUC nos 5 anos deverá andar já por cima à volta dos 500 euros.
O seguro deverá ficar por 500 euros por ano, com danos próprio também por cima.
A manutenção, tendo em conta o plano de manutenção desse motor, e mais uma vez uma das premissas é fazer poucos kms logo só fazes mudas por tempo, eu diria que 1500 euros chegavam para os 5 anos já a pensar que mudavas pelo menos dois pneus que para o tamanho do carro em questão é baratissimo.
E isto tudo dá 175 por mÊs! E muitos destes valores, especialmente o IUC e o seguro têm valores altos. Tem que se juntar a isto o combustivel, mas isso qualquer carro gasta.

O que é que me falta?

No outro post faltou colocares as coisas nestes propósitos da forma como o fizeste neste. E agora seria engraçado ver a comparação com a "ideia" do autor do tópico, sendo que a manutenção deverá ser mais cara, o IUC e o seguro mais barato, e a desvalorização que será baixa (ou nula).

Se estamos a analisar os custos, teremos que o fazer para as 2 situações.

Como já referido, as companhias de seguros não são obrigadas.

Atendendo que o tipo de contrato, celebrado com as companhias de seguros é um contrato de adesão.

Isto é, esta impõe as cláusulas, sendo que ao segurado, cabe aceitar e celebrar contrato ou ír "bater" a outra porta. [;)]

Mas lá está, alguém tem que fazer o seguro.

Tiveste portanto uma má experiência com um carro novo. E agora se tiveres uma má com um usado? Vai ser azar ou deixas de comprar carro de uma forma ou de outra?

(...)

Se tiver uma má experiência com um carro usado, o dinheiro que terei poupado na compra do usado dará para muitos arranjos... isto se não der sequer para comprar outro!!

No outro post faltou colocares as coisas nestes propósitos da forma como o fizeste neste. E agora seria engraçado ver a comparação com a "ideia" do autor do tópico, sendo que a manutenção deverá ser mais cara, o IUC e o seguro mais barato, e a desvalorização que será baixa (ou nula).

Foi isso que eu tentei fazer de uma maneira muito introdutória, por isso é que criei o tópico para ver se há alguém que possa ajudar a fazer uma melhor comparação. Meti como período 1 ano pq acho que seria mais fácil para cálculos e o seguro tb se renova todos os anos certo?

Desculpa, mas já referi isto atrás, duvido que faças uma revisão. Mudas o óleo que é uma coisa bem diferente. Se pegares no manual de manutenção do 306 ficarias surpreendido com o que já devias ter mudado e provavelmente não mudaste. E basta uma oto.embraiagem, um radiador roto, uma junta homocinética ou um tubo, tudo coisas banias de acontecer após 10 anos para veres os custos de manutençao subir para no minimo o dobro.
Procurar o melhor negócio num novo é infinitamente mais fácil que num usado, nem preciso ir ao stand, basta saber o que quero e obter cotações por "escrito". Um usado é preciso ir ver, avaliar, experimentar cada um e depende bastante de se ter conhecimentos de mecânica especialmente em "charutos".
No que se refere À crise, obviamente nada disto faz sentido para quem não pode/deve comprar um carro novo por falta de capacidade. Logo essa hipótese nem se põe. E o que tu chamas de torrar dinheiro, para mim é igual no PC, num telemovel, em roupa ou casa, é um custo que pagamos para ter o que desejamos ou que nos faz falta ao nosso gosto e necessidades.

E podes juntar a isso, a maior parte da populacao nao tem capital disponivel para comprar com dinheiro na mao.... [;)]
Um casal com 2 filhos que tenham um rendimento conjunto de 1000 a 1200 euros e que tenha a despesa de uma casa as costas, dificilmente consegue meter dinheiro de parte e mesmo que se socorra ao credito depois nao tem possibilidades para o pagar [;)] Logo um carrito abaixo dos 1000 ou mesmo 2000 euros é sempre a primeira prioridade....

Tal como disse acima, um casal/pessoa nessa situação não pode/deve sequer ponderar a aquisição de um carro novo pelo que a questão nem se põe.

Tens uma folha de excel? [:D]
A desvalorização será claro menor assim como o IUC. O seguro será menor mas apenas contra terceiros. O problema aqui é a manutenção. Pois ao contrário do que aqui dizem os custos de manutenção preventiva não será menor, nós, eu incluido, é que neste tipo de carros trocamos só o básico e o resto só se muda quando der problemas. E aqui a grande questão é que a probabilidade de termos que fazer uma substituição de uma peça mais onerosa é superior assim como a necessidade de andarmos mais atentos À manutenção.

Se tiver uma má experiência com um carro usado, o dinheiro que terei poupado na compra do usado dará para muitos arranjos... isto se não der sequer para comprar outro!!

Espera lá! Mas tás a comparar no teu caso um carro novo com um charuto ou com um carro usado recente?
Eu tinha percebido que falavas não de "charutos" mas sim de carro recentes, e nesses infelizmente não é em todos os segmentos que consegues 50% de desvalorização em dois anos. Se querem levar os casos ao extremo, também têm que os levar no caso do novo, é que felizmente tenho muitos exemplos de carro novos que fizeram 5, 6 ou 7 anos sem dar qualquer problema.

Tal como disse acima, um casal/pessoa nessa situação não pode/deve sequer ponderar a aquisição de um carro novo pelo que a questão nem se põe.

Tens uma folha de excel? [:D]
A desvalorização será claro menor assim como o IUC. O seguro será menor mas apenas contra terceiros. O problema aqui é a manutenção. Pois ao contrário do que aqui dizem os custos de manutenção preventiva não será menor, nós, eu incluido, é que neste tipo de carros trocamos só o básico e o resto só se muda quando der problemas. E aqui a grande questão é que a probabilidade de termos que fazer uma substituição de uma peça mais onerosa é superior assim como a necessidade de andarmos mais atentos À manutenção.

Espera lá! Mas tás a comparar no teu caso um carro novo com um charuto ou com um carro usado recente?
Eu tinha percebido que falavas não de "charutos" mas sim de carro recentes, e nesses infelizmente não é em todos os segmentos que consegues 50% de desvalorização em dois anos. Se querem levar os casos ao extremo, também têm que os levar no caso do novo, é que felizmente tenho muitos exemplos de carro novos que fizeram 5, 6 ou 7 anos sem dar qualquer problema.

Concordo contigo, 100%. A questão é a manutenção que é imprevisivel vs a desvalorização (a fatia maior de €).

O último carro novo que tive, durou 12 anos e 232mil Kms, e problemas só tinha quando o ia atestar (mas era na carteira, porque era a gasolina).

Concordo contigo, 100%. A questão é a manutenção que é imprevisivel vs a desvalorização (a fatia maior de €).

O último carro novo que tive, durou 12 anos e 232mil Kms, e problemas só tinha quando o ia atestar (mas era na carteira, porque era a gasolina).

Onde trabalho a maioria das pessoas compra carros novos e troca ao fim de 7,8 ou 10 anos. Quando no fundo acham que o aspecto ou a mecânica do carro já não lhes agrada ou traz confiança. E não se preocupam nada com os kms.

Voltar
Superior